Como configurar o Analytics nos templates de visualizações dinâmicas e layout do Blogger

Como configurar o Analytics nos templates de visualizações dinâmicas e layout do Blogger

6 10 99
Como configurar o Analytics nos templates de visualizações dinâmicas e layout do Blogger 10 6 99
Os templates de visualizações dinâmicas são modernos, clean e se tornaram uma nova aposta para quem gosta de novidades. Tanto que alguns usuários do Blogger gostaram e já a aplicaram em seus blogs. Mas junto com a novidade veio a questão: se o html está fechado, como posso configurar o Google Analytics?

Mesmo que a nova interface do Blogger não tenha sido opcional, o que não agradou muitos blogueiros, no entanto, ela trouxe algumas vantagens. Uma delas é a maneira fácil e prática de configurar o Google Analytics nos templates de visualizações dinâmicas e layout do Blogger, não sendo necessário instalar manualmente o código no html do template. O que resolve o problema e possibilita a configuração da ferramenta nos templates de visualizações dinâmicas.

Posts relacionados:
Como usar os templates de visualizações dinâmicas
Contador de usuários online do Analytics
Como usar o Google Analytics – funções básicas

A primeira coisa que deve ser feita por quem já possui a conta no Google Analytics e tem o blog configurado é identificar o código de acompanhamento gerado para o seu blog.

Para isso, acesse a sua conta no Google Analytics e selecione o blog que você fará a configuração, conforme indicado na figura abaixo:


Na página que abrir, clique na opção "Administrador":


Em seguida, clique em "Código de acompanhamento" e copie o ID (um código com letras e números). Esse código é a identidade do seu blog no Google Analytics. É por meio dele que a ferramenta irá identificar o seu blog e receber os dados de visitação.


Agora vamos para a etapa mais simples. Acesse o painel de controle do seu blog no Blogger e clique em "configurações", depois em "Outro". Ao final da tela você irá localizar o "ID de propriedade da web do Google Analytics". No espaço em branco insira o ID de acompanhamento gerado no Google Analytics. Salve as configurações e pronto. Você inseriu com facilidade o código.


Para ter certeza que a configuração foi feita com sucesso. Volte no Google Analytics, acesse "Administrador", em seguida clique em "Código de Acompanhamento" e verifique o "Status de acompanhamento". Se aparecer a informação "Recebendo dados", conforme figura abaixo, você realizou a configuração com sucesso.


Contudo, se ao verificar o "Status de acompanhamento" aparecer a informação "Acompanhamento não instalado", conforme figura abaixo, repita as etapas acima porque alguma coisa foi feita de maneira errada.


Mas atenção, esse meio de configuração não funciona para os templates personalizados. Fizemos alguns testes e esse tipo de configuração só funcionou para os templates padrão do Blogger e de visualizações dinâmicas. Para os personalizados continua valendo a configuração com inserção manual do código no html do blog.

E ai, o que você achou desta opção na nova interface?
15 Comments
Comments
  1. Parabéns, Pri! Excelente tutorial! E eu nem sabia desta opção hehehe. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação pessoal!!!

    ResponderExcluir
  3. Confirmei esta tudo ok,so que percebi que as visitas que aparecem na Estatísticas do blogspot não batem com o Analytics,sera que e erro?...valeu....fuiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moreijo,

      Existe uma diferença sim. Mas fique tranquilo, não é um erro. Infelizmente algumas contas dos serviços do Google não batem, rss

      Excluir
    2. Moreijo,

      As estatística do Blogger são contadas as visualizações de páginas, já as do Analytics são contadas as visitas únicas.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Guria tem uma coisa que não consegui fazer !?
    Como é que voce faz pra fazer ficar em portugues o seu analytics ?
    Pois vi nas sua imagens,e no meu esta em ingles!!!!! :(

    ResponderExcluir
  5. Parabéns o único tutorial que encontrei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Eu faço isso, mas aparece a seguinte mensagem: 'O número da conta do Google Analytics deve estar no formato UA-123456-1". Alguem tem ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
  7. Ah, se não fossem pessoas como você... não saberia fazer isso. Coisa até simples, mas com um grau de dificuldade alta se a pessoa, como eu, não sabe kkkk Muito obrigado pelos seus ensinamentos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. O meu deu companhamento instalado tem algo de errado?

    ResponderExcluir
  9. Valeu...
    Muito obrigado, ajudou muito.

    Só falta agora, alguém conseguir colocar barras laterais nas visualizações dinâmicas.. Ai sim vai ficar 100%.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top