7 passos para começar a vender na Internet

7 passos para começar a vender na Internet

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As vendas na internet crescem cada vez mais, sendo uma opção de negócio muito vantajosa para quem quer começar um empreendimento, mas não quer lidar com gastos excessivos de aluguel de estabelecimento e insumos.


Por conta disso, em conjunto com a praticidade dos comércios eletrônicos (e-commerces), as vendas online estão batendo recordes nos últimos anos.


Um levantamento realizado pela Synapcom mostrou que as vendas pela internet tiveram um aumento de 117% em agosto de 2020, comparado ao mesmo período no ano anterior.


O maior destaque é o departamento de tecnologia para casa, com um crescimento de 253% no consumo. Em seguida, os produtos de beleza e saúde (132,5%) e moda (68,4%).


Para os próximos anos, a tendência é que o comércio eletrônico se expanda ainda mais, sendo uma das principais formas de negociação do mercado.


Contudo, abrir um negócio na internet não é tão simples quanto parece. Então, antes de começar a comercializar um notebook novo, por exemplo, é preciso seguir algumas recomendações para se destacar, em meio ao grande muito online.


No artigo de hoje, conheça algumas dicas e passos para começar a vender na internet e alcançar o sucesso no mundo online. Acompanhe a leitura!

1 - Crie um processo de vendas

Antes de construir o seu site e começar a comercializar os seus produtos, é importante criar um processo de vendas, isto é, um plano para começar a vender.


Afinal de contas, o desempenho da sua equipe de vendas é altamente influenciado por esse planejamento, que irá determinar as etapas principais das vendas e criar um atendimento personalizado.


Esse processo de vendas irá ajudar a guiar seus colaboradores, o modo de atendimento e as metas que devem ser cumpridas. Afinal de contas, se a intenção é abrir uma loja virtual para a venda de kit de temperos, por exemplo, é interessante ter lucros.


Sendo assim, o processo de vendas irá ajudar na elaboração do seu e-commerce como um todo, bem como as estratégias de marketing e atendimento ao cliente, para conquistar o público e o sucesso com as vendas pela internet.

2 - Decida o que você quer vender

Muitas vezes, já temos ideia do que queremos vender ao iniciar o nosso empreendimento online. Contudo, vale lembrar que na internet a concorrência é bem maior, portanto, vale a pena dar uma pesquisada no mercado para verificar o que você traz de diferencial.


Não estamos dizendo que você precisa trazer algo totalmente novo.


Se a intenção é vender artigos de decoração para casa, por exemplo, você pode comercializar um espelho decorativo sala de jantar que tem em outros sites, mas tente mostrar o que é singular na sua empresa: os valores, pagamentos, intencionalidades, etc.


Lembre-se que a experiência do cliente é algo que conta muito, por isso, além de vender produtos, vale a pena também investir na venda de ideias e conceitos.


Além disso, atente-se para todas as implicações da venda pela internet. Você pode atender um público amplo e não regionalizado, mas precisa contar com uma estrutura logística adequada para atender todos dentro do prazo.


Sendo assim, se você quer vender um pendente de luz para todo o Brasil, tenha recursos suficientes para enviar a mercadoria.

3 - Escolha bem os seus fornecedores

A qualidade dos produtos é algo que conta muito para o sucesso do seu e-commerce. Por esse motivo, é fundamental saber como escolher os seus fornecedores.


A dica é fazer um levantamento de quem pode ser o seu parceiro, com referências de outras empresas que você pretende fechar negócios. Dê preferência para fornecedores com um histórico limpo e que transmitam confiança.


Isso vale não só para os produtos, mas também para outras atividades que envolvem a sua empresa, como entrega, hospedagem da loja virtual, etc.


Inclusive, se você contar com um estoque físico das mercadorias, vai precisar de um bom fornecedor para instalar um sistema de distribuição de energia elétrica


Pode parecer até algo óbvio e simples, mas escolher bem seus parceiros tem uma influencia direta nos lucros.

4 - Registre o seu domínio

Depois de ter a lista de fornecedores, um processo de vendas detalhado e escolher as mercadorias que você quer comercializar, é o momento de focar no seu domínio, ou seja, no site da sua loja virtual.


Esse processo é relativamente fácil, porque você terá que encontrar uma plataforma de hospedagem confiável e registrar o nome da sua loja. No entanto, verifique os planos e qual melhor se adequa aos seus negócios e oportunidades financeiras.


Depois de criar o seu domínio, é o momento de cuidar do site. Aqui, você precisa:


  • Definir um layout;

  • Oferecer uma boa navegabilidade;

  • Permitir o acesso em dispositivos móveis;

  • Organizar seus produtos;

  • Ter uma sessão de pagamentos;

  • Entre outras atividades.


Vale dizer que a ajuda de um web designer e um programador é fundamental nessa etapa. Até porque, você terá que configurar muita coisa para garantir o sucesso das vendas online e, se não tiver o conhecimento técnico necessário, a sua loja virtual pode se prejudicar.


Pense o seguinte: a construção do seu site é como uma reforma de fachada. Afinal, é ele que irá mostrar os produtos aos clientes, funcionando como um comércio, porém na internet. Então, tudo precisa estar perfeito!

5 - Defina o frete e as formas de envio

Uma das questões mais complexas de um e-commerce é a logística. Por esse motivo, é preciso definir muito bem quais serão as formas de envio da mercadoria e como cobrar o frete dos clientes.


Vale ressaltar que a taxa de entrega é algo que afeta diretamente o consumidor. Muitas vezes, o usuário deixa de comprar um cordão para caneca, mesmo que o produto esteja mais barato, devido ao valor do frete.


Ao mesmo tempo, é necessário escolher um serviço que funcione bem, que garanta a segurança da mercadoria e cumprimento dos prazos de entrega.


Sendo assim, o importante é avaliar com cuidado quais são as opções, para oferecer um frete acessível, sem abrir mão de um serviço de qualidade.

6 - Escolha o mecanismo de pagamento

Outro ponto muito importante, além da logística, refere-se ao método de pagamento em lojas virtuais. Hoje em dia, é possível trabalhar com empresas que fazem a intermediação do pagamento pela internet, bem como diretamente com as administradoras de cartão.


Dê preferência pelas marcas e bandeiras reconhecidas no mercado, para ter segurança na transação comercial. 


Pode acontecer de uma pessoa deixar de adquirir uma tela de proteção para apartamento ou qualquer outro produto, por não sentir confiança no método de pagamento do e-commerce. Até porque ninguém está imune aos golpes.


Também é importante oferecer possibilidades para quem não quer pagar com o cartão. Sendo assim, o boleto bancário é um método bastante convencional na internet.


Dentro desse processo, vale dizer que você deve avaliar se a plataforma de hospedagem oferece um serviço de checkout transparente, permitindo que o consumidor realize o pagamento de maneira fácil, simples e rápida, com a maior segurança possível.


Essa transparência no checkout é uma das grandes responsáveis por diminuir a taxa de abandono dos carrinhos e ajudar no sucesso dos negócios.

7 - Faça um perfil nas redes sociais

Um dos maiores ganhos do marketing digital foi a ascensão das redes sociais. Com elas, os e-commerces passaram a usufruir de muitas ferramentas voltadas aos negócios, que ampliam as possibilidades de divulgação.


Sendo assim, para quem quer começar a vender na internet, vale a pena criar um perfil comercial nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), para alcançar públicos muito mais distintos.


Inclusive, há alguns recursos, como o Instagram Shopping, que permitem ao usuário comprar os produtos da sua loja diretamente pela rede, sem a necessidade de entrar na sua plataforma para encontrar os artigos.


Ou seja, você pode reduzir a jornada de compra e colaborar para que o seu marketing ganhe muito mais notoriedade, contribuindo para o aumento das vendas online.

Conclusão

O crescimento da internet possibilitou a criação de vários empreendimentos digitais, tornando a venda online uma opção muito mais vantajosa para os empreendedores, mas também para os clientes, que podem comprar sem sair de casa.


No entanto, não é tão simples assim vender na internet. Apesar de todas as vantagens, é preciso criar um planejamento detalhado, visto que a concorrência é grande e há alguns investimentos indispensáveis para alcançar o sucesso nos negócios.


O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como vender na internet, bem como o passo a passo para iniciar o seu empreendimento online. Desse modo, você conseguirá alcançar vários públicos e ter sucesso na sua empreitada!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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