WordPress vs Wix: Principais vantagens e desvantagens

WordPress vs Wix: Principais vantagens e desvantagens

6 10 99
WordPress vs Wix: Principais vantagens e desvantagens 10 6 99



Na atualidade, todos nós vivemos conectados a internet. Desde a hora que acordamos, estamos ativos nas redes sociais, acompanhando e criando conteúdo todos os minutos. Sendo assim, a necessidade  de fazer com que a organização tenha seu próprio site é evidente. 

Dessa forma, questionamentos sobre WordPress vs Wix tem surgido cada vez mais.

Ambas as plataformas possuem utilidades parecidas, mas com conceitos e abordagens bem diferentes. Com isso, para saber qual melhor se adapta às suas necessidades, é preciso conhecer um pouco de suas características.

Sabendo disso, separamos aqui tudo sobre WordPress vs Wix, suas vantagens e desvantagens. Acompanhe abaixo!

Principais utilidades das plataformas
Em linhas gerais, tanto o Wix quanto o WordPress são construtores de sites, também servem para você criar um blog.

Dessa forma, o usuário tem mais facilidade para criar a plataforma, já que não precisa mexer com códigos. Ambas as ferramentas se tornaram muito populares nos últimos tempos, seja por publicidade ou público orgânico.

Apesar de terem objetivos parecidos, as técnicas utilizadas dentro delas mudam bastante, bem como os ícones e métodos. Sendo assim, é necessário definir suas preferências para que seus objetivos sejam atingidos dentro de cada uma.

WordPress vs Wix: benefícios e características individuais
Apesar de as duas plataformas poderem ser consideradas parecidas, vale entender qual traz melhor eficácia em cada quesito. Confira!

Usabilidade
A principal característica do Wix é funcionar através de um sistema de blocos.  Ou seja, não é preciso configurar códigos para a criação do site. Em uma plataforma bem intuitiva, pode-se arrastar elementos de um lado para o outro, em uma espécie de formulação bem visual.

Sendo assim, a usabilidade do Wix é considerada uma das melhores do mercado. Afinal, até os mais leigos conseguem entender facilmente como ele funciona e, com simples tutoriais de internet e YouTube, criar seu próprio domínio.

O WordPress, por sua vez, é considerado com um nível de dificuldade um pouco maior. No entanto, isso não significa que criar sites através deles é um bicho de 7 cabeças. É fato que a configuração visual é bem menos intuitiva, porém, com um pouco de prática, fica bem fácil entender como funciona.

Ao contrário do “arrasta e solta” do Wix, toda a criação nele é feita através do painel de controle. Isso pode parecer bem complicado, no entanto, entendendo o que colocar em cada parte, tudo se torna bem fácil e rápido.

Segurança e confiabilidade
Assim como em outros tipos de plataforma, não é possível dizer que ambas são 100% confiáveis. No entanto, em 99,9% dos casos, tudo dá certo e não é preciso se preocupar com esses aspectos.

Porém, caso deseje evitar imprevistos, é válido entender como funciona a segurança em cada um dos casos.

No Wix, grande parte da responsabilidade pela segurança dos sites fica por conta da empresa. Isso ocorre porque o usuário não possui acesso a base de dados da plataforma, sendo assim, também não pode “responder” por ela.

Dessa forma, os construtores de sites são sempre atualizados, visando a melhoria da plataforma e a integridade dos sites criados.

No WordPress, por sua vez, o usuário é totalmente responsável pela segurança de seu domínio. Isso porque, ao contrário do  Wix, o criador tem acesso a estrutura do site desde sua raiz.

Dessa forma, tem-se mais domínio de sua hospedagem, porém, mais responsabilidade também. Sabendo disso, precaver-se com plug-ins e senhas bem fortes é essencial.

Instalação
Nesse quesito, é inegável que o Wix sai na frente em questão de praticidade. Isso porque ele funciona no modelo de serviço hosted, onde não é necessário instalação. Dessa forma, os sites rodam a partir dos servidores da própria Wix.
Já o WordPress funciona de um jeito bem diferente. Seu serviço é conhecido como self hosted. Com isso, todos os websites criados rodam a partir de um servidor local. Sendo assim, apesar da plataforma em si ser gratuita, é necessário comprar um plano de hospedagem para manter o site no ar.

Personalização e design
Esse é, com toda a certeza, um dos pontos que mais fazem a diferença na hora da escolha de uma plataforma para criação de sites. Afinal, é o design que permite criar uma boa identidade visual e tornar o domínio particular e inovador.
Uma boa notícia é que tanto o WordPress quanto o Wix são ferramentas que oferecem possibilidades infinitas nesse sentido. A personalização pode ser feita pelo usuário, bem como o esquema de cores, fontes e logotipos.
O Wix tem como marca registrada a liberdade criativa oferecida. No entanto, um ponto a se prestar atenção é a responsividade das plataformas criadas.
Afinal, atualmente o maior fluxo de visualização de sites na internet é através do celular. Sendo assim, não ter um domínio que acompanhe esse fluxo e permita um design encaixado e fácil é com toda a certeza dar um tiro no pé.
O WordPress, por sua vez, também é muito conhecido por suas possibilidades infinitas. São muitos os temas e plugins preparados para serem utilizados, podendo criar sites para todos os gostos.
Além disso, ele também tem o benefício de estar sempre trazendo atualizações nesse sentido para seus usuários. Sendo assim, há sempre a possibilidade de ganhar um novo tema favorito para ser a fachada de seu site.

Suporte aos usuários
Tanto o Wix quanto o WordPress possuem uma central de ajuda ao cliente. Elas são bem parecidas com os SACs tradicionais e ajudam bastante quando se tem alguma dúvida ou questão com alguma ferramenta.
Porém, o WordPress ainda conta com uma vantagem a mais nesse sentido. Por ser utilizado por milhões de usuários ao redor do mundo, é muito fácil encontrar tutoriais de auxílio no Google ou Youtube. Fotos, vídeos, textos fóruns... o conteúdo é vasto e gigantesco, podendo aprender sobre diversas técnicas através do auxílio dos internautas.

Possibilidade para SEO
Quem já está familiarizado com o meio e tentando descobrir a resposta sobre Wix vs WordPress com toda a certeza já sabe da importância do SEO. Ele é definitivo na hora do rankeamento de sites através dos buscadores, auxiliando os domínios a obter as melhores colocações.
Sendo assim, utilizar uma plataforma que permita a implementação dessas técnicas é fundamental.
Infelizmente, é preciso dizer que o Wix perde feio nesse aspecto. Suas configurações são bastante limitadas em relação a permissão de técnicas SEO. Além disso, para poder observar os dados analíticos do domínio é necessário fazer a contratação de um pacote premium.
O WordPress, por sua vez, ganha disparado. Todo o controle de gerenciamento e SEO é entregue nas mãos do cliente. Além disso, a ferramenta ainda tem outras vantagens, que impulsionam muito o domínio dentro do ranking.
Alguns exemplos são a possibilidade de criação de URLs personalizadas com a palavra chave e ajustes diretamente no código. Além disso, ainda são disponibilizados vários outros plugins gratuitos, como o Yoast SEO.
Escolher entre essas duas plataformas com toda a certeza não é uma tarefa fácil. Afinal, cada uma delas oferece particularidades, que podem ser vistas como benefícios ou malefícios, dependendo das preferências do usuário.
O mais importante é saber que, com os conhecimentos necessários, elas são ótimas ferramentas para quem deseja se inserir dentro da era digital. Sendo assim, a melhor maneira de decidir entre elas é fazer testes, buscando seus objetivos e entendendo qual delas se adapta melhor e a eles.
E aí, pronto para ser o mais novo dono de um site de sucesso? Tem mais alguma dúvida da diferença entre esses dois modelos? Deixe o seu comentário e responderemos para você.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top