O RT está acabando com os comentários?

O RT está acabando com os comentários?

6 10 99
O RT está acabando com os comentários? 10 6 99
Fonte: SuperEm tempos de expansão das redes sociais, é incrível como rapidamente o Twitter caiu no gosto popular brasileiro. Olhando o gráfico ao lado, percebemos que nós brasileiros só estamos atrás dos americanos na utilização do Twitter. Essa expansão meteórica do Twitter acabou gerando algumas mudanças que afetaram diretamente a blogosfera. A principal delas ficou evidenciada em um tweet da Juliana que li hoje:


Sinto falta dos comentários. Agora a gente só ganha RT #mimimi :D
Analisando friamente o tweet em questão, percebi que de fato algumas pessoas legais e com opiniões sensatas, que antes complementavam nossos posts, simplesmente desapareceram dos blogs. Aparentemente estão preferindo a comodidade do RT.
É fato que o uso do RT é altamente benéfico para a divulgação de um post e massageia o ego de muitos blogueiros, mas também é fato que comentários inteligentes são tão ou mais  gratificantes para qualquer blogueiro.
Todo nós blogueiros quando escrevemos um post temos em mente um determinado objetivo, que pode perfeitamente ser complementado com os comentários pertinentes deixados pelos leitores. Não rara às vezes, as opiniões são tão pertinentes que acabam nos evidenciando uma visão, que anteriormente não tínhamos.
Humildemente reconheço que esse blogueiro que vos fala tem deixado a desejar no que se refere aos comentários que anteriormente fazia em outros blogs. Assumo, eu também me deixei levar pelo fenômeno tuitesco e preguiçoso do RT.
E agora fazendo um exame de consciência percebo, que assim como eu, muitos podem estar deixando escapar deliberadamente entre os dedos, uma ótima ferramenta de auto-divulgação que sempre é citada nos inúmeros posts sobre o tema: os comentários inteligentes deixados em outros blogs.
Portanto proponho uma cruzada em prol da volta dos comentários inteligentes nos blogs. Que os RT’s continuem, porém precedidos dos comentários. Façam isso para o bem de todos e a felicidade geral da nação blogueira.
Por fim não posso me esgueirar de deixar uma reflexão para os comentaristas mais afoitos:
Quer fazer valer sua opinião? Faça isso de forma sensata, bem argumentada, e, principalmente, sem sofismas, evite divergir pelo simples prazer de ser do contra. Defenda sua posição de forma racional, diante de um novo ponto de vista, pode ser, que o autor do artigo até se penitencie, afinal: "Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor [Os Invicioneiros]
E você, o que acha? Registre sua opinião nos comentários.
José Márcio (@jmpsousa) é o editor dos blogs Os Invicioneiros e Naftalina pura.
20 Comments
Comments
  1. É verdade o RT veio para castigo dos blogueiros.
    Eu continuo a comentar, até mais do que antes, também dou RT em artigos bons, e quando o assunto me chama atenção vou e comento...
    Vamos sim fazer um campanha para a volta dos comentários em nossos blogs. Blogosfera unida

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Culpado! Confesso!

    Tambem estou em divida quanto aos comentarios em outros blogs e sinto a falta dos mesmos no meu blog. O blog do Zé é um exemplo que estimula o leitor a participar. Um dia eu aprendo também.

    #Boa
    @Murilo__Lima

    ResponderExcluir
  3. Faço minha as palavras do Douglas Costa! Eu tb continuo comentando nos artigos que acho interessantes, assim como tb dou RT.
    Excelente artigo e espero que sirva de conscientização, e que voltem os comentários em nossos blogs \o/
    A blogosfera agradece! =)

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Eu só recebo Backlinks de Twitter e até hoje nenhum comentário (Só de uma amiga) e só RT, não estou dizendo que esta ruim assim mais sinto falta do velho comentário D:

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre comento nos posts que gosto mais sempre tem aquele post que não há oque dizer e que para não deixar passar em branco eu do RT

    ResponderExcluir
  6. Criei tem pouco tempo uma conta no Twitter, estou começando a entender um pouco sobre Twitter com postagens como essa. Um comentário é sempre a melhor forma de expressar nossa opinião, não que o RT não seja, porque pode ter um pequeno texto embora não tão expressivo.

    Espero não me acomodar rsrs.

    @netoo_pe

    ResponderExcluir
  7. Eu continuo comentando porque gosto, leio via Reader, se me interessa ou acho pertinente, entro no blog e comento, o que na verdade, não é nenhum contratempo, porque clico pelo Reader mesmo, já estou logada, é só escrever. No Twitter dou RT em frases, pensamentos que gosto, alguma citação que acho bacana, ao menos prá mim uma coisa não substituiu a outra, mas para muito, sim... Muito boa essa sua chamada de atenção, sem comentários parece que Às vezes postamos prá ninguém e estamos falando sozinhos. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá José Márcio

    O dinamismo e a oportunidade de ser breve no twitter motiva realmente muita gente a interagir mais por lá, parece tão mais rápido, tão mais prático não é? Adoro o twitter, mas ele não substitui minha necessidade de me expressar de outras formas, o que penso sobre posts, pessoas e blogs não cabem em 140 caracteres, é por isso que eu ainda comento em blogs e faço porque gosto.

    Quando eu não tiver mais ideias nem opiniões para expor sobre nada pode me internar que devo estar com alguma paralisia cerebral.rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. O RT é uma grande ferramenta, mas pode prejudicar um pouco a nós, blogueiros, que lutamos para conseguir mais comentários. Creio que os comentários são a maneira mais fácil de elogiar e agradecer o trabalho de um blogueiro, mas, infelizmente, poucos que frequentam nossos blogs comentam. Sempre que leio um artigo relevante, deixo um comentário, assim como fiz neste!

    Parabéns pelo ótimo artigo, sucesso!!

    ResponderExcluir
  10. Eu quase nunca comento nos posts daqui porque geralmente é assunto que não entendo ou entendo muito pouco e para colocar bobagem e perguntar abobrinha acho melhor ler,aprender e calar;mas gosto muito;tenho admiração por quem entende do assunto e é generoso ou generosa para compartilhar e fico fula da vida quando sei que um parasita copiou algo fruto de trabalho duro;nessas horas eu me manifesto aonde der.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, o comentário é importantíssimo para o blogueiro e até mesmo para os leitores que gostam de acompanha-los pois é interessante conhecer outras opiniões sobre o tema em questão( eu quando entro em um blog para comentar sempre acabo lendo os comentários já existentes...rs)
    Então vamos lá pessoal,RT sim, mas sempre depois de deixar registrado seu comentário!
    Bjos Juliana!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, eu costumo dar RT em posts interessantes... mas quando eles são interessantes, bem escritos e propõem dúvidas pertinentes, comento.

    Pois é, tô comentando aqui.

    ;)

    ResponderExcluir
  13. Agradeço de coração pela qualidade dos comentários deixados, fico feliz porque parece que consegui despertar os bons comentaristas do estado de letargia que se encontravam.
    E continuem com as opiniões sensatas, são comentários desse nível que nós blogueiros sentimos falta.

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo com o José Márcio. Da minha parte, sinto falta dos comentaristas #ficadica

    ResponderExcluir
  15. O Twitter nunca substituirá os Blogs, mas com certeza ele "roubou" uma parcela da sua audiência. Os comentários é que aproximam os blogueiros dos seus leitores e a "febre" twitter diminuiu isso.

    Escrevi em meu blog sobre outros "males" do Twitter, talvez seja do interesse:
    http://neuronio2ponto0.blogspot.com/2010/03/nao-quero-ser-superficial.html

    Parabéns pelo post! Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  16. Não faço "mea culpa" porque não tenho nada a ver com isso. Tenho um endereço de Twitter somente para reunir informações de pessoas cuja opinião me interessa saber. Não twitto pra ninguém nem recebo. Não alimento esse sistema imediatista, que virou modismo mas não me satisfaz como meio de expressão e comunicação. Gosto de ler e escrever. Portanto, caro José Márcio e cara Juliana, aqui me terão sempre, lendo... lendo... e comentando, quando for o caso. Contem com minha presença e solidariedade.

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante e pertinente. Eu não faz muito abri uma conta no Twitter e para falar a verdade, não sei direito o que é RT. Sou a favor do bom comentário, mas tá cada vez mais raro, e acredito eu que a tendência será substituir por emoticons (já tem alguma coisa assim...). Ninguém tem mais paciência para ler (a maioria acho que nem sabe ler) e escrever muito menos. É um reflexo da educação deficiente que nós temos. Pensem, blog bom tem que ter no mínimo uma postagem por dia (os "bons" mais de 3), uma pessoa não acompanha menos de 5 blogs (chutando bem por baixo), e normalmente reclamam de posts longos. Vocês acham que realmente vão ler 15 textos por dia, interpretar, analisar e formular uma resposta coerente? Difícil. Vamos voltar aos tempos dos gladiadores: Gostei do post, polegar para cima, não gostei do post, polegar para baixo. E ficou grande o comentário, não? Para cima ou para baixo?

    ResponderExcluir
  18. Fato, 99% dos comentários vinham de outros bogueiros, hoje vem de leitores praticamente anônimos que chegam via busca (os piores) ou agregadores de links.

    Um paliativo é usar um desses plugins que buscam RTs e publicam como comentários, mas que não é a mesma coisa não é.

    ResponderExcluir
  19. Estranho pensar dessa forma! Infelizmente creio que esse seja um processo natural.Digo infelizmente pq eu particularmente não tenho o costume de dar RT. Mas vejamos por outro lado. Assim que o hábito de blogar se tornou comum, muitos foram os críticos que apareceram falando que os leitores de jornal, revista ou livros desapareceram. Alguns críticos passaram a aderiram a pratica de blogar, outros (muito poucos) não, permanecem relutando a essa prática. Daí eu penso, fazer uma "campanha" em prol do aumento de comentários não seria como se esforçar para que pessoas voltem a comprar CDs ?Não seria de alguma forma lutar contra um processo natural alimentado pela "preguiça" natural do ser humano que ao invés de gastar tempo para gerar conteúdo prefere copiar o que já foi gerado por alguém?

    ResponderExcluir
  20. Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Acho que porque o meu blog começou a crescer mais ou menos na mesma época que eu entrei no Twitter.

    Na minha opinião, entra aí a questão de não pender para os extremos. Saber aproveitar as diferentes ferramentas que estão disponíveis na internet e balancear o seu uso. Visito e comento em muitos blogs, não diminui o número de comentários por causa do twitter. Uso o microblog pra me conectar a pessoas que conheci nos blogs e passo a acompanhar os blogs das pessoas que sigo. Uma ferramenta ajuda a outra. E o retorno tem sido muito bom, não apenas pra receber comentários, mas pra conhecer as pessoas.

    ;)

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top