Como escrever mais posts, mais facilmente e em menos tempo

Como escrever mais posts, mais facilmente e em menos tempo

6 10 99
Como escrever mais posts, mais facilmente e em menos tempo 10 6 99
Escrever é algo complicado para a maioria das pessoas. Jornalistas e poetas costumam ter dificuldade para encontrar um flash de inspiração. Felizmente, blogueiros e geradores de conteúdo online parecem ter menos dificuldade nessa tarefa. Em alguns casos blogueiros sabem que suas próximas postagens podem vir de uma ideia repentina, mas, no geral é o resultado de um processo. Independente de ser simples ou complicado, escrever é uma habilidade e consequentemente pode ser desenvolvida. Escrever pode e vai ficar mais fácil: basta você praticar.

Preparamos uma lista de com dicas de como você pode ser mais eficiente para escrever:

1 - Tenha uma lista de tópicos sempre pronta


Sentar e encarar uma tela em branco pode funcionar para algumas pessoas, mas a maioria dos blogueiros de sucesso nunca se colocam nessa situação desconfortável. Ao contrário disso, eles sempre sabem sobre o que vão escrever previamente. Isso quer dizer que eles possuem uma lista de tópicos interessantes de serem abordados e possuem um calendário editorial.

Criar uma lista de possíveis tópicos vai te economizar bastante tempo quando você não estiver inspirado. Essa lista pode ser basicamente o título de uma possível postagem ou algo mais detalhado como uma série de referência interessantes sobre o assunto e uma estrutura básica, de forma que possa ter um gerenciamento de lista. Sempre que você tiver ideias de postagens anote e quando precisar recorra a essa lista.

Essa lista pode ser anotada em um caderno ou em ferramentas online como o Trello.

2 - Crie um calendário editorial


Se você criar um calendário editorial, mantenha-o simples. Um calendário editorial vai te ajudar a escrever melhor e mais rapidamente. Por que? Se você souber sobre o que vai escrever daqui 1 ou 2 dias você vai sentar e ser mais eficiente quando finalmente for escrever. Geralmente, antes de escrever o post você já vai estar pensando na sua estrutura (seja dirigindo, cozinhando ou em outro momento).

3 - Escreva todos os dias


Citamos anteriormente que escrever é uma habilidade. E qualquer habilidade melhora com a prática. Escrever todos os dias vai melhorar a velocidade com que consegue finalizar as postagens do seu blog.

4 - Encontre o melhor momento e local para escrever


Escrever quando você está cansado ou não está motivado pode ser exaustivo, pior que isso, escrever cansado vai fazer você cometer mais erros.

Escrever em pleno silêncio pode ser uma tortura para algumas pessoas, mas quase que obrigatório para outros. Por outro lado, algumas pessoas preferem trabalhar em ambientes com barulho e movimentação como cafés.

Independente das condições que você gosta de escrever, vá atrás delas. Você precisa dormir 30 minutos antes de escrever? Então o faça. Você precisa de um café? Então prepare. Sempre escreve onde você performa melhor.

5 - Encontre seu processo de escrita


Conforme você começar a escrever todos os dias, você vai perceber que cada postagem segue seu próprio ritmo. Cada pessoa gosta de escrever de uma forma e seguir seu processo, independente de qual for o seu, o siga.

Algumas pessoas gostam de pesquisar inicialmente sobre o assunto e aos poucos ir escrevendo o texto e iterando sobre ele. Outras pessoas gostam de fazer um rascunho com 500 palavras, aos poucos ir aumentando o número de palavras, em algum momento param para reler em voz alta e depois o finalizam. Independente do seu processo, siga-o.

A única forma de encontrar o processo que funciona melhor para você é praticando.

5 - Faça um esboço


Fazer um esboço do seu texto é extremamente importante especialmente se você costuma travar ao escrever. A grande vantagem de fazer um esboço é quebrar o que parece algo supercomplexo em partes menores e mais simples. Escreva os pontos principais dos seus textos, quebra a estrutura lógica que ele deve seguir os tópicos que deve abordar. Volte ao início e adicione alguns subtópicos. Faça um texto inicial seguindo essas referências e pronto! Você já tem uma ótima referência para sua postagem.

6 - Opte pelo ditado


Algumas pessoas acreditam que falar é muito mais simples que escrever. Se esse for o seu caso, opte por ditar para compor suas postagens.

Para traduzir suas gravações para palavras escritas você possui várias opções. Você pode utilizar aplicativos de smartphones ou opções de desktop. Em geral uma pessoa comum é capaz de falar em torno de 150 palavras por minuto. Ou seja, se você quer uma postagem com 900 palavras vai precisar de uma gravação de apenas poucos minutos.

7 - Tenha uma data limite


Esse ponto é bastante complicado. A maioria das pessoas evita de definir datas para sí próprias por não se sentirem confortáveis. Se você é ruim com prazos, pode até contratar alguém para te ajudar com isso.
4 Comments
Comments
  1. Amei sua postagem, resolvi ser mais organizado antes de publicar as postagens, sempre programando para dias seguintes!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Escrever pra mim não é um grande problema, nem encontrar assuntos a serem explorados no meu nicho. O problema é fazer o assunto, no caso política, ficar interessante... hehe..

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top