Aumente suas vendas no e-commerce com 14 estratégias infalíveis

Aumente suas vendas no e-commerce com 14 estratégias infalíveis

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Por muito tempo, vender foi considerado um grande talento e uma atividade que só poderia ser realizada com excelência se frente a frente com o consumidor, porém, cada vez mais existem meios para vender à distância com estratégias infalíveis de mercado.

Por conta da praticidade, pela sua disponibilidade vinte e quatro horas por dia e pela sua segurança, cada vez mais pessoas fazem compras por meio da internet. O e-commerce ganha mais espaço, e para atuar nesse meio é preciso de muito planejamento. 

Pode parecer bastante simples fazer diversos produtos aparecerem disponíveis em sites e realizar as transações financeiras em troca do envio desses itens, mas as estratégias de e-commerce são mais importantes para fazer esse site vender mais. 

Enquanto as barreiras espaciais e geográficas são praticamente excluídas do processo de venda, as empresas que passam a atuar total ou parcialmente no mercado de comércio eletrônico precisam lidar com muita concorrência e investir pesado em persuasão. 

Tanto grandes marketplaces quanto pequenas empresas focadas em venda de produtos nichados como gerador cabinado e silenciado tem o objetivo de aumentar as compras dentro do seu comércio eletrônico, e para isso existem diversas estratégias diferentes. 

Por ser um mercado cada vez mais aquecido e em franca expansão, muitas empresas encontraram no e-commerce um meio para não só manter seu número de negociações, mas também um espaço para crescer escalando a lucratividade a baixo custo. 


Para lidar com essa concorrência, não basta apenas publicar suas ofertas, aumentar o tráfego do seu site, fazer o consumidor entrar em contato e finalizar a sua compra. Tudo isso é parte essencial de qualquer estratégia em que um e-commerce se baseia. 

Em uma situação na qual o consumidor está buscando quadros para a sua sala de jantar planejada modernaa distância lhe é indiferente, pois todas estão a um clique dele.

As empresas precisam pensar além da simples atração se quiserem, mesmo, vender com frequência. 

O que é o e-commerce

Quando um empreendedor está dando seus primeiros passos no mundo digital é comum que cometa erros, especialmente no marketing digital relacionado ao comércio eletrônico. Os testes deste são a fonte condutora de muitos dos resultados a longo prazo. 

Contudo, as lojas virtuais não são mais necessariamente uma novidade, e atuar nesse ramo já demanda um certo nível de expertise e adoção de boas práticas. Isso a fim de que o seu site venda de forma eficiente e valorize cada segundo e centavo investido. 

O processo de persuasão até a finalização da venda de um produto como um portão deslizante duplo, mesmo que acontecendo de forma mais impessoal a partir da internet, ainda depende do ganho de confiança e credibilidade por parte dos consumidores. 

Muitos dos comércios eletrônicos acabam derrapando e, mesmo depois de um bom tempo e muito investimento, não chega ao resultado esperado. Essa questão pode ter uma grande variedade de motivações e pode ser resolvida com a adoção de uma estratégia direcionada.

Vender na internet pode ser muito rentável ao mesmo tempo que impõe alguns desafios. Para ter sucesso suficiente, preservar o seu negócio sustentável e mantê-lo em crescimento, existem uma série de boas práticas importantes a serem implementadas. 

Desde a estratégia de divulgação do seu comércio eletrônico até o design do seu site: tudo desde a precificação deve ser levado em consideração quando se analisa seu e-commerce e o seu desempenho em um determinado período. 

Ao colocar tudo na ponta do lápis e ao entender alguns conceitos importantes na gestão de um e-commerce, os empreendedores passam a ter mais controle das suas ações e assim alcançam melhores resultados ao longo do tempo de forma consistente. 

Quais são as estratégias mais eficientes para o e-commerce

Para que o seu comércio virtual de produto, como um que vende saco stand up pouch personalizado, gere o resultado desejado, é possível aplicar uma série de estratégias diferentes.

Desde as mais básicas e essenciais a modelos mais arrojados de gestão desse modo de comércio. 

Em linhas gerais, é possível separar dezesseis itens que podem dar uma orientação mais eficiente para uma loja virtual na sua atuação. Esses elementos devem ser aplicados de acordo com a situação da empresa e são separadas em: 

  1. Otimização das páginas do site;

  2. Divulgação de fotos e vídeos; 

  3. Criação de kits e combos de produtos;

  4. Presença em marketplaces gerais e segmentados;

  5. Investimento em tráfego pago;

  6. Atenção ao atendimento e pós venda;

  7. Oferecimento de valores competitivos no seu nicho;

  8. Criação de promoções sazonais;

  9. Atualização frequente do site;

  10. Investimento em novos produtos; 

  11. Estratégias de remarketing e retargeting; 

  12. Investimento em SEO; 

  13. Disparo e e-mail marketing; 

  14. Presença nas mídias sociais diversas. 

A página do site cumpre a função de uma loja física, por isso é fundamental investir em um bom design e em um layout que, além de bonito, seja relacionado ao branding da loja e que gere, também, credibilidade a um comprador de um tarugo de nylon 50mm, por exemplo.

Para vender sem que o consumidor recorra à venda presencial, é preciso oferecer essa experiência de outras formas, e para isso um suporte multimídia é essencial: fotos em fundo branco podem ser acompanhadas de vídeos demonstrativos, por exemplo.

Além disso, é preciso redigir uma boa descrição do produto, além de lhe agregar valor informativo e persuasivo. Para o consumidor, estes também são elementos importantes: a estrutura do site e o fácil acesso ao produto.

Quando se fala em vendas de câmara hiperbárica individual ou de qualquer outro produto, é preciso pensar também no ticket médio de cada venda, ou seja, o valor médio de cada compra feita no site e as formas de fazer com que ele seja cada vez maior. 

Um dos modelos que mais privilegia essa característica do comércio eletrônico é a venda em kits ou combos de produtos. Isso faz com que a venda que, teoricamente poderia ser de apenas um produto, agregue mais valor, tanto ao consumidor quanto à empresa vendedora. 

Mesmo empresas já consolidadas com o seu comércio eletrônico dentro de um site podem garantir mais alcance aos seus produtos a partir dos marketplaces. Nessas plataformas os produtos são publicados e vendidos com a cobrança de uma taxa por venda. 

Seguindo, por exemplo, uma lógica de ampliação da presença digital de uma loja de placa de estacionamento personalizada, também é possível vender mais a partir das redes sociais.

Além do tráfego orgânico gerado a partir de buscas online ou dos outros canais de contato, é importante que o e-commerce invista também no tráfego pago, pois este vai garantir mais acessos por meio de anúncios no topo das pesquisas relacionadas e em banners. 

Além do destaque no produto, do aumento do alcance do site e da criação de canais de contato diversos, é importante que um e-commerce ofereça preços competitivos. Porque é muito fácil ir de uma loja virtual a outra, os consumidores realizam diversas pesquisas. 

Junto à precificação, que permite avaliar a margem de ganho da empresa, é preciso ter em mente o frete; tanto em relação ao tempo de espera e logística quanto em relação ao valor que será cobrado a cada entrega.

Considerações finais

Por muito tempo vender mais era um resultado que dependia da ampliação de um espaço físico ou até da abertura de uma outra unidade de uma loja especializada (como a de um tapete de yoga personalizado, por exemplo)

Nas o avanço da tecnologia, conectividade e logística mudou o cenário ao qual as lojas se submetiam frequentemente.

Com os comércios eletrônicos ganhando cada vez mais espaço e destaque em seus respectivos mercados, comprar de forma online tem se tornado mais fácil e faz parte do dia a dia das pessoas. 

Com essa nova lógica, saber como atrair mais pessoas para a sua loja virtual se tornou ainda mais importante. É um espaço de teste e estudo para milhares de empreendedores. E é no e-commerce que as vendas tendem a acontecer cada vez mais e com mais resultados. 

Ao cortar os custos de uma loja física e ao oferecer o seu produto para qualquer lugar do país, as barreiras físicas e geográficas praticamente não existem.

Além disso, há possibilidade de oferecer valores muito mais competitivos, embora a concorrência só cresça a cada dia. 

Muito se fala sobre buscar diferenciação, mas além de otimizar a sua presença digital por meio de aplicações de processos eficientes, o que um e-commerce deve buscar, à exaustão, é a segmentação tanto da sua marca como do seu produto ou serviço vendido. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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