Diferenças entre o Blogger e o Blogger Brasil

Diferenças entre o Blogger e o Blogger Brasil

6 10 99
Diferenças entre o Blogger e o Blogger Brasil 10 6 99
É muito comum aparecer no fórum do Blogger, usuários procurando ajuda para acessar  blogs que usam o subdomínio blogger.com.br. Acontece que tais blogs não estão hospedados no Blogger do Google ( que utiliza o subdomínio blogspot.com) e sim no Blogger Brasil  que pertence à empresa  Globo.com.
Mesmo já sabendo das diferenças entre os dois serviços, resolvi  fazer uma pesquisa para compreender melhor a origem desta confusão - que é absolutamente compreensível, já que os dois serviços possuem o mesmo nome – e para compartilhar com vocês.

Segundo a Wikipedia:
Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.(…)O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google. Fonte: Wikipedia Blogger
Home do Blogger
Blogger Brasil é um sistema de hospedagens de blogs disponibilizado para assinantes do portal Globo.com.Em agosto de 2002 as Organizações Globo firmaram uma parceria com o Google Pyra Labs, possibilitando a inauguração da primeira e até hoje única filial do Blogger no mundo. O Blogger Brasil foi lançado durante o processo de inauguração do Globo.com em uma grandiosa estratégia de marketing, incluindo menções na novela O Beijo do Vampiro através do site utilizado por um dos personagens, o "Blog do Bóris".[1](…) Em dezembro de 2004, após uma série de problemas de hospedagem,[2] o serviço deixou de ser oferecido gratuitamente, ficando restrito apenas a assinantes da Globo.com Fonte: Wikipedia- Blogger Brasil
Home do Blogger Brasil
Concluímos então que o serviço prestado pela Globo.com e pelo Google tiveram a mesma origem – a Pyra Labs, empresa que teve como um dos seus fundadores ninguém mais ninguém menos que  Evan Williams , que hoje é o CEO do Twitter.
Evan Williams (born March 31, 1972) is an American entrepreneur who has founded several Internet companies, including Pyra Labs (creator of weblog-authoring software Blogger) and Twitter, of which he is currently CEO.
Pelo que pude entender, o Google adquiriu, digamos, uma parte do Blogger e a Globo.com outra parte. Com o passar do tempo, o Google – que oferece o serviço gratuitamente, ao contrário da Globo.com que vincula o uso do Blogger Brasil à uma assinatura (veja a referência 1) – programou vários recursos no Blogger e o deixou do jeito que conhecemos hoje – a melhor e mais utilizada plataforma gratuita para criação de blogs.
No site do Blogger Brasil encontrei a seguinte referência (1):
O Blogger é de graça?
Os assinantes Globo.com têm acesso total ao Blogger.com.br e diversas outras ferramentas como o Kit.net sem pagar nada a mais por isso. Assine a Globo.com e seja bem vindo ao mundo dos blogs!
Ou seja para usar o Blogger Brasil é preciso ser assinante da Globo.com. Fim do mistério :)
  • O Blogger pertence ao Google, é gratuito e usa o subdomínio blogspot.com
  • O Blogger Brasil pertence à Globo.com, é pago e usa o subdomínio blogger.com.br
Atualização - <tecla sap mode on> a idéia do post não foi mostrar qual dos dois é o melhor e sim informar que não são a mesma coisa e quais  as origens dessa confusão O.o
20 Comments
Comments
  1. O blogger da globo é muito ruim, bem melhor o blogger.com

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro o Blogger gratuito, pois ele tem várias ferramentas que o Blogger Brasil não tem... (por exemplo o "Leia Mais")

    Não troco o Blogger/Blog*Spot nem pelo Blogger Brasil e nem pelo Wordpress ;)

    Matheus

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o blogger original [nao o brasil] eh Melhor. Pois ele eh de graça.

    Mas, cada um com sua escolha.

    ResponderExcluir
  4. Ei meu povo, a intenção do post não foi ver qual dos dois é melhor. Foi apenas informar que um é do Google e outro é da Globo.com O.o

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, Juliana.

    Não sabia que ambos possuem a mesma origem.

    Além do acordo com a Pyra Labs, acredito ter havido algum acordo com o Google para a utilização do nome Blogger no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Juliana por ter esclarecido isso melhor. No inicio tive a mesma duvida, e percebi isso,só não entendia o fato de o blogger.com.br ser veiculado a Globo.com... Agora eu sei :)

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor.
    Informações fresquinhas.
    Parabéns Juliana.
    Lá no Fórum do Blogger tem muitas dúvidas semelhantes a essa!
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esse artigo, eu não conhecia o Blogger Brasil.

    Como disse o Ricardo, logo acima, acho que além de um acordo para usar o nome Blogger, deve ter havido um acordo também para utilizar o logo; favorecendo ainda mais uma possível confusão entre os dois serviços.

    ResponderExcluir
  9. Uns dias atrás eu vi esse da Globo, achei bem estranho, por ter o mesmo nome... Agora tá tudo explicado...

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia do Blogger Brasil e como eu era assinante Globo.com (Ex-Usuário Velox) e comparei e apaguei o blog na mesma hora em relação com a Google o Blogger Brasil é só uma tentativa de plataforma (Por mais que tenha o mesmo nome), em questão de desenvolvimento a Google matou o Blogger Brasil (Não estou questionando quem é o melhor só é minha opinião), eu não consegui achar o editor de templates (Parece que não tinha, era o HTML), não achei onde botar um domínio próprio, não tinha JumpBreak e uma bateria de coisas que a Google tem.
    Mais uma vez eu não estou dizendo qual é o melhor e o pior estou dando a minha opinião
    Obrigado Juliana eu estava a procura de um post como esse =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju... eu como ex-usuária do Blogger Brasil e atual do Blogger original, tenho um adendo a fazer nesse 'tal texto do wiki'. Não estou dizendo que seu texto está errado, longe disto, está ótimo. Porém, eu, que já sou blogueira há 10 anos, usuária produtos Blogger assumida, posso afirmar que, a Globo.com só 'comprou' o direito ao serviço do .br em 2004, antes disso, tanto o produto americano quanto o brasileiro redirecionavam ao editor de textos que conhecemos do Blogger.com.

    A Globo, na época, sim, tinha vários 'blogs' de novelas, programas e outros milhares feitos por usuários e viu que era um mercado em crescimento, tendo em vista que o Terra, a UOL e o IG estavam fazendo seu próprios weblogs. Foi então que eles se associaram a Pyra. Por um tempo o serviço continuou gratuito para nós, usuários do Blogger Brasil, depois, ninguém sabe o 'pq' (até hj é um mistério), começou a ser pago (tá na cara que aí sim, foi jogada de marketing). Muitos sumiram, desistiram ou migraram para outros serviços. Eu, por exemplo, tentei o IG e o Terra, mas não gostei. Foi quando no final de 2005 o Blogger americano passou a ter o editor também em português e dando o direito dos usuários do .Br a puxar todos os arquivos e posts que tinham lá. Migrei para o Blogger.com direto e fiquei até hoje. Essa foi a época em que o endereço deles mudou de www.NOMEDOBLOG.blogger.com para www.NOMEDOBLOG.blogpsot.com, para se diferenciar do .blogger.br

    Como o wiki é sempre escrito por usuários, sempre desconfio. Achei legal colocar esse adendo, justamente por ter vivido toda esse processo de trocar da Pyra para Globo e para o Google.

    Beijosss

    Amei o texto

    \o/ Viva o Blogger!!!! (original rs)

    (Para ver minha história com o Blogger desde o começo, passando pela Globo e todos os outros, só ler aqui, o post ganhador do Concurso Blogger 10 anos: http://www.profissaojornalista.com/2009/06/agosto-10-anos-de-blogger-setembro-10.html)

    ResponderExcluir
  12. Ana, amei seu comentário. Enriqueceu e muito o post. Eu me lembro que quando criei meu primeiro blog no Blogger, teve um lance de migrar para a conta do Google, mas não me recordo bem. Eu era muuuuito newbie :D

    ResponderExcluir
  13. Adoro seus textos. É sempre bom complementar né. Principalmente quando vivenciamos os fatos. Aquela época de migração foi um terror... Tanto da Blogger.com para a Globo.com e depois do Blogger.com para o Blogspot do Google haha...

    Evoluções da internet!!! Viva o Blogger! E Google!

    ResponderExcluir
  14. Tenho um blog desde 2002 (http://aflordapele.blogger.com.br), criado com uma conta da globo.com, quando ainda era gratuito.
    Depois mudei para uma conta do ig.
    Consegui acessá-lo até novembro do ano passado.
    Por problemas que não vem ao caso, fiquei um tempo sem postar e agora não consigo acesso para postar de jeito nenhum.
    Já segui as dicas do site(que agora fiquei sabendo que é blogspot e não blogger) e até agora nada.
    A página é muito importante pra mim.
    Obrigada por qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Será que tenho como transferir todo o conteúdo (e template) do blogger para o blogspot?

    ResponderExcluir
  16. Releia o post, por favor. O Blogger Brasil não tem nenhum vínculo com o Blogspot.

    ResponderExcluir
  17. Bem informativo o post.Eu já tinha consciência de que os dois eram diferentes,mas nunca parei para pensar o porque dos nomes serem iguais e as logos similares.
    Valeu Juliana :)

    ResponderExcluir
  18. Na minha opnião, a Globo.com conseguiria comprar a Prya Labs, e com um bom investimento (o que não foi feito com a parte que lhe sobrou) conseguria deixar o Blogger como é hoje.
    E a página do Blogger Brasil é igual à do Blogger no seu início.

    ResponderExcluir
  19. Nossa. Um dia desses eu entrei na ajuda do Blogger e fiquei assustado com o quanto de pessoas fazendo perguntas á respeito do Blogger que é mantido pela Globo.com por lá.
    Estão dizendo que o Google mudará o nome do Blogger para Google Blogs e isso vai ser bom porquê vai acabar com essa confusão entre aqueles que ainda não tiveram muito contato com a blogosfera.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top