Combatendo os blogueiros parasitas

Combatendo os blogueiros parasitas

6 10 99
Combatendo os blogueiros parasitas 10 6 99

Nesta semana, nosso amigo Marcos Lemos (@hordones) travou uma verdadeira batalha contra um plagiador, transmitida em tempo real no Twitter.

Eu já conhecia o tal elemento, já que ele havia copiado diversos posts meus e por mais que eu lhe explicasse o que era plágio, ele continuava copiando e, ainda por cima, comentando aqui no Dicas Blogger. Cheguei até mesmo a acreditar que ele tinha algum problema  e resolvi deixar quieto, já que ele parecia não entender português.

Entretanto, ele mostrou sua verdadeira face nos emails que trocou com o Marcos e essa batalha resultou no post Sobre Plágio e Blogueiros Parasitas.

Eu não ando atrás de plagiadores, mas eles sempre chegam até mim – seja comentando aqui no blog, seja via Twitter ou mesmo através de denúncias dos leitores.

Como não existem punições muito efetivas, resolvi instituir as minhas próprias punições.

Partindo do pressuposto que o Dicas Blogger tem uma boa projeção na Blogosfera e que muitos novatos gostariam de ter um link aqui – nem que seja comentando - decidi que:

  • comentários de plagiadores não serão aprovados
  • plagiadores estão excluídos da lista Top Parceiros
  • plagiadores não poderão veicular anúncios no blog

Eu já vinha aplicando essas regras informalmente, mas agora é oficial.

Algumas pessoas me criticam quando mostro a url de blogs parasitas no Twitter, alegando que estou dando audiência a eles. Bem, naquele dia o elemento pode até receber 2000 visitas, mas certamente voltará ao ostracismo no dia seguinte. Sem contar que, como vocês tomarão conhecimento que o blog X é puro Crtl+C se ninguém avisar?

Ontem, o @kimdamasceno questionou de qual blog estávamos falando, pois ele queria verificar se era um dos seus parceiros. Achei essa atitude louvável e acho que todos que pretendem fazer um trabalho sério, deveriam seguir o mesmo caminho.

A princípio não pretendo fazer este tipo de divulgação aqui, pois daí sim é “dar ibope”, mas no Twitter, quando for necessário, não vejo problemas.

Blogs assim não chegam a lugar nenhum e acabam morrendo por falta de leitores, links, parcerias e visitantes. Só que eu acho que não custa nada cada um de nós fazer a sua parte, não se vinculando e nem ajudando este tipo de “blogueiro”.

Enfim, o melhor vem agora. O Marcos, estimulado por tudo isto, fez um excelente tutorial em vídeo ensinando os seus leitores a criarem conteúdo relevante e original. Ficou muito bom e eu fiquei impressionada com a desenvoltura dele frente às câmeras ;)

Recomendo a todos vocês! Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]

43 Comments
Comments
  1. É isso mesmo. COPIAR não vai dar prestigio, e muito menos o prazer de ver "seu" trabalho ¬

    ResponderExcluir
  2. Também acho que devemos ficar sabendo quem são os plagiadores. Eu coloco logo na lista negra!

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    Gostei muito desta sua postagem e se lembra que eu pedi a voce para colocar suas postagens no meu blog, mas com seus créditos?
    Mudei de idéia e resolvi criar um blog 100% meu, mesmo que eu quebre a cabeça para criar artigos bons, é só isso.

    Obrigado mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o video ontem, e "só por acaso" vi o respectivo link numa twittada sua.

    O vídeo está excepcionalmente bem concebido.

    Quanto à sua política de censura aos plagiadores, é uma medida perfeitamente justa!

    Até porque quem está a plagiar, sabe bem que o está a fazer, e está perfeitamente consciente de que poderão advir consequências desses assaltos à propriedade intelectual.

    ResponderExcluir
  5. ::: Já diz o velho ditado que neste mundo nada se cria, tudo se copia. O ser humano é assim mesmo e vai continuar, independente de campanha, Juliana. Mas a iniciativa é bacana!

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma luta que deve ser travada sim. Só assim conseguiremos eliminar esses parasitas.
    Já fui vítima disso no meio musical e sei como que é.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  7. Acho que vc faz certo Juliana, o Virtual Z1 já teve uns dois Parceiros Plagiadores, quando fiquei sabendo que eles copiavam os posts alheios, e que usavam as widgets alheias sem os créditos, eu apenas retirei os links, sem aviso mesmo, afinal eles roubam sem aviso...

    Esses dias, descobri um terceiro parceiro do Virtual Z1 que também plagiava, eu ñ sabia, até que ele veio falar comigo no msn me pedindo aquele tradutor que eu estava usando no Z1, por curiosidade fui dar uma olhada no Blog dele, e o que achei?, Primeiramente umas 2 widgets aqui do DB sem os créditos (uma delas era o seu tradutor!), e uns posts alheios, roubados muito na cara dura, ñ tive dúvida, além de dar um esporro no cara pelo MSN, ainda dei um Block nele quando ele começou a dar uma de nervosinho.. (já até os exclui para nunca mais ver o ser!)

    Ah, e também esqueci de mencionar que ele roubou as imagens que o Peck (Área Peck), fez para usar como linkbar...)

    Mas o que mais me decepciona é ver que eu tenho dois parceiros no Blog que possuem um outro Parceiro (cansei dessa palavra) que é o maior plagiador que eu já vi... e eu os avisei, e eles nada fizeram...

    Bom, chega de falar!

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana,

    Te conheço e te acompanho a um bom tempo (pelo menos eu acho), foi lá numa comunidade do Orkut chamada (eu acho) Segurança da Informação. Tenho acompanhado e me orientado pelo teu blog e dos parceiros, e teu texto e do Marcos me fizeram refletir sobre os rumos do meu conteúdo do blog.

    Obrigado mais uma vez, pelo norte que faz qualificar meu blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juliana! Acho fundamental dizer o nome do blog, pois com certeza há leitores que passam por lá e gostam do que leem sem saber que aquele texto foi roubado de outro lugar. Eu vi seu texto no Twitter e fui, sim, conferir o blog do plagiador; minha intenção era saber me certificar de que não é nenhum dos blogs que eu sigo. Imagino que as outras pessoas o fizeram com a mesma intenção. E quanto mais gente souber disso melhor!!!

    Por incrível que pareça, eu consegui fazer a conscientização de meus alunos a respeito de textos copiados da internet usando exatamente a nossa campanha contra blogueiros parasitas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana

    Como tem picareta nesse mundo né?
    A Balinha, do blog Bala Salgada também ta sendo vítimas desses picaretas.
    E tem que divulgar mesmo, pra todos saberem quem são.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Juliana:
    Vi o tutorial ontem e gostei muito.
    Sei que você estava com problemas com o tal "copiador" e espero que finalmente tenha dado um fim na triste novela.
    Como o seu site é muito bom, tem sempre um querendo dar de esperto.
    O texto está muito bom.
    Parabéns!
    Anny(@Annillinha)
    Não sei se vou conseguir postar com o OpenID

    ResponderExcluir
  12. Eu não iria gostar de ver o conteúdo que eu me esforço bastante para escrever e ir atras sendo ROUBADO do meu blog..

    ResponderExcluir
  13. Nuss,fez certo em ñ postar o link.imagina ??!! o blog dele ia BOMBAR !! por dois dias no maximo uhasuaushaus... Inclusive ja encontrei um blog que possui um do seus templates e dizia fazer algumas modifiçaões e só,depois postava em nome deles depois,Sem os creditos =O,num vou disser qual é,porque tenho certeza de que você ja viu ele,(ja foi denuciado aki) então bye. até outro exelente post XD. fuii

    ResponderExcluir
  14. Pow assim é dificil, to criando o meu agora mas sempre li blogs dos mais diversos incluindo o seu, e eu posso te dizer que ja vi posts seu em 2 ou mais blogs, que claro nunca mais visitei, me botando na posição de iniciante vejo o quanto é dificil ter ideias originais, mas não é por isso que devemos plagiar e se ocorrer uma EVENTUALIDADE sejamos sensatos e botemos os devido creditos, pq do mesmo jeito que é dificil p/ um concertesa o autor verdadeiro teve q quebrar a cabeça, mas ja falei mto espero q tomem conciencia e NÃO PLAGIEM! abraços.

    ResponderExcluir
  15. Bom abri o vídeo agora!!! e sobre ser original e relevente é o que estou batalhando. sem pressa mas com objetivos!!

    ResponderExcluir
  16. Grande problema esse, comecei essa semana com blog, tentei usar conteúdo e linguagem próprias, não deu 2 dias encontrei 1 blog e forum com uma idéia praticamente igual, desanimei um pouco, mas vou continuar a escrever.

    ResponderExcluir
  17. Problema de plágio eu nunca tive, mas de blog copiar a ideia do post já perdi as contas. Uma, duas vezes, até três, a gente aguenta, mas milhares de vezes põe o post com a mesma estrutura sobre o mesmo assunto? E sempre o mesmo blog. Faço um post diferente, no máximo em uma semana tem um quase igual lá. Cansa, mas gosto de compartilhar o que sei com os outros, mesmo que alguém use a mesma ideia de pois.

    ResponderExcluir
  18. Pod crêe,
    Jáh vi um blog ocm uns tutoriais iguais os seus.
    Não tinha créditos nem nada..
    o pior, eh que eu o encontrei pesquisando no Google ¬¬ e tava entre os primeiros blog/site na minha pesquisa..
    deveria ter alguma forma eficiente de denunciar para o próprio Blogger e acaba com isso..

    ResponderExcluir
  19. Juliana,

    o conteúdo de um blog, por mais simples e humilde que venha a ser, mesmo que relate temas explorado dentro daquele segmento ou proposta; sendo criado faz toda diferença.
    ("Tá meia boca mas é meu!")
    O que merece uma tese antropológica ou psiquiátrica é o que se passa na cabeça de um parasita para se expor tanto? 5 minutos de fama negativa? Se auto depreciar? Freud explicaria?

    Cada inquilino no condomínio do Sr. JC... =/

    ResponderExcluir
  20. oi Juliana,meus parabéns pelo trabalho que vc e o marcos estão fazendo,garanto que muita gente esta se conscientizando e seguindo a linha correta!!!

    ResponderExcluir
  21. Ola caros leitores do DB!

    Queria dizer que eu sou o plagiador que tanto se fala no momento, e que eu já retirei todo o conteúdo do blog do marcos do Estúdio Dicas, e que já pedi desculpas só que não foram aceitas, mais uma vez peço desculpas pelo mal entendido sei que errei.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  22. estudiodicas, parabéns por sua atitude.
    Desejo sinceramente que você tenha bastante sucesso com o seu blog e que possa criar um conteúdo de qualidade, enriquecendo ainda mais a Blogosfera.

    ResponderExcluir
  23. A esperança é a última que morre! Que bom existe pessoas assim no mundo que reconhecem o próprio erro.
    Pessoas assim tem o meu respeito.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  24. Pôxa, muito legal a atitude do estudiodicas. Não é fácil reconhecer um erro, muito menos reposicionar-se e pedir desculpas publicamente. Parabéns também à Juliana pela resposta.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns cara, a humildade é umas das melhores qualidades do homem

    ResponderExcluir
  26. Antes de tudo gostaria de te dizer que sou leitora do DB,
    assino seu feed e acompanho tdo q posta no twitter!
    Porque ?
    Simples:
    acompanhando suas dicas e tutos aprendo a blogar!
    E umas das ultimas e preciosas liçoes q aprendi com vc foi sobre plágio,
    e descobri q estava na categoria de "bloqueiro parasita"
    claro fazia sem maldade e sem nem saber,
    mas a maioria das matérias postadas em meu blog vinham de fontes da internet.
    E sim,eu copiava e colava!
    Qdo começei a acompanhar seus debates via twitter,
    me senti mal,pois fazia sem maldade,então pensei:
    Ela esta certissima!
    Apesar de ouvir muitos comentários de q vc e seus amigos estão querendo criar
    regras e leis na blogosfera,discordo totalmente dos msmo,
    pois entendo o q vcs estão querendo transmitir,e,
    acho q fiz a escolha certa por te cercar de todos os lados.
    Vcs falam de ética,respeito pelo trabalho do próximo e isso é tdo!
    Resumindo:
    A ultima postagem q coloquei em meu blog foi editada por mim msma!
    Palavra por palavra!
    (confesso q ainda esta bem timida,mas com a prática sei q chegarei lá...rs)
    Sou apenas uma pessoa q bloga por prazer,
    q esta aprendendo aos poucos a trilhar neste caminho,e se tenho q aprender,opto pelo certo!
    Estou amadurecendo uma ideia,
    e mais para frente penso em fazer uma matéria sobre vc e o DB
    em meu blog,para q as menianas q tb blogam dessa forma
    (copiar e colar,plagiando sem sentir)
    tb possam parar , pensar,e descobrir por si msmas q o melhor caminho é serem autênticas!
    Mas o q estou querendo dizer,é q concordo com vc,
    aos poucos com seus "puxões de orelhas éticos"
    vc vai nos orientando e nos ajudando a ser cada vez melhores
    (pelo menos aqueles q querem fazer um trabalho serio,msmo ñ sendo um profissional !)
    só tenho o q agradeçer,vc vale ouro!
    Bom final de semana!
    Bjos *_*

    ResponderExcluir
  27. Amanda, seu comentário me deixou muito feliz.
    Como eu te disse por email, não estamos ditando regras, apenas aconselhando.
    Quem se incomoda com isso, é porque nunca aprendeu o que é limite.
    Aqui fora também existem regras e cada um possui o livre arbítrio para segui-las ou não; lembrando sempre que pra cada ação existe uma reação ;)
    Beijão

    ResponderExcluir
  28. é Amanda acho que muita gente pensava e agia como vc inclusive eu.através dos conselhos da Juliana e do marcos lemos estamos realmente aprendendo a blogar!!!

    ResponderExcluir
  29. Palmas para o comentário da Amanda!!!

    ResponderExcluir
  30. Eu ja tive blogs de downloads e graças as DICAS da juliana e do marcos eu deixei esses blogs e abri um blog para falar sobre tecnologia GSM, mas especificamente sobre aparelhos com sistema operacional Symbian e hj vejo meu blog crescer cada vez mais com as dicas de vcs,pois produzo meus próprios textos e respeito as fontes, para mim esses foram os dois ensinamentos que mais levo comigo na vida de blogueiro..

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Estou indo ao blog da Amanda dar os parabéns pela mudança de atitude.

    ResponderExcluir
  32. vamoO jogar esse plagiador sem criatividade na foguera..
    srsrsr de boa, se vc cria um blog e pra por coisa sua, que tu acha legal e etc..
    agora a pessoa ficar roubando post dos outros, e ainda sem permiçãoO, é coisa de noia..
    Campanha: Vamo acabar com os plagiadores, mente de amendoim..!

    ResponderExcluir
  33. Eu tbem tenho um blog e procuro sempre colocar a fonte e o link para a postagem quando ela não é de minha autoria. Gosto de ler e pesquisar e acho o fim qdo não é citado a fonte e autoria de qualquer texto ou figura publicado na internet. Sou contra o plágio tbem. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  34. Jhonnata, ele se desculpou já viu?

    ResponderExcluir
  35. Juliana queria pedir permissão a voce porque estou criando um artigo em meu blog em quero colocar artigos de outros blogs sobre o plagio com os links pra seu site.

    Posso?

    ResponderExcluir
  36. Pode sim, se for citações e links. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho um Blog de Humor e é muito dificil conseguir conteudo... por isso sempre estou indo atras dos grandes Blogs como Cogumelo Louco e outros.... mas sempre coloco a fonte no final com um Link para o blog que eu peguei.... eles deixam eu fazer isso... agora copiar e dizer que foi vc quem escreveu ou fez isso.... pura sacanagem...

    ResponderExcluir
  38. Plagiar não está com nada. Hoje perdi três "amigos" no BlogBlogs. Recebi o recado de um post, eu discordava mas estava bem escrito. Resolvi tirar a prova dos nove, selecionei uma frase pequena e pesquisei no Google, tido e feito, achei outro post, idêntico, alguns meses mais antigo. Voltei ao blog e pus o comentário: "Belo post, pena que não é original." Não havia moderação. Acho que o cara não gostou muito.

    Meu blog pode ser novinho, mas os meus tutoriais e artigos são de minha autoria. Lógico, blogueiros muitas vezes escrevem sobre o mesmo tema, mas isso não é plágio. Por exemplo, eu tenho um tutorial sobre como inserir código fonte em posts mas não tem nada a ver com o da Juliana.

    ResponderExcluir
  39. Olá galera meu blog é novo e escrevos sobre novas tecnologias, é como a Leila disse vc pode falar sobre o mesmo , mas dai escreve tudo igualzinho e dizer que fez é muita cara de pau.
    já coloque a ferramenta anti-plágio no meu blog.

    Não esquecem de visitar meu blog
    http://megadigitalbahia.blogspot.com
    valeu galera

    ResponderExcluir
  40. Eu já tive conteúdo plagiado e me senti literalmente usurpado. Uma raiva tremenda. Recebi um pedidos de desculpas, não da plagiadora e sim da coordenadora do site que publicou o texto. Fiquei sabendo depois que a memina que copiou e colou o texto foi demitida deste site... mas o textoi continua lá.... Fazer o que?

    ResponderExcluir
  41. Oi tava lendo sua postagem muito interresante =D

    e acho a mesma coisa copiar e colar ate minha vo faz mas ler a noticia e pegar o que seu blog realmente aproveitaria alem de melhorar seu blog e deixa-lo meio individual você tabém ta exercitando a mente em resumir e pegar pontos legais e uma cois a que gosto nos blogs é poder escrever do que eu gosto!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top