Orkutização do Twitter – mito ou realidade?

Orkutização do Twitter – mito ou realidade?

6 10 99
Orkutização do Twitter – mito ou realidade? 10 6 99

Muito tem se falado sobre a orkutização do Twitter. O termo vem sendo utilizado pelos pioneiros que, após o destaque dado ao microblogging pela mídia, estão receosos de uma invasão popular e de uma massificação da ferramenta, assim como aconteceu com o Orkut.

Acredito que a maioria de vocês não conheceu o Orkut em seus primórdios, quando era necessário um convite para fazer o cadastro e o mesmo era vendido até no Mercado Livre.

Internauta de vanguarda, eu fiquei no pé de um colega médico para obter o tão sonhado convite, mas foi através de um amigo do fórum da Info que, enfim, ele chegou.

Com uma interface tão precária quanto a do Twitter, o Orkut era exclusivamente em inglês,  baleiava infernalmente e tudo que era digitado tinha de ser copiado antes, pois em 99% das vezes vinha a mensagem de “Bad, bad server. No donuts for you”.

Somente nerds e geeks frequentavam o Orkut e as comunidades de informática, por exemplo, eram geniais. Entusiasmada com tudo aquilo, criei uma comunidade chamada AVG Antivírus, que mais tarde passou a ser denominada Antivirus e Segurança.

Algum tempo depois, vieram os primeiros scrips – sendo que um deles tinha a função de aumentar o número de membros das comunidades. Nesta época, o que dava status era ter muitos “amigos” e muitos membros nas comunidades. A maioria  aceitava os pedidos de amizade de forma indiscriminada. Era um verdadeiro “oba-oba”.

No mundo real, quase ninguém ainda sabia o que era aquele negócio com nome estranho e quando eu tentava explicar - movida pelo desejo de compartilhar minhas experiências – meus amigos faziam cara de espanto, como seu eu estivesse falando em grego.

Os scripts nem eram tão do mal assim e o máximo que enfrentávamos eram os trollers, que faziam perguntas do tipo: "como eu faço para instalar o SP1 no Windows 98?” (Não, não eram salsinhas; isso era proposital, apenas para nos desestabilizar emocionalmente)

Me recordo de uma guerra entre linuxers e usuários do Windows (carinhosamente chamados pelos primeiros de loosers). Quase que o caso foi parar na delegacia! Mas, no final, cada um seguiu seu rumo. Por precaução, instituímos a moderação das comunidades e implantamos as primeiras regras, que a priori, todo mundo respeitava.

Como nem tudo seriam flores dali pra frente, apareceram então os lammers, seres execráveis que com seus scripts maliciosos, roubavam senhas e perfis, dizimando centenas de comunidades interessantes, entre elas a do Mozilla Firefox.

Paralelo às minhas aventuras no maravilhoso mundo da informática, graças ao Orkut, pude reencontrar amigos de infância e adolescência, bem como parentes e colegas de faculdade.

O tempo foi passando e o Orkut foi se popularizando através da propaganda mouse-a-mouse; até que, em um belo dia ensolorado, ele foi parar na capa da Revista Superinteressante -  que eu comprei e tenho guardada até hoje. Da revista para a TV foi um pulo.

Com o destaque dado pela mídia, assistimos atônitos o nosso playground sendo  invadido por fakes, spammers, parafílicos, ETs e  miguxos. Era o fim da festa.

A fina nata evadiu-se em massa, alegando a impossibilidade de viver em um ambiente tão “contaminado”. Eu, particularmente, decidi pela minha retirada um pouco mais tarde, em 2008, quando a comunidade Proteção Virus e Invasão, do meu amigo Logan (uma espécie de Compulsivo do Orkut) foi deletada injustamente, graças à ação de lammers. Na época eu já era blogueira e escrevi um post intitulado Orkut-Comunidade Prot-VI excluída.

Hoje, mantenho um perfil no Orkut com o único objetivo de manter contato com parentes e amigos distantes. Mesmo assim, há quem me encontre por lá pra pedir uma “ajudinha”.

Não sei qual vai ser o futuro do Twitter. Será que iremos migrar feito andorinhas para outro serviço semelhante? Ou passaremos todos a trancar os nossos perfis, com medo dos bandidos? Ou até, quem sabe, conviveremos todos em paz, no melhor estilo Woodstock? O tempo dirá. Enquanto isso, vamos aproveitar o que ele tem de bom, rindo muito com a @jenny_taylor e com o @Cardoso; correndo atrás dos maledettos plagiadores e ficando por dentro das últimas novidades nudísticas com o @compulsivo; sentindo-nos descolados com as twittadas da @MissMoura (ela apareceu no Fantástico!); lavando a alma com o @gregoripavan metendo a boca na Telefônica; aprendendo a falar difícil com o @isaismalta; curtindo o eterno mal-humor do @crazyseawolf e a irreverência do @jnoronha (ambos professores de física); perguntando por onde andam @johnnyrrox e @ariane; reclamando, botando a boca no trombone, se metendo em #mimimis, mas sempre juntos, pois o melhor do Twitter é esta sensação de estarmos todos reunidos em um bailinho de formatura da oitava série.

Agradeço ao @Wavel e ao @Celitu por terem colaborado com este post, enviando seus relatos como antigos usuários do Yakult,  refrescando assim a minha memória cansada.

O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia, o mar também vire sertão

SOBRADINHO – Sá e Guarabira

37 Comments
Comments
  1. Eu lembro de tudo isso. Sai do Friendster para o Orkut, por que o Orkut precisava ter CONVITE BU! Mas até que consegui fácil um convitinho.

    Devo admitir que fui bogus, hein...mas meu bogus era bacana, todo mundo gostava dele.

    Hoje mantenho o Orkut por causa da minha família que mora longe e dos amigos que fui largando por esse mundão velho sem porteira. Mas não frequento comunidades (e frequentava várias boas), aliás, nem entro mais em comunidades.

    Não me importo com a invasão em si. Só fui largando de mão pq arrumei outras ferramentas q me servem melhor na internet.

    como eu disse, orkut é só pra quem conheço ao vivo. todo meu perfil é fechado e só aceito quem já apertei a mão na vida real.

    Aprendi o que é um parafílico \o/

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que o Twitter se "orkutize" não vai ser um problema tão grande assim, pois podemos seguir e interagir somente com quem escolhermos. É diferente de uma comunidade do orkut em que, para participar, você acaba sendo obrigado a conviver virtualmente com miguxos, fakes, spammers etc.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post. Cheguei a pegar o final dos convites, ainda era necessario. Mas foi logo quando aquela onda passou. Boas e velhas páginas do bad, bad server.

    Twitter eu entrei agora, na verdade não queria, mas acabei achando interessante, é uma boa ferramenta. O blog como sempre é demais. Abraços e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  4. depois q o twitter ficar orkutizado, vem outro e toma o lugar!! xD

    processo de evoluçao vai de 10 a 100 mil, como dizia o pato fu!! rsrs


    um abss juliana!

    @cassidytm

    ResponderExcluir
  5. Juliana, já usei muito mais o Orkut. Houve uma época que ele era uma ferramenta de trabalho e interação entre educadores. Trocávamos material para aulas, discutíamos a prática pedagógica. Saí de lá quando isso tudo deu lugar às brincadeiras e aos joguinhos. Interação sem objetivo no Orkut não fazia mais sentido pra mim. Comecei a blogar de forma mais efetiva, mas apenas como um diário de coisas legais que recebia. Depois conheci seu blog, o da Rô, o do Compulsivo, Iara, Ariane... não saí mais disso. Veio o Twitter, o contato com alguns ficou mais estreito e... bom, adorei seu texto. Espero que venham relatos animados por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Jenny!!!!!
    Me conta qual era o seu bogus!!!!!!
    Eu tive um fake que ajudava a combater crimes virtuais...kkkkkk
    Ah, me add aê, mana! :D

    Gabriel, tenho minhas dúvidas...
    Vai ser complicado sair bloqueando todo mundo que vier a nos perturbar.
    Uns ficam ofendidos, outros choramingando

    Augusto e Cassidy, obrigada!

    Bauru, bons tempos né?
    Eu aprendi muito nas comunidades do Orkut....

    ResponderExcluir
  7. Juliana (em momento Trinity..eheh)
    Esse post ficou bonito!!! risos... Este é um comentário meio #mimimi, mas é sincero.
    A verdade é que seu post tem, para mim, um tom meio nostálgico...
    Eu comecei a usar o orkut não tão cedo quanto você, mas ainda na época em que se precisava de convite para entrar. E sempre vou ter um carinho especial por aqui lá, porque, assim como você, reencontrei algumas pessoas muito especiais que não via, literalmente, há décadas!
    Confesso que, à primeira vista, não me incomodo com a popularização das coisas. O que me incomoda é a enxurrada de problemas que vem com elas.. risos...
    Fico triste com as atrocidades que você mencionou (destruição de comunidades, roubo de senhas e de perfis) - há sempre gente que não nada melhor para fazer na vida ... Coisas do ser humano... É por essas é outras que volta e meia me questiono: "E isso é o ápice da criação?"
    Não tenho certeza...
    um abraço,
    Popysp©
    http://twitter.com/Popysp

    ResponderExcluir
  8. Juliana, eu deletei a minha conta do orkut faz quase dois anos e nao me arrependo! O Twitter no início só acessava quem tinha convite e eu tive um perfil protegido por causa do trabalho. Aliás o convite veio pelo trabalho. Somente no finalzinho de 2006 que fiz o perfil do @Luzdeluma e o twitter já estava aberto ao público.
    Não sei o que anda acontecendo com o twitter; de duas semanas pra cá tive que instalar um anti-vírus mais potente no meu celular e no meu computador porque a página contaminou ambos. No twitter as minhas mensagens arquivadas (não a do perfil) foram todas apagadas e quando tento acesso, invariavelmente está baleando. Muitos spams, fakes e gente chegando com jeito duvidoso (rs*) e nessa de orkutizaçao, muita gente vindo de lá. Beijus

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Lembro da época de convites no orkut, consegui um por um amigo que mora em uma outra cidade, e mesmo na faculdade, ninguém sabia o que era.

    E como a Jenny comentou, hoje só tenho adicionado no meu perfil pessoas que eu conheço.

    Mas "vamos" com o twitter, não sei até quando... mas vamos.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião a popularização de um serviço acaba as vezes banalizando o mesmo. Vamos ao exemplo do próprio Blogger... Existe um preconceito quanto a usuários de Blogs, muita gente diz que não existe nada que preste neste tipo de comunidade. Na minha área de trabalho existem muitas comunidades interessantes em que os usuários trocam ideias entre si mesmos mas acabou existindo uma invasão de adolescentes que banalizou o serviço.

    Se lermos o cadastro do Orkut, veremos que deveremos nos declarar maiores de 18 anos. Quem não conhece um sobrinho ou um primo menor de idade que utilize o serviço.

    Daqui a pouco existirá a invasão de crianças no Twitter e os adultos que trabalham em empresas terão o acesso ao serviço barrado em seus trabalhos... Eu considero a popularização dos serviços de internet algo desnecessários.

    ResponderExcluir
  11. Ju,gostei do momento retrô, embora não tenha convivido com este início prodigioso do Orkut, lembro que a 1ª experiência minha nesse serviço, não foi nada agradável, o que me deixou profundas cicatrizes.
    Considero o MSN e o Orkut respectivamente, os "ambientes" responsáveis pelo surgimento de uma das piores pragas dos últimos tempos os famigerados "internetês e miguxês".
    É óbvio que não estou aqui querendo atribuir a responsabilidade do mau uso das ferramentas aos desenvolvedores dos serviços, já que, imagino eu, não tinham esse intento quando da suas concepções.
    A responsabilidade do mau uso e da banalização é de "alguns usuários", que não conseguem manter um mínimo de decência e acabam por afugentar os indíviduos de bem.
    Fico triste porque, apesar de nunca ter sido muito fã do Orkut, eu adoro o twitter, foi a oportunidade que tive de conhecer e trocar experiências com pessoas como você, @anamagal, @monthiel,@patricia_coelho, @_Ariane_, @DenilsodeLima, @marcelomuraro, e vários outros amigos virtuais do twitter.
    Más conclamo a todos a lutar contra essa praga tendo como norte a frase de Theodore Roosevelt: "É bem melhor lutar em busca do triunfo,mesmo expondo-se ao insucesso, de que formar fila com os pobres de espírito, pois nem gozam muito, nem sofrem muito, apenas vivem numa penumbra cinzenta...".
    Me alonguei muito né? Más o tema é pertinente. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Juliana, adoro seu blog, mas me desculpe, acho tão elitista - ou pseudo-elitista - essa discussão, e pra piorar, infelizmente, não é a primeira vez que leio algo do gênero.

    Acredito que não querer a massificação do Twitter é como não querer que existam pobres no mundo, não querer que diferentes faixas etárias convivam, achar que se é superior a alguém por idade, conhecimento ou experiência, é não querer conviver com pessoas menos instruídas, julgar o outro por títulos e gabaritos (ou pelo número de visitantes que o blog dele pode trazer ao meu), é querer viver só entre a "fina nata", a dita elite, é recortar um pedaço do mundo e chamar de paraíso por responder aos próprios critérios e denominar de inferno a parte restante (geralmente maior).

    O orkut é um site que foi apropriado pelos brasileiros, assim como outros sites voltados à formação de redes sociais virtuais foram apropriados em massa por internautas de outros países, como o Facebook nos EUA, o Mix no Japão, etc.

    Há usuários que adicionam pessoas que nem conhecem no Orkut? Há sim! Assim como no twitter as pessoas seguem indivíduos que nunca viram na vida, e ninguém reclama. Qual a diferença entre ser amigo no Orkut de quem não se é amigo no mundo físico, e de ser seguido por quem nem se sabe de quem se trata? Não devemos superar a fase das panelinhas do primário e ver o que o outro, o desconhecido, pode ter de bacana, não? Há spam no Orkut? Há! Assim como há em qualquer serviço online, incluindo o Twitter. Há competição no Orkut pelo número de amigos e/ou membros de comunidades? Há, pois o mundo sempre foi uma disputa numérica. É a mesma disputa por número de seguidores do Twitter, do blogger, leitores de feed, é a brincadeira do buytter, são os ranks da web, etc, isso é natural do ser humano. Há conteúdo relevante no Orkut? Há, sem sombra de dúvidas! Eu e minha orientadora no mestrado avaliamos grupos que discutem aquecimento global no Orkut, instalação de PCHs na bacia dos rios de suas comunidades e saem da discussão virtual para a discussão física, exigindo transparência política e sustentabilidade ambiental, dentre outros debates de relevância incontestável. Há conteúdo irrelevante? Depende do ponto de vista, a informação se torna informativa se for a informação de que eu preciso. Certamente, há informações de gosto duvidoso no Orkut, assim como a cada semana no Twitter eu fico chocado com barracos públicos entre anônimos e/ou celebridades nacionais e internacionais, assim como no Blogger eu fico chocado com a apelação total de alguns "top" para conseguir visitas.

    Agora, um astro de cinema, uma estimada rede de notícias internacional e a princesa do pop disputam quem terá um milhão de seguidores primeiro no Twitter? Se isso já não é a banalização, não sei do que se trata. Ainda bem que eles não estão no Orkut, lá a briguinha de popularidade estilo "rainha da pipoca" da festa junina se limitaria a 1000 amigos.

    A Internet é pública, os serviços online como Twiter e Orkut também são, portanto, todos devem ou pelo menos podem participar. Espero muito que, assim como o Orkut teve papel fundamental na alfabetização digital ou letramento informacional de muitos brasileiros, o Twitter também possa atrair mais e mais pessoas, e acrescentar aprendizado digital a elas, que sirva à inclusão em um país tão excluído.

    Acho que todos temerosos quanto ao destino do Twitter deveriam refletir: nenhuma ferramenta social virtual é definidora de qualidade ou relevância dos seus usos e/ou de seus usuários. O ciberespaço é um universo, e como todo universo tem coisas boas e ruins, relevantes ou insignificantes.

    Agora, se o pessoal for sair do Twitter porque os adolescentes e/ou pobres (sem eufemismos, galera, vamos traduzir "miguxos" e "massa" claramente) passarem a utilizar o serviço, já podem ir saindo do Blogger também, do GMail, do MSN, e pedir à Internet que volte ao reduto militar e acadêmico (e ah norte-americano). Ou, quem sabe, percebam que cada um usa um serviço como deseja e conviver com as diferenças e até com o que desaprovamos é um bom modo de praticar a famosa tolerância, tão faltosa ao mundo de hoje (físico e virtual, em nosso querido mundo real).

    ResponderExcluir
  13. Oi Jú, nossa post super da hora....
    é engraçado mesmo, sou do Orkut da época que era convite, sem convite sem chance, hoje não bastar chegar até a url do Orkut, chegou pronto a merda ta feita....
    Orkut para mim nem sei para que tenho ainda perfil lá já cansei de lá há tempos, o Twitter ta bom ainda até qndo? Xiii so Deus mesmo é quem sabe, já to sendo seguido por gente que nem sei de onde vem, até o momento não me fizeram mal, mais to começando a correr....

    Beijim para vc...
    @dfcossta
    [In]Commun

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Juliana! Excelente esse seu post sobre essas duas redes sociais. Eu tive orkut por quatro anos ( na época dos convites) e só o fiz para atender o pedido de uma turma inteira de alunos que deixavam a escola, mas não queriam se perder de mim. Outros alunos, amigos e parentes foram agregados com tempo; o problema é que as pessoas viam um número alto de "amigos" e achavam que eu adicionava qualquer um. Comecei a me irritar quando recebi um pedido pra adicionar um sujeito e li o recado dizendo " E ae! axo que ti conheço da igreja!" (rsrs).
    Li em um dos comentários deixados aqui o questionamento sobre crianças no Orkut. Ora, por princípio, aquilo lá é coisa de gente grande!!! Mas quem, no Google, verifica se o usuário tem mesmo 18 anos? Ninguém! O que dizer, então, de uma conhecida minha que fez ali uma página para a filha recém-nascida? Cansei do Orkut há um ano e avisei aos meus amigos que, caso desejassem saber de mim, deveriam ler o blog, pois o orkut havia perdido o sentido pra mim.

    A respeito do Twitter, ainda estou aprendendo a usar, mas não sei se será uma febre como a outra rede, por ter um espaço tão apertado para a escrita e não ser tão simples de ser usado. Esperemos pra ver o que acontecerá no futuro!

    ResponderExcluir
  15. Popys, não foi só pra você que o post foi nostálgico..rs


    Luma, este é o meu medo.
    Quando contei a minha história no Orkut, foi para mostrar que as coincidências entre as duas redes já são muitas. Agora, só nos resta aguardar.


    Ronaldo, vamos que vamos

    Kastner,
    A popularização é inevitável.
    O que dá pra tentar fazer, é educar os usuários (eu acho)

    tutorunopar,
    Conhece aquele ditado que diz "Deus põe e o homem dispôe"?
    Eu também ando meio triste e com medo de ter que deixar o Twitter, como um dia deixei o Orkut.

    eusoqueriaumcafe,
    A minha intenção não foi ser elitista. Não tenho medo do povo.
    Sou médica do SUS há 15 anos e faço na minha profissão o mesmo que eu faço aqui:tento educar. A experiência tem sido positiva.
    Meu medo é das pessoas que, escondidas atrás do anonimato, deixam aflorar seus desvios de caráter e passam a infernizar a vida alheia.
    Abraços

    Douglas,o jeito é esperar pra ver

    ResponderExcluir
  16. Andrea, as pessoas estão passando dos limites.
    Imagina só que perigo um álbum de uma criança recém-nascida no Orkut..meu Deus!
    O problema de tudo nesta vida, continua sendo o usuário :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Concordando com o Gabriel Meissner:


    "Mesmo que o Twitter se "orkutize" não vai ser um problema tão grande assim, pois podemos seguir e interagir somente com quem escolhermos. É diferente de uma comunidade do orkut em que, para participar, você acaba sendo obrigado a conviver virtualmente com miguxos, fakes, spammers etc."

    E acrescentando:

    "O Twitter perderá o hype mas continuará sendo uma ótima ferramenta para quem souber usá-la"

    Além do mais, cadê a inclusão digital? Onde está o sentido do termo "Social" das redes sociais?

    @Robhym
    http://twittosfera.ning.com

    ResponderExcluir
  18. Juliana, já tem a Goreti @gor_felizdavida abrindo caminho. Ainda tenho a dúvida se ela é fake ou é real. Lembro dessa época, era doida para ter um Orkut, mas ninguém que eu conhecia tinha.

    ResponderExcluir
  19. eu sou desses tempos orkut nao era um site de relacionamento tao conhecido quando as pessoas perguntavam pra vc se tinha orkut você hammm o que isso ...em fim orkut ganhou espaço entre os brasileiros e ficando em segundo lugar nos cites de relacionamento mais usado na web..

    ResponderExcluir
  20. Juliana,entrei no twitter após ler as dicas no seu blog.E confesso que depois de ler esse post,fiquei um pouco confuso...Todos os blogs que venho lendo nos ultimos três meses(antes disso nunca tinha tocado num computador...),tem lá o link para o twitter,todos pedem "me siga no twitter",muitos deles tem dicas do tipo : "como usar o twitter","como ter varios seguidores no twitter","como se dar bem no twitter",etc...,ou seja,todos eles incentivam o uso do twitter!!!Então eu não posso entender direito essa postura do "temor" da popularização do mesmo...Eu falo direto do "front" dos pobres,o que não significa que participo de comunidades do tipo"moro na favela e tenho orkut",mas ,sem mais enrolação,o que quero dizer é o seguinte : sabe o que eu,até poucos meses atrás,completo ignorante do mundo digital,acho o melhor da internet?A imensidão de conhecimento que ela disponibiliza para quem estiver disposto a procurar!Leio bobagens nos blogs?Claro que leio,e rio muito das boas piadas!Mas também faço cursos de photoshop(o que ,banal para muitos,para mim é fantástico!).Leio todos os jornais online,o que me permite uma comparação entre as fontes,o que seria impossível na midia impressa.Baixo livros e hqs que jamais poderia comprar,e por ai vai.Tudo graças a popularização da internet,a tal da inclusão digital.Sem falar que é muito legal estar perdido numa minuscula cidade do interior,e mesmo assim estar por dentro do que vai pela cabeça de quem realmente entende do mundo virtual!!!É por isso que,apesar do post levemente elitista,vou continuar frequentando seu blog,te seguindo no twitter,e aprendendo com as suas dicas!Aliás,vou seguir todo mundo que você sugeriu no fim do post!!!E cada novidade que surgir,estaremos lá também!!!
    Sempre com muito respeito,e muita,muita curiosidade!!!Abraços,e parabéns pelo seu ótimo blog!

    ResponderExcluir
  21. Já pensei diversas vezes em largar o Orkut por causa dos spammers, mas vou levando como dá :-P

    O problema que estou vendo no Twitter - apesar do pouco tempo de casa - é que parece que estou sendo monitorado por órgãos de publicidade que estão me seguindo indiscriminadamente.

    Não sei se você está acompanhando a discussão sobre empresas que estão demitindo funcionários por justa causa, devido a exposição indevida em redes sociais.

    Será que o sentimento de estar sendo vigiado é impressão?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente o Twitter esta se tornando um "Okut da vida", mais sempre será assim, foi com o Orkut, e agora será com o Twitter. E isso acontecerá com os proximos sites que seram criados do mesmo genero que estes, culpa da inclusão digital, que esta cada vez mais insentivando a criação desses sites, e da mídia (em especial, a @rede_globo), que divulga pra Deus e o Mundo.

    Abração do @blogdoloko!

    ResponderExcluir
  23. Ju,
    Eu deletei o meu 1º perfil do orkut por medo e precaução, mas não deixei de lado. Como você, acho que vale a pena manter o orkut pelos amigos que apenas encontramos lá. Mas morro de preguiça de ficar entrando.
    Tomara que o twitter não fique tão ruim quanto ficou o orkut!
    Bjks

    ResponderExcluir
  24. Pelo visto, o meu relato poderia ter sido feito por aqui também! rss E olha que eu fui sucinto, pois há muitas coisas a dizer do antes e depois do boom do orkut de novos usuários.

    Logo no começo do orkut, surgiu o Beltrano e o Gazzag(que virou Octopop recentemente), dos quais fiz conta e tenho ativa só neste último (mas só entro pra relembrar a senha rss). A diferença de visitantes é tamanha, embora muitas ideias agregadas ao orkut vieram de lá, destes dois: Blog, fotolog, visitantes on-line, tem até envio de mensagem por áudio (não sei se hoje tem no orkut, porque já saí dele..rss).

    Depois que criei o meu blog, estou mais sossegado, pois no orkut a minha vida estava ótima quando meus alunos não sabiam da minha página, até que, num certo dia...eu envio o convite a uma colega professora (com anos de trabalho) que queria encontrar turmas de alunos antigas e bingo! Os novos foram me encontrando e se intrometendo no pouco do que eu compartilhava por lá (meu lazer, oras).

    Acho que o meu grande acerto após ter excluído o orkut foi a criação do blog, pois serviu de parâmetro para saber o que mais as pessoas buscam de você (defeitos, sucesso ou fracasso) para depois virar a "manchete do dia" nas conversas da semana. Não encho de fotos no blog? Não falo de ninguém? Escrevo muito? Pois é, assim mesmo que eu sou... Por isso, muita gente parou de cuidar da minha vida (se intrometer mesmo) depois disso. Que coincidência!

    Eu não condeno nada e nem falo "Deus me livre" pra nenhuma ferramenta digital. Adoro saber que temos opções (esta é a palavra certa) de interação pela rede. Orkut para mim já não é necessário, posso optar por outro serviço que me agrade. Mas eu continuo desaprovando a inclusão de crianças nestas redes. O comportamento delas é muito influenciado por isso e a culpa depois, ninguém assume...joga pra escola (é mais prático).

    O que o @webdigitaleducator disse ocorre em qualquer serviço que tem cadastro pessoal: tudo é rastreado para identificar que tipo de consumidor você é para ver o anúncio que aparecerá na página que visitar. Os e-mails já estão assim faz tempo! E dentro da sua página de entrada, depois de digitar a sua senha!!! Quem acompanhou pela revista INFO há alguns anos, isso foi previsto.

    Estou curtindo o twitter moderadamente, e não nego que dou boas risadas por lá. Tem gente que tem talento para nos fazer rir, assim como outras que nos direcionam para notícias sérias.

    E por falar em revista, Juliana, a matéria que vi sobre o orkut pela primeira vez foi só uma nota na revista, a matéria de capa veio depois...rsss @revistasuperDifícil ser sucinto com este assunto que já virou #nostalgia.

    @Celitu

    ResponderExcluir
  25. É, o twitter está começando a ter fakes, e tem ja aqueles scripts pra ter seguidores, como se fosse uma guerrilha para quem é o mais 'seguido'...
    mas não acho que chegará a proporções de nostalgia que o orkut ficou.

    ResponderExcluir
  26. Fransciso, acho que nem todo mundo está com vontade de se socializar :D

    Érica, eu quase comprei o convite no ML..rs

    eneias, fico feliz de saber que você tem aproveitado bem sua vida na internet.
    Eu também moro no interior.
    A intenção não foi ser elitista.

    Webdigital, estou acompanhando sim e isto é fato.

    Aú, que assim seja :D

    Marcelo, eu também fiz uma conta no Gazzag \0/ e também fui perseguida por pacientes no Yakult. Esqueci de contar no post.Bjs

    ResponderExcluir
  27. Bons tempos mesmo. Eu só mantenho uma conta no Orkut apenas para obter links de audio e vídeos em várias comunidades do gênero.
    Além do meu eterno mau humor, lembre-se que eu também adoro xingar a Telefonica, algo que já virou constante. :o)

    ResponderExcluir
  28. Eu tive a sorte de ser um dos primeiros usuários do Orkut... E saí, mas me pediram pra voltar... XD Meu perfil está lá, coloco algumas fotos, até porque gosto de divulgar meus cosplays, mas está mais fechado do que nunca. Só para conhecidos.
    Comunidades, acho que só entro em duas onde realmente as pessoas discutem de modo civilizado, mas vez ou outra um típico retardado aparece.
    Bem, eu até pensava nisso... Não vejo problema em pessoas que usam o Twitter quase como um MSN. Mas me sinto estranho quando um desconhecido qualquer decide me seguir. Dessa parte da "banalização" eu não gosto.

    ResponderExcluir
  29. Menina relembrei meus primórdios Orkutianos... Como eram bom.

    Ainda estou lá. Assim como a Jenny toda trancada, só amigos, parentes, pessoal da faculdade. Só um ou outro 'amigo virtual'. E mesmo assim fotos e outras coisas só para os amigos e olhe lá.

    Tive bogus tb. Vários por sinal. Por N motivos diferentes (até para vigiar Orkut de ex-namorado - acreditem, rss). Fiz amigos, vivi amores, conheci pessoas de todo canto do mundo.

    Ainda sou proprietária de 2 comunidades lá. Tive que moderá-la tb, pq começou a bagunça. Mas hoje entro só por conta dos meus seriados... Não tenho mais paciência. Perdeu o glamour, o charme se foi. Agora são quilômetros de mensagens musicais, psica-pisca e similares. Sinto que meu Orkut às vezes parece até uma árvore de Natal. Eu muitas vezes preferia ficar no falecido Gazzag (hj um tal de Octupus - nome escrotíssimo por sinal ¬¬), pq lá era menos gente, mais seleto sabe...

    No Twitter ainda tô 'arreganhada'. Afinal não vejo pq entrar em uma rede social se não for para me socializar. Mas qdo vejo algum perfil fake, spam, etc bloqueio sem piedade. Não quero quantidade, nem no meu Orkut, nem no meu Facebook (onde ando mais agora), nem no meu MySpace, Multiply, Twitter ou onde eu estiver.

    Quero qualidade. Pessoas que sejam verdadeiras para que assim eu as possa levar para o real e sair do virtual. Gente boba e infantil deixo aqui a desligo junto com o pc.

    Amei o post... Até chorei lembrando... haha

    ResponderExcluir
  30. cARACA!!! eu lembro disso, agora acredito que o twiter está tomando o lugar do Yakult e inclusive nós não temos mais tanta impolgação de olhar a não ser para ver se tem alguma msg nova... mais isso ainda vai demorar a acontecer.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Esse tom orgasmático que os posts de vários blogueiros assumem ao enunciarem outros amigos blogueiros, "seus miguxos", "tutti bonna gente", também deve ser interpretado como uma forma de parafilia? Ou somente esses caras que, como faço agora, enviam mensagens com ironia sem graça - para blogs que eles nem acompanham - é que sofrem desse mal? Tenho dúvidas.

    ResponderExcluir
  32. Oi Ju! lembra de mim? Murilo Azevedo da Antivírus e Segurança!
    faaz teempo, ando meio ocupado, muitos trabalhos, mas tudo bem! (:

    Ótimo post, eu temia já.. e eu estou sentido de perto essa propagação do twitter, todos os meus amigos já tem um perfil lá.

    Mas eu continuo aqui, livre disso tudo! uahuhahuauh

    E falando sério agora.. é realmente uma pena, quando a garotada sem muita cabeça vai para esses serviços. Eu não gostava, mas era gente de mais QI que tinha uma conta.

    Veremos o que irá acontecer agora.. vamos esperar para ver!

    Ah! Adianto uma coisa já... estou percebendo que gradualmente, os usuários do Orkut estão criando uma conta no Facebook também! :O

    ResponderExcluir
  33. Meu pai também é desta época. Ele ficou muito feliz por achar um amigo do primário.

    ResponderExcluir
  34. Eu acho que deveriamos todos ñ só a Juliana mais também nós que tmb gostão muito do twitter ,divulgando esse post em nossos blogs twitter mesmo etc. Ta dado o meu apóio para que a zorra ñ contiue
    abraçoe e beijos caloros Dra Juliana fikem tds na paz fuui

    ResponderExcluir
  35. Para mim o Orkut tá cada vez melhor com as inovações. Considero o Twitter ridículo.

    ResponderExcluir
  36. ate gosto do twitter mas ele so nos serve mesmo e para dar noticias rapidas e nao ha um meio interativo entre os usuarios e por isso prefiro a usar o orkut mesmo esta de parabens por esta artigo

    http://bastidoresdoorkut.blogspot.com/

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top