Como compartilhar arquivos no Blogger

Como compartilhar arquivos no Blogger

6 10 99
Como compartilhar arquivos no Blogger 10 6 99
Um dos desejos mais antigos dos usuários do Blogger, é que a plataforma oferecesse um serviço de hospedagem de arquivos. Há alguns meses atrás, eu e a Pri tivemos a oportunidade de conversarmos com um engenheiro do Blogger e fizemos essa solicitação, porém a recomendação dele foi que usássemos o serviço Google Drive. Então, pessoal, por enquanto nada de serviço de hospedagem nativo no Blogger.

O Google Drive aceita diversos tipos de arquivos: PDF (.pdf), Word (.doc, .txt), Excel (.xls), Power Point (.ppt) entre outros. Segundo consta na Central de Ajuda do Google Drive, os usuários podem fazer o upload de qualquer tipo de arquivo, incluindo arquivos executáveis (.exe ou .vbs, por exemplo) e compactados.

Antes de mais nada é preciso criar ou enviar ao Google Drive o arquivo que será compartilhado no Blogger. Na imagem abaixo, vemos o painel do Drive e as opções "criar" e "fazer upload":
Caso você não saiba como usar o Google Drive, acesse os seguintes artigos:
  1. Manual do Google Drive
  2. Central de Ajuda do Google Drive
Uma vez inserido ou criado o arquivo, clique na caixinha que fica do lado esquerdo do nome do arquivo, depois clique em "mais" e em "compartilhar" e em "compartilhar" novamente.

A seguir, abrirá um pop up, com uma URL. Para que o arquivo possa ser compartilhado, é preciso deixá-lo público. Para tanto, onde está escrito "particular" devemos clicar em "alterar" e escolher a opção "público na web". Clique em "salvar"

Copie a URL disponibilizada e coloque em seu post no Blogger.
O que o Drive, teoricamente, não faz é disponibilizar o arquivo para download. Ele disponibiliza apenas para visualização. Veja um exemplo com o nosso tradutor.

Mas nesta semana, quando eu estava rascunhando este post, o mestre Aparecido Rosário postou uma forma de colocar os arquivos do Drive para serem baixados! Acessem o post dele:

Como colocar arquivos para download no Blogger
13 Comments
Comments
  1. Olá, Juliana!

    Disponibilizar arquivos na estrutura padrão do Blogger continua sendo o meu sonho de consumo! rs Que ótimo que vocês se lembraram de fazer essa encomenda ao pessoal do Google. Quem sabe um dia! :-)

    Enquanto isso, o Google Drive é mesmo uma ótima opção.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembrei de você, mas por enquanto vai ter que ficar só no sonho rss

      Abraços

      Excluir
    2. Desde já agradeço por tudo, suas dicas foram muito úteis. Consegui inserir os arquivos e forma como ensinou no tutorial valeu demais. Tive de fazer algumas articulações, mas no mais a sua dica foi muito valiosa. Obrigado por tudo. Grande abraço

      Excluir
  2. Obrigado pela citação, Juliana! Eu creio que esse recurso possa ser logo implantado pelo Blogger e quem sabe, a curto prazo. Esse é um dos pedidos mais frequentes que os usuários fazem. E como sabemos, o Google está fazendo de tudo para integrar seus produtos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Cidão.

      Espero que sua previsão se concretize, mas nós conversamos com um gerente top do Blogger. Quem sabe ele muda de ideia...

      Abraços

      Excluir
  3. Mas Juliana...
    Desde sempre eu mando links do meu Google Drive pra Deus e o mundo baixarem... Compartilho toda sorte de coisas pelo Drive e ninguém nunca reclamou. :}
    E o documento que vc colocou como exemplo também: ele abre no modo de visualização, mas é só ir em "Arquivo > Fazer Download como" e ele te dá algumas opções para salvar o arquivo na sua máquina. :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara

      Não entendi muito bem o "mas Juliana...". De qualquer forma, você sabe destas funções e eu também, mas muita gente não sabe e o Dicas Blogger tá aqui pra todos.

      Abraços

      Excluir
  4. Seria legal se o Google Drive fosse integrado ao Blogger.

    ResponderExcluir
  5. Uso a ferramenta e estou bem satisfeito com ela. Resolve bem o depósito dos arquivos mais consistentes com acesso fácil.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana! Eu não uso mais o Blogger e uma outra boa alternativa para quem blog nessa plataforma é o OneDrive. Eu o estou usando para compartilhar documentos de todo tipo com outros professores blogueiros, pois ele - além do compartilhamento semelhante ao do GDrive - permite que o leitor incorpore o arquivo ao seu próprio blog. Como o meu público alvo é formado por estudantes e docentes, isso era algo que eu queria fazer há muito tempo.

    ResponderExcluir
  7. Cara Juliana,

    Para começar os meus parabéns, alargados ao resto da equipa, pelo excelente blog que criaram!... :-)

    Estou a desenvolver um blog e utilizei a sua dica para compartilhar arquivos no Blogger e estou, agora, a pedir-lhe ajuda pois:
    1. tudo funcionou perfeitamente na primeira linkagem!...
    2. nas várias tentativas de linkagens seguintes acontece a seguinte situação:
    - depois de voltar a seguir o mesmo procedimento, testo a hiperligação e está ok.
    - na página no Blogger, a cor do texto linkado, altera-se, como previsto.
    - faço actualizar e o procedimento normal actua... mas!...
    - na página do Blog, o texto linkado mantem-se inalterado.
    - voltando à página no Blogger, ela voltou ao estado antes da tentativa de linkagem.
    Será que me poderá ajudar nesta questão?

    Muito obrigado.



    ResponderExcluir
  8. Apenas estou agradecido pela explicacao... agora sim eu estou mesmo feliz e a minha pagina esta sendo visitada.... obrigado e espero que tragam mais informacoes.....

    ResponderExcluir
  9. Ou é que assim, a gente ganhou o concurso la na escola por que a gente é zika. Ai a gente quer executar o joguinho de matematica no site do blogger. valeu

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top