Como escolher um domínio para seu site ou blog

Como escolher um domínio para seu site ou blog

6 10 99
Como escolher um domínio para seu site ou blog 10 6 99
Escolher um nome para o blog está intimamente ligado com a escolha de um domínio personalizado. Com o crescimento do número de registros de domínio na internet, está ficando cada vez mais difícil encontrar um bom nome disponível. O que torna a tarefa ainda mais complicada e exige uma boa dose de criatividade e coerência. Para ajudar nesta tarefa, tenho algumas dicas interessantes:

1. Escolha um nome fácil de digitar


Se a combinação de letras e palavras do seu domínio for confusa, dificilmente as pessoas conseguiram lembrar do seu blog. É importante que seus leitores tenham facilidade para memorizar seu endereço online. Quando criei meu primeiro blog sobre corrida para divulgar minhas experiências e metas conquistadas, comecei a procurar um nome em inglês, algo como runningnew. Quando comentei com alguns amigos eles ficaram interessados em acessar o blog, mas me disseram: "Não tinha um nome mais fácil?"


2. Prefira nomes curtos


A quantidade máxima de caracteres para registrar um domínio é de 63 para os domínios internacionais e de 26 para os nacionais. Mas isso não significa que você deva utilizar todos os caracteres. Quanto mais objetivo e fácil de memorizar melhor.


3. Use palavras-chave


O uso de palavras-chave dá objetividade para o nome do seu domínio. Isso permite que o usuário identifique e relacione sua pesquisa com o seu nicho. Esses dias pesquisei por arruda. Mas o buscador ficou meio confuso, se me dava links de fofocas sobre a Geisy Arruda ou links de jardinagem sobre a plantinha arruda, e acabou indicando os dois. Um domínio relacionado ao tema chamará a atenção do usuário diretamente para o assunto que ele pretende ver. O uso de palavras-chave também contribuem para um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

4. Evite números e hífens


Endereços com números e hífens podem confundir o usuário. Ao ouvir o endereço do seu blog é possível que o usuário fique em dúvida sobre a escrita do domínio, se com numeral ou por extenso. O traço também pode gerar confusão. O que você digita quando pesquisa Coca-cola? Para evitar esse tipo de confusão, o ideal é que registre as variações, como a Coca-cola fez. Assim você pode acessar o site deles com hífen ou sem hífen.

5. Seja original


A originalidade é essencial. Você deve evitar domínios que relacionem o seu blog com outras páginas ou produtos. O objetivo é ser facilmente lembrado pelo seu leitor, e não confundí-lo. Por isso, se já houver um domínio igual, evite registrar com extensões diferentes o mesmo domínio. Por exemplo: meudominio.net ou meudominio.org. Isso não é interessante nem mesmo para SEO. Se você estiver interessado em utilizar a fama de um determinado site ou blog, isso pode ter o efeito inverso e você ser prejudicado em razão da sua "expertise".

6. Crie a sua marca e proteja-a


Algumas pessoas são incapazes de criar algo. Esses infelizes seres, acabam aproveitando da sucesso alheio para pegar um pontinha e tentar fazer seu nome ou sua marca em cima. Por isso, para evitar que plagiem o seu nome/marca, é recomendado o registro de várias extensões de domínios. No mínimo as mais comuns como .com, .net, .org, .com.br. Você pode ter mais informações neste artigo: Um blog precisa registrar sua marca e todos os domínios? Se optar em fazer o registro de outros domínios, basta fazer o redirecionamento da URL, não precisa criar sites ou páginas para cada extensão diferente.

7. Considere a sua região ou localização


Se o seu blog compartilhar conteúdo local ou estiver relacionado a algum lugar específico, pode ser interessante fazer referência. Blogs de notícias sobre cidades é importante que contenham o nome local. Isso dá credibilidade ao leitor e facilita a busca. O mesmo vale para empresas. Atualmente, os mecanismos de busca têm considerado a Geolocalização para indicar ao usuário determinados sites.

8. Pesquise sobre o domínio que deseja registrar


Utilizar uma marca registrada em seu domínio poderá gerar uma boa dor de cabeça. Além disso, você ficará impossibilitado de registrar seu domínio como marca, em razão da existência desse outro registro prévio. O dono da marca também poder requerer na justiça o seu domínio, alegando que você está fazendo uso indevido e não autorizado da marca. Algumas marcas podem não se importar com isso, mas existem outras que aproveitam qualquer indício para mover uma ação judicial. A pesquisa também é importante para que você saiba se o dono anterior do domínio o usava corretamente ou não, um domínio que já tenha sido registrado antes e gerado problemas com direitos autorais, poderá ser impedido de ser utilizado em determinados serviços na internet.

9. Prefira extensões mais conhecidas


Na busca pelo domínio almejado você irá se deparar com extensões diversas, como: .click, .rocks, .guru, .expert entre outras. Além de ser difícil do usuário memorizar essas extensões em razão de ser um idioma diverso do português, alguns serviços online não estão adaptados para receber cadastros com essas extensões. Um exemplo disso é o Webmaster Tools do Google que não reconhece determinadas extensões, impedindo que você faça uso do serviço. Por isso, o recomendado são as extensões .com, .com.br, .net, .org.

10. Registre o mais rápido possível


É muito fácil registrar um domínio e eles podem render algum dinheiro. Existem pessoas que trabalham apenas com o registro de nomes de domínios interessantes para leiloarem depois, ganhando um bom retorno em cima. Isso é permitido somente para domínios internacionais. Os registradores internacionais já possuem serviços específicos para quem quer leiloar e para quem quer comprar esses domínios. Por isso, não deixe para registrar seu domínio em um dia qualquer. Você pode não consegui-lo depois. Além disso, é importante fazer a renovação na data correta. Alguns registradores possuem parcerias com empresas de leilão de domínios, assim, quando um domínio não é renovado, ele acaba sendo adquirido por uma dessas empresas. O que ficará mais caro para você.

Para fazer a configuração do seu domínio no Blogger veja os artigos:



Não perca tempo! Faça o registro do domínio personalizado do seu blog.
Você tem mais alguma dica útil? Compartilhe conosco.
2 Comments
Comments
  1. Olá pessoal estou tentando me cadastrar no Adc mas nao estou conseguindo,oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. A minha maior duvida é como ficaria a parte administrativa do meu blogger com um domínio próprio.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top