Como aliar o Instagram à estratégia do seu blog

Como aliar o Instagram à estratégia do seu blog

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Quando você tem um blog, o objetivo principal é que as pessoas leiam seus conteúdos, certo?
Por isso, é normal trabalharmos aspectos de SEO do site e dos textos para que os artigos cheguem
ao maior número de pessoas possível. Nesse sentido, divulgar seu blog pessoal no Instagram pode
ser uma boa forma de levar seus artigos a um público maior.
De acordo com o relatório Digital 2020: Brasil, 88% dos usuários da internet brasileiros utilizam uma
conta nessa rede social. Por esse motivo, criar o perfil do seu blog por lá pode ser uma boa forma de
divulgar seus conteúdos e, por que não, até de vender pelo Instagram, caso esteja considerando
criar uma loja virtual atrelada ao seu site.
Portanto, ao longo deste artigo, vamos seguir o passo a passo para que você possa criar o perfil do
seu blog no Instagram e levar seus conteúdos a mais pessoas. Vamos lá?

1. Crie uma conta no Instagram

O primeiro passo, caso ainda não tenha, é criar uma conta no Instagram. Para isso, você vai precisar
de nome, uma conta de e-mail e um nome de usuário (indicado pelo símbolo @ antes) ainda não
utilizado.
O ideal é que você coloque um usuário que tenha o nome do seu blog facilmente identificável.
Assim, as pessoas conseguem associar aquela conta ao seu site.
Então, se por exemplo, você tem o Blog da Joaninha, procure criar o usuário @blogdajoaninha ou
@blog_joaninha. Se o nome de usuário já estiver sendo usado, o Instagram vai te avisar, mas
procure manter o nome claro logo na @, mesmo que precise utilizar símbolos.

2. Mude-a para blog pessoal no Instagram

Outro passo importante para que você possa acompanhar informações em seu Instagram é torná-la
uma conta comercial. A partir daí, você poderá ver as suas publicações com mais engajamento,
as mais compartilhadas e que geraram mais cliques em seu site, por exemplo.

É transformando a sua conta em comercial que você poderá colocar aquela etiqueta de blog
pessoal no Instagram. Para isso, vá até seu perfil e clique nas três linhas, no canto direito, em cima:


Em seguida, clique em “Configurações”:

Depois, em “Mudar para conta profissional”:

Na sequência, você deve escolher a opção “Empresa”:

Se tiver alguma página do Facebook linkada ao e-mail utilizado, o Instagram vai te perguntar se
você quer vinculá-la. Mas, se preferir, você pode pular esse passo. Então, você deve selecionar a
categoria como “Blog pessoal”:

Pronto, agora sua conta estará identificada como blog pessoal no Instagram.

3. Foque em conseguir seguidores

Agora que sua conta já está configurada como blog pessoal, é hora de conseguir mais seguidores
no Instagram. Afinal, é necessário que você tenha um público para acompanhar suas postagens.
Para isso, uma dica é ir seguindo pessoas que tenham curtido contas com conteúdos similares aos
seus. Uma parte desses usuários deve te seguir de volta. Preste atenção apenas ao limite de
pessoas que você pode seguir no Instagram, que é de 7.500. Além disso, tome cuidado para não
seguir muitas contas de uma vez, pois você pode ter suas ações limitadas por um tempo pela rede
social.
O Instagram pode aplicar também punições, como o shadowban, a partir de comportamentos
considerados nocivos, como, por exemplo, a utilização de hashtags ofensivas e a compra de
seguidores. Isso significa que algumas de suas ações serão bloqueadas por um período que a rede
social não deixa claro, além da limitação do alcance de suas postagens.

4. Compartilhe seus conteúdos do blog

Uma forma de ter suas publicações vistas por mais pessoas — que podem se interessar por seus
conteúdos e, assim, tornarem-se seguidoras — é por meio do uso das hashtags (indicadas pelo
símbolo #). Elas servem como marcadores para indicar os assuntos sobre os quais aquela
publicação trata.
Se, por exemplo, você publicou uma foto usando uma roupa de verão e falando sobre as tendências
para a estação, pode ser uma ideia utilizar #moda e #primaveraverao. Assim, as pessoas conseguem
navegar por meio dessas hashtags no Instagram.
Você pode divulgar os textos do seu blog no Instagram com fotos chamativas e legendas que
indiquem que há mais conteúdo em seu site. Essa rede social, no entanto, é um pouco chata em
relação à utilização de links. Os endereços não são clicáveis nas legendas, por exemplo.
Todavia, existem tecnologias que podem te ajudar com isso. Um dos poucos locais em que você
pode colocar um link no Instagram é em seu perfil, na chamada “bio” — por isso é tão comum
vermos chamadas com as palavras “link na bio” no Instagram. 
Para evitar que você precise ficar trocando o link cada vez que fizer uma postagem nova,
ferramentas como o Linktree e o InstaLink.codes permitem que você disponibilize um único link
com uma página em que o usuário escolhe o conteúdo que quer ver.
Outra opção, para as contas que têm mais de 10 mil seguidores, é a de colocar links nos stories.
Assim, você pode divulgar seus artigos por esse canal e deixar essas publicações nos destaques
do Instagram para que elas não desapareçam após 24 horas.

5. Produza conteúdos exclusivos para o Instagram

Além de divulgar os artigos do seu blog pessoal no Instagram, é uma boa ideia também criar
conteúdos exclusivos para a rede social. Isso porque cada canal tem uma dinâmica específica,
com formatos próprios que podem funcionar bem em um, mas não em outro.
Por isso, é importante publicar, por exemplo, vídeos e fotos que não necessariamente levem ao
seu blog. Esses posts, claro, devem ter a ver com os assuntos do seu site, mas devem ser
exclusivos.
Você pode aproveitar esse tipo de publicação para estimular a interação e o engajamento de
seus seguidores. Aproveite as enquetes e perguntas nos stories para conhecê-los melhor. Você
pode questioná-los sobre o que gostariam de ler em seu blog, por exemplo. A partir daí, podem
surgir boas ideias para seus próximos artigos. 

Extra: dicas para blog de site de vendas

Se você tem um blog vinculado a um e-commerce ou se pensa em começar a vender pela internet,
você também pode utilizar o Instagram em sua estratégia.
O Instagram Shopping, por exemplo, atrai a atenção de muitos lojistas e compradores por sua
praticidade. Se você já tem uma loja virtual, é possível vincular essa funcionalidade ao seu site.
Além disso, outra possibilidade é criar anúncios por meio do Instagram. De acordo com o estudo
Data Reportal, eles têm o potencial de alcançar 77 milhões de brasileiros na rede social. Nesse
sentido, considerar esse tipo de trabalho em seu plano de marketing pode ser uma boa pedida.

Conclusão

Seja para divulgar um blog pessoal no Instagram ou o canal de conteúdo do seu e-commerce,
essa rede social tem um grande número de usuários. Isso pode alavancar seu site, de modo que
seus artigos sejam vistos por mais pessoas.
Então, está pronto para aliar o Instagram à estratégia do seu blog?
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Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior
plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em
Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!
E-mail Gravatar: victoria.salemi@nuvemshop.com.br







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