3 maneiras de surpreender seu cliente

3 maneiras de surpreender seu cliente

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Relacionamento com cliente é um tema que está sempre em pauta dentro das empresas, afinal, o sucesso das vendas do negócio dependem da maneira como você se relaciona com seus clientes.

Saber encantá-los também é importante para que a organização se torne uma das melhores dentro de seu mercado. 

É um verdadeiro alívio quando conseguimos resolver o problema do cliente ou quando ele está satisfeito.

Só que precisamos ir um pouco mais além e surpreender os consumidores, superando suas expectativas. Isso encanta as pessoas e é um processo importante de atendimento.

Entretanto, surpreender o público não é uma tarefa simples, mas se for bem planejada e executada, consegue fidelizar os clientes, beneficiar a imagem da empresa e aumentar sua produtividade.

Isso depende de uma cultura organizacional forte e que tenha foco na experiência do consumidor. 

Portanto, precisa rever os processos e se está entregando o básico, trabalhar na experiência do usuário, atentar-se aos detalhes e saber ouvir as reclamações.

Para te ajudar a surpreender o seu público, vamos explicar o conceito de relacionamento com os clientes, qual a importância, como funciona e dar algumas dicas para você surpreender o seu cliente.

O que seria o relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente é a conexão desenvolvida entre uma empresa e sua persona. 

Assim como, é uma estratégia que abrange o ciclo de vendas e tem como objetivo encantar e fidelizar os clientes.

Mas, não basta achar que enviar e-mails ou investir em outras estratégias de comunicação é suficiente para promover esse relacionamento.

Uma empresa especializada em contabilidade, por exemplo, deve promover ações e campanhas que desenvolvam comunicação contínua e transparente com os consumidores.

Ela vai direcionar os seus esforços para criar uma verdadeira gestão de relacionamento, formando laços verdadeiros e duradouros.

É dessa forma que sua relação com os consumidores será mais forte, tendo em vista, também, que eles se sentirão mais satisfeitos e se tornarão defensores da marca.

Ter um bom relacionamento com o cliente é importante para empresas de qualquer segmento, tendo em vista que o consumidor moderno só é conquistado pelas companhias que oferecem uma experiência única.

Se isso não acontece, o consumidor simplesmente troca o seu produto ou serviço pelo da concorrência. E essa situação se agrava ainda mais se o atendimento é demorado, pois o cliente se torna um canal de comunicação.

Parece ter uma ideia da importância desse relacionamento, de acordo com uma pesquisa realizada, quase 50% dos consumidores passariam a comprar com um concorrente se tivessem uma experiência negativa.

Por outro lado, 52% preferem continuar comprando com empresas que oferecem boas experiências e com quem possam manter um bom relacionamento.

Isso se aplica a qualquer tipo de negócio, como no caso de um restaurante especializado em coffee break corporativo.

O cliente pode prejudicar ou melhorar a sua reputação e até mesmo se tornar um defensor da sua marca. 

Tudo isso vai depender do relacionamento que você tem com eles e da experiência que vai oferecer.

Portanto, agora que você já sabe o que é e qual é a importância do relacionamento com o cliente, no próximo tópico, vamos mostrar como ele funciona.

Como é operada a relação com o cliente

As pessoas só aceitam se relacionar com aquilo ou aquelas pessoas que são relevantes. 

Nesse sentido, é importante que as empresas construam um relacionamento que agregue valor de longo prazo, com base nas seguintes práticas:

  • Ter em mente as necessidades do cliente;

  • Criar programas de fidelidade;

  • Ter empatia;

  • Oferecer soluções;

  • Saber negociar;

  • Ter bons instrumentos de atendimento;

  • Firmar uma conectividade com o cliente.

Essas são as principais características de um bom relacionamento com o cliente, mas a gestão desse relacionamento depende de princípios, práticas, estratégias, diretrizes e tecnologias para interagir com as pessoas.

O objetivo de um fabricante de divisória de ambiente escritório é atrair e fidelizar os consumidores.

Entretanto, para isso, a gestão de relacionamento com o cliente precisa englobar diferentes campos de atuação, como atendimento, comercial e marketing.

É uma estratégia que trabalha com tendências, análises e fatos relacionados ao comportamento dos consumidores. E seu foco é aperfeiçoar a experiência dos usuários com uma marca.

A empresa precisa priorizar seu atendimento, pois ele representa a personalidade do negócio e é a principal razão pela qual os clientes voltam a comprar.

Benefícios do relacionamento com o cliente

Estabelecer um bom relacionamento com os clientes traz diversos benefícios para os negócios, entre eles estão:

Confiança e fidelização

Quando os clientes confiam em uma empresa eles sempre voltam e isso acontece porque encontrar uma empresa honesta e compromissada com os consumidores não é fácil.

Se você investe em estratégias que promovam a confiança de seu público, as pessoas vão se lembrar de você com mais frequência.

Aumento dos lucros

O relacionamento entre empresa e cliente não termina quando a pessoa efetua o pagamento da compra.

Se um fabricante de produtos para limpeza de piscina investe em estratégias de pós-venda, mostra para o cliente que está interessado em saber mais sobre sua satisfação e se os produtos resolveram seus problemas.

Mas, lembre-se de que os contatos pós-venda precisam ter foco absoluto na satisfação e no bem-estar do consumidor.

Portanto, você não pode enviar um e-mail ou fazer uma ligação apenas para oferecer outro produto ou serviço.

Demonstrar preocupação e zelo com o consumidor faz com que ele compre mais e gaste um valor mais alto nas próximas compras, o que aumenta os lucros do negócio.

Esmerar a qualidade de produtos e serviços

Um relacionamento positivo com o cliente conquista defensores da marca, que são pessoas que vão promovê-la em seu círculo social.

Como empresa de rastreamento de veículos, por exemplo, faz com que os consumidores se sintam à vontade para sugerir melhorias, fornecer feedback e compartilhar suas experiências.

Estar disposto a ouvir o que o consumidor tem a dizer torna seus produtos e serviços mais atrativos e competitivos.

Só que além de cultivar um bom relacionamento com os consumidores, também é muito importante investir em práticas para surpreendê-los.

De que maneira surpreender seu cliente

Para valorizar ainda mais seu relacionamento com os seus clientes, separamos algumas estratégias para surpreendê-los.

1. Oferecer um presente

Um presente, por mais simples que seja, sempre vai agradar o seu cliente. Você pode oferecer um cupom de desconto para que eles usem qualquer produto ou serviço ou oferecer uma amostra de suas soluções.

Por exemplo, uma desenvolvedora de sistemas para organização e controle de documentos pode oferecer uma degustação de 30 dias para seus potenciais clientes.

Esta é uma maneira fácil de convidar o consumidor para conhecer seus produtos e serviços. Você só precisa se certificar de que ele deseja esse presente, pois isso, aumenta a sensação de agrado.

2. Manter o respeito aos limites de cada pessoa

Muitas empresas estão coletando dados e informações sobre seus clientes, mas, infelizmente, algumas não sabem utilizar o que coleta.

O consumidor precisa ser o foco das políticas de privacidade de uma companhia, tendo em vista que a maioria das pessoas não se sente confortável em saber que as empresas coletam informações sobre elas.

Nesse caso, uma empresa de aluguel de impressoras pode oferecer para os clientes a opção de saírem de sua lista de contatos. 

Com isso, mostra para as pessoas que elas estão no controle de suas informações e que você se preocupa com elas.

3. Oferecer algo inesperado

É muito comum que as empresas invistam em pequenos brindes, como chaveiros, lápis com logotipo, caneta, dentre outros.

Só que apesar de essas recompensas terem seu valor, elas deixaram de ser novidade há muito tempo. 

Para você realmente se destacar, procure novidades como cartões postais artísticos, pequenos brinquedos, entre outros.

O ideal é que esse brinde seja personalizado, pois isso pode surpreender o cliente e gerar um impacto muito positivo.

Você pode, por exemplo, oferecer uma camiseta de empresa com uma estampa divertida juntamente com o longo do seu negócio. Com certeza o cliente vai adorar e usar.

Conclusão

Portanto, já não é segredo para ninguém que o consumidor 4.0 está muito exigente e quer mais do que preço baixo e qualidade. 

Ele precisa confiar na marca para comprar com ela e essa confiança parte de um bom relacionamento.

É importante mostrar para o consumidor que você se preocupa com sua satisfação e de fato procurar satisfazê-lo, tanto por meio dos seus produtos ou serviços quanto por meio de conteúdos estratégicos de marketing.

O atendimento também é uma parte fundamental da construção desse relacionamento, pois é por meio dele que o cliente vai se comunicar com você.

Se ele for bem atendido, encontrar produtos de qualidade e preço justo, e ainda perceber a preocupação do seu negócio com seus problemas, vai se relacionar com você e sempre voltar para comprar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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