Usando o Twitter para o seu blog

Usando o Twitter para o seu blog

6 10 99
Usando o Twitter para o seu blog 10 6 99
A idéia deste post é mostrar algumas vantagens de se ter uma conta no Twitter, exclusivamente para tratar de assuntos do blog. Depois de muita dor de cabeça à frente de uma conta que era pessoal e profissional ao mesmo tempo, resolvi direcioná-la apenas ao Dicas Blogger e aos assuntos correlatos e estou gostando muito da experiência.
Com o perfil @dicas_blogger pude separar os temas relacionados ao blog, tais como Blogger, Twitter, Wordpress e tecnologia em geral, deixando tudo mais organizado pra mim e para os meus seguidores. Como resultado, hoje não recebo mais agressões gratuitas, posso enviar meus posts sem correr o risco de receber reclamações e o índice de unfollow é menor.

Recentemente, criei uma lista pública, onde incluí apenas perfis de blogs. Com ela, acompanho mais de perto o que meus outros colegas andam escrevendo e utilizo-a para retuitar os artigos mais interessantes -  https://twitter.com/dicas_blogger/blogs.
Percebi também que ter uma conta no Twitter exclusivamente para o blog, além de dar um ar mais profissional, possibilita que o leitor escolha o que ele quer ler. Opinião, dia-a-dia e temas polêmicos se encaixam melhor em perfis pessoais.
Não estou dizendo que um perfil para o blog deve conter apenas os nossos posts: muito pelo contrário, já que para isso existem os feeds. A idéia é centralizar em um mesmo local os nossos artigos e os de outros blogs e portais que tratam do mesmo assunto.
Por exemplo: no perfil @dicas_blogger eu divulgo meus posts do dia, relembro alguns mais antigos e retuito artigos relevantes de outros blogs e dos grandes portais de tecnologia.
O ideal, a meu ver, é disponibilizar ao leitor os dois perfis – o do blog e o pessoal – e deixar que ele escolha o que deseja receber em sua timeline. Apesar disso, por questões pessoais (que os mais antigos sabem muito bem), eu optei por disponibilizar apenas a conta do blog.
Me parece que, deixar bem claro na bio do que trata aquele perfil, pode ser interessante.
Eu poderia citar inúmeras vantagens, mas escolhi as que considero mais significativas.

Fidelização - Ao clicar no botão follow, seu leitor estará ciente do que vai receber na timeline e não vai ficar reclamando de você divulgar seus próprios posts ou de falar tanto de um determinado assunto. Por outro lado, ele (seguidor) não será obrigado a saber como foi o seu dia e nem pra qual time você torce, a menos que ele queira seguir o seu perfil pessoal.
Privacidade - Desabafar no Twitter é uma delícia, mas ao falarmos de temas polêmicos ou mesmo de nossa vida pessoal, corremos o risco de nos expor demais para ilustres desconhecidos. Tenho notado muita agressão gratuita no Twitter e fico me perguntando: pra que tanta exposição? Com uma conta só para o blog, o risco de isso acontecer é infinitamente menor, já que o grupo de seguidores é mais homogêneo.
Comunicação - Com uma conta exclusiva, é possível também manter um canal de comunicação  com os leitores. Por exemplo, quando preciso avisar algo importante pra vocês, informo lá primeiro e depois aqui. O alcance é maior e o resultado é imediato.

Se você tem uma conta no Twitter que seja só para o seu blog, me envie o link pois irei adicioná-la à minha lista de blogs. Detalhe: o assunto do seu blog deve ter relação com os temas do meu - tecnologia, informática, blogger, wordpress, twitter e redes sociais.
Fiz este post, através da minha experiência pessoal e trata-se apenas de uma sugestão para os leitores deste blog. Longe de mim tentar criar regras :)
21 Comments
Comments
  1. Já fazia algum tempo que eu estava pensando em criar um perfil no twitter só para os meus blogs, mas andava meio em dúvida se valia a pena ou não.
    Depois de ler esse post, passei a achar que vale muito a pena...

    ResponderExcluir
  2. Vale sim, Fernanda. Eu recomendo ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bastante prático seguir o perfil de blogs, principalmente porque não abro o leitor de feeds várias vezes por dia. Outra vantagem é que nem sempre temos afinidade para seguir o perfil pessoal do autor de um blog.

    No meu blog utilizo há bastante tempo uma conta para divulgar os posts e o de colegas, só peco por não interagir muito com os seguidores (o que não parece ser grande problema, já que tem muito mais seguidores do que meu perfil pessoal).

    Abs

    ResponderExcluir
  4. RT @JV "Outra vantagem é que nem sempre temos afinidade para seguir o perfil pessoal do autor de um blog." //#fato

    ResponderExcluir
  5. recomendo tbm!
    tenho um e acho muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana

    esta dica é realmente muito bacana, as pessoas que tem blog mais profissional poderiam pensar melhor sobre isso mesmo ou então deveriam deixar claro para os que seguem ele que o perfil apesar de ser pessoal é apenas pra divulgar posts seus.

    Eu acho que muita gente ainda vincula o perfil pessoal ao blog para que fique mais nitido para os leitores esta relação, é um tipo de associação que muitos blogueiros ainda preferem. Associar seu nome ao blog me parece que é um tipo de marketing pessoal que alguns ainda preferem.

    Concordo com você quando diz que um blog mais pessoal e de opinião cabe mais para perfil pessoal, porque no fim das contas é isto mesmo.

    Apesar de sentirmos curiosidade de conhecer mais sobre você e outros perfis pessoais que se encontram hoje bloqueados e restritos, conseguimos entender perfeitamente seu direito a privacidade, afinal democracia deveria ser isso: respeitar o gosto alheio também.

    Infelizmente é lamentável esta condição de se recolher para não ser importunada pelos bestas, deveria ser natural o bom senso e as pessoas não deveriam perder tempo perturbando os outros e sim ganhando tempo interagindo, trocando ideias, rindo e fazendo amizades no twitter.

    Quero dizer que entendo seu lado e sei que você é uma pessoa íntegra e respeitável na blogosfera pelo excelente trabalho que faz e pela pessoa ética e simpática que é.

    Torço para que os bestas não ameacem o bom andamento dos trabalhos aqui no Dicas Blogger e que eles não consigam tirar sua paz a ponto de lhe desestimular a blogar ou a tuitar, pois além de você, nós leitores seríamos oa maiores prejudicados já que encontrar coisas boas e excelentes pra ler na internet tem sido cada vez mais dificil.

    Desculpe pelo comentário longo, não é necessário nem publicar se não for o caso, apenas quis externar um pouco do que penso sobre você, sobre este espaço e sobre tudo isso que os envolve.

    Um Abraço!

    @anakint

    ResponderExcluir
  7. Juliana, eu já havia feito um perfil para meus blogs. Realmente é uma necessidade quando há um número grande de postagens e também quendo se quer separar a pessoa do serviço. No meu perfil pessoal deixei apenas o Blog do Bauru, mas até dele tirarei. Primeiro porque quem me segue no @O_Bauru conhece meu blog e sabe o que falo. Se quiser saber o que posto, basta assinar os feeds como você bem disse. Acho até que o perfil pessoal não tem rendido o que poderia. Estranho, mas minhas visitas oriundas do Twitter diminuíram significativamente, no entanto as vindas do Google não param de crescer. É por isso que digo que o Twitter, apesar da interatividade com pesssoas que antes eram distantes, acabou caindo no ostracismo pra mim. É isso. Concordo contigo sobre essa necessidade e quem tem um blog deveria te ouvir.

    ResponderExcluir
  8. No meu blog tb tenho uma conta especial apenas para ele (@caspervox), e mesmo postando pouco se comparado a você (uso o twitfeed para publicar links dos posts no perfil) tenho um retorno até razoável.

    Acho que isso acontece por que muita gente nem sabe o que é um feed, e fica mais fácil acompanhar as suas atualizações pelo twitter do que usar um agregador, como nós nerds usamos.

    Agora, se expor ou não pessoalmente no twitter depende da pessoa. Alguns blogueiros por exemplo como cardoso ou jacaré banguela conseguem aparentemente lidar com isso, aí depende da paciência e da personalidade de cada um, e por mais que você queira, sempre terá um "toque pessoal" num blog. :)

    Casper
    http://caspervox.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Excelente Juliana!
    Estou tentando fazer isso com o Códigos Blog. Espero dar certo. =]

    @codigosblog

    ResponderExcluir
  10. @anakint agradeço por sua compreensão ;)

    Bauru, se as visitas do Google aumentaram, isso é muito, muito bom ;)

    Casper, eu não dei conta de tanta exposição e admiro quem consegue.

    ResponderExcluir
  11. Paulo, o @codigosblogs já até está na minha lista ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu ando pensando muito sobre isso.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Juliana!

    Concordo com sua idéia. Também tenho no Twitter contas individuais para meus blogs, separadas da minha conta pessoal.

    As contas dos blogs são mais populares que a pessoal, justamente porque as utilizo para fazer a divulgação de meus artigos. No caso do Gerenciando Blog (@gerenciandoblog), utilizo a conta também para divulgar notícias rápidas referentes ao tema do blog.

    Gostei da observação que o JV fez acima. Realmente, o fato de gostarmos do trabalho que a pessoa faz nem sempre significa que estamos interessados também em sua vida pessoal.

    Um abraço e parabéns pelo texto!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    ResponderExcluir
  14. Olá Adelson. Eu já seguia o @gerenciandoblog e agora incluí em minha lista de blogs ;)

    ResponderExcluir
  15. Eu abri Twitter só para o meu blog, e é a única conta ativa. Uma vez ou outra uso para comenatr algo off topic com alguém, mas é bem raro. É @digiscrapblog , para aqueles assuntos legais que não valem a pena fazer um post só para eles.

    ResponderExcluir
  16. É como você falou, tem lá suas vantagens. Mas tudo depende também do tipo de blog. No meu caso, por envolver literatura, optei por manter apenas um twitter pessoal. No meu blog eu coloco muitas coisas mais noticiosas sobre literatura; entrevistas, promoções e etc...? Sim. Mas, no geral, publico mais resenhas, opiniões minhas sobre mercado editorial e também textos meus (contos e poemas). Percebi que uma conta pessoal nesses casos funciona melhor. As pessoas se identificam com você e passam a querer (ou não) saber a sua opinião, conhecer os seus textos e etc...

    Então, basicamente, o que queria dizer era isso: acho que é uma questão de se pensar um pouco no público do blog e analisar qual a melhor opção.

    ResponderExcluir
  17. Olá Juliana,

    Mantenho um blog sobre política, um assunto espinhoso, diga-se. Meu blog se chama Política com Pimenta. faço uso da minha conta do Twitter tanto para comunicar meus seguidores sobre as atualizações, quanto para postar opinião e dia-a-dia. Não enfrento problemas com isso, pois como sou jornalista político, minha profissão é meu estilo de vida. As pessoas tanto gostam das minhas opiniões sobre política quanto apreciam o que diz respeito ao meu modo de viver a vida, ainda que eu esteja longe [graças a Deus] de ser uma celebridade.

    ResponderExcluir
  18. Juliana,depois de exitar um pouco sobre se eu deveria ou não abrir um conta de Twitter para o meu blog,pois ele ainda é recente e nunca foi nenhum campeão de audiência, estou até surpreso com o retorno q essa iniciativa gerou para o meu blog.De fato, no meu Twitter pessoal,eu sentia q parecia haver alguma resistência ao fato de eu divulgar novos posts,às vzs alguém até expressava alguma crítica. Não sei se com todos os colegas está acontecendo o mesmo, mas eu fiquei mto satisfeito com o retorno q está dando essa iniciativa. Agradeço pela dica e acompanho sempre esse importante trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Muito bom seu blog e esse post é sensacional. Meu blog fala sobre propaganda, publicidade, tecnologia e internet de maneira humorada. Se quiser me seguir no Twitter: @betocampos7. E o link para meu blog só clicar em meu nome. Parabéns, Juliana.

    ResponderExcluir
  20. Olá, sou BLOGUEIRA de primeira viajem, estou gostando muito de suas dicas e cada e estas do twittrer são muito boas. @lerelazer
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!

    Grato pelas informações disponibilizadas!
    Também tenho um blog (mas o meu é sobre música) e acabei de criar um Twitter pra ele.

    http://www.dicasblogger.com.br/2010/05/usando-o-twitter-para-o-seu-blog.html

    http://twitter.com/sinestesiablog

    Abs!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top