Marketing de Storytelling interativo: como envolver os clientes em uma história interativa?

Marketing de Storytelling interativo: como envolver os clientes em uma história interativa?

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Marketing de Storytelling interativo: como envolver os clientes em uma história interativa? 10 6 99

 






Saber como estruturar uma boa dinâmica de marketing sempre foi um fator importante dentro dos mais diversos contextos de interações empresariais. Por essa razão, o storytelling vem sendo considerado uma das perspectivas a serem elaboradas.

Esses são pontos importantes que podem ser considerados dentro de dois crivos diferentes, já que há uma percepção bastante sólida a respeito de alguns aspectos que podem ter uma fundamentação social e, também, de mercado.

Dentro do primeiro ponto de vista, o storytelling acaba se manifestando como uma tradição que sempre foi muito importante para as pessoas, uma vez que o ato de contar histórias é, de fato, um elemento primordial para as mais diversas culturas.

Todo conhecimento do mundo foi elaborado a partir desses aspectos e, por conta disso, é preciso manter sempre viva a chama do saber histórico que foi ganhando cada vez mais desdobramentos e ferramentas para que isso fosse possível.

Há, ainda, uma série de culturas que sustentam na perspectiva oral os seus valores e, também, conhecimentos, o que ajuda a garantir que elas consigam sobreviver de forma bastante ampla com o passar dos anos.

Logicamente, com a criação dos livros e outros registros, tornou-se mais fácil documentar esses aspectos, o que deu origem a todas as ciências humanas, garantir que o conhecimento fosse passado de geração para geração;

É claro que esse é um ponto de vista mais técnico, mas há uma série de outros fatores que podem ser considerados a partir do ato de contar histórias, uma vez que as pessoas sempre estão ávidas por uma narrativa que consiga lidar com elas.

Desde os textos religiosos até as lendas contadas ao redor de uma fogueira na antiguidade ou, até mesmo, em outros elementos manifestados nos dias de hoje, a história sempre foi um ponto de contato fundamental entre as pessoas.

Até mesmo a chamada fofoca tem a ver com esse elemento, uma vez que é possível fundamentar uma atenção bastante grande a partir de uma narrativa que consegue manifestar algum tipo de curiosidade.

Nos dias de hoje, é possível encontrar uma série de elementos importantes que denotam uma perspectiva bastante sólida a respeito da importância do ato de se contar história e como isso pode interagir de forma qualificada com alguns aspectos.

Nesse caso, por exemplo, o triunfo da indústria cinematográfica pode ser um ponto bastante importante, já que ela representa uma forma inovadora de contar histórias a partir do audiovisual.

Há, ainda, outros formatos que são importantes dentro desses contextos, como é o caso das narrativas em videogames e, também, podcasts sobre os mais variados temas que possuem um formato de histórias.

Seja como for, o envolvimento com uma trama pode ser fundamental para que haja uma orientação a respeito de todos esses elementos e, assim, consolide uma atenção fundamental dentro do espectador.

O segundo ponto a ser mencionado sobre essa forma de marketing é, justamente, essa estratégia que possui uma intenção bastante ampla de criar um vínculo sólido com todos os elementos de mercado nesse sentido.

Assim, por exemplo, um lavador de gases compacto que está buscando sustentar uma boa estratégia de impacto em seu mercado pode, em grande medida, estruturar alguns aspectos que conseguem gerar algum tipo de envolvimento.

O marketing é, portanto, um dos elementos mais importante para as empresas e o envolvimento dentro de suas instâncias pode ser um de seus pontos fundamentais para que haja esse tipo de articulação de consumo.

Seja para vender roupas ou um ciclone para triturador, esses são fundamentos essenciais do mercado que vão sendo orientados de forma bastante sofisticada dentro de todos esses aspectos de interações de uma forma geral.

Não há como pensar em nenhuma estrutura empresarial sem que o marketing esteja integrado a todos os seus aspectos, assim como não existe sociedade sem o ato de contar histórias de uma forma geral.

Cada passo dado dentro desses aspectos precisam estar consolidados em uma dinâmica que, justas, podem gerar uma nova percepção a respeito de todos esses aspectos de interação.

Assim, uma empresa especializada em lavagem de carpete empresarial poderá manter uma relação de mercado muito mais elaborada dentro de todos os seus contextos de interações.

Mundo digital e a interatividade

Antes de compreender como que o marketing de storytelling pode fundamentar uma boa dinâmica com o cliente dentro dos contextos empresariais contemporâneos, é importante entender como que o mundo empresarial atua dentro de uma lógica de interatividade.

Há uma orientação bastante sólida de ferramentas que conseguem garantir um contato bastante direto entre as empresas e seus clientes, o que ajuda na hora de criar um relacionamento a longo prazo.

Nesse caso, por exemplo, se alguém comprou uma caixa de água 5 mil litros em um depósito de materiais de construção e está com alguma dúvida, esses ambientes digitais podem ajudar na hora de gerar algum tipo de interatividade.

No entanto, esse não é o único viés interativo que se pode ter, uma vez que há toda uma estrutura de marketing importante que pode auxiliar esses aspectos de uma forma geral dentro desses ambientes.

É essencial que as empresas entendam que há um ímpeto bastante sólido a respeito desses elementos, o que, via de regra, pode ser um fator decisivo para que uma empresa de micro mist cabelo consiga ter boas resoluções.

Seja como for, cada elaboração pode ser importante na hora de garantir que esses elementos sejam estruturados e, por conta disso, é preciso agir dentro de todos esses aspectos de interações.

Marketing e storytelling: como funciona?

Diante de todos esses pontos, torna-se importante entender como o marketing e o storytelling podem se unir para gerar algum tipo de envolvimento do cliente, criando uma consequente interação.

Há uma série de mecanismos que já são conhecidos das empresas e são utilizados há muito tempo dentro do mercado, uma vez que eles fazem com que os clientes consigam ter um engajamento de consumo grande.

Desde a década de 60, o storytelling é um recurso importante para fundamentar os mais diversos comerciais de televisão, o que pode fazer com que um selador parede umidade  consiga ter um bom desempenho de vendas.

Logicamente, com a chegada do mundo digital, esses pontos foram ganhando novos desdobramentos, o que deu origem a algumas orientações importantes dentro do mercado de uma forma geral.

O marketing, hoje em dia, diante de uma série de fundamentações de impacto, passou a ter uma necessidade cada vez maior de prender a atenção do cliente e, por isso, o storytelling se tornou importante.

Fundamentos de um storytelling

Diante disso tudo, o storytelling pode se manifestar dentro de algumas considerações importantes, o que pode ser um fator bastante fundamental diante disso tudo.

Nesse caso, o storytelling para vender, por exemplo, uma afiadora de facas industriais precisa se apoiar em três elementos essenciais: narrativa, conteúdo e fluidez.

Esses são aspectos que precisam ter muita qualidade, uma vez que são eles que vão dar a liga entre o que o cliente está procurando para consumir e o que a empresa está procurando comunicar.

Técnicas e ferramentas de storytelling

Com o avanço das tecnologias digitais, há uma série de ferramentas e técnicas que podem ser sustentadas dentro de um contexto de storytelling.

Há, do ponto de vista das ferramentas, alguns elementos que podem auxiliar uma empresa de acupuntura auricular a produzir alguns elementos importantes dentro dessas instâncias de interações. São elas:

  • Editor de vídeo;

  • IA de texto;

  • Ferramentas de analytics;

  • Ferramentas de áudio.

Todos esses fatores podem ajudar em uma produção bastante sólida a respeito de uma perspectiva de storytelling bastante sólida.

Há, diante disso, alguns pontos técnicos que podem ser orientados a partir disso, o que pode fornecer a público diferentes algumas pistas de orientações.

Nesse caso, por exemplo, é possível ter uma orientação que consiga engajar dentro de um texto, de um vídeo ou, até mesmo, de imagens em redes sociais.

Dicas para um bom roteiro

É claro que, para envolver um cliente, é fundamental que haja uma consideração que consiga ter como base um bom roteiro, já que esse é o aspecto que irá conseguir gerar engajamento.

Ater-se ao público

Por vezes, a impressão que uma empresa tem de seu mercado pode não corresponder à realidade daquilo que o público procura e, por isso mesmo, é preciso que haja uma orientação dentro desses aspectos.

Fazer uma pesquisa de opinião ou, até mesmo, observar os mecanismos de linguagem do público pode garantir uma compreensão a respeito do que engaja.

Investir na jornada do herói

Esse é um dos artifícios de enredos mais utilizados, uma vez que ele tem a forma perfeita para gerar algum tipo de engajamento.

Muitas vezes as pessoas acham algum filme ruim, mas acabam sendo absorvidas pela história por conta da jornada do herói.

Por isso, é importante entender como formular um roteiro que consiga ter todos esses arcos narrativos.

Considerações finais

Ganhar a atenção do cliente e garantir que ele esteja inserido em um contexto de interação com a empresa pode ser um fator determinante.

Por essa razão, é importante que o storytelling seja um dos principais fatores a serem considerados dentro dessas instâncias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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