Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto!

Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto!

6 10 99
Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto! 10 6 99

Há tempos venho pensando sobre a real valorização dos blogs na web brasileira. Já falei sobre o blogueiro como formador de opinião, sobre a importância do twitter e das redes sociais e hoje quero convidá-los a uma reflexão sobre como estamos nos posicionando frente aos sistemas de publicidade que utilizamos em nossos blogs.

Em primeiro lugar, vamos analisar o sentido da palavra respeito. Segundo a Wikipedia:

Respeito é o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestação de uma qualidade pessoal ou talento. Em certos aspectos, o respeito manifesta-se como um tipo de ética ou princípio, tal como no conceito habitualmente ensinado de "[ter] respeito pelos outros" ou a Ética da reciprocidade.

Para o dicionário Michaelis, da Língua Portuguesa:

sm (lat respectu) 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão. 3 Apreço, atenção, consideração. 4 Acatamento, deferência. 5 Obediência, submissão. 6 Referência, relação. 7 Medo, temor. 8 Direito, justiça, razão. Antônimo (acepção 3): desconsideração.

Como vocês poderão perceber, o contrário de respeito é desconsideração e um dos significados da palavra é o ato de respeitar ou respeitar-se.

Minha questão então é: estamos nos dando ao devido respeito?

Lendo o post do Cardoso, A morte do dinossauro não torna o rato relevante, me senti muito incomodada com a dura realidade que ele nos apresentou:

Pegue a Veja. Escolha uma página aleatória. Página ímpar, são as mais visadas. Está vendo a propaganda? Pois bem: UMA página determinada, na Veja custa R$280.800,00 (fonte). Com esse mesmo dinheiro você publica publieditoriais em 1872 blogs. Se formos usar como referência um anúncio de  2a Capa + Página 3, que dá a página dupla mais nobre da revista, o preço de tabela sobe para R$580.400,00. Dá para anunciar em 3689 blogs.

Tudo bem que não podemos comparar a tiragem de uma Veja com os pageviews de blogs, mas a disparidade de valores assusta e até humilha. (sim, peguei pesado)

Conforme comentei no referido post, eu já recebi inúmeras ofertas para apresentar produtos pra vocês e todas DE GRAÇA. Não faço e ponto. Se eu fizer, estarei me desvalorizando, desvalorizando o blog e vocês, meus leitores. Vejam o comentário do Noronha:

Para se vender fácil é preciso haver procura. Prostituta se vende fácil, polícia se vende fácil, blogueiro está mais para compre, por favor.

Ele exagerou? A resposta é NÃO. Muitos blogueiros só faltam implorar por um publieditorial.

E os programas de afiliados? Assunto recorrente no Twitter, muitos blogueiros sentem-se desvalorizados ao emprestar seus blogs apenas para servirem de  vitrine, em troca de alguns centavos. Alguns até desistem da empreitada e passam a blogar apenas por prazer.

Muitos destes serviços nem se dão ao trabalho de manterem um canal de comunicação com o afiliado! Exigem nota fiscal, recibo, utilizam-se de normas super rígidas e expulsam sem uma explicação coerente. Vejam o caso do Marcos Lemos, do Ferramentas Blog, com o Mercado Pago - Mercado Sócios – Mercado Livre Afiliados: Calote e desrespeito

O que descobri é que não existem nem mesmo um telefone para se falar com o Mercado Livre, nem com o setor de afiliados do Mercado Sócios ou mesmo com o Mercado Pago (onde depositamos nosso dinheiro e cadastramos nosso número de cartão de crédito para fazer compras parceladas).

E de quem seria a culpa disto? Em parte é nossa! Quando aceitamos fazer um publieditorial por valores pífios, não estamos nos dando ao devido respeito. Ao escrevermos um artigo, muitas vezes irrelevante aos nossos leitores, apenas para agradar uma agência, também não. Ao nos calarmos frente às afrontas dos programas de afiliados, idem.

Aqui no Dicas Blogger eu só uso o AdSense e o HotWords, pois considero descabidas as exigências, as formas de pagamento e a rentabilidade dos demais. Cheguei a essa conclusão fazendo testes, lendo termos de uso e acompanhando a lista de discussão Monetização, do Google Groups. Detalhes ficarão para um próximo post, mas já adianto que apesar da rigidez, o AdSense paga bem e em dólar e que, apesar dos valores mais baixos, o HotWords paga em dia, por transferência bancária e tem um help desk muito eficiente.

Quando eu montei o Midia Kit do blog, analisei os valores de aproximadamente 20 blogs, até chegar no que eu achava justo pelo tamanho dele. Perguntem se até hoje alguém propôs alguma coisa? Não, é claro, porque todo mundo quer as coisas de graça. Quisera eu ter encontrado uma proposta semelhante quando eu estava começando; certamente iria investir.

É claro que o bom senso também conta nesta hora e que cada um deve cobrar valores de acordo com sua relevância na Blogosfera. Um Dicas Blogger não vai cobrar o mesmo que um Contraditorium, mas também não vai fazer publicidade de graça, pois afinal de contas já conquistou o seu espaço e deve ser valorizado por isso.

Eu não blogo por dinheiro, não sou problogger, mas almejo um rendimento que me proporcione um maior tempo para os assuntos do blog. Ainda não deu. Com o fim das minhas férias, voltei a me dedicar muito menos, demorando 3 dias para terminar este post.

Nem por isso deixarei de lembrar que estou contribuindo para a formação de novos blogueiros e para a consolidação da Blogosfera brasileira. Eu não escolhi este caminho – já que tudo começou como um hobby – mas já que ele veio, minha obrigação é dar continuidade a este trabalho, independente do que ele (não) me traz financeiramente.

Valorizem-se para serem valorizados. Não alcançamos o número de telespectadores da Rede Globo e nem de leitores da Veja, porém estamos fazendo parte da história da internet e ajudando a reescrevê-la. O Brasil é um dos países com o maior número de internautas do mundo, ocupando a 9ª posição, segundo o site ComputerWorld, sendo que muitos deles já abandonaram a velha mídia há tempos, se informando, se divertindo e comprando online.

O que já foi (mal) feito, não podemos mudar. A mudança de atitude deve começar a partir de agora e minhas esperanças recaem sobre vocês que estão começando e em quem carrega consigo o real significado da palavra respeito. Uni-vos ;)

42 Comments
Comments
  1. Excelente a sua análise. É a mais pura realidade!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, é uma realidade ruim, mais verdadeira, esses programas de afiliados são uma vergonha, alem de rígidos de mais, e boa sorte com seu blog, e espero que consiga uns bons anunciantes porque você merece, comecei a blogar lendo seu blog e o do compulsivo ;)

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    concordo com tudo que você disse. eu também só utilizo no momento o hotwords e o Adsense. até onde conheço os outros programas de "afiliados?" só querem mesmo é exposição gratuita, abaixo a falta de respeito e exploração dos blogueiros,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o que você disse: "Um Dicas Blogger não vai cobrar o mesmo que um Contraditorium, mas também não vai fazer publicidade de graça, pois afinal de contas já conquistou o seu espaço e deve ser valorizado por isso."

    Afinal, todo mundo quer um 'lugar ao sol' na blogosfera, uns apelam outras não. Mas, o fato é que você tem que se dar ao respeito e não sair fazendo o que mandam.

    Leituras como a desse post é que são boas para formação de opinião.

    Show de bola Juliana!

    ResponderExcluir
  5. As coisas que fazemos, por mais simples que sejam aos olhos dos outros (ou aos nosso também), precisam ser respeitadas. Sempre...

    Concordo planamente que depois de um espaço conquistado, ele tem que ser valorizado por isso.

    ResponderExcluir
  6. Já faz alguns meses que eu tenho problemas com AdSense, mas ainda não consegui descobri se o problema é com o Google ou com o Banco do Brasil. Um coloca a culpa no outro, um saco.

    Dos que já usei até hoje, só HotWords funcionou.

    ResponderExcluir
  7. É finalmente alguém "pop" como o Cardoso falou sobre o assunto para as pessoas acordarem. Antes dele publicar eu já havia comentando sobre essa grande diferença no blog do compulsivo, pois sou jornalista e já cansei de ver negociações de anúncios em outras mídias, revista, rádio e tv, e além de pagarem mais eles pagam pelo anúncio, não somente se alguém comprar o produto (no caso da web, clicar no link) é um absurdo o que fazem com os blogs!

    ResponderExcluir
  8. Hum, concordo plenamente com você juliana.

    Sou novo na blogosfera, meu blog tem menos de um mês.

    Optei, quanto à monetização do blog, pelos seguintes programas: AdSense, Submarino e o Uol Afiliados.

    E fiquei realmente emputecido, o Submarino sequer conseguiu validar meu e-mail, fiquei 30 minutos com eles no telefone e nada. A moça mal sabia pra que servia o Serviço de Afiliados deles.

    Bom, o Uol Afiliados, achei a proposta regular, porém, estourou o layout do meu blog. Ficou realmente feio.

    O AdSense me parece ser o melhor, apesar de não aparecer por nada no meu blog, por mais que eu tente, ele não aparece!

    Uma empresa de SP me fez uma proposta para que eu colocasse o conteúdo deles no Blog. Quando passei os custos, baixíssimos por sinal, pelo pouco tempo de vida, apesar de ter uma quantidade de visitas considerável, haja vista os amigos do Uêba, Ocioso e Blogpaedia terem me mandado muitas visitas. Eles simplesmente me pediram um desconto e que eu fizesse um pacote, pois era muito caro. (não chegava em 100 reais, passava looonge).

    Após isso, desisti de tentar algo com monetização, vou fazer por hobby, se alguém quiser, e pagar, eu faço, senão, tchau e Deus abençõe.

    Outro ponto que você tocou que concordo plenamente, e foi assunto de outro post seu, é o fato dos blogueiros serem formadores de opinião. Sim, de fato são, e sempre vão ser.

    Aliás, prefiro mil vezes ler um comentário sobre uma notícia em um blog, do que em um site de alguns grandes portais. Pois normalmente os blogs falam o que o leitor pensa.

    Muitos acham que os blogueiros são desocupados, na minha faculdade mesmo, quando liguei o notebook e comecei a ver os poucos comentários que recebi, recebi diversos olhares esquisitos que diziam claramente: "aff, desocupado, blog?".

    Isso me chateia, pois estamos aí na blogosfera dedicando nosso tempo ao leitor e as pessoas que procuram informação.

    Parabéns pelo Blog, parabéns pelo domínio novo e pelos post´s, que com certeza, me ajudaram muito na implementação dos gadgets e demais códigos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. NOssa,eu achei que eles não chegavam a tal nivel,mais vi o post do Marcos e fiquei perplexo :O,Mandaram Email com a 'Mô' cara de pau literalmente ;/. Antes tinha pensado em me cadastrar no mercado livre,mais pensei : Nossa meu blog vai ficar que nem um autdoor,rsrs,depois pencei em usar so o hot words mesmo ><, vlw pelo post informativo Juliana. Nota 10 ;)

    ResponderExcluir
  10. Agradecido ;D

    Mesmo tendo modestos 14 anos,sou um pouco ambicioso,mais apartir de hoje só blogo por prazer.

    Acredito que para conseguir valores relevantes com esses programas de afiliados o blog também tem que ser muito relevante em termos de visitas,e infelizmente são poucos os que tem esse previlégio,porém,fico feliz em ter meu espaço,mesmo sendo pequeno.

    Já cansei de ver blogs perdendo a qualidade por dar mais importância aos anuncios do que aos leitores.(exemplo IRMÃOS BRAIN)

    Valeeu juliana !

    ResponderExcluir
  11. O primeiro passo para se tornar um problogger depois que se ganha relevância na blogosfera é montar um bom plano de anuncios, com política clara capaz de despertar nos futuros assinantes confiabilidade e segurança, vez que muitos ainda se entem temerosos em anunciar em blogs no que tange respeito e repercurssão...

    ResponderExcluir
  12. Belo Post Juliana. Sou novo nesse mundo, começei nao tem 2 semanas. Fiz o blog mesmo pois gosto de escrever e de futebol e como quero ser jornalista é bom desde de já ir treinando.

    Quanto a monetização é realmente um absurdo a desvalorização dos blogs cada vez mais os anuncios querem ocupar mais espaço e pagar menos, um desrespeito a todos nós blogueiros.

    Eu faço por hobby e JAMAIS irie me rebaixar a isso de anunciar de graça ou quase de graça. Se vier boa proposta aceito, mas se nao vier passar bem.

    Fugindo um pouco do assunto, o blog esta de parabéns tem me ajudado bastante ja que sou iniciante e tenho algumas duvidas.

    Abraços, Tarsis

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo artigo Juliana!
    Temos que desfazer essa ilusão de dinheiro fácil na internet, porque não é bem assim. E mais importante ainda, denunciar e conscientizar as pessoas sobre esses serviços desreipeitosos. Só assim a coisa pode melhorar um dia.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Juliana, gostei muito do post e considero que você fez um desabafo. E correto.

    Fui eu que te passei o link do posto do Marcos Lemos. Você disse que faria um post e cumpriu a promessa. Aliás, na última frase, foi quase uma paráfrase de Karl Marx (blogueiros, uni-vos!), hehehe.

    No Twitter, eu iniciei uma discussão sobre a questão da qualidade dos internautas brasileiros, que pode estar influenciando na pauta da monetização dos blogs nacionais.

    Afinal, se somos o 9. do mundo em termos de números de internautas, porque estamos tão atrasados em relação a países de língua inglesa que não tem um terço de usuários de internet?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Engraçado.
    Um dia antes de você postar este artigo tinha baixado o seu Mídia Kit. Será isso um sinal?
    rsrsrs

    Claro que estou analisando as condições pois acho válido cobrar por um serviço que você presta no qual trabalhou arduamente para ter o dominio do mesmo.

    Você está de parabéns!

    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  16. Não acrescentarei nada, não ouso. Só quero dizer parabéns por traduzir em frases o sentimento de muitos. :)

    ResponderExcluir
  17. Não aceite esse comentário: na parte "sobre" do seu blog "dicasblogger" está escrita a palavra "hadware", creio que você quis escrever "hardware". Antes de conhecer o dicasblogger eu removia os créditos dos templates, parabéns pelo seu blog e muito obrigado pelo suporte no fórum!

    ResponderExcluir
  18. JJ, publiquei seu comentário pois fiquei feliz em saber que meus post levaram a sua mudança de atitudes em relação aos templates.
    Obrigada pela correção.

    ResponderExcluir
  19. Eu estava ansioso por este post, e valeu a espera. Fantástico!

    Está na hora de nós blogueiros nos unirmos em prol da valorização dos nossos blogs, seja ele um blog novo ou um já reconhecido na blogosfera, ele tem valor sim, e os anunciantes sabem disso.

    Como eu disse a você no twitter, nosso pensamento deveria ser "Quer anunciar? Vai ter que pagar!".

    Estou pensando em retirar a maioria dos anunciantes do meu blog, principalmente aqueles que não geram retorno algum.

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  20. Comecei na blogação a 3 meses, mas sou leitor e pitaqueiro em blogs a uns 5 anos.
    Não apreciava anúncios, e agora do outro lado da cerca menos ainda. Sou radicalmente contra anúncios em blogs e sites de conteúdo.

    Entendo quem se dispõe a monetizar seu espaço, seria justo se houvesse dignidade e respeito mas o que tem acontecido com o Dicas, Compulsivo e o Ferramentas e outros que não tem reclamado, mas noto com alegria que o número de anúncios tem diminuído.

    Se quero comprar algo online vou direto pesquisar quem tem o melhor preço e confiabilidade e com certeza não é num banner de site/blog que me fará comprar.
    Não sinto segurança nessas coisinhas que enfeiam qualquer blog e quando o bixin já é mei tristin... piorô! =(

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela análise feita por você. Esta é a mais pura realidade. A união de nós, blogueiros, realmente é muito importante, pois só assim receberemos o devido valor o qual temos direito.

    ResponderExcluir
  22. Eu estou blogando há um ano, mas até hoje mantenho meu blog sem monetização.
    Não seria nada mau ganhar um dinheirinho, [tô precisando para casar], mas eu não quero fazer isso.

    Não estou errado por blogar apenas por prazer, né?

    Mais uma vez...parabéns...

    ResponderExcluir
  23. Juliana:
    Tenho o maior rspeito e consideração por você.
    Adoro suas dicas, seu jeito de se expressar. E concordo como seu ponto de vista.
    Sempre visito o seu blog e nem sempre comento.
    Ainda não sei como ganhar dinheiro com o blog maa acredito que vou aprender com o que publicar por aqui.
    Gosto de escrever, e se puder ganhar dinheiro também é bom.
    "em quem carrega consigo o real significado da palavra respeito. Uni-vos ;)" e por isto e muito mais acredito que estou no caminho certo.
    Atémais.
    Anny(@Annyllinha)

    ResponderExcluir
  24. Não pegou pesado,não.Pegou na medida certa;sou uma péssima blogueira em termos técnicos,digamos,mas tenho a maior admiração e tenho aprendido muito com você e mais uns dois ou três blogueiros de ponta que não vou citar pra não ser injusta por esquecimento.Então respeito é bom,é isso tudo que vc disse.Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Juliana, nove em 10 pessoas que começam um blog o fazem por imaginar que um dia poderão ganhar dinheiro com isso. Ainda que a pessoa não aspire a ser um problogger, ela pensa em pelo menos manter o servidor e poder comprar umas quinquilharias. Chegar ao nível de um Contraditorium não é pra qualquer um. Ou você se vende ou mantém uma postura ilibada e colhe os frutos com o tempo. Isso explica sua reclamação com o fato de muitos blogs parceiros nem existirem mais. Entendo que os blogs que não têm conteúdo e são muito visitados são consequência do pioneirismo de alguma forma. Os outros, têm de dividir os perdidos do Google. Bela postagem. Em relação a escrever um post a cada três dias, acho melhor isso do que o que vejo por aí. O pessoal posta qualquer coisa (autocrítica) só pra postar e ser regular.

    ResponderExcluir
  26. Post maravilhoso Ju, parabéns.
    Eu só fico sismada, pq o Adsense,nunca aprece nenhum clic.E dificil....
    e o HotWords, NUNCA colocou nenhum anúncio no meu blog, pq diz que tem palavras que os anunciantes não apreciam, tipo:cancer, morte e tal...
    Mas meu blog é de utilidade pública em primeiro lugar.Tem banners,chamadas, etc... para o cancer de mama, falo sobre isso, então deixo de ganhar para servir.....
    Um dia quem sabe entro no rol.Mais uma vez parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Pois é Ju, acredito que 9 entre 10 blogueiros iniciam seu blog sem a pretensão inicial de ganhar algum dinheiro com o mesmo, o fazem pelo simples prazer de escrever. Também acho que 9 entre 10 depois que começam a fazer relativo sucesso pretendem ter algum ganho com o mesmo.
    Não acho que isso seja incorreto, afinal a medida que o blog cresce, ele necessita também de mais atenção, portanto é mais do que justo que nós recebamos alguma coisa por ter que nos dedicar mais a ele.
    Ainda não recebi um centavo sequer pelos anúncios do meu blog e tenho testado vários anunciantes diferentes na busca de um que seja mais rentável.
    Gostei do post e da sua atitude, você não está mendigando nada, apenas se valorizando, corretíssimo.

    ResponderExcluir
  28. Juliana, seu post está coberto de razão, do ponto de vista de quem tem um blog, mas é preciso ver a questão do ponto de vista de quem anuncia.
    A Veja e a Globo cobram tão caro porque tem na ponta do lápis quanto o anuncio vai vender. E quem anuncia quer apenas isto, vender.
    As mídias virtuais de maneira geral ainda carecem deste dado, por isto, os valores pagos ainda são tão baixos. Há equipes inteiras dedicadas a mostrar dados mais relevantes, como o pessoal do Google e da agência iThink, então, acredito que seja questão de tempo para mudar esta situação.
    De qualquer forma, é importante lembrar que há outras coisas que vão formar o preço do anuncio: audiência, credibilidade, influência sobre o leitor, etc. Então, mais uma vez eu acredito que nem todo mundo consiga receber mais por seu espaço publicitário.
    A discussão é válida, importante e acho que deveria ser estendida aos profissionais que compram os espaços, como as agencias de publicidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. O valor gasto em publicidade na internet vem crescendo consideravelmente a cada ano. Ainda não é uma mídia tradicional, mas com o tempo não tenho dúvida de que se tornará imprescindível. Acredito que aí sim o blogueiro vai se tornar peça relevante na divulgação de marcas e produtos.

    ResponderExcluir
  30. A algum tempo eu já tomei a decisão de não ganha qualquer coisa com um blog a não ser prazer, reconhecimento e amigos...
    Respondendo ao Adriano Carvalho, nem sempre " quem anuncia quer apenas isto, vender"
    Muitas vezes uma empresa faz uma campanha carissima com objetivo de fortalecer a marca e aí sim aumenta as vendas. Ou seja não importa se a pessoa comprou ou não o produto viu o anúncio a empresa deve pagar. já os blogueiro recebem por cliques...

    ResponderExcluir
  31. Estamos assistindo a queda da imprensa século XX toda baseada em papel e concentração de poder.
    Quem dá poder a ela? O governo corrupto e ladrão que só pensa em TV, Rádio e minoritariamente jornais e revistas.
    A revista Veja que você citou, assim como outros grupos econômicos acabariam seu o governo distribuísse suas gordas contas também na mídia Internet. Porém, falei que ele é corrupto, porque busca manter a concentração de poder que a mídia tradicional lhe traz e é ladrão porque rouba os nossos impostos e distribuiu bilhões sempre à mesma meia dúzia de apadrinhados concessionários de TV. É a TV que fascina o governo e é através dela que ele sustenta toda a imprensa falida.
    Onde ficamos nós? Esperando como urubus magros que a TV agudize a sua decadência. Os jornais já estão falindo, é um bom começo. Nós, excelentes produtores de conteúdo vamos acabar nos beneficiando quando as empresas acordarem para o tipo de público que servimos.
    Enquanto isto não acontece, concordo que, entre fazer propaganda de graça e deixar o blog mais leve para os leitores navegarem com maior conforto, a última alternativa sempre será preferível.

    ResponderExcluir
  32. Olá Juliana,
    Sou Podcaster e blogueiro já a algum tempo. Uma dúvida: Quanto você acha justo que paguem em uma propaganda em um Blog?

    Obrigado e grande abraço!
    Simon
    http://rockntechpodcast.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Simon, vai depender do tamanho e da relevância do blog.

    ResponderExcluir
  34. Juliana,
    Concordo plenamente quando você diz que a culpa deste desrespeito com os blogueiros é nossa mesmo! Nós é que nos submetemos ao poder das grandes corporações da internet e aceitamos estes míseros centavos pelos "cliques" em nosso blog. Mas acho que a médio prazo esta situação tende a mudar, pois formadores de opinião como o Dicasblogger e outros grandes já perceberam este desrespeito e vão conseguir mudar esta situação, juntamente, é claro, com os pequenos blogs que estão crescendo a cada dia. Blogueiros uni-vos!
    Júnior - Auto Motors - http://dicasparacarros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Parabens! Não tenho o que dizer. Tenho o meu como passatempo e penso assim tambem "de graça não"

    ResponderExcluir
  36. Obrigada por se abrir e esclarecer para quem começa e tem um blog menor ainda, não sabia dessa dura realidade, é preciso sentir prazer real no que se faz, senão fica difícil.

    Talvez falte valorização própria, por isso que as coisas devem estar assim.

    Agradeço também as dicas, muito boas. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  37. É não tinha parado para ler este post
    agora to meio chocado, qual realmente é nosso valor? Nada! parece não, é dificil para nos encar o blog como trabalho por mais que tentamos nada. hoje to trabalhando com AdSense, Hot e Submarino vamos ver no que vai dar
    abraços e obrigado por manter a gente informado
    [In]Commun

    ResponderExcluir
  38. Juliana

    Parabens pelo post e pela analise! Tiro o meu chapeu pra voce!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Excepcional a postagem, a ideia é essa, e os ideais idem!!!

    ResponderExcluir
  40. olha gostei do seu blog nossa um dia quero que o meu chegue ficar assim mais bem o meu vai ser diferente pois posto coisa voltados para o publico adulto mais ta valendo convido voce e a todos que ler este comentario visitar o meu blog ok abraços

    ResponderExcluir
  41. Pois é, Juliana, a blogosfera está cada dia mais desvalorizada pelo fato que os blogueiros aceitam cada dia valores mais baixos e acabam se vendendo a preço de banana.
    Optei tambem por blogar apenas por hobby e não me culpo, nem me vanglorio por isso, blog é um local para expor opiniões, se quero ganhar dinheiro procuro um emprego como pessoas normais.
    Recebi uma proposta bem mixuruca essa semana e logo lembrei desse seu post, não aceitei, um pouco por influência do post e por uma opinião formada sobre o assunto que graças a Deus ainda tenho

    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Concordo plenamente, tem total razão!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top