A importância do Twitter e das redes sociais

A importância do Twitter e das redes sociais

6 10 99
A importância do Twitter e das redes sociais 10 6 99

Até bem pouco tempo atrás, quando ainda não existia a internet, as únicas formas de comunicação em tempo real eram provenientes do rádio e da tv e vinham em mão única – éramos literalmente expectadores. Com o advento da web 2.0 e suas redes sociais, passamos de meros consumidores a fornecedores de informações.

Hoje, presenciei algo realmente marcante e que ilustra este meu pensamento. Nós, infelizes usuários do Speedy da Telefônica, estamos passando por instabilidades na conexão desde terça-feira à noite. Nossa insatisfação foi exaustivamente tuitada, chamando a atenção das mídias tradicionais. Enquanto a Telefônica insiste em negar o problema, os portais UOL, G1 e Exame publicaram matérias citando as reclamações dos usuários, sendo que os dois últimos se utilizaram de tweets para provar a contradição das informações da Telefônica:

Procurada pelo G1 na manhã desta quarta, a assessoria de imprensa da Telefônica não confirmou o problema referente ao serviço de conexão à internet e afirmou que vai se manifestar em nota. No serviço de microblog Twitter, diversos usuários comentam as dificuldades. “2 dias sem internet em casa. O Speedy só pode estar de brincadeira. E ainda falam q é problema na area .... o revolta!!!” e “Speedy com problemas”, “eu sou um dos usuários q estão com problema no Speedy desde segunda” e “posso processar a telefonica pela queda nas minhas visitas por causa do #Speedy #fail ?” foram algumas das mensagens publicadas na manhã desta quarta.

Usuários do Speedy reclamam de problemas na conexão – G1 Tecnologia

Em nota à imprensa, a Telefônica diz que "desde as 21h30 de ontem (07/04), o Speedy encontra-se funcionando dentro dos padrões de normalidade. No dia de ontem, foram detectadas dificuldades de navegação entre clientes do serviço. A empresa mobilizou suas equipes para normalizar a situação no menor prazo possível, o que, efetivamente, ocorreu na noite da terça-feira". A versão da Telefônica é contraditória, já que dezenas de usuários do Speedy continuam reclamando de problemas no serviço. O Procon-SP continua recebendo reclamações no dia de hoje e são incontáveis as reclamações sobre o serviço também na internet, especialmente no Twitter.

Procon-SP notifica a Telefônica – Portal Exame

Vocês conseguiram perceber o poder do Twitter? No ano passado, eu escrevi um artigo intitulado O blogueiro como formador de opinião, onde tentei mostrar o quanto poderíamos contribuir para a melhoria de diversos serviços, utilizando-nos dos nossos blogs. Com o Twitter, nosso poder de expressão se expandiu ainda mais e nós só temos a ganhar, se fizermos bom uso dessas ferramentas. Blogs, Twitter, Orkut, Facebook e afins podem ser grandes aliados. Participando dessas redes, não nos sentimos mais isolados – o meu problema pode ser o seu problema, então vamos nos unir e enfrentá-lo juntos.

Aos primeiros sinais de mais um problema com o Speedy e após uma tuitar sobre o tema, recebi uma grande dica do @bellino, sugerindo que eu alterasse o DNS da minha conexão. Sabe como isto se chama? Solidariedade! Logo após, fui pesquisar sobre o assunto e publiquei um post no Dicas de Informática ensinando os meus leitores a driblarem a instabilidade do Speedy. Este é um exemplo clássico da relevância das redes sociais, onde cada um escreve um pedacinho da história e compartilha conhecimentos.

A grande sacada da web 2.0 é possibilitar a interação entre os internautas e, nesse quesito, o Twitter tem se mostrado imbatível. São informações em real-time jamais vistas antes. O legal não está em instalar um script e sair seguindo todo mundo para depois parecer fodástico. O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado.

Reafirmo: nós temos força e devemos empregá-la para o bem de todos! #prontofalei

32 Comments
Comments
  1. Parabéns pelo post!!! Concordo com você!!! A ferramenta existe e pode ser muito bem usada. Basta nós, que a usamos, querermos que isso aconteça.
    Um abraço,
    André Sá

    ResponderExcluir
  2. *

    Sim, claro, concordo plenamente com vc. Porém, assim como algumas redes sociais, a maioria das pessoas banalizam, e isto termina perdendo a credibilidade. Entende?

    É isso!!

    Boa noite!

    *

    ResponderExcluir
  3. Realmente as redes tem uma enorme contribuição para com nos consumidores. Li a mtéria no G1 tentei enviar para vc mais não consegui,enfim acho que toda a blogsfera viu o seu lamento com a Telefonica logo depois mtos sofreram com ela, e sempre ela se protegendo...
    Pois é a importancia e enorme
    Bjin
    Douglas Costa

    ResponderExcluir
  4. O problema é o povo aprender a fazer o bom uso das redes sociais!!!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  5. Parece que nunca as empresas se viram tão pressionadas a prestar serviços de melhor qualidade para seus clientes.

    É o poder da Web 2.0 (odeio este termo) favorecendo o consumidor.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza as redes sociais possuem grande importância atualmente, principalmente o twitter, que vem ganhando muita popularidade atualmente. Só espero que seu futuro não seja igual ao do orkut, uma fonte de vírus e spams.

    ResponderExcluir
  7. Boqueaberto estou!
    realmente hj vi umas 30 twitadas sobre a telefonica!

    parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  8. "O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado." [2]

    Acabei falar mais ou menos isso no meu blog, rsss

    Para quer ser top em ranking se não consegue utilizar uma rede social para se socializar?

    \o/ Viva o Twitter!
    Vamos tuitar!
    Beijos Ju
    @anamagal

    ResponderExcluir
  9. Concordo que as redes sociais são de grande valia, mas temos que tomar cuidado com a recente moda twitter, pois o twitter não é a única rede social com informações relevantes, em tempo real (se ele existir), e nem de solidariedade, presentes na web.

    ResponderExcluir
  10. Juliana
    Eu sempre fui meio reticente com relação as redes sociais..
    Como fala "Lá em algum lugar" acima, o problema delas é a banalidade..
    Os Orkuts e outras redes, estão saturados de coisas que não levam a lugar nenhum..
    Agora com este seu post, eu comecei a ver uma "luz no fim do túnel" destas redes, e já penso até em começar a utilizá-las..
    Parabéns por mais um post que auxilia a todos.

    ResponderExcluir
  11. Justamente por isso não volto para o Piauí. Lá a dificuldade de conexão Banda Larga deve ser horrível. A WEB facilita nossas vidas em 300%, só basta fazer bom uso da mesma e tudo se resolve.

    Abs
    @monthiel

    ResponderExcluir
  12. Concerteza as rede sociais tem um grande potencial, são de um modo concreto a interferencia da sociedade em meios ate então restritos a alguns. Agora e a sociedade e seus individuos que criam e fazem acontecer o que eles consumem e absorvem.

    ResponderExcluir
  13. Pô! Eu não era mto chegado ao Twiter, mas agora vou começar a olhar pra ele com outros olhos. Vou me inscrever lá!!!

    ResponderExcluir
  14. Hoje demanha li isso no G1 e me lembrei de vc, que vive com problemas ai por causa desse tal Speedy...
    Até fiz um post no meu blog por causa disso
    ^^
    asopkaposa
    Vlw té mais....

    ResponderExcluir
  15. Falou tudo que estava preso na garganta, Muito bom esse Post, As pessoas devem falar o que os "outros" não querem ver! *como você fez agora.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o post, Juliana!

    Realmente, a internet está aí com todas essas possibilidades, como as redes sociais etc, e mais um monte de coisa que certamente ainda está por vir, creio que a tendência é melhorar, resta aos próprios usuários utilizarem de maneira correta e proveitosa, basta saber separar o joio do trigo.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, te indiquei o selo "Vale a pena acompanhar esse blog".

    Não costumo passar adiante mas achei que valia divulgar os Blogs que eu acompanho.

    http://meninsanaincorporesano.blogspot.com/2009/04/selo-vale-pena-acompanhar-esse-blog.html

    P.S.: "ainda" não entrei na onda do Twitter ... mas vivo no Orkut hehehehe

    ResponderExcluir
  18. É, parece que a Telefônica, achou uma maneira para escapar das críticas, e afirmou que Hackers atacam o Speedy, causando a instabilidade...
    acho que precisam de novos técnicos em Segurança por lá.....
    ^^

    ResponderExcluir
  19. Verdade. As comunicações tem agora a vantagem de serem multidirecionais, embora a televisão ainda mostre apenas o que ela quer que vejamos.
    Mas já existem redes sociais demais. Umas úteis, outras fúteis. Mal olho Orkut, imagine outras.

    ResponderExcluir
  20. "O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado." [3]

    Mas parece que alguns não entende isso. Eles vivem em seu mundinho fechado e não abrem para ninguém. Mas querem ser seguidos!

    ResponderExcluir
  21. parabéns pelo blog muito bom!!
    to com um problema no meu blog quando vou criar uma postagem ele não aparece mais as abas "EDITAR HTML" e "ESCREVER" tenho um outro blog mas ele estão em outra conta e nele aperecem as abas so na outra conta que não se alguém puder me ajudar!!
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Eu vi essa matéria também e vejo que o twitter está cada vez mais sendo usado para alertar empresas, por isso muitas delas tem passado a usar o serviço para receber feedback de consumidores.

    E isso com a Telefônica é mais um fato lamentável.

    ResponderExcluir
  23. bom todos falam desse tal twitter,mas até agora não consegui entender para que serve,você poderia me explicar? e se possível dizer a onde eu pego isso.obrigado.
    (http://saladamixtta.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  24. Pica Pau, clique no marcador Twitter e você será apresentado à Twittosfera :P

    ResponderExcluir
  25. O que posso desejar para este período de reflexão?
    Que as verdadeiras amizades continuem eternas
    e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
    Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
    Que as alegrias estejam sempre presentes
    e sejam festejadas por todos.
    Que o carinho esteja presente em um simples olá,
    ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
    Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas.
    Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
    apontando o caminho correto.
    Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
    sejam retiradas de nossa vida.
    Que aquele que necessite ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga.
    Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
    Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
    Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.
    Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
    Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
    Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.
    Feliz Páscoa a você e toda sua família!
    Bjks
    Orgulho de Ser

    ResponderExcluir
  26. Juliana:
    Parabéns pelo texto.
    Concordo com vc.

    Atémais!
    @Annyllinha

    ResponderExcluir
  27. Muito bom!
    Aprendemos muito diariamente com as experiências de quem gosta de compartilhar.

    Longe da grande mídia que só pensa em vender produtos e espalhar notícias inúteis.

    Boa Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Juliana, como sempre palavras sensatas e bem colocadas, más como você disse, todas essas mídias estão aí a nossa disposição, porém é necessário termos consciência e utilizá-las com responsabilidade. O twitter é uma dessas ferramentas que, bem explorada, podem nos render grandes benefícios. Podemos constatar isso nas matérias mencionadas por você, publicadas em grandes sites de informações. Só não entendo uma coisa, o que leva um pessoa a usar um script para aumentar seguidores no twitter? Eu mal consigo acompanhar meus parcos seguidores, imagina quem possui milhares? Em tempo: obrigado pelo seu comentário no meu blog, fiquei extremamente lisonjeado.

    ResponderExcluir
  29. As empresas não existem sem os seus clientes. O poder de pressão sobre elas para que melhorem os seus serviços está no consumidor. Redes sociais, como o Twitter, são ferramentas poderosas para o consumidor exercer influência sobre as empresas prestadoras de serviços.

    ResponderExcluir
  30. O grande problema é que surgem tantas redes sociais que fica dificil acompanhar, o ideal seria que houvesse uma unicidade...
    -
    facebook, orkut, blogblogs tecnorati, twitter, ning e por aí vai... haja senhas e logins...

    ResponderExcluir
  31. Pois é!
    Devemos aproveitar e fazer novos amigos nessas redes sociais e não apenas visar a publicação dos posts de nossos blogs.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top