Como denunciar os ladrões de conteúdo

Como denunciar os ladrões de conteúdo

6 10 99
Como denunciar os ladrões de conteúdo 10 6 99

Kibador Guest-post: Usuário Compulsivo  / Formatação e ilustração: Juliana Sardinha

Perseguir kibadores é uma tarefa inglória. Quando você se livra de um aparecem outros. Eles parecem brotar por geração espontânea, das comunidades do Orkut.

Tem gente que não liga muito pra isso. Pra falar a verdade eu já fui mais preocupado com plágio no passado, mas percebi que dependendo do caso é melhor ignorar e deixar plagiador o definhar no anonimato.

Porém sempre existem aqueles casos que irritam, onde o diálogo não resolve e a arrogância dos safados predominam. Nesses casos, se faz necessária uma ação mais efetiva.

Na minha opinião não adianta muita coisa protestar no Twitter ou fazer um post detonando o imbecil. Além da solidariedade dos leitores, não vamos conseguir nada muito prático com esse tipo de atitude.

Antes de mais nada é importante verificar se está realmente constituída a infração de direitos autorais, pois em muitos casos a cópia é permitida pela licença escolhida pelo autor.

Por exemplo, no UsuárioCompulsivo optamos por licenciar nosso conteúdo através da CreativeCommons, onde permitimos a cópia sem fins comerciais e com a citação, através de um link, para o texto original.

Ou seja, se alguém quiser copiar nosso conteúdo, não poderá veicular nenhum tipo de anúncio publicitário na página (o que caracteriza o uso comercial) e precisa incluir um link para o nosso texto original, de preferência no rodapé do texto. Qualquer coisa diferente disso e está qualificada a infração.

Confirmado o plágio e esgotadas as tentativas de diálogo temos algumas opções que podem ser tomadas, dependendo de onde o site do plagiador está hospedado. Os provedores de hospedagem americanos (incluindo Blogspot e Wordpress.com), estão sujeitas ao DMCA - uma lei que trata especificametne de infrações de direitos autorais.

Antes da DMCA, era muito fácil denunciar plágio ao Wordpress, normalmente eles removiam o conteúdo no mesmo dia se confirmada a denúncia. Agora a coisa mudou de figura. Está mais difícil para nós brasileiros reclamar com o Wordpress.com do que com o Blogspot.

Como fazer uma denúncia

Blogspot
http://help.blogger.com/bin/request.py?contact_type=blogger_dmca_infringment

Wordpress.com
http://support.wordpress.com/content-theft-what-to-do/

Hospedagem própria:
Email ao serviço de hospedagem

Como preencher uma denúncia de plágio hospedada no Blogger/Blogspot

Para fazer uma denúncia ao Blogger, você deve preencher o formulário da seguinte forma:

Nome:
Preencha com seu nome
Sobrenome:
Preencha com seu sobrenome
Company Name:
Preencha com o nome do seu blog
Copyright holder you represent:
Deixe em branco (para advogados)
Seu endereço de email:
Preencha com seu endereço de email
Country of residence:
Preencha com o país de sua residência
Location of copyrighted work (where your authorized work is located):
Preencha com a URL do seu blog.Ex:
http://usuariocompulsivo.blogspot.com/
What is the copyrighted work?:
Informe o que foi copiado e de onde. ex:
2 posts from my blog:
http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2009/01/trocar-cor-links-hotwords-blogger.html
http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2008/11/veja-o-que-o-analytics-nao-mostra-com-o.htm
LOCATION OF INFRINGING MATERIAL
Location (URL) of infringing material in the catalog.
(Please enter one URL per line): *

Informar onde o material foi copiado. ex:
Copied here:
http://triboblogger.blogspot.com/2009/01/como-alterar-cor-dos-links-do-hotwords.html
http://triboblogger.blogspot.com/2009/01/veja-o-que-o-analytics-nao-mostra.html
Signed on this date of: *
Data do preenchimento
Signature:
Preencha com seu nome completo

Resposta da Equipe do Blogger à denúncia do Usuário Compulsivo

Esta foi a resposta que eu recebi após denunciar um plagiador :

Hello,

In accordance with our Terms of Service, we have completed processing your
infringement complaint and the content in question no longer appears on
the following URL(s):

http://triboblogger.blogspot.com/2009/01/como-alterar-cor-dos-links-do-hotwords.html
http://triboblogger.blogspot.com/2009/01/veja-o-que-o-analytics-nao-mostra.html

Please let us know if we can assist you further.

Regards,
The Blogger Team

Como vocês podem notar, uma denúncia bem feita, funciona. Todos os posts foram retirados do ar (cliquem sobre eles para se certificarem)

Referências:

Compulsivo já foi músico, agente de viagens, cinegrafista e guia de turismo. Atualmente é analista de sistemas, twitteiro e blogueiro nas horas vagas. É o autor do UsuárioCompulsivo – o blog nº1 do BlogBlogs.
34 Comments
Comments
  1. Grande dida.. nem sabia que tinhamos essa opcao!! obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bela dica!
    Meu blog é novo, mas já me preparo para esse tipo de coisa porque sei que em breve isso vai acontecer.

    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,

    A Via, provedor de hospedagem que eu administro, tem nos termos de serviço uma parte que trata sobre estas irregularidades. Nunca aconteceu com algum cliente meu, graças ao bom Deus, teria um desgosto imenso em por em prática este termo, mas o faria caso fosse provado que um parceiro hospedado em nossos servidores cometesse qualquer infração contra o direito autoral de terceiros.

    É claro que infelizmente não dá pra gente controlar todo o conteúdo em tempo real, e que necessitaria de um minucioso trabalho de acareação, então tudo começaria com uma denúncia de abuso nos nossos formulários de contato.

    PS: desculpe se este comentário pareceu jabá, nunca precisei disso nem é minha intenção, mas é uma forma de me posicionar e demonstrar que existe provedor aqui nas terras tupiniquins que também preserva e respeita leis e os clientes.

    ResponderExcluir
  4. Eu nem imagino que alguém em sã consciência,mesmo sendo um sujeito ou sujeita mal intecionado(a)possa querer copiar alguma coisa do meu blog;é tão primário,tão pessoal,eu acho;mas é muito bom saber que,caso aconteça,eu tenha como me sair.E é melhor ainda saber que tem gente como vc e o compulsivo na net para ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Tentar criar o próprio conteúdo é querer demais. Eu queria entrar no cérebro de uma criatura dessas para entender o pensamento delas.

    Ou não.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, nem tudo dá para se controlar, mas esse é um meio de se previnir.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. legal o post.
    mais acho que deu muito ibope ao kibador.
    mas ta valendo...
    NÃO aos kibadores...
    sou seu fã n°1 criei coragem em fazer um blog vendo o seu..
    abraços Juliana.
    inte...

    ResponderExcluir
  8. Putz, os Kibadores são fo... mesmo, mal criei o blog e jah tem gente copiando.
    Juh vc eh 10, sabe q sou seu fã ;)

    ResponderExcluir
  9. Juliana, o referido blog exemplo dado pelo Compulsivo tem posts seu por lá também.
    Que mau caráter!

    ResponderExcluir
  10. Fácil copiar..difícil criar.
    visitem meu blog: http://1blogger1.blogspot.com
    deixe um comments..ok!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. O pior de tudo é que quando descobrimos que estamos sendo plagiados o plagiador já copiou diversos textos.
    -
    Normalmente plagiadores não sobrevivem muito tempo, mas atrapalham os nossos blogs que acabam sendo interpretados com conteúdo duplicado pelo google =/

    ResponderExcluir
  12. Houve uma época em que eu ainda não acompanhava "os blogs mais populares da internet". Lá nessa época longínqua, costomava postar coisas que recebia por e-mail. Simplesmente copiava e colava. Depois vim saber que muita coisa era de outros lugares. O pessoal simplesmente mandava para os grupos do Google os feeds que recebia. Aprendi a colocar créditos nessa época. Hoje, ainda que não seja original, procuro escrever algo, acrescentar e principalmente linkar os blogs onde vi algo parecido. Se não faço é por ignorância. Agir de má-fé é o pior. Gente querendo ter credibilidade, posando de entendido sem saber fazer praticamente nada daquilo que posta. Isso chega a ser perigoso. Se for adulto, revela a índole. Se for criança, tenho medo do que virá por aí. Bela contribuição do Compulsivo aqui para o ótimo DB.

    ResponderExcluir
  13. Eu não entendo esses kibadores. ladrões falando claro. Fico p da vida quando encontro uma boa matéria, publico, dou crédito e depois descubro que era roubada e que eu enchi a bola de um ladrãozinho, isso é muito chato. Mas vamos lá... a gente vive num mundo cheio dessas tranqueiras, melhor saber como se defender.
    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  14. A única coisa que da uma revolta terrível, é quando a gente pega um texto nosso em um blog MAIOR que o nosso. Muitas vezes, simplesmente tal assunto em tal blog vai fazer mais sucesso que no nosso... é triste.

    Gostei do post Ju, a contribuição do Compulsivo foi Show! Beijos!
    @_Kaique

    ResponderExcluir
  15. Meu blog é 100% original, e grande parte do conteúdo dele é de textos. Assim, já tive muitos problemas com págios - cheguei ao ponto de, em alguns momentos, saber que o texto seria plagiado quando ainda estava escrevendo (antes mesmo de postá-lo), por causa do "jeitão" dele.

    Assim, comecei a colocar pequenas armadilhas em alguns posts. A mais comum era o uso palavras repetidas. Se ao leitor comum isso iria “parecer parecer” um simples erro de revisão, deixava um caminho mais fácil para pegar, depois, o plágio na net.

    Mas realmente resolvi meu problema com plágios quando abri uma seção, com o nome Textos Plagiados, linkando os plagiadores, no meu blog.

    Na ocasião, fiz um texto explicando isso aos leitores (http://champ-vinyl.blogspot.com/2008/05/control-c-control-v.html) e coloquei os links na sidebar.

    Claro que deu confusão. Uma menina veio brigar, dizendo que o texto não era meu, uma amiga dela quem havia escrito (!!!). Enfim, ela acabou tirando o post (ou o blog, não sei) do ar.

    Eu mantive os links ali (são 3, no total), e estão lá até hoje. De lá para cá, não peguei mais nenhum plágio. É bom porque fica de “aviso” a quem pensar em algo assim. E, pelo jeito, funcionou.

    ResponderExcluir
  16. Eu penso assim, se a pessoa tem dúvida se pode copiar ou não um determinado conteúdo, inclusive fotos, não copie!

    Use a criatividade, crie seu próprio conteúdo.

    Se não tem criatividade para criar o próprio conteúdo, não crie um blog, vá fazer outra coisa, sei lá, ser operador de Xerox.

    Não caia na tentação de copiar conteúdo alheio, pois além de ser ilegal, é antiético e queima seu filme na blogosfera.

    ResponderExcluir
  17. olha parabens para vc numka vi uma pessoa tao honesta humilde espetacular con vc ja kibei seu blog mais mi arrependo tao profundamente que removi todos os conteudos de kibes vlw e obrigado me fez abrir os olhos que isso nao compença se
    quiser ter certeza que eu removi isso e so olhar
    www.extraking.blogspot.com vlw e obrigado

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!Como sempre novidades interessante no seu blog, finalmente uma boa forma para banirmos de vez esses mau caráter da blogosfera. Estamos na luta com você. Sucesso e parabéns pelo 2° lugar no ranking do blogblogs, mais um degrau...

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Muito esclarecedor! E é o que vem acontecendo com frequência!!!

    E o que dizer quando o nome do seu blog é plagiado, tendo como acréscimo uma simplória letra?

    Foi o que aconteceu comigo! E estou precisando apenas ter como confirmação de que isso é plágio para que eu possa preencher o formulário do google.

    Meu blog é http://olharoluar.blogspot.com (não estou pondo o nome aqui como propaganda, apenas para de repente, que alguém me esclareça, bem como "demonstrar" o que fizeram) e a dada pessoa pos (ao)...

    Já entrei em contato, não obtive resposta da pessoa, enfim...

    Sem contar que prejudica quanto à procura nos mecanismos de buscas...

    =)

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Juliana, enviei o relatório.. espero que dê resultado! Bjo do SHD..

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber quanto tempo a equipe do Blogger leva para responder a uma denúncia.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Muito boa sua informação, mais um caminho a segir.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  23. Voltei hoje para reler sua dica, pois descobri um blog que copiou todo o conteúdo do meu blog com título e imagens, é um clone do meu.
    E diz pertencer a um grupo de advogados, já fiz a denúncia conforme consta aqui.
    Meu blog: www.aposentadorias.net
    Blog que me copiou: http://sangilson.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Denunciei um blog que me plagiou, espero que o Blogger resolva meu problema. Conversei com o autor do blog, ele não retirou o artigo, o jeito foi denunciar! Obrigado pelo ótimo post!

    ResponderExcluir
  25. Um desgraçado plagiou um conteúdo meu e ainda por cima denunciou meu blog!
    mas hoje graças a esse post eu pude denunciar o dele e talvez excluam o blog inteiro, posi quase todo o blog é fruto de plágio

    ResponderExcluir
  26. o formulário já não está activo?!

    ResponderExcluir
  27. Onde se encontra o formulário? abri o link, mas não há lá formulário nenhum :x

    ResponderExcluir
  28. Grande rapaz parabéns odeio quando copiam os meu posts e quando eu copio o de alguem coloco o link dele no roadapé da postagem valew pela dica http://www.nerdirado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Juliana! Achei esta postagem na pesquisa do google, e te agradeço por vc compartilhar sua experiência e nos ensinar como proceder com esses ladrãozinhos. Obrigado!
    Mas, quero saber se este formulário de denúncia serve para o meu problema.
    Vou explicar o que aconteceu... paguei para uma pessoa fazer um template super-ultra-profissional e com um monte de coisa... mas na hora da pessoa executar seu trabalho, a "plataforma" do blogger não aceitava nada, isso sem dizer que o trabalho de 15 dias, passou para 1 mês e meio, e quando "entregou", o blog apresentou um monte de problema onde cada item levava 5 dias no mínimo para ser resolvido, e quando acabou o prazo, nada tinha sido resolvido; enfim, perdi dinheiro com essa pessoa, perdi dinheiro no adsense e perdi seguidores... e acabei, pagando uma outra pessoa para fazer um outro template; onde o template ficou pronto em um final de semana e com tudo que, antes a "plataforma" do blogger não aceitava.
    Hoje, pesquisando uma imagem no google, apareceu uma foto minha com o endereço de um outro blog... a pessoa que me deu prejuízo, está divulgando seu trabalho com um template/teste com nome do meu blog, e com o backup das minhas postagens que ela tinha feito na hora da troca do template; inclusive textos e imagens pessoais. Tudo bem ela querer divulgar o template que ela fez... mas não com minhas postagens, não é mesmo!? Não quero que seu trabalho seja excluído... quero que somente as minhas postagens seja retirada de lá.
    Esse formulário serve para o meu caso? Aonde tem que colocar o endereço da página copiada... eu tenho que por o endereço de 200 e tantas postagens? Meu blog precisa estar licenciado no CreativeCommons para fazer está denúncia? Como que eu preencho isso juliana?
    Por favor me ajude!
    Desde já, agradeço pela sua atenção.
    Andréia Santana

    ResponderExcluir
  30. Oi Juliana, obrigado por compartilhar seu conhecimento, mas uma coisa leva a outra; lendo seu artigo, no exemplo da denuncia que vc fez, tem dois links do seu site, me interessei nesse veja-o-que-o-analytics-nao-mostra-com-o...
    mas ele também está of, tem relação com a denúncia e eles tiraram dos dois, ou foi só um exemplo e essa pagina nunca existiu?
    tem um blog se fazendo com minhas postagens, coisa de 70% do conteúdo dele, saiu do meu blog, então se denucio, e retiram dos dois, ficarei muito triste.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Estou DESESPERADA.

    Meu nome é Juliana e a segunda dona do meu blog é a Amarilis.
    Meu blog é: http://celebritty-status.blogspot.com/

    Uma pessoa exibiu o código fonte, pegou o html e colocou em outro blog: http://cellebritysstatus.blogspot.com/

    só que ela mudou o blog de postagens, ta fingindo se passar por mim e minha amiga (donas do blog original) e ela anda comentando em outros blogs com o nosso nome!

    Queria saber como denunciar essa pessoa e o blog dela ser retirado do ar.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom esse post...Denunciei 12 blogs que copiaram meu conteúdo de uma só vez e todos tiveram o post deletado! :)

    ResponderExcluir
  33. Olá Juliana, parabéns pelo seu trabalho acompanho sempre, gostaria que me ajudasse, pois não sei o que fazer, eu tinha um blog (tatabhapearljam.blogspot.com), este blog foi cancelado, porém alguém "roubou o endereço",nesta mesma conta eu criei 2 blogs para trabalho, gostaria de saber o que pode ser feito, já que no feed do meu antigo blog aparece meu nome, além disso o blog era bem famoso e tudo mundo sabia que era meu (tatabha)é meu apelido, por favor me ajude, o que eu faço, já entrei em contato com a pessoa e pedi para que ele mudasse o endereço do blog, não abtive resposta, denunciei ao google como roubo de identidade e tbm não tive resposta, estou desesperada me ajude por favor, atenciosamente thais

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde
    (escrevendo novamente sem link)

    Encontrei um site americano que copiou varias fotos minhas. Não consigo entrar em contato com eles pelo DMCA, e nem tão pouco meus email's são entregues. A google retorna dizendo que não conseguiu enviar a mensagem por ser um IP flutuante. Voces sabem me dizer se existe algum formulário aonde podemos denunciar um site americano?

    Obrigada

    cynthia

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top