7 exemplos de boas práticas para Newsletters de carrinhos abandonados

7 exemplos de boas práticas para Newsletters de carrinhos abandonados

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Implementar estratégias para recuperar os carrinhos abandonados de um e-commerce é  fundamental para aumentar as suas conversões.

Pensando nisso, separamos algumas Newsletters com boas práticas sobre o tema e também exemplos de templates para newsletters de carrinhos abandonados  e assim,  inspirar sua campanha de automática de e-mail marketing que irá gerar resultados cada vez mais positivos para o seu negócio. 

Bons exemplos de newsletter para carrinho abandonado 


Incluir descontos, envio gratuito dos seus produtos, construir assuntos com senso de urgência, são ótimas estratégias para estruturar uma newsletter de carrinho abandonado de sucesso. Veja abaixo alguns exemplos irão te inspirar: 

⦁ Use a criatividade

O design é um fator importante para qualquer newsletter, não importa qual seja ela, isso também serve para os e-mails de carrinho abandonado. Por isso, mantenha sempre o produto abandonado em destaque, mas aproveite também para fazer o lembrete ao seu cliente de maneira criativa, use gifs em movimento, crie assuntos usando emojis, mostre benefícios ao cliente que irá retornar ao seu site para finalizar a compra, faça tudo isso de maneira criativa para de fato recuperá-lo. Lembre-se que esse tipo de e-mail aumenta cerca de 5% das vendas do e-commerce, por isso faça com que a sua newsletter chame a atenção do destinatário para levá-lo à conversão.


Comunique o desconto no carrinho de compras  

Em todos os setores do varejo, o que um cliente mais gosta é de receber descontos. Poupar dinheiro é algo sempre importante para ele. Pensando nesse fator, quando possível, aplique descontos ao seu carrinho de compras e não tenha medo de comunicá-lo em sua newsletter. 
Lembre-se que o contato que o seu cliente terá com o seu e-mail marketing, será com o assunto da newsletter na caixa de entrado. Aproveite a oportunidade para já inserir um título que fale do desconto no carrinho de compras, assim a chance do destinatário abrir o e-mail é maior, já que economizar dinheiro é um fator importante para ele e uma das possíveis razões para o abandono do carrinho pode ter relação ao tema preço. 

Depois de ter inserido o desconto no título do e-mail, é importante seguir a comunicação do desconto do carrinho de compras também no layout. Comunique isso ao longo do texto, faça um banner exclusivo para isso, mantenha isso em destaque sempre, assim a chance que o cliente clique no anúncio, volte para o carrinho de compras e converta é muito maior. 






PS: Nunca comunique um desconto que não existe somente para trazer o cliente novamente ao seu site, isso pode prejudicar o seu negócio. Essa técnica é muito eficaz, mas antes de tudo é necessário viabilizar o desconto em termos comerciais e em seguida aplicá-la.   

Caso tenha problemas com o time comercial da sua empresa para aprovar um desconto no carrinho de compras,  um bom argumento para consegui-lo é mostrar  essa porcentagem sai muito mais barata do que investir em mídia paga online  e que a probabilidade de um lead quente, como esse, converter é muito maior que a de um novo cliente.  


Mostre o senso de urgência   


Uma outra estratégia utilizada por muitos e-commerces para mostrar relevância à newsletter de carrinho abandonado, é mostrar o senso de urgência para o cliente. Utilize títulos na seguinte linha de pensamento:  

Finalize agora sua compra 
Aproveite, o produto que você selecionou está acabando 
Você tem 24 horas para concluir sua compra  


A utilização dessa linha de chamada, faz com que o usuário desperte a atenção para a compra que ele deixou parada no carrinho e a conclua, caso o contrário o produto irá se esgotar, ou até mesmo, o cliente irá esquecer outra vez do item. 

Também mostre este senso de urgência, ao longo do seu layout para reforçar isso.  Diga que o carrinho de compras está a espera do cliente, use elementos para isso como ícones com relógios, sacola ou até mesmo um “carrinho”. 



Não esqueça de exibir os pontos de contato do seu negócio 

Existem muitas possibilidades de motivos que fizeram um cliente desistir de sua compra e as vezes tudo o que seu cliente quer é entrar em contato logo depois da compra, por isso sempre exiba um número de SAC, pontos físicos do seu negócio,  e-mail da marca e outras informações para que ele possa se comunicar contigo de maneira fácil .  

Essa infos podem estar no rodapé do e-mail, mas de todas as maneiras, são super importantes para o negócio. 

Coloque os benefícios do seu e-commerce na sua newsletter  


Se o seu e-commerce tem condições exclusivas ou diferenciais, coloque em seu e-mail de carrinho abandonado. Podem ser condições especiais de pagamento personalizado, entrega rápida, compra online e retirada em pontos de vendas física e etc. 

Um argumento que diferencia o seu e-commerce dos outros, pode ser perfeito para levar o cliente a converter um produto que foi abandonado no carrinho de compras.



Personalize 

O e-mail marketing de carrinho abandonado também pode ser personalizado, por isso, use e mencione o nome do seu cliente quando possível, assim ele sentirá que a comunicação está sendo direcionada para ele e que a marca está prestando atenção em suas compras. 


Use um template próprio


Existem ferramentas que dispõe de template próprios para que seja feita uma newsletter com os elementos essenciais de um e-mail lembrete de carrinho abandonado como: título, imagem de produto, quantidade e preço. 

Esse é o caso da Mailify, o mais interessante é que apesar de já ter um template pronto, é possível também customizá-lo com elementos que sejam importantes para o seu negócio , com a ferramenta E-mail builder.  Assim fica muito mais fácil para fazer o design e deixar a newsletter muito mais assertiva. 




Conclusão  


O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para as estratégias de negócio e o envio de lembretes de carrinho abandonado ajuda na recuperação de clientes, por isso é importante realizar esse tipo de disparo seguindo as melhores práticas e assim ter resultado mais eficazes. 


Autor: Andressa Gonçalves de Almeida 


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