Google Preview - nova funcionalidade do Google

Google Preview - nova funcionalidade do Google

6 10 99
Google Preview - nova funcionalidade do Google 10 6 99
Recentemente, e sem grande alarido, o Google começou a liberar para alguns usuários a função Google Preview, que nada mais é do que a inserção de uma miniatura do site que aparece nos resultados de pesquisas. Como exemplo, temos uma pesquisa por "dicas blogger", onde aparece do lado direito o preview do DicasBlogger:

google preview
A funcionalidade é bastante interessante, vai dar uma idéia para o usuário de como é o site ou blog em questão. Ao passar o cursor pela área em volta do link a cor fica azulada, como mostra a figura abaixo:

google preview

Ao clicar em qualquer parte desta zona azul, aparece o thumbail (miniatura do site) e a função preview é ativada. A partir daí, é só passar o cursor sobre os outros links nos resultados da pesquisa que as miniaturas aparecem automaticamente. Para desativar basta clicar em qualquer outra zona da página, as miniaturas deixam de aparecer. Para aceder à página desejada o usuário poderá clicar diretamente no link dos resultados de pesquisa ou na miniatura.

Isto irá influenciar bastante o utilizador quando fizer alguma pesquisa, a aparência do site vai acabar determinando se será clicado ou não. Durante os nossos testes também foi possível observar alguns pormenores, como por exemplo sites com o fundo escuro, ficam menos favorecidos nas miniaturas. O logotipo dos sites e blogs também ganham uma importância maior, a presença de palavras chave em tamanho grande no logotipo também pode influenciar os usuários: quanto mais visível, melhor.

Nos próximos tempos com a liberação do Google Preview para todos os utilizadores vai ser possível determinar que alterações devem ser feitas em cada site ou blog para que adquiram maior visibilidade. As páginas que aparecem nas miniaturas também não podem ser alteradas, são escolhidas de acordo com o algorítimo secreto do Google e ainda não há informações se futuramente webmasters e donos de blogs poderão mudar as imagens que são apresentadas.
13 Comments
Comments
  1. Nossa que maravilha esta notícia Ju!
    O Tio Google como sempre melhorando cada vez mais heim? =D
    Eu fiz o teste, mas pra mim não apareceu o preview do site..testei pesquisando pelo MB e pelo DB tb, mas não apareceu...
    ai eu cliquei em "web" >> "visualizações de páginas" e pimba! apareceu..rs
    Só não gostei pq no preview do MB o logo que aparece é justamente um que cheguei a colocar apenas por alguns minutos qdo estava testando, acredita? O google tinha q ter passado por lá justamente na hora q eu tava testando meu cabeçalho? Ow tio google, magoei viu?rs
    Muito boa noticia Ju!
    Mais uma vez, obrigada por compartilhar com a gente.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. Deste jeito não dá só liberaram para os probloggers! ;p

    Também temos o direito de melhorar nossos Blogs antes do lançamento em massa! hehe

    ResponderExcluir
  3. Eu dei muita sorte pois consegui pegar quando o Google estava fazendo testes e já postei no blog! :)
    Como aconteceu com a Clau aconteceu comigo também, quando mudei o template do blog ele não havia atualizado o screen! "/
    Mas o que vale é a nova funcionalidade do tio Google! :)

    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Um dia liberaram pra mim, mas agora não tá mais liberado!

    ResponderExcluir
  5. Koga, você pode começar já a melhorar, o que estou fazendo é colocar keywords em tamanho grande nos logotipos dos meus blogs. Acho que a intenção do Google é diminuir o numero de paraquedistas nos blogs e sites, imagine que alguém procure "o que são implantes dentários" e no logotipo de um resultado seja o "Blog do Manézinho", o usuário não vai clicar neste resultado, vai passar para o seguinte e irá clicar no que for mais parecido com o que procura.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Show de bola essa nova função. Adoro o DB, pois me deixa mais informado do que na escola =P. Abraços Juh!

    ResponderExcluir
  7. Excelente essa nova funcionalidade do Google. Parabéns pela informação.

    ResponderExcluir
  8. Para mim já está funcionando.
    Achei a ferramenta ótima, e fiquei muito contente com a miniatura dos meus sites e blogs =D

    Para os amantes de googlediscovery, assim como eu, as novas funcionalidades estão sempre à mão! ;)

    ResponderExcluir
  9. Mais um passo para punir os designs poluídos.

    ResponderExcluir
  10. Já uso faz tempo essa funcionalidade através de um complemento do Firefox, chamado SeachPreview.

    ResponderExcluir
  11. Vlw pwla materia, eu não tinha idéia dessa funcionalidade e gostei muito, mas espero que de pra escolher o Preview do blog!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns mais uma vez nobre amigo pelo seu excelente blogger o melhor da Web em material de dicas, testei o recurso e ficou fantástico, como sempre você saindo na frente com suas maravilhosas dicas O melhor blogger de dicas da rede. Além da sua disposição em ajudar as pessoas sem cobrar nada , e sem querer obter lucros com as pessoas que ainda estão aprendendo, fico muito Feliz Pela existência do Dicas Blogger , Obrigado
    O Poeta Gótico®

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top