Quais os principais desafios e dificuldades das PME?

Quais os principais desafios e dificuldades das PME?

6 10 99
Quais os principais desafios e dificuldades das PME? 10 6 99



Tendência de crescimento do setor levanta discussões atreladas ao momento econômico do país


Em meio ao período de Black Friday, análises sobre 2023 e expectativas para os próximos anos, o mercado se volta para as pequenas e médias empresas. Nos anos anteriores, especialmente durante a pandemia, as opções de marketing para PMEs cresceram exponencialmente, e agora os empreendedores buscam formas de se manterem no mercado. 


Diferentemente de empresas já consolidadas entre os consumidores e no próprio cenário de mercado, as pequenas e médias empresas enfrentam desafios particulares. O meio digital continua oferecendo muitas oportunidades, mas as demandas de consumo em função de novos comportamentos e mudanças econômicas refletem diretamente na estratégia de cada negócio.


A seguir você acompanha alguns dos principais desafios e dificuldades que as chamadas PMEs enfrentam no Brasil e conhece as apostas para o cenário daqui para frente. Vale adiantar que, por mais que empreender no Brasil exija muito mais esforço que em países como os EUA, os resultados podem ser vantajosos a depender de fatores como planejamento.

Planejamento estratégico, financeiro e sustentável

Quando se fala em empreendimentos de pequeno e médio porte, é comum observar modelos de negócio que se baseiam em tendências de consumo passageiras. Quem se lembra do boom das paletas mexicanas na cidade de São Paulo em meados de 2015? Hoje em dia, é raro encontrar um ponto de venda do produto, em comparação à presença quase excessiva de quiosques de sorvete na época. 

Usamos esse exemplo para ilustrar que muitos empreendimentos iniciantes no Brasil ainda não são planejados a médio e longo prazo. É importante estar atento às demandas do mercado, mas também é necessário traçar uma estratégia que permita ao negócio sobreviver após o fim de tendências, como aconteceu com as paletas.

Gestão de pessoas e recursos 

No segundo trimestre de 2023, o setor de PMEs cresceu mais de 3% no Brasil (Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs/2023). O número pode parecer baixo, mas é maior que o mesmo período do ano passado e indica uma movimentação do mercado em benefício de novos empreendimentos. 


Durante a pandemia, muitas pessoas investiram em negócios digitais, aproveitando oportunidades em função da demanda de mercado. Quem obteve bons resultados, viu a necessidade de investir mais recursos em estrutura e equipes, enfrentando o desafio de gerir pessoas e processos.

Facilitação de crédito empresarial

Contratar funcionários e expandir a estrutura de um negócio exige aporte financeiro, e uma das formas mais comuns disso ser viável para pequenas e médias empresas é através de crédito empresarial. Muitos credores tiveram prejuízos justamente por parte dos serviços de crédito ofertados na pandemia, além da economia global ter sofrido muitas mudanças.

Por um lado, isso dificulta a obtenção de crédito para pequenas e médias empresas em alguns setores, mas, por outro, contribui para que os empreendedores desenvolvam propostas mais robustas e baseadas em dados para apresentar aos bancos. No Brasil, alguns programas federais têm como objetivo simplificar esse processo, assim como iniciativas de instituições como o Sebrae.

Regras tributárias e processos burocráticos

O ano de 2023 está sendo marcado por muita movimentação nas regras fiscais no Brasil, o que afeta não só o consumidor, mas também o mercado, tanto de grandes como de pequenas e médias empresas. O volume final de tributos cobrados de negócios iniciantes ainda tem profundo impacto na receita, assim como as exigências burocráticas.


Também por iniciativa federal, sistemas de emissão de documentos fiscais e tributação têm sido unificados, tornando processos administrativos mais práticos e dando maior transparência aos sistemas de tributação de cada categoria de empreendimento.

Transformação digital

As principais tendências tecnológicas para os próximos 5 ou 10 anos foram antecipadas por conta da pandemia, e muito se fala ainda hoje sobre a transformação digital. Mesmo PMEs surgidas online enfrentam desafios como integração de sistemas, mapeamento de processos, segurança da informação e centralização de dados da empresa. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top