Flywheel Marketing: confira detalhes deste conceito

Flywheel Marketing: confira detalhes deste conceito

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O flywheel marketing é uma estratégia que veio para ficar. Muitos especialistas o consideram substituto no funil de vendas, portanto, se você trabalha com essa jornada de compras, precisa entender um pouco mais sobre esse conceito.

Ele é ainda mais indicado para as organizações que estão sempre em busca de maneiras para aumentar suas vendas, mas, principalmente, para aquelas que têm mais dificuldades em trabalhar com o funil.

Isso é importante porque, de acordo com uma pesquisa realizada, 75% dos negócios que começam no funil de vendas não são concluídos. Por essa razão, fazer melhorias nessa jornada é o objetivo de 47% das organizações.

É preciso lembrar que o funil de vendas ajuda a planejar a produção e a distribuição de conteúdos, desde o primeiro contato do consumidor com a marca até o momento da venda.

A organização reproduz o conteúdo adequado para cada tipo de consumidor, independentemente de seu grau de maturidade.

Só que o flywheel marketing chegou para aprimorar essa prática, por isso, aqui vamos explicar o seu conceito, importância, características, além de dar alguns exemplos. Confira o texto até o final!

Afinal, o que é flywheel marketing?

Flywheel marketing é um novo conceito para o marketing e vendas que possui uma perspectiva diferente da tradicional, mantendo o foco na fidelização do usuário.

O significado da palavra flywheel é “volante de rotação”, e esse nome foi dado porque essa estratégia funciona como uma engrenagem circular que dá força para as estratégias de marketing.

Portanto, seu formato de círculo é ao contrário do funil. Isso acontece para fortalecer a ideia de um ciclo sem fim no relacionamento entre consumidor e marca.

Assim, se uma empresa especializada em contabilidade começa a investir nessa prática, vai trabalhar a atração, engajamento e experiência do usuário, dando ainda mais enfoque na experiência.

Ou seja, ela vai atrair o cliente, interagir com ele e oferecer uma vivência única, que vai ajudar a atrair novos clientes e recomeçar o ciclo. Quando privilegiamos a fase da experiência, é possível atrair e reter ao mesmo tempo.

Funções do flywheel marketing

Tudo aquilo que pode provocar a insatisfação do cliente faz com que a força de uma empresa se perca e o ciclo de vida do cliente diminua. Para evitar essa situação, o flywheel marketing possui as seguintes funções:

1 - Promove o self-service

Se o consumidor pode definir um produto ou serviço de acordo com suas necessidades, as chances de insatisfação são menores.

Por essa razão, o ciclo de vida do cliente pode ser maior e mais sustentável. Além disso, um restaurante especializado em coffee break corporativo consegue se diferenciar da concorrência.

Isso acontece porque, quando estamos otimizando a experiência do cliente, incluímos valores que são a marca registrada da companhia.

2 - Coleta de informações constante

A coleta constante de informações dos processos interativos entre empresa e consumidor também pode ser conhecida como personalização.

Os processos padronizados podem impactar de maneira negativa a experiência do cliente. Só que o flywheel coleta dados reais das pessoas, melhorando sua interação e experiência.

Buscar informações sobre o público é uma prática comum nas estratégias de inbound marketing, pois é com isso que a empresa consegue personalizar processos, como:

  • Promoções;

  • Conteúdos;

  • Atendimento;

  • E-mails.

Uma experiência personalizada é fundamental para que o cliente se sinta parte da empresa e realmente importante para ela.

3 - Automatiza o atendimento

A tecnologia de automação é essencial para as organizações e o flywheel surgiu por meio dela.

Essa estratégia inclui a automação nos processos de atendimento, com vistas a torná-lo mais ágil e preciso, evitando a insatisfação do cliente e inconvenientes entre a audiência e os funcionários.

Assim, um fabricante de divisória de ambiente escritório pode contar com várias maneiras e mecanismos para garantir um atendimento automatizado, como chatbots, pós-venda e pesquisas de satisfação.

Além de garantir um atendimento personalizado e automatizado, a ferramenta possibilita que ele funcione 24 horas por dia.

Com base em suas funções, podemos começar a entender a importância do flywheel marketing para os negócios.

Essa estratégia surgiu para superar o alcance do funil de vendas e fazer com que as empresas visualizem desde o início do primeiro contato e durante todas as interações entre eles e as marcas.

O ciclo de vida é mais contínuo e sustentável, fatores de suma importância que qualquer empresa precisa se preocupar.

Por meio dele, acompanhamos os clientes desde o primeiro contato deles, mas, principalmente, após a compra, com o intuito de motivá-los a adquirir novos produtos e serviços.

O princípio fundamental do flywheel marketing é utilizar as informações provenientes da interação, para assim oferecer experiências positivas aos consumidores e conquistá-los definitivamente.

Características do flywheel marketing

Essa estratégia tem como foco o marketing de clientes e defensores da marca, de modo a adaptar a cultura para encantar os consumidores.

Quando um fabricante de produtos para limpeza de piscina trabalha nesse processo, investe em uma estratégia que tem como característica um ecossistema de integrações que ajuda o cliente e gera boa reputação.

O objetivo é utilizar técnicas de SEO, qualificando todo o processo, fazendo com que a empresa se destaque nos buscadores.

Quando se trabalha com o funil de vendas tradicional, o objetivo é apenas produzir conteúdos dentro de um site e ser compatível com os algoritmos do Google.

O flywheel também tem esse foco, mas ele vai um pouco mais além, uma vez que compartilha material e testa diversos canais de divulgação, como as redes sociais e blogs.

Com isso, a organização tem a possibilidade de buscar novos públicos e aumentar a audiência que já possui.

É um conceito de longo prazo, portanto, demanda paciência e persistência para o seu sucesso. Logo, dentre os exemplos de aplicação estão a produção de conteúdo e relacionamento.

Isso acontece porque um dos pilares dessa prática é justamente o relacionamento com o cliente, possibilitando que ele participe da produção de materiais relevantes desde o início.

Quando uma empresa de rastreamento de veículos está criando os seus materiais, independentemente de seu formato, eles precisam ser úteis e informativos para o público e capazes de resolver todas as dúvidas.

Depois que o cliente esclarece as informações que precisa, o foco da companhia é ouvir a preferência dele e criar um canal que permita que essa pessoa expresse suas opiniões.

É importante considerar o fato de que nem todas as opiniões são positivas, entretanto, tenha em mente que as críticas são vitais para nortear a comunicação e descobrir o que precisa ser mudado.

Outro exemplo da aplicação de flywheel marketing é a produção do melhor conteúdo para atrair o cliente.

Quando um desenvolvedor de software para organização e controle de documentos utiliza o funil de vendas, ele define a jornada de compra desde a primeira visita até o fechamento da venda.

O funil é dividido entre topo, meio e fundo, cujas etapas possuem características diferentes. Assim, ao produzir os conteúdos com base nessa divisão, a organização consegue criar um material certo para cada tipo de consumidor, o que aumenta as chances de venda.

Impactos no inbound marketing

O flywheel marketing também gera consideráveis impactos no inbound marketing. Por exemplo, com ele, não existe um ponto final no relacionamento entre o consumidor e a marca.

O objetivo do funil de vendas é levar o potencial cliente para a conversão, mas a partir do momento em que uma empresa de aluguel de impressoras investe em flywheel marketing, suas estratégias Inbound se tornam um ciclo contínuo.

Por exemplo, a produção de conteúdo, além de atrair, vai continuamente tentar cativar os clientes que seu negócio já conquistou.

Pelo fato de ser um ciclo contínuo, essa estratégia também se preocupa com os estágios pós-compra. Por essa razão, sugere que exista uma interação contínua com os clientes para motivá-los a comprar mais.

Antes do flywheel marketing, obter leads era o que impulsionava as estratégias de inbound marketing. Se o usuário compartilha informações de contato, fica mais fácil para a empresa contatá-lo e motivar a compra.

Mas o flywheel vai mais além, pois seu objetivo é gerar força e manter um ciclo de interação entre o consumidor e uma confecção de camiseta de empresa, por exemplo.

Um exemplo desse funcionamento é a necessidade de fazer com que uma etapa ofereça suporte a outra.

Isso acontece porque a companhia atrai seus potenciais clientes, gera dinâmicas de interação para engajamento me proporciona uma experiência positiva.

Conclusão

O flywheel marketing é uma estratégia que tem o objetivo de fazer com que a roda do seu negócio gire com força e ele possa se destacar no mercado, sempre focando em experiências memoráveis em todas as interações e etapas com o cliente.

Se ele vai substituir ou não o funil de vendas, cabe o tempo dizer. Mas, de fato, o flywheel  proporciona um tipo de relação diferenciado e benéfico tanto para clientes, quanto para empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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