O Twitter matou os blogs?

O Twitter matou os blogs?

6 10 99
O Twitter matou os blogs? 10 6 99
A resposta continua sendo NÃO, mas, com certeza, está matando os comentários.
Gostaria de convidá-los para visitarem o blog Championship Vinyl, do jornalista Rob Gordon, a fim de fazerem uma reflexão sobre este artigo: Vida
Quanto mais comentários, maior a vontade que a pessoa tem de escrever. Não estou dizendo aqui que sem este tipo de retorno todo blog inevitalmente acabará sendo deixado de lado até ser abandonado totalmente (contudo, como eu disse lá em cima, isso pode acontecer sim). O que quero mostrar é que, ao perceber que está sendo lido, o blogueiro se sente naturalmente incentivado e, consequentemente inspirado a produzir mais e mais.
É evidente e, por que não dizer, gritante, que o número de comentários em blogs diminuiu drasticamente desde a ascenção do Twitter. Só não vê quem não quer.
Aqui no DB, atualmente, são raros os leitores que comentam. O que mais vejo são paraquedistas vindos dos mecanimos de busca, que usam a caixa de comentários, única e exclusivamente, como pronto-socorro de dúvidas.
Ah, Ju, seu blog tem mais de 15.000 comentários! Tá chorando é de barriga cheia!
Sim, este blog tem muitos, muitos comentários e isso me deixa realmente feliz, porém são antigos, muito antigos. Mesmo com uma média de crescimento dos acessos mensais girando em torno de 20 a 30 %, nós também fomos afetados por esta crise, tanto que já passou pela minha cabeça fechar os comentários.
Ué, isso não seria um contra-senso? Não, já que 90 % dos comentários que recebo são referentes a dúvidas. Desses 90%, vou chutar que 80% são de dúvidas não relacionadas ao tema dos posts. Divertido, não? Pois é…#not
imageO post do Rob Gordon me fez refletir sobre uma outra coisa: eu também não sou muito de comentar em blogs (mea culpa). Oras, se eu escrevo para blogueiros, achei que não custava nada dar uma força para a campanha do Rob e largar a preguiça de lado e começar a comentar também.
RT não é comentário. RT é apenas um repasse de links. O que um blogueiro precisa é do retorno dos seus leitores e isso está nas mãos de cada um de nós.
Deixemos a preguiça de lado e vamos retomar o prazer de blogar e de comentar! Se não der certo, pelo menos a gente tentou, né? :)
Não reparem, mas ando com saudades da época em que eu conhecia cada um de vocês. Saudosismo é um mal do cancerianos :)
45 Comments
Comments
  1. Tô de acordo, precisamos voltar ao hábito de comentar. Muita gente nesse país tem a mente preguiçosa e encher o saco no Twitter é a melhor solução pra isso, com 140 caracteres.

    Ju, é incrível ver os blogs norte-americanos com mais de 50 comentários por post. Lá o pessoal participa, dá feedback. Com certeza, isso anima o blogueiro.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Ju, acho que tem um outro detalhe aí. Aqui no Brasil, comentar já foi sinônimo de status e divulgação dos blogs através de links.

    A partir do momento que a blogosfera anda meio "morna", os comentário diminuíram, à medida que perderam este sentido inicial.

    Mas acho que é fase, a blogosfera vai voltar a reinar depois que a Twittermania der uma sossegada.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...nem me fala, eu fico mega triste com isso, e realmente desanima a falta de feedback, mas por enquanto mantenho a esperança hehehe

    ResponderExcluir
  4. essa foi ótima, estou sempre por aqui e acabei de twittar seu post!
    quem sabe não receba mais comentários dessa vez!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana

    Eu entendi o que quis dizer, comentários devem ter, mas aqueles que te faziam pensar, que acrescentam algo a discussão de um post estes realmente se tornam cada dia mais raros.

    Está questão dos comentários está virando uma novela, também já comentei sobre isso no post Comentários em blogs: a novela que nunca termina todo mundo reclamando e com razão, mas o que fazer pra melhorar? Acabar com o Twitter? Não, Twitter não é o culpado, as pessoas são livres pra fazerem o que querem e de repente Comentar nos blogs não é uma das atividades da maioria dos blogueiros.

    Estamos ganhando tempo otimizando as coisas com a informática e perdendo cada vez mais tempo com ela, mas não necessariamente fazendo o que mais gostamos.

    Espero que as pessoas tomem consciência da contribuição que elas podem dar a blogosfera, blogar é expor ideias, mas também debater, viva a discussão saudável!

    bjs

    @anakint

    ResponderExcluir
  6. Juliana, esta prática eu não deixei de ter desde quando marcava presença em quase todos os posts do Dicas Blogger. Mas com o tempo, o nosso rol de blogs aumenta e procuro sempre deixar meus comentários nos blogs que estão sempre marcando presença no meu. Não esqueço que isso é uma troca, não adianta esperarmos algo se não damos o mesmo passo que queremos receber. Aprendi também que muitos comentaristas vinham com o propósito de buscar popularidade por já apresentarmos uma identidade na blogosfera e isso me fez dar mais valor aos que estão sempre me acompanhando do que estes que chegam carregados de palavras "doces", mas que querem, na verdade, serem mestres de cerimônia. Continuo sentindo prazer no que faço e com isso, mesmo não tendo muitos comentaristas, não tenho posts sem comentários. Os poucos que o blog tem, vêm com qualidade.

    Comentando sobre comentários, deixei mais um meu por aqui! :D

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana

    Há tempos um amigo me disse que lugar de reflexão é em blogs e que twitter é só para piar. Podemos iniciar sim uma discussão no twitter, mas aprofunda-la é nos blogs.

    Como bem citou o @profmichel o pessoal anda meio preguiçoso em comentar em blogs. Mas o retorno nos comentários são sim muito importantes, pois fazem que o leitor do blog se sinta meio dono do blog também.

    Vamos esperar um pouco mais pra ver como se comportara a grande massa conectada. Mas o tema merece uma reflexão maior.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu mesma não tenho o hábito de comentar em blogs. Pelo menos não o quanto deveria, tenho consciência disso. Sei que preciso mudar, mas conseguirei.

    É preciso ter um feedback, por mais que seja legal ver vários RTs na timeline... esses geram tráfego, mas nada garante a leitura, a opinião ou algo mais.

    Boa campanha a do Rob Gordon. Gostei muito do post dele, assim como desse ;-)

    ResponderExcluir
  9. Esses dias dei uma passadinha no Controle Remoto, para relembrar daquele @felipeneto de antes da fama. O último post dele tinha mais de 400 comentários.

    400 comentários???

    Me senti ridiculamente insignificante (mas confesso que comentei também).

    Em julho, fiz um concurso de comentários no meu blog, sendo que o prêmio foi um netbook novinho em folha, com o qual eu havia sido recém premiada por um filme que produzi.

    Sabem quantos comentários? 118
    Foi, de longe, o meu recorde. E o conteúdo dos comentários me deixou muito satisfeita.

    Mas por outro lado, analisando racionalmente, foi pouco perto do tamanho da causa que estávamos tentando divulgar.

    Agora estamos com um novo concurso, dessa vez de posts, cujo prêmio é um iPad. Tivemos até agora a participação de blogueiros muito bons, com posts espetaculares (como o próprio Dicas Blogger - que honra!). Mas, mais uma vez, o número de pessoas que se envolvem é menor do que o esperado, considerando novamente o tamanho e a necessidade da causa.

    Confesso que às vezes fico me perguntando se errei ao apostar na blogosfera como uma ferramenta para ação política e disseminação de informações que, no caso do meu blog, podem salvar vidas.

    Mas, de repente, recebo AQUELE comentário, ou AQUELE contato, que mostram que todo o trabalho vale a pena.
    Será que a pessoa ao escrever aquelas palavras tem noção do que nos faz sentir? Do gás que nos dá? Do sentimento de valia ou utilidade de nosso trabalho?
    Nesse sentido, o post do Rob Gordon é perfeito.

    Talvez eu também tenha culpa, por não ter tempo de responder a todos os comentários como eu gostaria.

    Também tenho passado mais tempo no Twitter do que comentando em outros blogs. E também muitas vezes acabo achando que o RT é suficiente para mostrar que gostei de um post.

    Putz, era pra escrever um comentário e não um livro! Desculpe, acabei me empolgando.

    Eu também comento pouco aqui no DB, mas é a ignorância que muitas vezes me impossibilita de ter mais a dizer do que um simples "Como sempre, Juliana, você acertou". ;)

    ResponderExcluir
  10. Concordo em gênero, número e grau Juliana. Depois que o Twitter virou esse febre, os comentários desapareceram. Quando as pessoas comentam em nossos blogs, é sinal de que está sendo lido e que as pessoas realmente gostam e fazem questão de comentar. Um RT é muito bom, mas eu prefiro mil vezes um comentário no meu blog do que 100 RTs. Já ví muita gente dar RT simplesmente para dizer que participa ativamente do Twitter.
    Outro dia, conversando com um seguidor, perguntei sobre um post no meu blog e ele me disse: Ué, não ví esse post. Ora, se ele deu um RT, imaginei que tinha lido. Sinistro isso.
    Mas enfim, Não dá pra brigar com o Twitter, só espero que sempre existe uma boa alma que goste de comentar nos blogs.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Juliana, o Twitter pode não ter matado os comentários, mas, se matar, não vejo qualquer problema. Acredito que seja uma divulgação moderna, que talvez tenha vindo pra ficar mesmo. Os retuítes se espalham em escala geométrica, ideia muito mais eficiente do que a clássica dinâmica da troca voluntária de comentários. E eu dicordo acerca da vontade de escrever. Minha vontade de escrever está muito mais ligada com o número de visitantes do que com o número de comentários.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Antigamente comentar em blogs era uma forma de expressar uma opinião sobre determinado assunto e de RELACIONAMENTO entre pessoas ligadas à um determinado nicho.

    Esta parte do relacionamento praticamente acabou, as redes sociais são muito mais dinâmicas, não só o Twitter como todas as outras redes. A informação também circula mais rápido e queremos ser ouvidos e ter respostas imediatas. Um blog não permite isto: tem que passar pela moderação, menos pessoas terão acesso à nossa opinião, e por aí afora...

    A solução? Não sei, mas os posts que vejo por aí que mais recebem comentários são muitas vezes os viralizados por famosos do Twitter, além dos tradicionais posts que dão premios e os que causam muita polemica.

    Acho importante procurar maneiras de gerar mais comentários, lembrando que também indexam bem nos motores de busca e trazem mais visitantes e futuros leitores.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Comparo comentar em blogs a baixar músicas de um artista, gostar e comprar o CD. É algo que não precisa ser feito, mas que mostra sua consciência e sua gratidão ao bom trabalho apresentado.

    O triste é que quem faz isso? Pois é, pouquíssimos. Quando os brasileiros tiverem mais consciência, esse quadro muda.

    ResponderExcluir
  14. Matando os blogs, as redes-sociais não estão, mas afetam diretamente nosso contato com o público leitor.

    As pessoas agora se esforçam menos nas interações já que ficou mais fácil só clicar num botão de "Gostei" ou dar RT. Pensam que isso já é interagir.

    Os blogs não morrem assim, mas perdem muito do entusiasmo e da vontade de continuar um trabalho sério. Isso lembrou e relatou bem o Rob no texto "Vida". O que nos motiva a escrever num blog é esperar a opinião de quem leu e isso nos leva a escrever mais.

    Espero que isso seja só uma fase. Depois todos voltam a usar melhor as ferramentas disponíveis para interação.

    ResponderExcluir
  15. Olá Juliana,

    Eu tenho a prática de fazer comentário (não no teu, acho que todos chegam a 5 ou 6)em blog de assuntos variados. No meu blog tem um publico que comenta, não muito, porém já me acostumei com isto. E o efeito twitter comigo é o inverso.. RT de minhas mensagens são raras.

    Mas para metablog como o teu deve ser muito mais dificil de ver os comentários se rarefazerem..

    Era o que eu tinha para comentar..

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi Juliana, olha eu fiz até um banner sobre isso, para colocar no meu blog, a mensagem e a mesma do banner que você colocou nesse post, não sei se e permitido deixar o link aqui, então aguardo uma resposta sobre isso ;)

    E acho muito importante os comentários no blog, sempre que posso eu deixo uns comentários nos blogs que visito, não e sempre por que o meu tempo não me permite rsrs, mas sempre que possivel.

    Acredito que não só eu, mas outras pessoas e claro, gostam de receber comentários, agradecendo sobre o post e tudo mais, isso da uma maior vontade de postar no blog e continuar em frente com o mesmo, mas e uma pena que muitas pessosas hoje em dia não pensam assim :(

    Já aproveitando a aportunidade, suas postagens são sempre ótimas, dicas incriveis e que com certeza me ajuda muito com o meu blog, por isso você tem o meu muito obrigado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Já estou participando da campanha! Coloquei o selo no meu blog. Tbm sinto falta de comentários...

    ResponderExcluir
  18. Vou comecar a fazer mais comentários... :)

    ResponderExcluir
  19. Meu site já chegou a 10 mil visitas mas tenho praticamente apenas 150 comentários =/. Praticamente, a inica coisa que o site tem e muito, são os acessos diários, que, até o ano que vem, espero triplicar.

    Como a Juh disse que são poucos os posts que tenham comentários dignos, prometo, eternamente, comentar pelo menos uma vez, cada post novo que aparecer aqui no DB.

    Abraços Juh!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Ah! E eu acho também, que o próprio sistema de comentários do Blogger, não ajuda muito, pois, eu prefiro (confesso) comentar mil vezes num site WoodPress, só pra não logar minha conta do Google.
    Acho que o Blogger, precisa facilitar a vida também de quem comenta. Quando foi a ultima vez que o Blogger projetou algo destinado a área de comentários? Então! É exatamente isso que eu estou falando!

    Abraços de novo Juh!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca reclamo da falta de comentários, se uma pessoa não tem nada a acrescentar, é melhor que ela nem comente. E isso não afeta em nada os pageviews, pois percebi que cresceram mesmo sem ter comentários.
    Eu mesmo pouco comento em outros blogs, somente quando eu penso ser pertinente.

    ResponderExcluir
  22. Agora, pode ser também (vou dar uma viajada) que os comentários em blogs estejam pra TV assim como o Tuíter esteja pra internet. Quando se pensava que o segundo acabaria com a influência do primeiro, isso não só não se verificou como ainda houve, na verdade, uma complementariedade e coexistência pacífica entre os dois meios.

    Aguardemos.

    ResponderExcluir
  23. Post muito muito bom! Nunca tinha passado por aqui, sem querer vi o link no Twitter e resolvi ler.
    Realmente, hoje em dia fica cada vez mais difícil de se receber comentários, eu mesma só comento de vez em quando, quando um realmente me interessa. A freqüência com que eu procuro blogs pra seguir também tem diminuído e não tenho mais aquele entusiasmo de ler um de cada vez. Além de que hoje achar leitores pra eles é muito mais demorado...
    see ya!

    ResponderExcluir
  24. ps: Pra não deixar de escrever coloquei um contador de visitas. Isso ajuda quando não se tem muitos comentários :)

    ResponderExcluir
  25. Na verdade eu não me importo muito se o feedback dos leitores venha através dos comentários do blog, Twitter, Facebook, e-mail, carta, sinal de fumaça...

    É claro que eu gosto muito quando recebo comentários nos meus posts mas, como disse o Crazyseawolf aí em cima, não adianta nada ter muitos comentários no blog se eles não acrescentam nada ao conteúdo.

    No entanto, o que muitos blogueiros ainda não perceberam é que, fazer comentários inteligentes e relevantes em outros blogs é uma excelente forma de divulgar seus trabalhos.

    Quanto ao Twitter, posso estar redondamente enganado, mas acredito que ele seja uma das melhores ferramentas para um blogueiro, assim como outras redes sociais, tanto para ajudar na divulgação como na interação com os leitores.

    A web é um organismo mutante, se ficarmos presos a conceitos e teorias estaremos engessando nosso conhecimento e a nossa capacidade de evoluir.

    ResponderExcluir
  26. A Juliana foi cirúrgica quando disse sobre a "mea culpa" por não comentar muito.

    Também sou assim e só comento quando o assunto do post é MUITO interessante.

    Confesso que me sinto desmotivado qdo recebo poucos comentários e vou tentar mudar isso a partir de hoje.

    =D

    ResponderExcluir
  27. Realmente, acho que o maior estimulo para os blogueiros são os comentários antes até mesmo que qualquer tipo do lucro.
    Mal posso esperar para entrar no meu blog e ver 50+ comentários para moderar.

    ResponderExcluir
  28. Isso é verdade precisamosde cometarios um abraço...

    ResponderExcluir
  29. Concordo com vc! Voltei a blogosfera há 1 mês e notei a diferença...
    Eu acredito que qdo vc comenta um post de um blog q vc gosta a reciproca tem que ser na mesma proporção...Nem que vc comente apenas por retribuição...Os comentários dá vida ao blog porque vc percebe que alguém está lendo e entendendo o q vc está dizendo...Qdo n há comentários é como vc falasse para uma sala vazia...
    Bjussssss

    ResponderExcluir
  30. COm certeza é vdd. acho que todo bloggueiro (pelo menos no meu caso) quer que seu blog seja popular, e por twitter isso fica dificil, e como dito no post do rob, o comentário incentiva o dono do blog a escrever, por ele se faz uma mistura de opniões, já pelo twitter e apenas um RT

    ResponderExcluir
  31. Olá Juliana! Já fui sim, um "paraquedista", mas agora, já não venho ao seu Blog, apenas para tirar dúvidas! Agora sou um leitor do DicasBlogger, e tenho orgulho disto. Só em pensar que uma das mais reconhecidas do Mundo Blogueiro, me responde sem restrição em seus comentários, já é MUITO bom, não acha?
    E esse Twitter, não me influencia nem induz, a deixar de comentar em seu Blog!
    Obrigado pelo espaço, e fique sabendo, que não deixarei de seguir e comentar no DB, por causa de Twitter nenhum!
    Ah! Aproveitando... Tô esperando um comment seu lá no meu blog viu?

    ResponderExcluir
  32. É complicado! Meu blog não recebe tantos comentários como aqui n DB, mas quando recebe fico muito feliz, e isso me incentiva a postar mais. Estou notando que, mesmo sem comentários, recebo muitos tweets de elogio ao post, ou de RT mesmo. Acho ruim essa situação!
    Comento sempre que tem um bom artigo, e sempre comento em blogs que estão começando(que é o caso do Clube da risada ), pois sei que é muito gratificante você chegar da escola(Óbvio, no meu caso) e ver lá 1 ou 2 comentários no blog, isso me dá uma felicidade muito grande mesmo!

    Espero que um dia, quem sabe meu blog possa receber mais comentários, mesmo com esse problema atual!

    Um grande abraço Juliana!
    Brian Coimbra

    ResponderExcluir
  33. Alex, mesmo que te. num sou mais um paraquedista.
    gosto de ser um leitor e gosto de criticar os artigos principalmente quando é do meu intereçe ou quando vejo erros.

    Abraço Ju, boa sorte com seus cmnts

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião o Twitter nunca vai tirar a possição da imença blogosfera, e temos que incentivar os leitores a comenta nos post e sempre que posso comento nos blogs de amigos para ser retribuidos os comentários beijos ju, e não nos abandone!!!

    ResponderExcluir
  35. muito bom mais este twitter é uma praga a nois :(

    ResponderExcluir
  36. Não uso Twitter e não sou lá uma pessoa de comentar muito nos blogs que leio, primeiro que uso o Reader para leitura então na pressa a gente acaba sim com uma certa preguiça de ir até o post para comentar, mas o maior motivo pelo qual eu não comento é que evito totalmente o gêneros "gostei do post :)" que ninguém merece.

    Concordo que o Twitter deu uma excluída nos comentários porque já vi esse tipo de coisa, acho que quando se tem comentários você fica mais animado para continuar mesmo.

    Sobre se conhecer mais, seu blog foi o primeiro que eu acompanhei desde que comecei a mexer com o blogger, para mim é o melhor já que me adequei bem ao seu jeito de postar. Parabéns Ju e continue assim.

    ResponderExcluir
  37. clap clap clap clap bato palmas as este seu artigo ju. eu tenho um blog onde escrevo e me dedico inteiramente. tento trazer as melhores informações acerca do mundo dos animes. noticias artigos. me dedico fazendo pesquisas e procuro sempre postar conteudos interessantes porém não tenho muita sorte com os comentarios ja que tenho praticamente 0 por vezes fico triste e desanimado se vontade de postar nada. devido a falta de retorno dos leitores. eu adoro escrever no meu blog mas ja pensei varias vezes em desistir. espero que um dia as pessoas se mentalizem que a força de um comentario pode inspirar muito um blogueiro.

    ate mais.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo post. Não li todos os comentários mas acho que é unânime o desânimo do blogueiro quando não há comentários. Por outro lado, sempre que posso, eu atualizo meu blog. E procuro sempre postar com o máximo de qualidade.
    E o que vc disse também é certo: o blogueiro não comenta em outro blog. Isso deve mudar.

    ResponderExcluir
  39. Foi-se o tempo em que as pessoas queriam deixar sua opinião por onde passam, a onda agora é falar coisinhas engraçadas no Twitter.

    @rochajames

    ResponderExcluir
  40. Não sei se é por saudosismo ou por necessidade, gosto de comentar.
    A Ju escreve um blog super-útil, gratuitamente, vejo o comentário como uma maneira de dizer o quão satisfatório foi para mim usufruir do conhecimento que aquela pessoa quis compartilhar voluntariamente para quem quiser ver.

    Fik dik de leitura - para quem ainda não viu:

    "E o Twitter quase matou meu blog" - Contraditorium

    Como diria o Cardoso, LEIÃO!!!!1

    Abraço Ju e pessoal o/

    ResponderExcluir
  41. Bom Juliana, eu era meio do seu tipo, tinha um blog mas nem comentava só visitava os blogs para eu me manter informado.
    Quando acabei com o blog comecei a lhê visitar.

    ResponderExcluir
  42. Juliana, você está certa, mas também não adianta fazer artigos e esperar os comentários cairem do céu.

    Muita gente quer comentar e não sabe o que dizer, por isso é muito importante que durante o post o blogueiro quetione o leitor com algumas perguntas básicas.

    Por exemplo se vai falar de um filme, pergunte se no post se os leitores já assistiram, se gostaram, qual foi a parte mais chata.

    Se vai falar de notícias o blogueiro pode perguntar o que os leitores achariam justo, se lembram de alguma notícia semelhante e qual a opinião deles.

    Ou seja, não adianta escrever friamente e esperar que os leitores saibam o que dizer, se o blogueiro quer comentários ele deve dar um motivo para eles aparecerem.

    Sabe, acho que esse tema daria um ótimo post: Em tempos de Twiter, como conseguir comentários para seu blog.

    Um abraço e até logo.

    ResponderExcluir
  43. Bem para comecar acho que não é o twitter que esta matando os comentarios, mas sim a blogosfera inchada, Por exemplo a algum tempo atras voce podia contar nos dedos blogs que davam dicas para blogs, hoje são milhares. Ta certo voces vão me dizer que muitos não passam dos tres meses ok, porem a quantidade ta aumentando, e consequentemente a distribuição de comentarios tambem. Nos blogueiros temos que pensar em fazer algo unico e diferente, conteudo exclusivo, sei la, algo que o leitor so vai encontrar no nosso blog. algo que faca um DIFERENCIAL.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top