Planejamento:‌ ‌3‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌organizar‌ ‌uma‌ ‌ programação‌ ‌de‌ ‌postagens‌

Planejamento:‌ ‌3‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌organizar‌ ‌uma‌ ‌ programação‌ ‌de‌ ‌postagens‌

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Ter uma boa programação de postagens é necessário para manter o seu blog sempre atualizado e em alta entre seus visitantes. No entanto, saber qual a frequência ideal é a maior dúvida entre blogueiros e empresas que estão começando a investir em conteúdos.

Compreender se realmente existe uma periodicidade correta de publicações e o quanto isso pesa para as estratégias de SEO são dúvidas comuns, mas que podem não ser tão simples assim de serem respondidas.

O fato é que a frequência vai influenciar na otimização de alguma forma, mas nem sempre postar demais significa melhorar o ranqueamento.

O marketing de conteúdo é uma estratégia importantíssima, e saber dosá-la na quantidade de postagens é o mais aconselhado. Mas, de que forma podemos fazer isso?

Essa resposta depende de alguns fatores que estão relacionados ao seu público-alvo, e conhecê-lo bem vai determinar o sucesso ou o fracasso em termos de alcance, métricas e melhores práticas a serem adotadas.

Também existem variadas maneiras e ferramentas que ajudam a manter a organização e o planejamento de postagens, e nós vamos mostrá-las aqui.

Então, se você investiu em um blog pessoal ou para o seu negócio, confira este texto para acertar na frequência de suas publicações.

A importância da periodicidade

O blog é o principal canal de veiculação dos materiais que uma empresa cria para as suas estratégias em marketing de conteúdo. Este, por sua vez, é o recurso mais importante para atrair leads, fazer conversões e aumentar a autoridade da marca.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos dizer que a frequência das publicações é essencial para que suas estratégias deem certo.

O blog de um escritório de arquitetura, por exemplo, é o canal que ele vai usar para postar conteúdos sobre os mais diferentes assuntos, como dicas de decoração para sala de reunião pequena, projetos em geral, etc.

Portanto, é por meio do blog que o tráfego orgânico será gerado, além de aumentar o interesse de seu público-alvo e gerar conversões. Ademais, por meio dessa plataforma, é possível:

  • Ganhar destaque com o Google;

  • Estabelecer um relacionamento com o público-alvo;

  • Educar a audiência;

  • Guiar o lead no funil de vendas.

Estas são apenas algumas das possibilidades, mas ainda assim, algumas marcas simplesmente não percebem que um blog ajuda a melhorar o seu alcance e deixam de atualizá-lo ou atualizam muito pouco.

O blog demanda tempo e dedicação, assim como qualquer outra estratégia orgânica. No entanto, seus resultados são de longo prazo e alcançá-los requer dedicação.

As melhores práticas consistem em planejar a pauta, criar o texto, mantê-lo atualizado e criar novas publicações. É dessa forma que ele estará sempre alimentado, afinal, pode ser frustrante para seus leitores visitá-lo e ver que foi esquecido.

Se uma gráfica de banner informativo, por exemplo, mantém a frequência de seus conteúdos, vai entregar as respostas que sua audiência procura.

Por outro lado, se o canal de um negócio estiver desatualizado e o leitor perceber isso, dificilmente ele vai voltar, além de que a frequência adequada de publicações destaca uma marca perante a concorrência.

Portanto, a periodicidade ajuda a aumentar a visibilidade da marca, visto que o blog estará sempre bem posicionado nos resultados de pesquisa, principalmente se ele fizer uso da estratégia de SEO.

Se você é facilmente encontrado, então terá acesso a mais oportunidades de negócio. Além disso, é uma maneira de se aproximar e interagir com seu público, o que melhora o engajamento deles com a empresa.

Reflexos diretos no engajamento

O engajamento é a proximidade que existe entre uma empresa e os consumidores, sendo estes seus clientes ou potenciais clientes (leads).

Ele surge a partir da comunicação entre essas duas partes, e a comunicação acontece quando um estabelecimento, como uma gráfica de cartão de visita pessoal, usa os canais adequados.

O blog é um desses canais, uma vez que por meio da publicação dos conteúdos, ele permite que a marca fale com seu público sobre os mais diferentes assuntos de interesse deles, e relacionados ao seu mercado de atuação.

Então, quanto mais frequente as publicações, mais assuntos são “debatidos” no blog e mais interesse ele desperta no público-alvo.

Os leitores podem comentar as postagens, interagindo com a marca, o que pode ser avaliado como uma expressão de seu engajamento.

Só que além de ser importante nesse sentido, a frequência ideal de publicações também aumenta o alcance da marca, principalmente nos resultados de pesquisa.

Vamos imaginar que duas gráficas que fazem calendário com espaço para escrever tenham um blog. Uma atualiza a plataforma periodicamente, e a outra, não.

O Google deixa de lado qualquer página que não esteja atualizada, portanto, se um usuário fizer uma pesquisa relacionada ao calendário em questão, vai acessar nos resultados o blog da gráfica que é atualizado com regularidade.

Sendo assim, esta gráfica terá um alcance muito maior do que o de sua concorrente, o que é muito favorável para os negócios.

Dicas para organização e planejamento do blog

Agora que você já entendeu a importância da frequência de postagens de um modo geral, vamos dar algumas dicas para você organizá-la. São elas:

1. Usar uma ferramenta

Tanto o blog de uma empresa, como as que fazem flyer digital, quanto um blog pessoal, precisam de uma ferramenta para fazer um registro do calendário de publicação.

É possível usar uma planilha, e ela pode ser ainda mais eficiente se estiver armazenada na nuvem, como no Google Drive ou Google Calendar.

O armazenamento desse documento na nuvem é fundamental para que toda a sua equipe possa acessá-lo e, assim, acompanhar a frequência das publicações.

2. Definir uma frequência

Sabendo qual ferramenta você vai usar, chegou o momento de definir a periodicidade das publicações. É bom lembrar que isso vai influenciar a estratégia e também quantos conteúdos serão produzidos.

O ideal é ter uma alta frequência de publicações, se isso for possível, para garantir uma atualização constante e um público bem engajado.

Contudo, se não for possível, escolha a periodicidade que você puder, com cuidado e respeitando os limites que você consegue cumprir.

Isso porque o calendário precisa ser consistente, ou seja, se você resolveu publicar todos os dias, não pode fazer isso em uma semana e na outra não.

Além disso, assim como uma gráfica para impressão de calendário de mesa, é necessário garantir que a frequência escolhida permita produzir conteúdos de qualidade.

É melhor postar um material por semana realmente muito bom, do que conteúdos de baixa qualidade todos os dias.

3. Ter uma estratégia de conteúdo

Você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo levando em conta a data e horário da publicação, data de entrega, palavras-chave, persona a que se destina e se tem ou não CTA, que trata-se de uma chamada para a ação.

Feitos esses três passos, é importante pensar na divulgação dos conteúdos publicados, que pode ser pelas redes sociais ou e-mail marketing.

É muito importante seguir o cronograma de frequência, afinal, evita mais atrasos e desorganização. Você pode alterá-lo, contudo, essas alterações são feitas com base em estratégias de melhorias.

É necessário que a empresa, como um estúdio de gravação de áudio, compartilhe o cronograma com toda a equipe de marketing, para que a frequência seja respeitada.

Benefícios da programação de postagens

Ter um blog com postagens organizadas e que respeita uma periodicidade é uma maneira de ter acesso a muitos benefícios, como o alinhamento do time de marketing.

Isso porque ela faz uso de um documento que ficará disponível para todos, alinhando a equipe no que diz respeito a prazos, temas e lançamentos de publicações.

As palavras-chave usadas em cada material também não se repetem, pois como mostramos, ela faz parte da organização da frequência.

Isso é importante para evitar que dois conteúdos ao mesmo tempo compitam o rankeamento.

Os conteúdos serão mais diversificados, ou seja, uma empresa especializada em plano diretor estratégico ilustrado não se restringe apenas aos textos escritos, podendo produzir vídeos, áudios, infográficos, imagens, etc.

Os atrasos de publicações também diminuem, afinal, você estará seguindo um cronograma que vai garantir que o material esteja sendo veiculado no dia e na hora que você programou.

A quantidade também é mais controlada, sempre de acordo com a capacidade do negócio e com a necessidade de sua persona.

Conclusão

Ter um blog é fundamental, uma vez que trata-se de um canal que funciona como fonte de informações e, por isso, ele deve estar sempre atualizado.

O melhor jeito de fazer isso é criando uma frequência adequada de publicações, que além de manter o seu blog sempre em dia, agrada o seu público e ajuda a sua marca em diferentes aspectos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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