Qual é a melhor categoria de carros para sua necessidade?

Qual é a melhor categoria de carros para sua necessidade?

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Além de orçamento e configurações do automóvel, é preciso avaliar em que situações ele será mais usado e por quantas pessoas.


Escolher um carro é uma decisão que exige alguns desafios e um conhecimento mínimo. O primeiro deles é verificar como é a sua rotina e quais serão os usos mais cotidianos que você vai fazer.


Além do orçamento disponível e das configurações do carro (motor, amortecedor, material de estofamento, carroceria, freios, marchas, chassi, acabamento e funcionamento dos comandos), é preciso avaliar quantas pessoas vão utilizá-lo regularmente e em quais situações.


Famílias mais numerosas demandam um veículo mais espaçoso, enquanto pessoas que viajam com o automóvel para trabalhar precisam priorizar durabilidade e potência do motor. Por isso, se você está em dúvida sobre o que é preciso saber para a compra de um carro, confira algumas dicas para te ajudar a decidir.

Uso

Esta é a primeira pergunta que você deve fazer na hora de pesquisar carros: para que ele será usado? Se o uso for diário, é preciso analisar bem as configurações de motor e conversar com algumas pessoas que tenham aquele modelo para verificar como é a durabilidade dele.


Outra pergunta fundamental é: quem vai utilizar o carro? Se você tem uma família mais numerosa, é uma boa ideia investir em um veículo mais espaçoso, sobretudo, no compartimento do porta-malas. Se existe alguém com deficiência física ou mobilidade reduzida, é fundamental pesquisar um automóvel que ofereça um melhor suporte para essas pessoas.

Tipos 

Respondidas essas duas questões, é preciso conhecer minimamente os diferentes tipos de carro. O modelo sedã, com separação em três ou dois volumes, possui duas fileiras de bancos e um compartimento traseiro para bagagem. A principal vantagem é que esse tipo oferece mais espaços para quem senta nos bancos traseiros.


Já os hatches apresentam apenas separação em dois volumes: o compartimento que agrupa motor e cabine, no qual ficam os passageiros, e o outro, destinado ao porta-malas. Diferentemente do sedã, no modelo hatch, não dá para perceber a separação entre a cabine e o porta-malas. 


Também existem os carros esportivos, com motores mais potentes e espaço para os passageiros da frente. No entanto, há pouco ou nenhum conforto para os bancos traseiros, e o porta-malas é mediano. Para quem compra esse carro, a prioridade é o desempenho e o luxo.


As minivans (ou MPVs) não possuem separação visível, por fora, entre a cabine de passageiros e o compartimento do motor. Além de oferecer conforto aos passageiros, esse tipo de carro possui um porta-malas grande e não tem design comprido, sendo ótimo para famílias numerosas e quem trabalha com transporte de passageiros. 


Os utilitários esportivos (SUVs) também são populares no Brasil, possuindo porta-malas cobertos e integrados à carroceria. Eles são muito utilizados em meios urbanos, mas também são uma boa opção para quem gosta de escapar para a praia ou o campo nos fins de semana.

Motor

Considerado um dos principais itens do carro, o motor pode ser classificado de diferentes maneiras. A primeira delas é segundo a disposição dos cilindros. Dispostos em linha reta, eles ocupam menos espaço e são mais comuns em veículos menores. 


Já os cilindros em “V” são encontrados em motores de carros maiores. Ainda existe o motor em “W” (que consiste no uso de dois modelos em “V”, um ao lado do outro), que apresenta potência alta e é mais encontrado em veículos premium. Por fim, o motor boxer é típico dos modelos esportivos, com cilindros posicionados na horizontal.


No que se refere à potência, quanto menor o número do motor, menos ele será potente. Motores 1.0 são os mais básicos, gastando menos combustível e podendo gerar dores de cabeça em subidas. O 1.4 é o tipo equilibrado, tanto em potência, quanto em consumo de combustível, enquanto o 2.0 apresenta uma performance impecável.

Carroceria

Verificar as condições da carroceria é um bom modo de checar o acabamento do carro de forma geral. Uma dica valiosa é não ver o carro pessoalmente nem realizar test drive em dias chuvosos, pois pingos de água podem disfarçar imperfeições de pintura ou lataria. Também evite períodos de muito sol ou pouca iluminação.


O encaixe de portas, a tampa do porta-malas e o capô devem estar alinhados. As portas não devem raspar nos batentes, e qualquer diferença entre uma e outra pode indicar que o carro foi batido ou está mal alinhado. Levante o estepe e abra o porta-malas para verificar se há dificuldades para manuseá-lo.


Por fim, é bom conferir se os números de chassi registrados nos vidros são iguais aos do carro e do documento. Essa vistoria é importante, pois existem alguns falsificadores que não remarcam os vidros.


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