Vida fitness após os 40: quais as melhores atividades para praticar?

Vida fitness após os 40: quais as melhores atividades para praticar?

6 10 99
Vida fitness após os 40: quais as melhores atividades para praticar? 10 6 99



Caminhada e pilates são exemplos de exercícios que podem fazer parte da sua rotina


A prática de atividades físicas faz parte de uma série de hábitos determinantes para uma melhor qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de, no mínimo, 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa para toda a população adulta e, se for correr, escolha um bom tênis de corrida feminino.


Acontece que, principalmente com o avanço da idade, muita gente deixa de ter esse cuidado como algo prioritário. Fato é que ter uma vida ativa após os 40 faz toda a diferença. Quem está entrando nessa fase, deve, portanto, investir naquilo que gosta, seja comprando produtos para futsal ou uma bike nova, por exemplo.


Se você tem mais de 40 anos e ainda não tem uma atividade física para chamar de sua, saiba que existem algumas modalidades interessantes para quem está começando. A seguir, você vai ver algumas das diversas opções de exercícios que vão lhe ajudar a ter tanto o corpo quanto a mente muito mais saudáveis.

Atividades físicas para pessoas com 40+

Prevenção de doenças degenerativas, melhora na circulação sanguínea e na capacidade respiratória, fortalecimento da musculatura, redução das taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos, melhora no sono e nos quadros de ansiedade e depressão são alguns dos diversos benefícios de quem se exercita diariamente.


Em se tratando de um público que está entrando numa nova etapa da vida, marcado pelo envelhecimento gradual do corpo, no caso, as pessoas com mais de 40 anos, é importantíssimo a adoção de algum tipo de atividade física como medida de saúde.


Aliado a uma dieta balanceada e outros hábitos saudáveis, como não fumar e/ou beber bebidas alcoólicas (ou beber em menores quantidades), as atividades físicas são indispensáveis para que tenhamos qualidade de vida.


Lembre-se de procurar por um profissional médico para avaliar sua condição física antes de iniciar os exercícios, mantendo um ritmo adequado às suas possibilidades e fazendo alongamentos antes e depois de tais práticas.

Caminhada

A caminhada é, sem dúvidas, o tipo de exercício mais democrático que existe, pois praticamente todo mundo pode fazer a um custo financeiro zero. É interessante que tal prática seja feita com um certo ritmo, aumentando-se o tempo da caminhada gradualmente. A duração pode ir de 20 minutos a 1 hora todos os dias.

Ciclismo

Outra opção de exercício interessante para o público com 40+ é o ciclismo. A depender de como você faz, o ato de pedalar favorece o desenvolvimento da musculatura dos glúteos e pernas, além de ajudar a melhorar a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo.

Corrida

Uma opção de maior impacto para o corpo é a corrida. Nesse caso, é importante que essa prática seja feita com cautela, já que tal atividade, quando realizada de maneira inadequada, pode gerar lesões. Comece intercalando a corrida com a caminhada e aumente progressivamente o ritmo.

Hidroginástica

Em contrapartida, a hidroginástica é uma alternativa para quem deseja menos impacto na hora de colocar o corpo para se mover, sem abrir mão de se exercitar. Pessoas que sofrem com problemas nas articulações, coluna e até mesmo com sobrepeso têm muito a ganhar fazendo hidroginástica.

Musculação

Com o passar dos tempos, a quantidade de músculos no corpo tende a diminuir, especialmente após os 40 anos. Sendo assim, a musculação entra como ótima auxiliar, ajudando no desenvolvimento da musculatura do corpo e até mesmo no ganho de força.

Pilates

Modalidade cada vez mais conhecida no Brasil, o pilates une exercícios de alongamento, força e consciência corporal, sendo muito benéfico para todas as idades, incluindo os adultos com 40 anos ou mais. Sua prática ajuda a manter o corpo mais flexível e, ao mesmo tempo, fortalece músculos e ossos.

Treinamento funcional

Já para quem deseja uma modalidade um pouco mais intensa, que mistura treinamento de força e aeróbico, é indicado o treinamento funcional. Sua prática deve ser feita com acompanhamento de um profissional adequado, de modo a se adequar às suas necessidades, evitando excessos e possíveis lesões.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top