Plano de internet para blogueiros: aprenda a escolher!

Plano de internet para blogueiros: aprenda a escolher!

6 10 99
Plano de internet para blogueiros: aprenda a escolher! 10 6 99


Se tem algo que um blogueiro não pode viver sem, é uma boa internet. Em um trabalho como esse, tudo demanda qualidade de conexão: produzir e postar um novo conteúdo, interagir com sua comunidade, subir vídeos para o YouTube, divulgar seu projeto nas redes sociais, fazer lives, reuniões por vídeo, responder e-mails, entre outras atividades. 

Aqui no Dicas Blogger, você tem todas as dicas para ter um blog de sucesso e alavancar sua carreira de criador de conteúdo. No artigo abaixo, a ideia é te ajudar a escolher um plano de internet móvel e banda larga que seja ideal para o seu trabalho como blogueiro. Vamos lá?

Como escolher o melhor plano de internet?

Para fazer uma boa escolha, o primeiro passo é conhecer a sua demanda de internet e, claro, seu orçamento mensal. O plano deve ser condizente com a velocidade que você necessita para trabalhar e a quantidade de dados que vai precisar transferir (para download e upload). Ao calcular seu gasto mensal, você poderá definir um bom custo-benefício.

Outro ponto fundamental a se atentar é que, ao contratar um plano de internet, a informação que costuma vir em destaque no site das operadoras diz respeito à velocidade de download. Ela pode variar de 250 Kbps a 300MB.

Porém, no trabalho com o blog, o upload também é muito importante. Ele se refere à velocidade para subir dados para seu computador ou dispositivo móvel, como carregar fotos e vídeos. Geralmente, pode variar entre 200 Kbps e 150MB e você deve ter atenção ao contratar seu plano.

Dito isso, o ideal é que um blogueiro estipule seu perfil de uso de internet com base em algumas questões, que abordaremos  a seguir:

  1. Qual o meu nível de produção de conteúdo?

O volume de produção de conteúdo impacta diretamente a escolha do plano. Um blogueiro que publica textos semanalmente com certeza necessita de um pacote diferente de alguém que, além de postar todos os dias, ainda trabalha com edição de imagens, vídeos, utiliza o celular para publicação nas redes sociais e tem outras atividades online.

Se você precisa de uma velocidade maior de internet para postar enquanto está na rua, pode ser melhor optar por um plano de celular pós-pago. Geralmente, esse tipo possui ligações ilimitadas e maior franquia de internet. Lembre-se de que você utilizará muito do seu 3G ou 4G para enviar vídeos, stories, fotos e responder à sua comunidade.

Porém, se seu trabalho é praticamente todo indoor (ou seja, dentro de casa), a dica é optar pelo Wi-Fi quando precisar do celular. Vale escolher um plano móvel mais básico, até um pré-pago (em que você tem controle total de quanto pode gastar no mês), e investir um pouco mais no plano residencial.

Importante não se esquecer de que, ao atingir 80% de uso da sua internet, alguns planos tendem a torná-la mais lenta, o que pode prejudicar a qualidade do seu trabalho. Por isso, pesquise bem antes de decidir. 

  1. Gravo vídeos com frequência?

Hoje em dia, é comum ver influenciadores digitais administrando mais de um canal de conteúdo. Nesse sentido, muitos costumam optar pelos vídeos, que atraem facilmente a atenção dos seguidores.

Se você grava conteúdos audiovisuais para seu canal no YouTube, IGTV ou para enriquecer seus materiais do blog, saiba que precisará de uma internet banda larga mais potente. Isso porque os arquivos em vídeo são mais pesados e demandam uma franquia maior para upload, além de conexão para editá-los via software e aplicativos.

  1. Costumo fazer reuniões remotas com parceiros?

Quem é blogueiro sabe o quanto é importante ter reuniões com marcas para captar parceiros e monetizar o próprio blog. As videoconferências estão cada vez mais recorrentes e, se esse é o seu caso, te adiantamos que elas podem afetar bastante seu consumo de dados de internet.

Para se ter noção, uma chamada em vídeo de 10 minutos pelo WhatsApp consome cerca de 70MB dos seus dados móveis, enquanto o mesmo tempo de ligação pode chegar a mais de 500MB no app Hangouts.

Não costuma fazer chamadas de vídeos, mas utiliza aplicativos de mensagem para se comunicar com seus parceiros? Ótimo. Esta é uma chance de economizar no plano de celular. Fique de olho nas operadoras que possuem o benefício de aplicativos ilimitados, como o WhatsApp e o Messenger, ou envio de SMS gratuito.

  1. Quanto tempo passo divulgando meu blog nas redes sociais?

Seguindo a mesma ideia, outro ponto que deve ser pensado é a divulgação em redes sociais. Um blogueiro que expõe seu conteúdo no Instagram, Facebook ou Twitter, por exemplo, ganha muito mais alcance e visibilidade e pode atrair leitores ao blog.

Caso esse seja o seu cenário, considere um plano de internet móvel de maior qualidade. A estimativa é que uma hora nas mídias sociais consuma cerca de 160 MB. Calcule quanto tempo por dia você passa nas redes e terá seu perfil de uso.

  1. Tenho ou pretendo ter uma equipe a curto prazo?

Depois de todas essas reflexões, podemos dizer que ter um blog está longe de ser tão simples assim. À medida que seu trabalho cresce, além de todo o esforço na produção de conteúdo e a parte criativa, você acabará tendo que lidar com:

  • A parte comercial para relacionamento com as marcas parceiras;

  • Atividades financeiras, como emissão de notas fiscais e controle de pagamentos;

  • Um suporte de TI, para ajuda no site e servidor, dentre muitas outras funções.

E tudo isso pode ser exaustivo para quem trabalha sozinho. Se sua monetização estiver positiva, ampliar a equipe é importante. No entanto, caso já tenha funcionários ou pretenda contratar, serão mais pessoas para dividir a internet, o que demandará uma franquia maior.

Para que você possa adquirir um plano empresarial sem pesar tanto no bolso, algumas operadoras contam com opções exclusivas para microempreendedores e empresas de pequeno porte. Vale a pena consultar os pacotes disponíveis para atender esse maior volume de pessoas, com condições especiais de preço e pagamento.

Nosso artigo te ajudou a escolher um plano de internet com base no seu blog? Então já sabe: a partir das nossas dicas, pesquise bastante, faça uma comparação e defina de acordo com seu perfil de uso!

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top