quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como e quanto cobrar por anúncios em blogs

Dando continuidade à série de posts sobre monetização, hoje vamos conversar sobre as medidas empregadas e sobre as formas de cobrança em campanhas publicitárias.

A maior dificuldade de todo blogueiro que pretende vender espaço publicitário em seu blog, é saber como e quanto cobrar. Mestre Sir @Cardoso escreveu sobre o tema em 2007:

A pior coisa que alguém pode dizer a um blogueiro é “quero anunciar em seu site”. Não por causa do pecado do lucro, ou pela acusação de ProBloggers não serem mais que prostitutas, mas por uma questão apenasmente (como diria Odorico Paraguaçu) prática.Ninguém sabe o quanto cobrar. (leia mais)

No mesmo ano, o Bernardo ( bernabauer.com) fez um post intitulado Quanto cobrar por um anúncio em seu blog?, contando sobre sua angústia ao fazer diversas contas, pesquisas e discussões com outros blogueiros, sem saber ao certo qual rumo tomar.

De lá pra cá pouca coisa mudou, já que ainda não existe um consenso entre os blogueiros e nem mesmo uma tabela de valores. O que existe são alguns caminhos, entre eles o CPM.

Vocês já devem ter reparado que em muitos Midia Kits, os valores são cobrados por CPM – o que leva os novatos a acreditarem que o valor informado também é o valor final a ser pago.

Quem usa o AdSense já deve ter uma noção do que se trata. Segundo palavras do Google:

CPM é a abreviatura de "custo por mil impressões". Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM definem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.

Além do CPM, alguns anunciantes utilizam também o CPC, ou seja, custo por clique

Os anúncios de CPM concorrem com os anúncios de pagamento por clique (ou CPC, custo por clique) em nosso leilão de anúncios, por isso somente os anúncios de maior desempenho vão ser veiculados nas suas páginas. Os anunciantes precisam dar um lance maior do que para os anúncios de CPC existentes para que os anúncios de CPM sejam exibidos.

Encontrei no fórum web, um ótimo resumo das formas de cobranças publicitárias:

CPM - custo por mil impressões - o anunciante vai lhe pagar um valor para cada mil impressões de um banner, podendo ser negociado visualizações únicas ou não.
CPC  - custo por clique - o anunciante vai lhe pagar um valor por clique em seus banners ou texto, muitas vezes não existe restrições quanto a visualizações não-únicas.
CPA - custo por ação - o anunciante vai lhe pagar um valor por ação.
ecpm - Cálculo feito por alguns programas de afiliados que medem qual valor eles estão pagando por cada mil impressões do produto deles (banners, blocos de links, textos e etc), apesar de não pagarem por CPM, pode ser CPA ou CPM, fazem este cálculo para ajudar o afiliado para ter idéia do valor ganho por mil impressões.

E tem ainda a tal de CTR, que segundo definição do site itajubense MestreSeo:

é a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques em um anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 2%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 2 serão clicados

O AdSense, por exemplo, paga por CPC e por CPM, assim como o HotWords. Já Submarino, Buscapé e Mercado Livre, que eu saiba, pagam por CPA. E todos eles fornecem relatórios detalhados sobre os ganhos, clique s e exibições dos anúncios.

Voltando ao dilema dos blogueiros, quanto podemos cobrar e como faremos para controlar os anúncios particulares, ou seja, aqueles que independem dos programas de afiliados?

Eu optei, a priori, por colocar valores fixos no meu Midia Kit, pois matemática nunca foi o meu forte e eu nem imaginava como controlar os ganhos por exibições de páginas.

Entretando, há uns dias atrás, o Cardoso comentou comigo que esse controle poderia ser feito pelo Ad Manager – programa do Google para gerenciamento de anúncios publicitários.

Sendo assim, ontem passei 4 longas horas mexendo no AdManger – o que rendeu um tutorial que será publicado mais tarde, pois ainda não está pronto ;) Aguardem!

Uma forma de se calcular o CPM de um blog, é usando o próprio valor do AdSense. O problema é que esse valor é geralmente muito baixo. Uma outra maneira é pesquisando os Midia Kits alheios e fazendo uma comparação entre estatísticas.

E nada de desespero. Aos poucos, iremos entender toda essa parafernália juntos ;)

Sobre o autor: Juliana é a fundadora deste blog. Nascida em 1970, é médica e, nas horas vagas, blogueira. Também é top colaboradora do fórum de ajuda do Blogger. Twitter l Google Plus l Facebook l

23 comentários:

  1. Juliana, eu queria mesmo é ser patrocinado por algum orgão de governo... Lembra do escândalo dos 48000 reais por mês? :-)

    Em tempo, o link dos afiliados Prime não existe ou é problema com o Speedy.

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  2. Tá, agora eu fiquei mais confuso, sempre achei esta forma de calcula pelo CPM e afins muito complicada, então sempre me imaginei oferecendo um valor fixo no futuro, até pq, isso também ajuda o Anunciante a se preparar, imaginar o tempo em que anunciará etc.

    Outra coisa que fico em dúvida são os publieditoriais, pq já li dizendo que o ideal é cobrar o mesmo número de médias de visitas diárias.

    Exemplo:
    5000 mil visitas diárias.

    5000 reais o valor do Artigo.


    Isso pq o Artigo seria muito visto, e com certeza renderia várias Pageviews.

    Na minha opinião o ideal é verificar um valor considerando o número de visitas diárias, e cobrar a partir dai por tamanho e localização do Banner.

    Exemplo:
    2000 Visitas por dia.

    Banner 780x90 acima do Header: 450 reais.


    Repare que eu dei valores diferentes para os Banners, que são menos importantes do que algo que faz parte do conteúdo. (os Publieditoriais)

    Também imaginei que seria uma boa, vender espaços pelo Marcado Livre, acho que esse é o futuro (Idéia Compulsiva), imagina os leilões para comprar um espaço acima do Header, poderia começar valendo 200 reais, e terminar valendo mais de 2000

    Bom, mas como eu ñ tenho cacife para cobrar alguma coisa no Virtual Z1, ainda fico apenas planejando, espero que minhas idéias de otimização do Blog em si dêem certo, pois planejo mudar um pouco o foco, para algo mais original, diferenciado dos demais...

    Belo Artigo Ju (Posso lhe chamar assim?), e já tô ansioso pelo próximo sobre o AdManager, pois já planejava usá-lo...

    --
    AndersonZ1.

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  3. Muito bom o artigo,
    estou no aguardo do tutorial do AdManager,
    Abraços!

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  4. Esse post será muito útil pra mim, mas como posso cobrar o preço de um publieditorial, ou seja, um post falando sobre o produto anunciado.

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  5. Cidão, já consertei o link ;)

    Anderson, isso é tudo muuuito complicado :D

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  6. O Adsense paga por CPM?!
    A mim não... :(

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  7. Muito informativo seu texto - parabéns!
    Estou vivendo dilema parecido, mas em menores proporções, nos meus blogs.
    Aguardo seu tutorial.
    Beijinhos

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  8. Juliana quero dar os parabéns a vc
    ficou muito bom seu artigo, eu utilizo alguns afiliados citados acima e nem sabia ao certo como ele pagava.
    Perfeito
    FAz tempo que não comento. é a falta de tempo, este artigo vai me ajudar e muito vou começar apartir de hoje as mudanças em meu blog
    Abraçs
    [In]Commun

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  9. Isso é bom,mas preferiria saber como conseguir mais visitas porque ninguém terá interresse em divulgar em um blog que não tem muitas visitas não é mesmo?!!

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  10. Ju, sempre sou procurada para colocação de banners com anúncio no "Luz" e esporadicamente você vê algum anúncio por lá, porém eles são veiculados a assuntos de interesse pessoal, como por exemplo, os shows da Madonna no Brasil. Você já pensou em ganhar dinheiro com blogues de maneira diferente destas que está mostrando aos iniciantes? Beijus

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  11. Juliana o valor a ser cobrado talvez deve ser medido pela importância de um blog ou site num contexto.
    Por exemplo:
    -Se a Locaweb quiser colocar anúncio no Dicas Blogger, deve pagar muito bem, já que trata-se de um blog de nicho específico e de conteúdo comprovadamente relevante o que traz uma maior confiança do leitor.

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  12. Nossa realmente bom o post! Eu estive pensando sobre esse assunto estes dias, mas não conseguia ter um certo parametro pois meu conhecimento não era vasto no assunto. Com o tutorial e mais alguns conselhos cheguei a bons resultados. Obrigado pelas dicas ;) Meu blog: http://tudocontrario.blogspot.com Obrigadão

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  13. Juliana,

    Você disse no trecho "... Já Submarino, Buscapé e Mercado Livre, que eu saiba, pagam por CPA..."

    - O Buscapé/Bondfaro paga por clique também ( CPC = R$0,25 )

    Parabéns pelo Post, muito bom...

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  14. Muito bom o post, vou esperar o tutorial do Ad Manager

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  15. Parabéns pela matéria, Ju. Acho mesmo que deveria ser cobrado por CPM. Porque a gente que faz o trabalho duro ganha por CPC, mas os proprietários das marcas estão divulgando as suas marcas pelo pages views. Todo mundo coloca um banner do Bondfaro, divulga a marca bondfaro, mas na hora de ganhar, é uma merrequinha. Qual o site de pesquisa de preço mais famoso? MAs quantos de nós clicaram num banner dele? isso é injusto. As mídias tradicionais cobram pelo que mostram e não pelas vendas do anunciante ou pela quantidade de ligações que esse recebe. Deveríamos nos reunir e impor regras. FAzer uma associação ou coisa assim e acabar com a exploração.

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  16. olá, sou novo aqui e em criação de blog tambem, estou correndo atras de informaçoes para o meu crescimento, gostaria de trocar ideias, mesmo que seja por msn ou coisa assim.

    Juliana, otimo post e agora sua pagina esta entre as que eu mais visito.

    ha e meu email para quem quiser me da uns toques:
    isaacvalente@msn.com

    e blog:

    http://baixakola.blogspot.com

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  17. Jesus! Eu preciso chegar num preço hoje. Mas me ajudou com o texto viu? Pelo menos me acalmou.

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  18. Acredito que se você definir o quanto seria justo ganhar por mês e dividir pelo número de exibições mensais de página do site, chegará a um bom número (digo valor).
    Exemplo:
    Quero recebe mensalmente pelo espaço aproximadamente R$150,00.
    Meu site exibe mensalmente 4500 páginas, então:
    R$150,00/4500 = R$0,03 * 1000 = R$ 30,00, dessa forma o CPM ficará em R$ 30,00
    R$30,00 * 4,5 = R$135,00 que será o ganho aproximado que terei ao termino de 1 mês.

    Vander, concordo plenamente com você, deveriamos ganhar pelo que mostramos. Em uma campanha de um novo modelo de carro quase ninguém clica no anúncio (que inclusive já vem mostrando a url do anunciante). Existe uma associação brasileira de desenvolvedores, porém o site, talvez para sobreviver, aderiu a exibição de propaganda. O endereço é: http://www.abraweb.com.br/

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  19. Olha. Isso tudo para mim é muito complicado. Pq não cobrar pela imagem apenas? Pela importância do local no site e tamanho do banner. Seria muito mais fácil do que ficar fazendo cálculo tentando saber quanto vai faturar.
    No meu blog eu estipulei valores por tamanho de banner, pela importância do local, ou seja, topo, rodapé, lateral direita ou esquerda, por exclusividade de página etc e tal. Hoje eu anuncio câmara municipal, a prefeitura de minha cidade e algumas empresas. Meu diário? www.jatainews.com
    É o que eu penso. Um abraço a todos e sucesso.

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  20. Obrigado Juliana, Seus posts sobre media kits, monetização, ou seja, suas dicas em geral têm me ajudado muito em meu blog. Parabéns. Já estou fazendo meu media kit. Vlw.

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  21. Bom dia, meu blog tem uma média de 250 visitas dia, recebi uma proposta do site aliexpress da china para anuncio de 3 meses, não tenho idéia de valor, terias alguma sugestão.

    Grato

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