Como configurar o Gmail no Thunderbird

Como configurar o Gmail no Thunderbird

6 10 99
Como configurar o Gmail no Thunderbird 10 6 99

O Gmail - serviço de email gratuito do Google - ficou fora do ar por algumas horas na tarde de hoje, deixando milhares de usuários dependentes, a ver navios (ou baleias).

Aqui em casa estava tudo funcionando na mais perfeita ordem, já que sou antiquada e não leio emails pela web e sim através do Thunderbird – um cliente de emails da Mozilla, a mesma empresa que desenvolve o maravilhoso navegador Firefox.

A princípio não consegui entender o desespero do pessoal, que tuitava compulsivamente sobre a falta que o Gmail faz. Me perguntei: se está funcionando via POP e via IMAP, por que este povo não configura o Outlook Express ou baixa o Thunderbird? A resposta foi dada pelos próprios usuários: quase ninguém mais sabe fazer isso. É coisa de gente jurássica como eu, que usa a internet desde 1920.

Como uma coisa leva à outra, acabei me lembrando que o Gmail se chamava GigaMail e que quando foi lançado, assim como aconteceu om o Orkut, era preciso conseguir um convite para poder criar uma conta de correio eletrônico. O meu convite foi adquirido no velho e bom Mercado Livre pela módica quantia de R$1,00.

Ah, vocês devem estar pensando: “a Tia Ju está delirando, só pode ser -  Gmail e Orkut com convite e ainda à venda no Mercado Livre? E o Gmail não se chama Google Mail?”  Bem meus queridos pimpolhos, a Wikipédia não me deixa mentir:

O Gmail (também GMail, Google Mail ou Giga Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade. Fonte: Wikipedia

Se você, meu querido leitor, passou por momentos de tensão enquanto, freneticamente, apertava a tecla F5 do seu teclado na esperança de ver seu Gmail novamente na ativa, aprenda a configurá-lo no Thunderbird e da próxima vez que ele baleiar, ria dos seus amigos e mostre que você é um blogueiro antenado.

A primeira coisa a ser feita é baixar o Thunderbird aqui. Uma vez instalado, vá a sua conta do Gmail e ative o encaminhamento POP. Volte ao Thunderbird e clique em ferramentasconfigurar contasnova conta e escolha a opção Gmail.

 

Clique em avançar e na página seguinte, coloque seu nome e sua conta do Gmail, respectivamente. Clique novamente em avançar e depois em concluir. Fácil, não?

E sabem por que nós usávamos este tipo de programa? Porque o espaço de armazenamento dos serviços de correio eletrônico era pequeno demais, as caixas postais viviam lotadas e os emails voltavam para o remetente. A solução então era usar softwares clientes para baixar tudo no disco rígido e zerar a caixa de entrada.

O mais famoso cliente foi o Outlook Express, que acompanhou o Internet Explorer desde sua 4ª versão. No Windows Vista, ele passou a se chamar Windows Mail.

Assim como o Firefox é um produto open source que concorre com o Internet Explorer, o Thunderbird concorre com o Outlook Express / Windows Mail. 

Dicas Blogger também é história.  GigaMail e Thunderbird - direto do túnel do tempo.

18 Comments
Comments
  1. Por uma questão de comodidade, uso o Windows Mail, mas só para o Yahoo, Live Mail e o e-mail da empresa onde trabalho.

    Essa coisa de cliente de e-mail desktop não é tão ultrapassada assim não, eu por exemplo não abro mão de gerenciar meus próprios e-mails, mas com o Gmail é diferente.

    Estou sempre logado com a minha conta Google e acho a interface do Gmail mais produtiva para manter 'conversações' . Sorte que não sou totalmente dependente dele, senão teria ficado alucinado também.

    ResponderExcluir
  2. Voltei a usar cliente email neste mês de agosto que passou e foi justamente o thunderbird. É ótimo e fácil de configurar, mas estou usando somente para email's do Yahoo! (email particular e do fã-clube do meu ator favorito que eu criei). Até tenho do Gmail, mas odeio o sistema deles. Agora vamos combinar uma coisa. O Google anda tendo umas panes meio estranhas não?

    ResponderExcluir
  3. hehe Eu entrei no gmail e no orkut com convite XD

    ResponderExcluir
  4. Eu parei de usar clientes de e-mail de desktop. Eu uso principalmente o GMail e me acostumei com a interface.

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu não sofri muito com essa "pane" no Gmail, porque nem recebo tantos e-m@ils importantes, acredito que não seja o seu caso, Juliana :D

    Era tão simples configurar o Thunderbird que eu estava esperando você fazer algum post sobre :$ ..rs
    E também 'gosto' de instalar programas no PC, desde que sejam úteis, claro! Ainda mais sendo da Mozilla!

    Concordo com a @Lu-Bau.Blog. O Google anda tendo umas panes muito suspeitas o.Ô

    ResponderExcluir
  6. No contexto desse pensamento coletivo eu também sou jurássico. Hehe...

    Mas diga lá, pior que não saber configurar um programa de e-mail é não saber usar o Google para descobrir como fazer isso, né não? Pobres blogueiros que dependem do Dicas Blogger até para isso.

    Só mais um detalhe, Juliana, é que para os interessados em manter os e-mails disponíveis na web existe uma opção no cliente de e-mails que permite baixar as mensagens sem apagar do servidor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. É o orkut já foi Orkut... (saudosismo mesmo), de quando não era bandalheira... Boa dica, tirou o pó.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber como faço para entrar em contato com o editor deste blog. Preciso de seu email urgente. Gostaria de umas dicas sobre blog. Na verdade, precisaria de um trabalho seu para concluir um blog que estou colocando no ar.
    Meu e-mail é: fulviojornalismo@yahoo.com.br ou fulviojornalismo@gmail.com
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  9. Juliana

    Não é só você que é Jurássica não..
    Eu também trabalho com computadores desde 1985 (dos idos tempos do supervisicalc, etc), e configuro o gmail no outlook.
    Valeu
    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Uso meu Thunderbird com tanta tranquilidade que até esqueci que existiu, um dia, o tal de Outlook Express, não troco ele de jeito nenhum, o pássaro do trovão fica comigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. É pessoal quando comecei no mundo da informática programava em Cobol 80 e em computadores com telas monocromáticas que mais parecia um E.T. É como a personagem do programa Zorra Total...vou voltar para a Sicília, quer dizer Thunderbird..

    ResponderExcluir
  12. Sem contar que o Thunderbird já configura automagicamente uma conta GMail.

    É isso que me surpreende na maioria das pessoas que usam computador: parecem não saber ler informações. Constantemente vê-se no rodapé do GMail um aviso de como configurar sua conta para recebimento via POP. E mesmo que não aparecesse nada: o mesmo Google que serve pra ler as últimas notícias do BBB serve também pra perguntar #comofas pra usar Gmail no Outlook -- só pra ficar no programa instalado em tudo quanto é máquina por aí.

    Usava Windows desde o 3.1x (sim, sou cretáceo) e as coisas não eram fáceis, não. Hoje é pegar o cabo e ligar no PC e pronto! você "entra" na internet. Quando eu comecei a usar PC pra internet, tinha que encontrar um tal Microsoft TCP/IP, configurar a interface de rede, instalar o TCP/IP, configurar o DNS e gateway, reiniciar e depois TORCER pra que tivesse dado tudo certo.

    O maior problema advindo da política do cada vez mais fácil da Microsoft é que o usuário do Windows emburrece muito rápido.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho inúmeras contas de email (algumas eu nem acesso, outra só ocasionalmente), então ficar sem mandar um email pq um serviço baleou é improvável, só se for em casos como as panes no Speedy ou coisa mais sérias...

    E como configurei minhas contas de emails principais para uma enviar cópia para outra, só deixo de receber uma mensagem se um dos serviços realmente parar, ontem, recebi emails normalmente durante a baleada!

    Eu tenho 5 contas de emails principais, três delas no gmail (uma delas no IG), e outra no hotmail e outra no yahoo! Ontem só foi mudar pro yahoo ou pro hotmail, sem muitos problemas.

    Uso computadores desde 1994 e nunca gostei de clientes de email, só usava pq não tinha muita alternativa, webmail na década de 90 e inicio da década de 2000 era muito fraco! Um webmail como o gmail deixa qualquer cliente de email no sapato!

    O ThunderBird até vai numa emergência, mas o Outlook ou o Windows Mail são aplicações muito vulneráveis, são verdadeiros "imãs" de vírus e spyawares e claro, spans :P

    Me lembro que em 2004 foi dois amigos meus que estavam no exterior e que me convidaram para o Gmail e para o orkut! Me lembro que convites para o orkut chegava a custar 500 reais no mercado livre ... pelo menos o orkut não era o lixo que se transformou hj ...

    Casper
    http://caspervox.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Usei por muito tempo o Outlook Express. Mas depois que conheci o Thunder, bani para sempre o Outlook.
    Ainda mais que decobri uma versão Portable, e sempre que quero ver meu e-mail em outro pc, basta plugar o Pen Drive.

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Achei incrível a dependência e o "amor" que tantos tem com o Gmail. Eu uso, mas como tenho net lerda, eu prefiro o windows live hotmail. Isso por que, as funções avançadas do gmail ficam pesadas e a versão html que uso do serviço não possui muitas opções. O Hotmail pra mim é mais em conta. hehehe
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Sempre usei o outlook express, simplesmente porque é comodo e eficaz.

    Com um simples clique, todos os meus emails de varias caixas de correio chegam ao pc.

    Enquanto se vai processando a descarga, aproveito para ir fazendo outras coisas, ou inicio de imediato a leitura do correio.

    Afinal é pra isto que serve a informática, para facilitar a vida das pessoas :)

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela excelente matéria! Aqui vai meu contributo (espero não estar violando nehuma regra estou somente tentanto ajudar e completar:

    www.configuraroutlook.com/thunderbirdgmail.php
    Ensina tudo, como configurar com QUALQUER conta de email seja Gmail Hotmail Yahoo ou outro qualquer.

    Cumps,
    Pedro Silva

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top