Whatsapp Business: como utilizar em seu marketing

Whatsapp Business: como utilizar em seu marketing

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O WhatsApp Business entrou em ação em 2017, após sua grande popularidade. Muitas empresas começaram a utilizar o WhatsApp, porém alguns recursos faltavam. O Business veio para resolver esse problema.

As empresas que fazem seu uso podem aproveitar de alguns benefícios, tais como:

  • ter um maior contato com seus clientes;

  • divulgar novos produtos;

  • conversar com fornecedores;

  •  e até vender produtos pelo aplicativo.

Sabe o melhor de tudo isso? Ele é gratuito. No entanto, só possui versão para Android. Nada de WhatsApp Business para maçãs mordidas!

Vamos aprender sobre os benefícios e como utilizar essa poderosa ferramenta em seu marketing.

A facilidade das mensagens rápidas

O WhatsApp ficou famoso por sua rapidez. Além disso, ele é prático, intuitivo e muito fácil de usar. Todas essas vantagens também estão presentes no Business.

Assim como a versão pessoal, a de empresa também conta com o aplicativo para computador.

Dessa forma, você pode gerenciar suas mensagens como um expert.

Além disso, podemos programar o software para enviar mensagens automáticas. Seus clientes nunca mais ficarão no vácuo. Essas mensagens podem ser preparadas para dispararem no período em que não há ninguém para conversar com o cliente.

Separação por tags

Outra grande vantagem de utilizar a versão Business é separar as conversas por tags. Isso ajuda muito na hora de priorizar conversas ou se manter organizado.

Um novo cliente pode receber a tag “novo cliente”, assim como conversas sobre cobrança podem receber tags como “pago” ou “pagamento pendente”. Com o tempo e a prática você saberá como aproveitar essa ferramenta ao máximo.

Por fim, podemos colocar cada contato em uma categoria, o que ajuda na hora de elaborar manuais. Clientes nervosos, por exemplo, requerem uma certa abordagem. Já os impulsivos precisam de outra. Assim fica fácil personalizar o contato, não é verdade?

Métricas no WhatsApp Business

Todas as estratégias de Marketing Digital precisam de métricas; para nossa sorte, o WhatsApp Business conta com algumas delas também. Embora sejam métricas simples, elas ajudam quando lidamos com muitos contatos ao mesmo tempo.

Para acessar as métricas, basta ir em Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Lá você pode conferir o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Seja pessoal ao utilizar essa ferramenta

Na hora de entrar em contato com seus clientes — ou leads —, tome cuidado com sua postura. Lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo de mensagens, e como tal foi desenhado para ajudar na comunicação entre as pessoas.

Sempre use o primeiro nome do contato em suas mensagens. Além disso, evite o tom de seriedade dentro do aplicativo. Os usuários esperam uma abordagem amistosa. Não os decepcione.

Dê espaço para seus contatos. Não mande muitas mensagens se não for necessário. Quando precisar fazer isso, mantenha uma postura descontraída — mas profissional. Usar alguns stickers pode fazer parte de sua abordagem, dependendo do contato.

Integre o WhatsApp Business a sua estratégia

Uma boa estratégia de Marketing Digital precisa de integração. Dessa forma, o WhatsApp Business precisa de seu lugar dentro da estratégia. Ele não deve nem ser o único canal e nem deixar de fazer parte do marketing.

Combinar blog, Google AdWords, Instagram, Facebook e WhatsApp torna sua estratégia sólida. Porém, nem sempre podemos fazer isso; em geral, recomenda-se usar dois ou mais canais de comunicação.

Por ser fácil de personalizar, o WhatsApp Business fica como último passo do marketing. Dessa forma, o contato personalizado e o engajamento aumentarão as chances de conversão — muito além do que um post no blog.

Além disso, após o primeiro contato, os subsequentes serão mais naturais. É muito mais fácil vender para quem já temos o contato do que para estranhos.

Atinja quem já é cliente

Você já recebeu uma mensagem no WhatsApp de alguém estranho? É muito desagradável, não é mesmo? Por isso devemos conquistar o contato dos leads — e não atirar para todos os lados.

Quando as primeiras vendas foram realizadas, temos uma vantagem interessante: o contato de alguns clientes. Querendo ou não, seus clientes são seu público-alvo — pois eles compraram de você.

Entrar em contato com essas pessoas, assim como oferecer novos produtos são ótimas estratégias. De fato, vender para clientes antigos é muito mais fácil do que garimpar clientes novos. Por isso é importante manter contato no pós-venda.

Invista no contato após a venda

Uma das grandes vantagens em se usar o WhatsApp Business é ter seus clientes a alguns cliques de distância. Estar próximo assim facilita o contato pós-venda, uma das melhores estratégias para fidelizar clientes.

Contratar um redator para criar conteúdo para seus clientes pode oferecer um ótimo retorno. O contato constante, somado ao aumento de autoridade, fará com que sua empresa seja referência na área em que trabalha. A melhor forma de fazer isso é com conteúdo educativo, o qual toca as dores de seus clientes.

Essas foram algumas maneiras de utilizar o WhatsApp Business a seu favor. Quem diria que uma ferramenta simples poderia ser tão eficiente, não é mesmo?






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