Como transferir seu blog do WordPress para o Blogger

Como transferir seu blog do WordPress para o Blogger

6 10 99
Como transferir seu blog do WordPress para o Blogger 10 6 99

Escolher uma plataforma para criar seu blog é um dos primeiros desafios que todo blogueiro tem quando inicia sua jornada rumo à blogosfera. Com o passar do tempo, os usuários das plaformas onde seus blogs são hospedados vão descobrindo como elas de fato funcionam, a qualidade das suas ferramentas e quão eficiente o serviço é para você.

Embora não iremos nos aprofundar nas particularidades de cada plataforma, o assunto aqui já está pautado. A migração de blogs do WordPress para o Blogger não é uma tarefa complicada porém, possuem algumas observações que os administradores de blogs precisam ficar atentos para que não passe despercebido.

URL do seu blog


Se você possui um domínio personalizado (www.seudominio.com.br) em seu blog, já facilita boa parte do processo de transição das plataformas, isso porque quem acessar o endereço do seu blog através da URL personalizada, será direcionado para o blog corretamente, evitando assim, perda de seguidores e indexação dos buscadores. Caso você use um domínio próprio do WordPress (seudominio.wordpress.com), uma postagem informando seus leitores sobre o novo endereço do blog no Blogger (seudominio.blogspot.com).

Exportando suas postagens do WordPress para o Blogger


  • Acesse o seu painel do WordPess;
  • Clique em Meu site > Painel WP Admin;
  • Procure pela guia Ferramentas > Exportar > Iniciar exportação;
  • Selecione a opção Todo conteúdo e em seguida, clique em Download do arquivo de exportação.

Agora é que a mágica acontece! Antes de importar o arquivo que você exportou do WordPress para o Blogger, você precisará fazer uma pequena e breve conversão nesse arquivo. Acesse o appspot Wordpress2Blogspot para converter o arquivo que você exportou. Clique em Escolher arquivo para procurar o arquivo em seu computador e clique em Convert para convertê-lo.
Automaticamente o arquivo será baixado em seu computador.

Importando suas postagens para o Blogger


Agora que você já adaptou seus arquivos, poderá importá-lo para o Blogger.

  • Acesse o painel do Blogger;
  • Vá em Configurações > Outro;
  • Clique em Importar conteúdo > clique na caixa do recaptcha e em seguida Importar do computador.

Transferindo suas imagens


Um problema ao fazer a transição de suas postagens do WordPress para o Blogger é que as imagens que você tem em seus posts não aparecem, ou seja, elas se "quebram" no Blogger. Infelizmente não há o que possa ser feito para driblar isso, a menos que você faça o download das imagens, uma a uma, e faça o upload delas no painel do Blogger.

Usar seu domínio personalizado no Blogger


Você pode fazer essa configuração em dois passos simples junto ao provedor do seu domínio:

O Blogger é uma das plataformas preferidas pelos usuários, por ser simples e fácil de usar, além de ser totalmente personalizável. Há quem prefira o WordPress por oferecer recursos mais avançados e outros tipos de linguagem de programação. Como citei no início do post, cada um com suas caracteríscas.

Migrou do WordPress para o Blogger? Conte para nós qual sua experiência durante a transação entre as plataformas :)

3 Comments
Comments

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top