Como instalar um plugin no Wordpress

Como instalar um plugin no Wordpress

6 10 99
Como instalar um plugin no Wordpress 10 6 99
Em meu post anterior, ensinei a instalar novos temas em seu Wordpress de servidor próprio. Hoje aprenderemos a instalar plugins. O principio é exatamente o mesmo.
Antes de tudo, você sabe o que são plugins? São ferramentas que adicionam opções a sua plataforma, podem até facilitar a nossa vida em alguns casos. Para saber um pouco mais: Plugins - Wikipédia.
Lembre-se: Só de pode instalar plugins nos Wordpress em servidor próprio!
Assim como na instalação de temas, também possuímos três opções para instalar um plugin: duas através do painel administrativo e outra através do FTP (recomendada).

Primeiro método - Via painel administrativo I:
Acesse seu painel administrativo, vá até a aba “Plugins” > “Adicionar novo”. A primeira página a ser aberta será onde você poderá pesquisar plugins no banco de dados do Wordpress. Há três formas de pesquisa: por termos, por tags ou por autor. Você também poderá escolher entre as tags mais pesquisadas (tags populares); além delas você poderá encontrar plugins em outras quatro abas, nesta mesma página: “Destaques”, “Populares”, “Mais Recentes”, “Atualizados Recentemente”.
*Grande parte dos plugins estão com suas descrições em inglês, utilize o Google Tradutor para desvendá-las.
Escolha uma tag, escolha algum plugin referente a esta tag e para instalá-lo basta clicar em “Instalar Agora”, abaixo do nome do plugin, na primeira coluna.

Uma confirmação vai aparecer sobre o navegador, clique em “Ok” para confirmar. Na próxima página digite as informações da sua hospedagem para que o Wordpress tenha acesso e possa instalar o plugin.

Em algumas hospedagens esse processo poderá acarretar em erros, por isso recomendo que utilize o método três, através do FTP, pois há mais garantias de que não ocorrerá erros.
Ative o plugin instalado e pronto. :)
Segundo método - Via painel administrativo II:
Para utilizar este segundo método você precisará ter baixado o plugin em seu computador. Acesse o seu painel administrativo, clique na aba “Plugins” > “Adicionar novo” > “Fazer Upload”. Na próxima página escolha o plugin baixado, sem descompactar - normalmente em extensão .zip - e clique em “Instalar Agora”.

O mesmo formulário que apareceu no método anterior aparecerá agora, digite as informações referentes a sua hospedagem e clique em “Continuar”.

Assim como no método anterior, poderá ocorrer erros no envio do plugin. Por isso recomendo a utilização do próximo método, através do FTP.
Terceiro método - Via FTP:
Você precisará ter o plugin baixado e descompactado no seu computador. Abra um programa para efetuarmos a conexão com o FTP, utilizo o FileZilla. Estabeleça a conexão, vá até a pasta “wp-content” > “plugins”. Envie a pasta do plugin - descompactada - para dentro da pasta “Plugins”, aguarde o envio e acesse o painel administrativo. Vá até a aba “Plugins” > “Plugins” e ative o plugin enviado.
No meu próximo post mostrarei alguns lugares para encontrar temas e plugins.
Recomendo: Como instalar um plugin no WordPress? - Sem Preceito
Esse tutorial já é compatível com a última versão do Wordpress (3.0). Até a próxima. ;D
Luan Felipe é autor do blog Sem Preceito e autor da coluna sobre Wordpress.
1 Comments
Comments
  1. Estou mudando da plataforma Blogspot para a WordPress. Já fiz minha conta no WordPress, mas não possui aquele butão de plugin mais. Então, como vou fazer, pois preciso instalar um plugin para montar minha loja virtual. Abraço

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top