Alcance o padrão de qualidade que seu leitor espera

Alcance o padrão de qualidade que seu leitor espera

6 10 99
Alcance o padrão de qualidade que seu leitor espera 10 6 99
Todos nós estamos em busca de um alto padrão de qualidade. Seja na nossa vida particular, em nossas preferências de produtos e serviços, em qualquer coisa, queremos sempre o melhor. Com blogs não é diferente. Cada blogueiro precisa conhecer e entender as necessidades e interesses de seus leitores. Isso é fundamental para que o leitor encontre no seu blog o que ele está procurando. Se o cliente é o rei, o leitor também é o rei! 

O padrão de qualidade deve se adequar à exigência do seu leitor. Talvez você diga: "Ah! Mas se eu não colocar no meu blog o que os outros também têm, não vou conseguir ter um blog de sucesso." Eu pergunto: Será? Hoje existem leitores para os mais diversos tipos de blogs, conteúdos e opiniões. Basta conhecer qual é o seu.


Assim, para entender melhor qual seria o padrão de qualidade que seu leitor espera encontrar no seu blog, você terá que considerar quatro adequações:

Adequação ao padrão
"O produto deve estar adequado ao padrão estabelecido, ou seja, o produto deve fazer aquilo que os projetistas pretendiam que ele fizesse". Porque e para que você criou o seu blog? Qual foi o seu objetivo? Pode até ser que ele tenha sido melhorado no decorrer da caminhada, mas com certeza, ainda está vinculado ao objetivo primordial do seu blog. É por isso que ele precisa fazer exatamente aquilo para o qual foi projetado. Contudo, o que acontece com frequência, é que vários blogueiros criam o blog sem pretensão alguma, apenas atendendo a um anseio ou necessidade pessoal, e acabam por conquistar um público que chega ao blog por meio dos mecanismos de pesquisa. Mas isso não impede que, agora, você pare e pense sobre o padrão estabelecido para o seu blog.

Adequação ao uso
"O produto deve satisfazer as necessidades de mercado, ou seja, deve ser utilizado da maneira como os clientes querem utilizá-lo." O que você publica no seu blog é útil para os seus leitores? O leitor deve chegar no seu blog e se deparar com as informações que precisa. É por isso que ele tem que ser adequado ao uso do seu leitor. Não apenas em conteúdo, mas também no template e na disposição do layout. Seu leitor tem que entrar no seu blog e encontrar o que está procurando. Nada melhor do que acessar informações úteis, claras e fáceis de ser encontradas.

Adequação ao custo
"O produto deve ter alta qualidade e custo baixo, ou seja, produto com o máximo de qualidade a um custo mínimo". Conteúdo exclusivo e de alta qualidade é o que mantem os leitores fidelizados ao blog. Acessar uma postagem cheia de blá blá blá desamina qualquer um. Tem que ter qualidade. O autor não pode escrever por escrever, ele precisa convencer ao escrever o seu texto, já que o leitor sabe quando os textos são superficiais. Quanto ao custo, podemos considerar o tempo de carregamento do blog e o tempo que o leitor gasta procurando as informações que estão "escondidas" ou "perdidas" no meio do blog. Você até pode preferir que ele fique mais tempo dentro do blog, mas isso só será vantajoso se o leitor ficar satisfeito com o que está encontrando. Para saber como anda o desempenho do seu blog teste a velocidade de carregamento da sua página inicial.

Adequação à necessidade latente
"O produto deve satisfazer as necessidades do cliente antes que os clientes estejam conscientes dela, podendo assim proporcionar um monopólio pela empresa por um curto período de tempo". Quando o seu leitor entrar no seu blog ele tem que encontrar as informações que precisa e aquelas que precisava e nem sabia que existia ou que eram tão importantes saber. Esse é o grande diferencial. Como Steve Jobs disse "Os clientes não sabem o que querem até dizermos à eles". Se você quer que o seu blog cresça e se destaque dos demais, é obrigatório conhecer as necessidades do seu leitor e satisfazê-las, mesmo antes deles saberem que precisam.



O seu tema irá definir o seu tipo de leitor e o que ele procura no seu blog. Não dá pra ter um blog de humor com uma aparência séria e certinha. Por isso, nem sempre o jeito certinho de fazer um blog ou de criar um texto irá corresponder à expectativa do seu leitor. Reflita se o seu blog atinge o padrão de qualidade que seu leitor espera e se ele tem identidade própria, não faça dele uma projeção/cópia de outros blogs.

Um detalhe importante, não dá pra fazer tudo o que os leitores querem. Se fossemos escrever e fazer tudo o que nossos leitores perguntam e sugerem, o Dicas Blogger teria que se chamar "de tudo um pouco". Contudo, nosso objetivo é atender nossos leitores sem exageros, criando e postando na medida certa. Até porque, cada colunista aqui tem suas atividades pessoais e profissionais.

Pensar e desenvolver um padrão de qualidade para o seu blog o ajudará a alcançar um nível melhor de conteúdo. As adequações acima sugerem como você pode realizar isso. Aproveite e mãos à obra!


Este texto foi baseado na definição de padrão de qualidade de Shoji Shiba.
4 Comments
Comments
  1. sempre é bom poder contar com a experiência e ajuda de amigos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela dica gostei muito, ainda estou desenvolvendo meu blog

    ResponderExcluir
  3. Só tenho a agradecer! Meu blog só melhora a cada artigo que eu leio aki! Brigadão!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top