7 tipos de conteúdo em ascendência no TikTok

7 tipos de conteúdo em ascendência no TikTok

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Fenômeno internacional, o TikTok é a rede social de vídeos curtos de maior amplitude dos últimos dois anos. 

Seu estilo mais dinâmico de exibição de conteúdo contribuiu para seu sucesso em meio a nomes consolidados deste mercado. 

Um dos principais atrativos desta plataforma é a capacidade de alcance das publicações, consideravelmente maior em relação a seus concorrentes, mesmo quando se trata de pequenos usuários, recém cadastrados na rede social. 

Um perfil com poucos seguidores pode gerar centenas ou milhares de visualizações em suas primeiras postagens, tornando o engajamento e formação de público uma função mais simples e lucrativa. Este efeito atraiu influenciadores e criadores de conteúdo de todo tipo. 

Adquirindo uma base de 732 milhões de usuários, o TikTok facilita o contato entre novos produtores e esta gigantesca audiência, uma relação que confere uma sempre atualizada timeline, termo utilizado para o conjunto de publicações exibidas na página inicial.  

Após o cadastro, o indivíduo é direcionado a um conjunto de recomendações, permitindo o consumo de conteúdo da plataforma sem a necessidade de seguir contas específicas. 

Os algoritmos que regem as exibições diferem de outras redes sociais em pontos vitais. 

Gerar conteúdo para o TikTok, apesar de ser uma tarefa mais simples, depende da observância dos interesses do público, ou seja, os modelos de conteúdo que mais engajam na plataforma. Este artigo lista 7 tipos de publicação de sucesso para a plataforma. 

A singular timeline do TikTok 

O TikTok é formado por dois tipos de timeline, regidas por critérios específicos, a primeira timeline exibe conteúdo postado por contas seguidas pelo usuário. 

No entanto, este não é o principal ponto forte da rede social, mas sim a timeline de recomendados. 

Discute-se sobre o motivo que leva a plataforma a ser tão eficiente em seu engajamento com o público. 

Perfis que em outras redes sociais levariam meses ou anos para alcançar a faixa de centenas de milhares de seguidores, chegam aos milhões em dias no TikTok. 

Vídeos curtos

A estrutura de vídeos de quinze segundos a cinco minutos, duração máxima permitida na plataforma, viabiliza o alto volume de conteúdo consumido por sessão na rede social. 

Isto gera uma pulverização de acessos e facilita a atividade de algoritmos de seleção. 

Os algoritmos da rede social analisam o comportamento do usuário desde o momento de seu cadastro, onde, além de dados pessoais, o indivíduo escolhe itens de uma lista de interesses exibida pelo TikTok. Esta lista define o conteúdo inicial a ser recomendado. 

Os tópicos disponibilizados variam entre comédia, animais, beleza e estilo, esportes, artes, dança e viagens, permitindo que o usuário escolha mais de um. 

A timeline de recomendações escolhe o conteúdo com base nestas decisões iniciais. 

A partir de então, os algoritmos da plataforma são calibrados de acordo com a interação do usuário. 

Um indivíduo que curte ou comenta em vídeos de curso de violão iniciante, receberá mais vídeos do mesmo tipo, fortalecendo tendências pessoais. 

Os algoritmos do TikTok encontram uma maior facilidade em seu meio disperso de conteúdo. 

Tendências de comportamento e interesses se tornam mais visíveis quando a amostra de engajamento é maior. 

Publicações em qualquer data

Diferente de outras redes sociais, onde a rotatividade de postagens é alta devido à rápida obsolescência do conteúdo, o TikTok não apresenta restrições relacionadas à data de publicação de algum vídeo. 

Na prática, isso significa que vídeos publicados há meses podem continuar a ser recomendados na página inicial de usuários. 

Isso mantém o forte fluxo de acessos a longo prazo, movimentando contas de pequeno e médio porte. 

Vídeos educativos voltados para as atividades do cotidiano, um dos elementos de maior sucesso na plataforma, como a demonstração de produtos para limpeza de piscina, podem viralizar mesmo depois de meses em disponibilidade na rede social. 

Ambos estes aspectos, a dinâmica mais fluída dos vídeos de curta duração e a maior sobrevida das publicações, conferem uma série de vantagens do TikTok em relação às suas concorrentes: 

  • Maior espaço para novos criadores; 

  • Maior potencial de viralização; 

  • Maior monetização; 

  • Segmentação de público intuitiva. 

Em relação à segmentação de público, o TikTok possui faixas etárias bem delimitadas, facilitando o criador de conteúdo no processo de identificação dos interesses de seu público e como adaptar as publicações a estas preferências. 

Conteúdo de sucesso para o Tik Tok

O alto poder de viralização dos vídeos da plataforma pode ser atribuído à repetição de determinadas fórmulas que se provam bem sucedidas na captação da atenção do público. 

Por ser uma rede social de linguagem informal, os conteúdos em rápida ascendência estão geralmente associados à comédia e entretenimento.

Além do baixo custo de produção, devido a baixa exigência por uma estética profissional na criação de vídeos. 

O TikTok surge como uma resposta ao anseio por material orgânico, uma categoria de conteúdo que perdeu relevância com o avanço das técnicas profissionais de gravação e edição de vídeos e fotos aplicadas às redes sociais. 

As primeiras décadas das plataformas de interação na internet foram marcadas pelo amadorismo das publicações, onde o interesse do público era atraído pela exibição de aspectos da vida ordinária, uma janela para interpretar a realidade de um jeito leve. 

Os vídeos de fácil criação, ambientados no conforto de casas, onde os protagonistas são integrantes da família, animais de estimação ou amigos próximos, resgata a nostalgia dos tempos áureos da internet, um escape do perfeccionismo de outras redes sociais. 

  1. Dublagens de diálogos

O sucesso das dublagens de diálogos segue uma receita bem lógica, um diálogo que viralizou, especialmente pelo humor ou espontaneidade da conversa, revigora seu efeito sobre o público quando inserido em outro contexto, com outros atores. 

Uma empresa de modelismo pode alcançar seu público-alvo através de uma roupagem informal e divertida com a dublagem de diálogos engraçados para o TikTok. 

A edição deste tipo de material é simples e há um grupo de diálogos que mais viraliza na rede social. 

  1. Vídeos satisfatórios

Gênero que fez amplo sucesso em outras plataformas de vídeo, os vídeos satisfatórios são famosos por seu efeito de prazer e bem-estar que geram no público. 

Comumente associados à manipulação de massas e borrachas, criam um fenômeno visual atrativo. 

Fazem parte desta categoria os vídeos rápidos de limpeza pesada, como a limpeza de tapetes e calçadas muito encardidas, demonstrando o antes e depois. 

Indústrias que trabalham com a modelagem de vidro também são famosas neste tipo de conteúdo. 

  1. Danças virais

O impacto do TikTok se estende para além das redes sociais, atingindo o universo da música popular. 

O hit de muitas canções, em diversos gêneros, foi potencializado pelo seu uso nas danças virais da plataforma. 

Criada a partir de uma coreografia de fácil replicação, as danças são um dos vídeos de maior engajamento da rede social, realizados por pessoas de diferentes faixas etárias e em diferentes estilos, na sala de casa ou em uma sala privativa, uma unanimidade. 

  1. Vídeos de animais

O comportamento dos animais sempre foi motivo de curiosidade humana, especialmente quando se trata de pets que fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas, como gatos e cachorros. 

Seja pela beleza e fofura de filhotes, o aspecto exótico de espécies raras ou as atitudes divertidas do cotidiano, os animais de estimação são uma fórmula infalível para alcançar visualizações na plataforma. 

O usuário do TikTok pode filmar seu gato ou cachorro brincando com uma divisória de ambiente escritório, por exemplo. 

A gravação, no entanto, deve observar critérios mínimos de nitidez, iluminação e som. 

  1. DIY

Sigla para “Do It Yourself” ou “faça você mesmo” em português, esta é uma das tags mais famosas em plataformas de vídeo e fotos, compondo um acervo imenso de tutoriais para quase qualquer coisa. 

Sua proposta é facilitar a execução das tarefas do dia-a-dia. Preparar um prato, realizar uma limpeza pesada, analisar anúncios de venda de telas de proteção e outros aspectos, a sessão DIY é um modo inteligente de unir conhecimento e entretenimento. 

  1. Desafios

Para fazer sozinho, com amigos, colegas de trabalho ou parceiros românticos, os desafios se configuram como pequenas pegadinhas para diversão do público. 

Uma rápida pesquisa permite identificar quais são os desafios que viralizam no momento, facilitando a escolha. 

As fórmulas de maior sucesso no TikTok exploram com maestria a proposta de informalidade da plataforma, aproximando influenciadores, empresa de serviços terceirizados e entidades impessoais à realidade de seu público. 

  1. Reformas de interiores

Muitas vezes, o processo de reforma de uma casa pode ser visto como um trabalho exaustivo e desinteressante.

Visto que há muitos inconvenientes como poeiras, manchas, contato com cheiros e produtos abrasivos, além dos gastos despendidos. 

No entanto, para a audiência do TikTok, as reformas de casas e apartamentos são objetos de grande curiosidade, seja no momento de pegar dicas ou pelo simples desejo de acompanhar o processo de modificação de um ambiente. 

Conclusão

Portanto, o TikTok é uma rede social que demonstra sua capilaridade e poder de sobreviver às gigantes indústrias que dominam o cenário. 

Visto que a replicação de seus fenômenos de viralização a tornam uma rede atrativa para toda estratégia de marketing digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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