Conheça a história do blog Conversas Cartomânticas

Conheça a história do blog Conversas Cartomânticas

6 10 99
Conheça a história do blog Conversas Cartomânticas 10 6 99
Iniciei o Conversas Cartomânticas a pedido de um amigo. Em 2006, eu havia criado o Cartomancia – Por Emmanuel e, por algum processo do blogger.com.br, somado à minha inexperiência, não consegui mais acessar o blog. Então, fiquei um tempão sem escrever. O blog, inclusive, continua online (http://www.emmanuelcartomancia.blogspot.com.br/).

Quando o Alexsander Lepletier me disse para voltar a escrever, achei muito bacana a consideração dele para comigo e resolvi voltar, mesmo não tendo mais acesso ao meu blog antigo. E o blog é uma forma bacana de divulgar o próprio trabalho, justamente porque as pessoas criticam, comentam. Isso em todos os sentidos possíveis, para o bem, para o mal e para o universo de possibilidades entre uma coisa e outra. E é isso que faz um escritor crescer – saber o que o leitor está pensando a respeito do que leu.

Minhas referências nesse período foram o próprio Alexsander Lepletier, Leonardo Chioda e Zoe de Camaris, em especial, e diversos outros sites pinçados em buscas no Google sobre “Tarot”, “Baralho Cigano”, “Cartomancia” e por aí vai. As correlações entre os baralhos que utilizam e o cotidiano me levaram a caçar os meandros dos Arcanos no meu próprio cotidiano. Cheguei a conclusões inusitadas a partir de livros, filmes, até mesmo jogos de videogame e formas de cozinhar macarrão (!); tudo era possível de correlacionar, de pensar sobre.
Em agosto de 2009 passei a ser colaborador do site Clube do Tarô, onde meu blog ganhou maior visibilidade pela divulgação dos meus textos nesse espaço de referência nacional na adivinhação. As pessoas liam meus textos no site, e passavam a seguir o meu blog.

Com o Facebook, conheci outros profissionais da área e comecei de fato a me relacionar. Como sou estudante autodidata de Tarô, foi muito bacana ver que outras pessoas gostavam do que eu escrevia, e isso me motivou a ir mais longe. Com o apoio de 38 pessoas, desenvolvi a Blogagem Coletiva Arcanos e Olhares, que, ao mesmo tempo em que mostrava o trabalho desses profissionais, apresentava, no próprio Conversas Cartomânticas, as acepções dos mesmos acerca de sua teoria e prática com suas cartas.

Além disso, passei a participar de eventos de Tarô, onde pude, pessoalmente, abraçar aqueles que me liam, aqueles que eu lia, e aqueles que me referenciavam, também. Conhecendo esse pessoal todo, pude perceber o quanto é bacana a profissão de Tarólogo, de Cartomante. Não estava mais fechado em uma cidade pequena, tinha uma “tribo” global. Conheço pessoas de diversos estados e inclusive do exterior, através dos contatos que fiz no blog. Troco informações, figurinhas. Métodos, práticas, até mesmo baralhos – todo tarólogo passa, por vezes, por colecionador. São tantos baralhos no mercado...

E nesse ínterim, novas parcerias se fizeram. Em uma postagem, em que encarecidamente pedia para comprar um baralho nacional, difícil de achar (Baralho Para Ver a Sorte, da empresa Pinguim), os responsáveis por marketing, da COPAG (a empresa havia comprado a Pinguim em 2000), tendo encontrado meu blog, me forneceram o referido, e eu tive a oportunidade de conhecer a empresa em uma ida a São Paulo. Além disso, a COPAG sempre cede brindes para minhas promoções. Uma parceria maravilhosa se fez, por um pedido encarecido de minha parte. Sou extremamente grato à empresa, e feliz por ter percebido a abrangência que um blog pode ter.

Falando em imagem, o layout do Conversas Cartomânticas foi pensado de forma a corresponder ao Arcano Regente do Ano. Estamos no ano do Hierofante, o Quinto Arcano, e ele está lá no cabeçalho. Ano que vem, teremos Os Enamorados; eu já estou pensando em como associar, que cores utilizar, quais modificações fazer. Essa ideia de colocar data para a modificação é uma mão na roda, porque eu sei quando trocarei o layout novamente, e a partir da aplicação do layout corrente já posso começar a pensar no do ano seguinte. Terminando a dos Enamorados, já estarei pensando na da Carruagem, que é o Arcano que lhe sucede.

Hoje me vejo na obrigação de estudar HTML, programas de edição de imagem, e o Dicas Blogger tem sido uma mão na roda na hora de procurar os melhores gadgets, as melhores formas de editar o layout, sobretudo para alguém tão leigo no assunto.

Mas, se hoje eu sinto prazer em blogar, devo a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tiveram parte nessas Conversas Cartomânticas – um projeto que começou sem grandes ambições, mas cujas proporções hoje me fazem extremamente feliz.

Nunca pensei que ficaria tão ligado ao blog, e que ele duraria tanto tempo. Hoje, para escrever esse texto, olho as postagens passadas e penso em quanto eu cresci nesses anos, e no quanto pretendo crescer daqui para frente. Quando o comecei, era ainda graduando em História; já estou elaborando meu projeto de mestrado. E continuo com o mesmo carinho por escrever sobre Tarô e Cartomancia, que é uma profissão, sim, mas também um hobby. Eu escrevo e pratico porque gosto.

Promoção "Conte sua história: Como foi criar seu blog"
Autor: Emanuel J. Santos
Blog: Conversas Cartomânticas
Data de criação do blog: 17 de junho de 2009
2 Comments
Comments
  1. Oi, Juliana e equipe do Dicas Blogger. Agradeço imensamente pelo espaço disponibilizado. Foi maravilhoso relembrar de tantos nomes queridos que construíram a história do meu blog, acrescido agora dos seus nomes, também. Obrigado. Postei no meu blog um agradecimento, de todo esse processo.
    http://conversascartomanticas.blogspot.com.br/2012/10/conversas-cartomanticas-no-dicas-blogger.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuel,

    Obrigada por ter compartilhado a história do seu blog!

    Fica na paz,

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top