Como criar uma nuvem de palavras em imagem

Como criar uma nuvem de palavras em imagem

6 10 99
Como criar uma nuvem de palavras em imagem 10 6 99
Você já pensou em criar uma imagem super interessante e personalizada com as principais palavras do seu blog, destacando todas as tags com um designer arrojado e moderno? Se você sempre quis fazer mas nunca soube como, após ler esta postagem você saberá criar de forma rápida e fácil, sem a necessidade de ser um expert em criação e edição de imagens.


Wordle é um aplicativo online e gratuito onde você poderá gerar a "nuvem de palavras" a partir de qualquer texto. Por meio da nuvem é possível destacar às palavras que aparecem com mais freqüência, assim, quanto mais a palavra for citada, maior será o destaque dela dentro da nuvem. Também é possível personalizar as nuvens com diferentes cores, layouts e fontes. Além disso, você pode imprimir, guardar as imagens na galeria do Wordle ou, por meio de uma captura de tela, gerar uma imagem jpeg.

Primeiramente acesse o site Wordle e clique em "create".

Na página a seguir você encontrará três opções para selecionar qual será a origem das palavras que formarão a sua nuvem. Na imagem abaixo você tem um exemplo de como inserir o texto ou a url, mas utilize apenas uma opção de cada vez.



1º) No espaço superior, em "Paste in a bunch of text", digite quantas palavras desejar para gerar a nuvem. Em seguida clique em "Go" para gerar a imagem.

2º) No espaço "Enter the URL of any blog, blog feed (...)", digite a URL do seu blog, feed, conta do twitter ou qualquer outra página da web que tenha um feed Atom ou RSS. Em seguida clique em "Submit" para gerar a imagem.

3º) No espaço "Enter a del.icio.us user name (...)" digiter um nome de usuário do Delicious e clique em "Submit" para gerar a imagem.

Após gerar a imagem abrirá um painel onde é possível alterar a fonte, a cor e o layout da imagem.
Agora algumas dicas para personalizar melhor a sua nuvem de palavras para o seu blog:

1º Cores
Clicando em "color" você tem várias opções de combinações de cores. Mas caso deseje outras cores é só clicar em "Edit custom palette", clicar em cima da cor que deseja alterar e selecionar a sua preferida no painel de seleção de cores. Em "Edit custom palette" também é possível escolher quantas cores vai ter a seleção. Uma dica, cada clique em cima da seleção escolhida altera aleatoriamente as cores das palavras a partir das combinações que escolheu. 

2º Layout

Clicando em "layout" você tem várias opções de estrutura das palavras na nuvem. Podendo ser na forma horizontal, vertical, maior parte horizontal (mostly horizontal), maior parte vertical (mostly vertical), de qualquer maneira (any which way) e meio a meio (half and half). A opção "maximum words" define quantas palavras aparecerão na nuvem. E em "prefer alphabetical order" as palavras são organizadas em ordem alfabética.

3º Destaque das palavras

O destaque de cada palavra na nuvem corresponde à quantidade de vezes que ela é encontrada no texto. Por exemplo, se você quer que o endereço do seu blog fique em destaque, utilize o primeiro espaço, onde você mesmo irá definir quais palavras farão parte da nuvem, e digite mais vezes o endereço do seu blog. Quanto mais importante for a palavra, mais vezes ela deverá ser escrita. Assim, você poderá variar os tamanhos e isso deixará a nuvem mais diversificada.

Enfim, use a sua criatividade. Há muitas opções e, com certeza, essa ferramenta pode ser muito bem aproveitada. O interessante ao montar a nuvem a partir da url do seu blog é que você poderá identificar, por meio desse aplicativo, quais as palavras que mais utiliza. Além disso, pode criar um nuvem com as tags do seu blog ou a partir dos marcadores. Utilizei esse serviço para criar a nova timeline do Dicas Blogger no facebook, vale a pena conferir como ficou!

E ai, pronto pra fazer a sua nuvem de palavras?
12 Comments
Comments
  1. Eu clico em "go" mas não aparece imagem nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,

      Primeiramente, veja se o java está instalado e atualizado, e se o seu navegador está pedindo para executá-lo. Caso haja algum problema com o java a imagem não é gerada.

      Excluir
    2. O java estava desativado... muito obrigado!

      Excluir
  2. Priscila estou tentando botar o URL de meu blog e não da nada vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Testei a url do seu blog e gerou a imagem normalmente. Sugiro a mesma dica que dei pro Guilherme.

      Excluir
  3. Consegui criar a Nuvem porém não consigo publicar no blog poderia me ajudar ???

    ResponderExcluir
  4. Também nao estou conseguindo publicar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila,
    Amei sua explicação. Tinha visto uma imagem como esta e fiquei super curiosa sobre como fazer.
    Agora posso criar a minha!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. alguém poderia me ajudar explicando como eu coloco o "balão" em meu blog?

    ResponderExcluir
  7. Oi, não consigo colocar em ordem as palavras é normal isto??? como posso fazer...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top