Por que anunciar em blogs?

Por que anunciar em blogs?

6 10 99
Por que anunciar em blogs? 10 6 99

Eu poderia enumerar diversas vantagens de se anunciar em blogs, porém este post não é voltado para publicitários e sim para as pessoas que, como eu, acreditam no potencial dos blogs, sem precisar de motivos ou de grandes explicações pra isso – nós, os blogueiros.

Eu estava visitando o Usuário Compulsivo, quando uma coisa me chamou bastante a atenção: o danado criou uma barra, embaixo do cabeçalho, com anúncios parecidíssimos com aqueles usados pelo mais famoso programa de afiliados e, agora, desafeto dele.

Pensei: ele continua muito bom nisto, apesar de andar um pouco sumido e um tanto azedo.

Com uma média de 200.000 pageviews/mês, anunciar no UC me pareceu uma ótima oportunidade de divulgar o meu mais novo empreendimento bloguístico – o Dicas Twitter.

\0/ Uhuu!

Claro, eu poderia fazer como todo mundo faz e mandar um email ou até mesmo um SMS pedindo parceria. Mas não, isso nem passou pela minha cabeça. Me lembrei de tudo que aprendi com o Compulsivo, do tanto que ele é talentoso com códigos e resolvi INVESTIR.

Sim, contratei um anúncio PAGO. E estou feliz e contente. Além do retorno garantido para o meu blog, ainda pude VALORIZAR um grande blogueiro, independente de sermos amigos.

Como já dizia o famoso ditado: amigos, amigos; negócios à parte? Pois é.

anúncio do DT no UC

Lembram do post Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto! no qual eu falava do quanto precisamos nos valorizar quando o assunto é publicidade?

Hoje vou um pouco mais além: precisamos também valorizar nossos colegas.

Quem aqui nunca pegou um widget ou um hack no Usuário Compulsivo, levanta a mão?!

No início do mês, o @Teilor escreveu um post (Porque você NÃO deve clicar nos anúncios), no qual ele nos contava que estava rolando, em uma conhecida rede social, uma campanha onde blogueiros pretendiam se reunir para fazer “troca de cliques”, ou seja, eu clico no seu e você clica no meu, com o intuito de ganhar dinheiro fácil. Lindo, não?

Como em qualquer ofício, existem blogueiros e blogueiros; os sérios, geralmente, disponibilizam um Midia Kit convidando os interessados a veicularem HONESTAMENTE anúncios em seus blogs. Outros costumam usar um botão para recebimento de doações.

Claro que não estou cuspindo no prato que comi, pois por um bom tempo também fiz parcerias. Mas garanto que se na época eu soubesse que era possível pagar por um anúncio em um grande blog, eu teria feito. Afinal, um blog não tem como se manter vivo e atualizado se o blogueiro não dispuser de tempo para pesquisar e escrever, coisa que uma exaustiva jornada de trabalho em um emprego formal não possibilita.

Não estou dizendo que blogs “maiores” (este conceito é muito relativo) devem divulgar outros blogs apenas em troca de dinheiro. Isso seria ridículo. O que estou dizendo é que todos nós podemos colaborar uns com os outros, independente do “tamanho”.

O que não dá mais é pra continuarmos de braços cruzados, esperando que a crise passe e que, da noite pro dia, nos tornemos probloggers milionários, né? E muito menos devemos aceitar, passivamente, que excelentes blogs acabem porque seus autores não têm tempo pra blogar ou porque foram expulsos de um destes programas de afiliados.

Vai aparecer alguém dizendo “ah, mas esta não é a proposta inicial dos blogs”. Certamente que não, mas tudo EVOLUI – eu, você e os blogs.

“Ah, mas eu não tenho dinheiro” Não tem problema! Divulgue seus blogs favoritos e isso já será uma grande ajuda e uma forma de demonstrar seu RECONHECIMENTO.

“Você está ficando mercenária” Não estou não…é que dizem que “tempo é dinheiro” :P Aqui no DB eu divulgo, gratuitamente, 20 blogs na sidebar e mais 50 blogs no post Parcerias.

Então meus queridos leitores, façam a sua parte! E dentro de suas possibilidades, mostrem ao mundo o quanto vocês ACREDITAM no potencial da nossa Blogosfera.

Antes de pedir uma “troca de links”, verifique se aquele blog não possui um Midia Kit e faça a sua proposta. Pode ser que, no futuro, aconteça o mesmo com você ;)

E quem for criticar a idéia, por favor, deixe também uma boa sugestão, tá? #prontofalei

34 Comments
Comments
  1. Ótimo post Juliana!
    Estou sem dinheiro pra investir, até por que meu blog ainda é pequeno e não tão rentável, mas sempre procuro as parcerias, troca de links e etc.

    Mas totalmente apoiado, e gostei muito da idéia do compulsivo.

    Mais uma vez, parabéns pelo post!

    Paulo Victor
    @seriadosnatv

    ResponderExcluir
  2. Clica no meu que eu clico no seu foi ótimo... #euri

    Mas voltando ao assunto, eu também acho que deveriam ser extintas as parcerias, e deveríamos apenas linkar aqueles que achamos que merecemos, mas se eu por exemplo tomar essa decisão, vou ser muito criticado, então deixa eu ficar quieto...

    Ju, o Virtual Z1, já conta com mais de 90 parceiros, sei que pode ser exagero meu, mas eu ñ pedi parceria para nem 30 deles, mas fui muito requisitado para o mesmo, eu até hoje por exemplo ñ pedi parceria nem para o DB e nem para o UC, pois sem o quanto vcs sofrem com isso, meu problema é que eu aceito parceria com todo mundo, exceto com aqueles que chegam dizendo: "Vamos trocar Banners?" (ñ gosto de troca-troca entre machos...), pois deixo bem claro que ñ faço este tipo de parceria, então sou meio ignorante na resposta aos que sejam com essa abordagem! (Custa ler a Política de Parceria?)

    Ah, e esqueci de dizer o pq sou contra o método de Parceria que até eu utilizo (odeio minha própria hipocrisia), pois se ñ fizemos tantas parcerias, provavelmente mais Blogs requisitariam um anuncio, e assim ganharíamos uns trocados! =P

    Putz, eu tenho que aprender a controlar o tamanho dos meus comentários...

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  3. É um assunto meio complexo para o tamanho do meu blog.
    Estou sentindo na pele o que é tentar blogar e trabalhar 8h por dia. Mas gosto de estar por dentro disso, percebo que os grandes blogueiros, como você, estão sempre tentando implantar o profissionalismo nessa área. Essa ideia é um grande passo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você!!!!

    As coisas evoluem e os blogs também estão ganhando novos "valores".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ah, já recebi várias, várias e várias propostas dessas de parceria eu clico no teu e tu clica no meu, e isso anda acontecendo muito mais do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  6. opa, ótimas dicas Dra Juliana ;-)

    Acho mesmo que vou investir mais no blog pra poder ter mais retorno.

    Afinal, eu sei bem que nada gera retorno sem investimento.

    Valeu pela dica.
    Bjs.
    @fabiodablogin

    ResponderExcluir
  7. Vi a publicidade quando o Compulsivo comentou no Twitter. Creio que a melhor maneira de valorizarmos bons profissionais é conhecendo o serviço deles e valorizando. Não dá pra viver na época em que as coisas eram feitas em troca de um quilo de sal ou duas galinhas. Todos queremos divulgação e devemos fazê-lo sem esperar um favor em troca. Quando, no entanto, queremos agir de forma mais efetiva, nada melhor que fazer direito. Escolheste muito bem, Juliana!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Juliana! Mais um para a lista de artigos brilhantes e originais. Mas convenhamos, reconhecimento pelo que se faz é tudo. Não digo que dinheiro não vala a pena, pelo contrário. Mas ao meu ver reconhecimento vale mais que dinheiro, reconhecer o outro é mais significativo, mais prazeroso, para ambos os lados.

    Reconheça aquele que te ajudou beneficamente, divulgue, mesmo que de graça, e nunca espere nada dos outros, mesmo que um centavo, "corrão" atrás do que querem. Reconheçam. Divulguem. "Invistão".

    Abraços,
    Luan Felipe.

    P.S: Esse final pareceu um e-mail. Rsrs...

    ResponderExcluir
  9. Gostei das suas dicas Juliana *-* mas meu blog ainda é pequeno e não possui grandes visitas.

    Como eu não conseguir comentar no post de como fazer banner's animados D: eu vou agradecer por aqui mesmo, caso você concorde, eu realmente consegui fazer o banner, graças a seu tutorial *-*

    Caso consiga, visite meu blog e dê uma olhada no banner para ver se goste....

    http://yorawasteland-q.blogspot.com/

    devance125@gmail.com <<< deixei meu e-mail aqui pois eu queria ver se você concordaria em fazer a 'troca' de banner's :D

    Abraços,
    Yora.

    ResponderExcluir
  10. è isso mesmo Juliana, estou de pleno acordo com você e um ajudando o outro ha essa história vai longe .. parabéns adorei mesmo sua matéria

    ResponderExcluir
  11. Mais um excelente post. Muito bem colocado o assunto; Sou novata nesse meio e o meu blog é de poesias, que faço nas minhas horas vagas, não ganho dinheiro com poesia, infelizmente, advogo pra sobreviver, então, não tenho tempo de fazer outro blog sobre outros assuntos dos quais tenho conhecimento, como Direito, por exemplo, mas, espontaneamente anuncio em meu pequeno blog, outros que curto, como o Dicasblogger, o TNB etc, como você mesma diz, Juliana, faço por reconhecimento, pois tenho aprendido MUITO com vocês. Acredito que o "Usuário Compulsivo" está inaugurando uma nova maneira de se fazer "blogpublicidade" ter anunciantes próprios é algo que até os programas de TV já vem fazendo! Por quê os blogs não poderiam fazer também? Ótima idéia pra quem tem cacife (leitores) e o Compulsivo tem!

    Abços

    Ariadna

    ResponderExcluir
  12. Eu estou quase abandonando a troca de links e começar a mensurar pelo Google Analytics. Alguns links não estão me dando o retorno esperado.

    Em outro post (não lembro qual) eu mencionei seu mídia kit. Realmente me deu vontade de anunciar por aqui, mas a grana ficou um pouco curta e tive que deixar a idéia de lado por uns tempos.

    A situação está se normalizando. Creio que em breve vocês verão meu blog no Dicas Blogger.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  13. Meo Deos, nem sei por onde começar a comentar.

    Essa 'coisa' de blogs as vezes dá um nó na minha cabeça, apesar de já estar na blogosfera a algum tempo eu me sinto um blogueiro iniciante.

    Muito interessante esse teu artigo, na verdade, me abriu a cabeça para algumas coisas que eu nunca tinha pensado.

    Infelizmente, por falta de tempo, tenho lido poucos blogs, e acabo linkando pouco e tenho que dar um jeito de resolver isso.

    A blogosfera está mudando no Brasil; as vezes eu me pergunto: onde será que iremos parar?

    ResponderExcluir
  14. Excelente post, Juliana!
    O reconhecimento é tudo para podermos levar adiante um projeto!
    Tudo em nossas vidas precisamos compartilhar. A idéia do Compulsivo é ótima!
    Parabéns para vocês!
    Abraços,
    Luka

    ResponderExcluir
  15. Bom dia moro no Japão e acompanho Dicas Blogger há algum tempo por ser muito bom.Agora ,desculpe a minha falta de conhecimento e não ter entendido,mas fui até a página do Usuário Compulsivo para ver o seu anúncio do DicasTwitter e ele mesmo dá recomendações de como bloquear anúncios em diversos post e browsers?

    ResponderExcluir
  16. Apesar de meu Blog esta começando agora, desde o inicio eu publico em meu BlogRoll o Dicas Blogger e o Ferramentas blog, pq foram com vcs que eu aprendi a blogar.

    Abraços e sucesso com sua nova investida

    ResponderExcluir
  17. Juliana, esse comentário não precisa aprovar, é só para avisar que estou conseguindo visualizar as "lixeirinhas" de apagar comentários

    Tirei uma screenshot, veja:

    http://lh6.ggpht.com/_QAXk9GLjUqo/SmFVG_IF3wI/AAAAAAAABxY/WWs5tiAgYIU/s512/Untitled-4.jpg

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Pedro,obrigada pela informação ;)
    Já está consertado. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Eu fui nessa onda de clica no meu que eu clico no seu, e me dei mal. Acabei sendo expulso do programa de afiliados do Google por cliques inválidos.

    Acredito que amadureci muito de uns tempos pra cá, e venho buscando alternativas de crescer na blogosfera. Na época eu não sabia muito o que era blogar, e hoje percebo que já fiz muita coisa errada na internet. Se naquele tempo, eu soubesse das coisas que sei hoje, com certeza o meu blog já estava em um nível muito mais avançado.

    Mas, a blogosfera é assim, agente aprende a blogar com um tempo =D

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Juliana
    você realmente é um exemplo para nós blogueiros e sua opinião e qualquer manifestação sua tem que ser muito bem recebida por todos.

    è um grande exemplo a ser seguido porisso sigo o DB desde que me entendo por blogueiro.
    Abraço
    Cleisson

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho dinheiro,mas sou de menor e não tenho conta em banco,por isso não posso criar grandes investimentos e dependo da boa vontade de blogs grandes como este.

    P.S: Não entendi o objetivo dete post

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju,

    Queria te pedir uma ajudinha...

    Entro aki todos os dias como milhares de pessoas, meu blog taaté bonzinho...

    tem uma media de 200 pessoas por dia...

    Você poderia me ajudar ? divulga-lo?

    www.prozeando.rg3.net
    manda um e-mail pra mim com a resposta...
    rego.cunha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ótima idéia Juliana. Nunca me passou pela cabeça essa possibilidade de anunciar em blogs, que alem de divulgar o nosso blog ainda ajuda e da apoio ao blog de um amigo. E escolheu bem onde anunciar!

    ResponderExcluir
  24. Breno Cunha, leia novamente o post ;)

    ResponderExcluir
  25. Oi Juliana,
    Concordo com o seu post. Creio que o problogger merece todo o retorno pelo seu esforço. Precisamos cultivar esse espirito entre nos mesmos.
    Nao entendo pq o meu blog ainda nao decolou. Estou com algumas tentativas, como se fosse um laboratorio, uma hora dessas vai decolar.

    Segue o meu link:

    http://VidadeFretado.blogspot.com

    Valeu...

    ResponderExcluir
  26. Muito bom. A ideia é ótima, sem conta que para quem ta começando é uma maneira de ganhar muitas visitas e deixa o blog "popular".

    Parabéns =)

    ResponderExcluir
  27. Ju, gosto muito da forma espontânea que você aborda esses temas polêmicos. Sobre os anúncios, taí uma dica excelente para divulgação dos blogs iniciantes que se bem assimiladas, serão de extrema utilidade.
    Posso afirmar, sem medo de errar, que foi através do seu blog que aprendi muita coisa no mundo da blogosfera, o DB sempre foi minha referência, desde o início. Como infelizmente, ainda, não posso pagar anúncios para meu blog, procuro sempre divulgar o seu trabalho, seja nos meus artigos, seja no twitter, como forma de retribuição a tudo que você me proporcionou.
    Acho também que você não está sendo mercenária, isso nada mais é do que a valorização do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  28. Juliana, concordo plenamente com você. Creio que a melhor forma de lucrar com blogs é investindo dinheiro neles.

    Blogueiros em destaque no exterior, criam uma simbiose onde, ganham dinheiro com adsense, ao mesmo tempo que pagam o adwords. Eles investem e ganham, ao mesmo tempo.

    Temos que nos fazer valorizar, especialmente se um trabalho tem bastante qualidade.

    Um grande beijo,
    Prof_Michel

    ResponderExcluir
  29. Olá Juliana. Muito bom post!

    É importante criar "amigos" na WEb. Mas como fazer quando não se sabe os meios de divulgação?

    Você poderia fazer um post sobre isso?
    Ajudaria não só a mim, mas também muitos outros blogueiros que não sabem o que fazer na hora de pedir parceria e divulgar seu conteúdo =)

    Outra: Tem como fazer uma matéria explicando como adicionar menus em flash no blogspot?

    Muito obrigado. Essas suas matérias tem me ajudado muito!

    ResponderExcluir
  30. Trueiory, você pode usar a caixa de busca, o índice do blog e o FAQ.
    Em todos esses locais você encontrará posts sobre divulgação de blogs.

    ResponderExcluir
  31. Juliana parabéns, me surpreendo a cada dia que entro no seu blog, sempre repleto de informações bacanas e de suma importância para todos nós do mundo blog.Desejo sucesso

    ResponderExcluir
  32. È acho que ela esta fazendo um bom trabalho ^^ ou melhor fazendo o que gosta ^^
    eu nem manjo muito de blogs eu sou um simples leitor ^^

    nao tenho tanta informação igual a juliana ^^
    parabens e tudo debom ^^

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top