Vantagens e desvantagens dos motores flex

Vantagens e desvantagens dos motores flex

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A produção da tecnologia bicombustível movimenta a indústria nacional. Conheça prós e contras

Adquirir um carro é, para muitos, a realização de um sonho. Quem está adquirindo pela primeira vez precisa ter atenção a uma série de detalhes que vão desde o design até a potência passando por, claro, tipo de motor.

É melhor investir em carro com motor a álcool ou gasolina? Nos últimos anos, porém, essa pergunta tem se tornado cada vez mais incomum. Afinal, é possível usar os dois combustíveis em um carro só — e até mesmo misturá-los.

Entenda o que é o motor flex, além de suas vantagens e desvantagens.

O que é um motor flex

É o motor que permite o uso tanto de álcool (etanol) quanto de gasolina. Flex vem justamente da flexibilidade do uso de combustíveis no mesmo carro.

Para que isso ocorra, o motor conta com sensores na injeção eletrônica que são capazes de identificar se o veículo foi abastecido com etanol ou gasolina, além da porcentagem de cada um deles no caso de mistura.

A tecnologia pode até parecer nova, mas está presente no Brasil desde 2003, com o lançamento do Volkswagen Gol. Atualmente, está presente na maior parte da produção industrial do país.

Mistura de combustíveis

No carro flex, álcool e gasolina podem ser misturadas em qualquer proporção. O motor é quem vai determinar a quantidade de combustível que deve ser injetada para uma queima completa.

Dias frios

Há quem acredite que o motor flex não funciona bem em climas frios. O máximo que pode acontecer é que, se o tanque estiver com etanol, a partida do motor seja um pouco mais complicada.

Os modelos mais antigos de motor flex contavam com um reservatório de partida a frio, que era completado com gasolina. Atualmente, os carros com a tecnologia bicombustível têm um sistema de pré-aquecimento que dispensa o reservatório. 

Vantagens

Veja quais são os benefícios que o motor bicombustível proporciona ao usuário.

Durabilidade

Há quem acredite que o motor flex dure menos que o monocombustível, mas isso não é verdade. Ele foi desenvolvido para ser tão durável e resistente quanto seu antecessor.

Flexibilidade

A possibilidade de usar o combustível que preferir é, com certeza, a maior vantagem do carro flex. Caso o valor da gasolina esteja muito alto, por exemplo, o motorista pode optar pelo etanol. Essa versatilidade só é possível pela tecnologia bicombustível.

Há uma espécie de “regra” que diz que o etanol só é mais vantajoso que a gasolina quando a relação de paridade entre os preços está abaixo de 70%. Contudo, com o avanço dos motores flex e do próprio etanol, essa vantagem pode chegar a 75%.

Incentivo à indústria nacional

A maior parte dos carros produzidos no Brasil conta com a tecnologia bicombustível. Ao optar por um veículo do tipo, o consumidor alimenta e incentiva a indústria nacional — além dos milhares de empregos envolvidos nela.

Sustentabilidade

O etanol produz muito menos resíduos poluentes que a gasolina. Para o motorista que deseja ser sustentável, oferecer essa possibilidade pode ser crucial na hora da escolha.

Compra e venda

Como os carros bicombustíveis são, em sua maioria, produzidos no Brasil, há incentivos governamentais que facilitam a compra desses veículos. Além disso, se o proprietário desejar revender, encontrará muito mais facilidade.

Desvantagens

Apesar de muito vantajoso, o motor flex também tem seus contras. Conheça.

Mais custoso

O carro flex gasta mais, e isso independe do tipo de combustível — o motor precisa ter um nível intermediário de taxa de compressão para funcionar bem. Já no monocombustível, o fabricante pode escolher qual a taxa ideal para o combustível em questão, o que acarreta ganho de potência com menos quantidade de combustível.

Menor rendimento

Como visto, a taxa de compressão intermediária é uma das modificações feitas no motor para que ele consiga rodar com os dois combustíveis em quaisquer proporções. O problema é que ele precisa de mais combustível para ganhar potência e ter melhor desempenho.

Defeitos no motor

O etanol absorve mais sujeira que a gasolina. Com isso, abastecer apenas com ele pode acarretar problemas. Para evitá-los, basta intercalar com a gasolina periodicamente para “limpar” o motor.

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