Estatísticas do Blogger registram visitas de sites estranhos

Estatísticas do Blogger registram visitas de sites estranhos

6 10 99
Estatísticas do Blogger registram visitas de sites estranhos 10 6 99
A origem de tráfego tem deixado alguns blogueiros preocupados. Isso porque, alguns blogs, normalmente com pouca visitação, estão apresentando em suas estatísticas visitas vindas de sites estranhos, indesejáveis e de conteúdo adulto. Esses links estranhos somem na mesma proporção em que aparecem. Mas, será que isso pode prejudicar o blog? O que pode ser feito para impedir que esses sites de spam parem de enviar visitas para o blog?


Que sites são esses?


Estes sites são conhecidos como referer spam e usam essa técnica para gerar tráfego para os seus próprios sites. Em resumo, quando o proprietário de um blog verifica, em suas estatísticas, que um site desconhecido está enviando visitas para o seu blog, ele clica para saber de onde a visita está vindo e, com isso, acaba gerando page views para o site spam. A publicação de logs de acesso e referências estatísticas, normalmente feitas por contadores gratuitos, também contribui para isso, já que os mecanismos de buscas podem rastrear os logs de acesso.

Entretanto, ninguém está realmente acessando o seu blog a partir destes sites e lendo o seu conteúdo. Assim, como também não existem links que façam a ligação para o seu blog. Esses sites geram, em grande quantidade, um script que simula o acesso aos servidores do Blogger por meio de páginas falsas. As estatísticas registram essa informação, mas na verdade, não houve acesso ao blog, apenas uma tentativa por meio de script para que ficasse registrado e, com com base na curiosidade alheia, gere tráfego de volta.

Essas fontes de tráfego podem afetar o meu blog?


Conforme descreveu o Nitecruz, TC do Blogger em inglês: "não existem links reais para o seu blog a partir desses sites - nem seu conteúdo está sendo lido a partir do computador de ninguém. Nem o page rank do seu blog, nem a reputação dele é afetada, nem de um jeito e nem de outro, por referer spam." Somente você, nas estatísticas do Blogger, pode ver esses sites.

Isso quer dizer que seu blog não será prejudicado por causa desses sites. Mas como esse comportamento é registrado pelas estatísticas do Blogger como page views, o que pode acontecer é a oscilação nas visualizações de páginas para mais ou para menos. Um blog que está iniciando e possui em média 50 visitas por dia, verá as visitações flutuarem com mais frequência. Mas isso não prejudica o blog, como disse abaixo, utilize o Google Analytics como contador principal.

O Google poderá deletar o seu blog ou aplicar uma punição na indexação apenas se você ferir as políticas de conteúdo e os termos de uso. Os blogs excluídos por spam não estão relacionados a este problema de origem de tráfego por meio de referer spam.

Ah! Mas o Google não bloqueia esses sites?


Sempre que o volume de tráfego indesejado é verificado, os engenheiros do Google bloqueiam. Mas as URLs são criadas e alteradas por esses sites de spam diariamente, eles nunca param. O que torna o combate cada vez mais trabalhoso.

Como bloquear visitas de sites estranhos?


1) Não clique nesses links: ao clicar, o seu blog irá aparecer como fonte de tráfego para eles e, assim, continuaram enviando mais referências de URLs indesejáveis pra você. Lembre-se: seu blog não estará linkado nesse tipo de site. Então, pare de clicar nesses links!!! Um clique desse, pode até infectar sua máquina se a página possuir algum código malicioso.

2) Não publique os logs de acesso do seu blog e as fontes de tráfego: isso continuará incentivando a criação de referer spam. Normalmente, essas publicações acontecem por meio de serviços de estatísticas gratuitos. Por isso, não use qualquer contador de estatísticas disponível. Esses contadores também podem gerar códigos maliciosos e causar outros problemas em seu blog, como o redirecionamento do domínio para outros endereços.

3) Continue desenvolvendo o seu blog: essas referências costumam aparecer em blogs menores, que não possuem um volume de tráfego significativo de outros blogs/sites. Conforme o seu blog for crescendo, elas não apareceram mais e, se aparecerem, será em casos limitados. Não se preocupe com isso, concentre-se em atrair visitantes para o seu blog.

4) Use o Google Analytics: Nenhum contador exibe uma contagem exata das visualizações de página de um blog ou site, mas o Google Analytics é o mais confiável e, também, o mais utilizado para esse fim. As estatísticas do Blogger são mais instáveis. Por isso, é importante saber como usar o Google Analytics.

5) Não use o disallow: Essa opção disponibilizada na ferramenta para Webmasters do Google só deve ser utilizada quando necessário e por quem tem certeza do que está fazendo. Pois, se feita de forma incorreta, poderá prejudicar a indexação do seu blog.

Em resumo, a primeira coisa a fazer é não se preocupar com isso e continuar concentrando seu trabalho em melhorar o seu blog. Spammers não devem receber atenção, sempre que você se preocupa com eles o volume aumenta. E, como você pode ter observado, quanto mais você clicar nesses sites de URLs estranhas, mais o seu blog registrará essas visitas indesejáveis.

O seu blog tem recebido essas visitas? Chegou a usar alguma outra alternativa para amenizar o registro desses sites de spam? Comente!!!

9 Comments
Comments
  1. Bom saber. Andei verificando algumas visitas estranhas no meu blog literário. Só acessei uma ou duas vezes para saber de onde vinham, mas parei por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manu,

      Que bom que você parou na segunda, quanto mais cliques mais esses robôs enviam esses links.

      Abraços

      Excluir
  2. Eu verifico sempre as minhas estatísticas dos blogs e realmente percebo esses sites não-sei-de-onde-saíram nas minhas fontes de tráfego. No início, a curiosidade me levou a clicar em dois ou três deles, mas depois disso parei de dar bola. Como é isso o que eles querem, basta ignorar. É como dizem, não há espetáculo se não há plateia!
    Como sempre, ótimo artigo, Priscila. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara,

      Você disse tudo, "não há espetáculo se não há plateia"!!!

      Abraços

      Excluir
  3. Logo no inicio tinha curiosidade e cliquei em alguns, depois que me informei a respeito.. deixo lá e nunca dei bola...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber se as minhas visualizações(Dona do blog,) mesmo eu estando logada a estatística conta com as vezes que eu olho ou só apenas dos visitantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no painel do blogger, em "Estatisticas", e ao lado direito vc vai ver "Não rastrear suas visualizações de página" , rs

      Excluir
  5. Antigamente quando meu site tinha em torno de 100 visitas por dia eu reparava que sempre tinha entorno de 200 visitas que o Google Analycs não registrava e só aparecia nas referencias do Blogger estas visitas eram vinda de um site que chama Vampirestat eu dei umas clicadas no link mais achei o site muito ridiculo com coisas de vampiros e uns lugares para testar URL eu coloquei a minha por curiosidade mais foi só uma vez depois andei pesquisando sobre este site, descobri que eles são uma especie de robos que manda visitas automaticas para os blogs, e aparecem em quase todos os blogs de pouco acesso e que com o tempo desaparecem .

    Também verifiquei a pagina deles no facebook e por incrivel que pareça sem uma unica publicação eles tem mais de 5000 linkes na fanpage.Já faz mais de 5 meses que este site parou de me manda visita .Mas a poucos dias atrás comecei a receber visita de um site que tinha varios links meu numa especi de agregador o site é português o unico problema deste site é que todos mais todos os links deste site desde o link da pagina sobre deles é um tipo de isca toda vez que a pessoa clica vai para uma pagina de publicidade, é uma outra especie de malandragem de site malicioso na internet eles colocam o link da gente manda algumas visitinhas para um determinado post e quando vamos conhecer o site por curiosidade saber quem faz e tudo mais o site não tem nada a oferecer a não ser um monte de paginas de publicidade.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que essas "visitas" levam a taxa de rejeição nas alturas e o Google acaba acreditando que seu conteúdo não é relevante, colocando em seu lugar o concorrente abaixo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top