Como abordar um cliente inadimplente?

Como abordar um cliente inadimplente?

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Um cliente inadimplente é um problema que, mais cedo ou mais tarde, qualquer empresário poderá enfrentar. Fazer da maneira certa significa aprender a negociar com eficiência, e não simplesmente chamá-lo de vez em quando para exigir que sua dívida seja paga. Uma vez que a melhor forma de fazer com que ele pague o valor é negociando da dívida. Saiba como abordar um cliente inadimplente, com as dicas deste artigo.



Dicas para abordar cliente inadimplente

Negociar não é um processo simples: requer conhecimento, preparação, paciência e alguma prática. Mas, se você conseguir adquirir essa habilidade, poderá transmiti-la à sua equipe de trabalho e melhorar significativamente os resultados na coleta de seu portfólio.
Para empreendedores iniciantes, aqui compartilhamos 5 dicas para lidar com um cliente inadimplente:

1. Envie um lembrete
Depois de detectar que alguém não realizou seu pagamento no prazo, envie uma mensagem amigável e cordial por e-mail ou telefonema. Evite supor, a princípio, que ele não queira pagar você e não demonstre desconforto ou raiva. Talvez, o seu cliente tenha perdido a conta ou tenha tido algum imprevisto.
Se você abordar da maneira errada e o cliente se sentir atacado, o relacionamento será afetado e a negociação será complicada desde o início.
O lembrete pode ser realizado por e-mail, SMS ou WhatsApp.

2. Ouça o que seu cliente tem a dizer
Para começar com o pé direito, é vital que a outra parte se sinta ouvida e respeitada. Além disso, se o que você realmente deseja é encontrar uma saída para o problema da dívida, é importante que entenda o ponto de vista do devedor: “Caro Sr. João, não identificamos o pagamento do seu Boleto Havan. Por favor, entre em contato para negociação. Qualquer dúvida, nossa equipe está a sua disposição. Boa tarde!”
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3. Controle suas emoções
As pessoas que se deixam dominar por sentimentos como ansiedade e raiva, nunca desenvolvem uma estratégia eficaz, principalmente porque podem perder a paciência poucos minutos depois de se sentarem em uma mesa de negociações. Um bom negociador é caracterizado por um comportamento calmo, sério e firme.
Além disso, é importante ter cuidado com a comunicação não verbal: um gesto de aborrecimento no rosto ou de manter os braços cruzados durante a reunião pode transmitir pouca disposição para negociar.

4. Defina um pagamento mínimo específico
É essencial que, antes de iniciar qualquer período de negociação, você tenha certeza de quanto pode reduzir uma dívida sem causar problemas à empresa.
No final, esse valor deve ser acessível ao inadimplente, mas também justo àqueles que entregaram um produto ou serviço de qualidade.
E lembre-se de que qualquer plano de reestruturação da dívida também deve conter dados precisos sobre datas e métodos de pagamento.

5. Evite contratar agências externas para forçar o pagamento
Essas empresas lidam com práticas e linguagem muito agressiva, que oferecem resultados ruins e, na maioria dos casos, apenas piora as coisas. Deixe essa opção para último caso.
Certamente, como consumidor de algum serviço que se esqueceu de pagar sua conta, recebe dessas agências chamadas durante o dia, por mais de duas vezes, em horários desconfortáveis, etc. O que acontece é que muitos clientes passam a bloquear números desconhecidos e não atende as chamadas, o que dificulta a negociação da dívida.
Por esse motivo é importante adotar abordagens mais leves, como o envio de e-mail, SMS, a fim de marcar com o cliente o melhor horário para atendimento, ou até mesmo, um método que ainda funciona é o envio de faturas com uma proposta para pagamento.

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