Novidades: Saiba tudo sobre o novo editor HTML no Blogger

Novidades: Saiba tudo sobre o novo editor HTML no Blogger

6 10 99
Novidades: Saiba tudo sobre o novo editor HTML no Blogger 10 6 99
Nos últimos dias estava pensando se o Blogger iria lançar alguma novidade este ano, já que 2012 foi um ano repleto de novidades. E como meus presságios não estavam borbulhando à toa, ontem à noite foi liberado o novo editor HTML do Blogger, conforme informado no Blogger Buzz.

 
O novo editor HTML do Blogger teve a sua aparência completamente reformulada, abandonando aquela cara de editor de textos e ganhando uma característica mais profissional. Além disso, ele apresenta algumas novidades bem interessantes como:

Numeração de linhas, destaque sintaxe e auto-identação
Esses recursos possibilitam uma leitura mais fácil do código e é muito útil para quem programa, melhorando a estética e o recuo dos códigos. Com destaque para a exibição em cores das classes no código HTML.

Código dobrado dentro do widget
A opção "Expandir modelos de widgets" não sumiu, ela foi alterada. Agora, basta clicar na seta para o lado que o código daquele widget é expandido. O uso do código dobrado permite uma visualização mais direta de todo o código do template. E, em caso de edição, é possível expandir especificamente aquele widget.

Formatar modelo
É a opção que limpa automaticamente o recuo do código do template. Padronizando a formatação (apresentação) do código.

Pesquisar dentro do Editor
Além disso, agora é possível pesquisar um termo dentro do editor HTML pressionando a tecla "Ctrl + F". Somente assim você poderá encontrar os termos mencionados dentro dos códigos widgets dobrados. Vale lembrar, que se você usar a opção pesquisar do navegador, os termos poderão não ser localizados. Para isso, é necessário acionar corretamente as teclas Ctrl+F dentro do editor. 


Outra dica: para localizar e substituir os termos do texto um a um, você poderá usar as teclas "Ctrl + Shift + F" ou para localizar e substituir todos os termos de uma só vez, use as teclas "Ctrl + Shift + R".

Ir para um widget

Esta opção permite ir diretamente para o widget ou tag específica. Ela irá variar conforme o template e os widgets do blog. Alguns indicarão mais opções, enquanto outros irão indicar as configurações básicas de widgets. Veja na imagem como esta opção é apresentada em dois templates diferentes.

Reverter alterações
Não se iluda. Essa opção não trás seu template antigo de volta. Ela serve apenas como opção de retornar antes de salvar, é como a opção desfazer. Ela se aplica às alterações feitas no template, das quais você poderá visualizar antes de salvar, mas não depois de salvar.

Reverter modelos de widget para o padrão
Com esta opção é possível retornar à configuração padrão de um widget. Digamos que você tenha alterado a cor dele e queira voltar a utilizar a configuração padrão, basta clicar nesta opção, selecionar o widget e clicar em reverter o widget selecionado ou, então, fazer o mesmo procedimento selecionando todos. Contudo, ela não se aplica àqueles que foram excluídos. Para tê-lo novamente no seu template, será necessário instalá-lo outra vez.

Visualizar modelo
No editor anterior, esta opção era aberta em um nova página permitindo a visualização das alterações feitas no template. Agora, essa visualização é exibida dentro do próprio editor. E, quando selecionada, desativa todas as outras opções, sendo necessário selecionar "editar modelo" para continuar a edição ou acessar as outras opções.

Onde está o CSS no novo editor HTML do Blogger?


Recomendações
Antes de mexer no template do seu blog faça o backup, pois se houver qualquer alteração mal sucedida, será possível retornar ao que era antes por meio da reinstalação do template. Ou então, faça as alterações em um blog de testes que tenha o mesmo template do seu blog, assim você poderá mexer no HTML sem tantas ressalvas e não colocará em risco o modelo usado no seu blog, instalando widgets e hacks que possam prejudicar a funcionalidade dele.

Como qualquer novidade, é necessário paciência e adaptação. As alterações apresentam melhorias importantes e, em breve, você já estará familiarizado com o novo editor. Contudo, se você não sabe mexer é melhor estudar bem antes, brincar em um blog de testes ou contratar alguém que possa fazer a instalação sem comprometer o seu blog. Vale lembrar que todo o código continua lá, havendo alteração apenas nas funcionalidades e aparência do editor.

Feedback
O nosso feedback é muito importante para que a equipe do Blogger possa avaliar o impacto das alterações, corrigir possíveis problemas e implementar novas funcionalidades. Conforme informado pela Jéssica, Guia do Blogger, "as opiniões podem ser enviadas através da opção reportar problema localizada no painel do Blogger. Esta é a melhor forma de informar ao Google sobre eventuais problemas e insatisfações com o produto". (Fonte)

Continuaremos acompanhando e compartilhando as novidades, conforme elas forem acontecendo. Mas não deixe de nos dizer oque achou da novidade. Compartilhe conosco a sua opinião!
Deixe seu comentário.
55 Comments
Comments
  1. Pessoalmente gostei bastante, ficou mais atraente e estabeleceu algumas funções muito interessantes e que com certeza ajudaram bastante o usuário. Ótimo artigo, parabéns pelo DB, e cada vez mais sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. eu particulamente não gostei !! já apliquei vários recursos para tentar achar esse tag ]]> e não acho de jeito maneira já apliquei o ctrl+f de varias formas em não aparece o dito tag !! se tiver uma dica pra mim eu agradeço !!! betoflorescabral@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betto, é necessário clicar primeiro na caixa de edição e após usar o atalho "CTRL+F".

      Excluir
    2. Amigo esse é o fechamento da CDATA ....Basta procura por q o fechamento dela estará no final ... ex:

      Excluir
  3. Nossa, super curti! Agora a tá mais organizado, dá pra saber se os códigos estão fechados corretamente.

    Estão de parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também super curti! adorei o novo modelo, só não tô conseguindo achar mais aquela opção de fazer backup D=

      Excluir
  4. tente achar essa também: nada aparece mesmo aplicando o ctrl+f !!!

    ResponderExcluir
  5. Cliquei em formatação e as widgets de posts relacionados e de compartilhamento sumiram do código fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu o mesmo comigo quase pirei, e olha q meu blog e de notícias, o peincipal da minha cidade

      Excluir
  6. Complicado.Levei um susto hoje achei que eu tinha deletado o template.
    Lendo sua postagem estou tranquila,eu não errei o blog que mudou.
    Valeu Pricila,bjs

    ResponderExcluir
  7. Ficou mais complexo de usar, o que se constitui uma bola fora do Google. O que antes era completamente fácil de fazer, agora é complicado. O usuário leigo que antes conseguia acrescentar códigos simplesmente copiando e colando, agora fica perdido. Nota 4,5 para esse novo editor

    ResponderExcluir
  8. É de fato ficou melhor mesmo,mais quebrei a cabeça de tanto procurar algo que ensine a mecher naquilo..mi doeu o zóio,eu axei que tinha perdido meu css..afffff
    Parabens pela tradução,fui no original e não intendi nada...

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito obrigado me salvou mesmo, eu tava meio que perdido aqui nesse novo editor.

    ResponderExcluir
  10. Não gostei do novo editor de HTML. Tá muito poluído com bottoms. Eu sei que as cores servem pra indicar um tipo de elemento em conjunto mas, dói a vista naquela quadrado pequeno que ficou a área dos htmls. Véi, eu imploraria pelo antigo.

    A Google deveria mesmo é colocar mais recursos pra SEO e postagens.

    ResponderExcluir
  11. Tá ainda estranho, mas a gente vai se adaptando... rs

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Maravilhoso estramos em contantes mudanças,"tudo muda tudo flui" assim já dizia um velho amigo filosofo da Antiguidade Grega.Seria muito chato mesmo se tudo permanecesse na inercia.Quando algo novo surge as pessoas entram em pane.O novo é superempreendedor, logo vira rotina e um pouco de tempo brotam novas mudanças.Assim caminha a humanidade em busca do novo do desconhecido é mais prazeroso.Eu não entendo dessas coisas apenas fico a pensar,ler e escrever os meus singelos textos,agora se vai rodar na internet é outra história.Ainda bem que existe o DICAS BLOGGER para nos ensinar passo a passo como lidar com estes objeto estranhos e esquisitos pelo menos para mim.Um abraço a toda competente equipe do DB e logo preparem umas dicas para resolver essas coisas novas e boas.SUCESSO A TODOS!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Maravilhoso estarmos em constantes mudanças, “tudo muda tudo flui" assim já dizia um velho amigo filosofo da Antiguidade Grega. Seria muito chato mesmo se tudo permanecesse na inercia. Quando algo novo surge às pessoas entram em pane. O novo é surpreendedor, logo vira rotina e um pouco de tempo brotam novas mudanças. Assim caminha a humanidade em busca do novo, do desconhecido é mais prazeroso. Eu não entendo dessas coisas apenas fico a pensar, ler e escrever os meus singelos textos, agora se vai rodar na internet é outra história. Ainda bem que existe o DICAS BLOGGER para nos ensinar passo a passo como lidar com estes objeto estranhos e esquisitos pelo menos para mim. Um abraço a toda competente equipe do DB e logo preparem umas dicas para resolver essas coisas novas e boas. SUCESSO A TODOS!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu achei um lixo. O outro era bem melhor!

    ResponderExcluir
  15. Eu particularmente também não aprovei , tomei um susto quando tive que editar o html e vi daquele jeito todo complicado , o outro era melhor ao meu ver !!!

    ResponderExcluir
  16. N aprovei tb, o outro era BEM melhor, o código mudou TUDO n acho mais o ]]> q coisa....

    ResponderExcluir
  17. Eu so não gostei de visualizar o layout mesma aba.

    Poderia me dizer quais são os conhecimentos necessários para se criar um layout do zero, sei que Css e Html são os mínimos (para o blogger).

    volto aqui depois para ver a resposta.

    ResponderExcluir
  18. Eu deixei no Forum do blogger, um comentário falando disso, acho q se mais gente comentar eles fazem voltar como era '-'
    Como faço aparecer a caixa de pesquisa '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Clique em "Formatar modelo" / 2. CTRL + F (faça isso na sequência). Se não der certo clique em Voltar (sem salvar nada) e repita. Vê se dá Isabela. Bjokas

      Excluir
  19. Meu Deus estou perdida. Não consigo mais postar. Tenho a impressão de que vou perder todo meu trabalho, por favor me socorrem. Como faço para postar meus artigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,

      A postagem dos artigos continua a mesma. A mudança ocorreu no editor HTML do Blogger e não no editor de Postagens.

      Abraços

      Excluir
  20. Horrível essa atualização, onde fica o expandir modelos de widget ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,

      No artigo acima tem a resposta :-)
      Vale a pena ler,

      Abraços

      Excluir
  21. Pois eu queria tirar as bordas/margens das imagens e já não dá como antes, o código já não é encontrado, alguém sabe resolver?

    ResponderExcluir
  22. A um primeiro contato eu fiquei bem confuso, achei que fosse bug do Blogger, mas se é mudança então vamos nos adaptar e aproveitar. Valeu pela postagem, ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  23. A unica alteração que não gostei, porque limita a visualização e a dita cuja.. preferia quando abria uma nova pagina... mas, isto não é muito relevante...

    ResponderExcluir
  24. Só depois de ver esse post consegui colocar o botão do facebook usando o outro post de vocês (:
    é bom colocar o link desse post nos outros, pois não dá mais pra usar a interface antiga do blogger para editar as coisas, inclusive html. Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Não estou conseguindo colocar avatar para os autores do meu blog, pelo simples fato de eu não estar conseguindo achar os codigos dos avatares, e eu já expandi todos os codigos =/

    ResponderExcluir
  26. Belo post, Priscila..

    A realidade é que a alteração ficou interessante, mas agora que fui fazer uso do recurso pude notar que a opção "Expandir modelos de widgets" faz falta, pois facilitava muito, por ser mais simples e rápido.

    Até,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zenny,

      Primeiramente, que bom vê-lo por aqui, admiro seu trabalho no Fórum, você é um ótimo contribuidor.

      A expansão dos códigos widgets era muito utilizada e útil, tanto que todos os tutoriais publicados até hoje mencionam ela. E isso está confundindo muito os usuários que têm pouca familiaridade com o HTML, que procura a expansão do código pra instalar alguma funcionalidade e fica "travado", por que não encontra.

      Seria interessante o Blogger adicionar novamente esta opção, expandindo de uma única vez todos os códigos para quem preferisse trabalhar assim.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado Priscila,

      Realmente seria ótimo se o blogger adicionasse esta opção ^^

      Abraços

      Excluir
  27. Como fazemos agora para copiar o template de outro blog e aplicar ao nosso?

    ResponderExcluir
  28. to a uns 30 minutos procurando div class=’post-footer’> e até agora nada... tá um lixo

    ResponderExcluir
  29. eu não gostei tambem como eu não entendo de edição de html no modelo antigo era mais facil.. todos os tutoriais que existem na web sobre ajuda pra adcionar gadjet essas coisas estão para o modelo antigo..

    ResponderExcluir
  30. Oi eu sou nova no Blogger e estou apanhando pra mexer. Eu queria adicionar a caixa de comentários do Facebook mais não estou conseguindo pq mudou o editor de HTML. Como eu posso fazer agora que mudou??

    ResponderExcluir
  31. Estou tentando apagar o "Readmore" do meu blog, e não consigo achar o código nessa HTML. Tudo questão de costume, mas inicialmente, não gostei desse novo modelo :\

    ResponderExcluir
  32. Graças a essa porcaria n estou conseguindo midificar o menu , alem de que agora vou demorar bem mais para fazer qualquer alteração simples no meu blog

    ResponderExcluir
  33. Não estou encontrando nada nesse novo modelo. Achei horrível. Gostaria de inserir no blog comentários para o Facebook e não da para achar nenhum código. Alguém conseguiu com esse novo modelo?

    ResponderExcluir
  34. Oi queridissima!

    É o seguinte rainha,meu template Criado Pela Ariane do TNB,despencou com as novas mudanças do blogger,mesmo clicando aonde foi sugerido,simplesmente não estou conseguindo editar o html,e usar o adoravel menu accordeon,menus 3D e organizar as listas css.
    Esconder widgets,dar cor aos mesmos esta osso.
    Já li e reli esse post desde ontem e nada.

    Por favor o que tu sugeri querida?

    O blog é O PODER DA MENTE POSITIVA

    ResponderExcluir
  35. Não consigo expandir modelo de wigdet, li o que escreveu mas não entendi muito bem. Poderia explicar melhor como faço para expandir?

    ResponderExcluir
  36. Priscila, boa tarde!

    Tem como colocar um gadget e ele ficar do mesmo tamanho do título do mesmo. Eu coloquei um no meu blog e a caixinha do titulo ficou maior do que o resto do gadget. Está ficando desalinhado.

    Desde já agradeço.

    Mauricio

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de saber se é possivel colocar publicidades dentro das postagens utilizando o novo editor?

    ResponderExcluir
  38. Oi, alguém pode me ajudar a tirar aquelas bordas das imagens?
    ODIEI essa nova atualização, ficou muito difícil de mexer.
    O que eu gostava do blogspot era a facilidade que ele nos proporcionava para fazer várias coisas, agora está o Ó!

    ResponderExcluir
  39. Como localizar o READ MORE nessa nova versão do widgets do blogger?

    ResponderExcluir
  40. Respostas
    1. Olá Caroline,

      Temos o serviço de personalização de blog, é só dar uma olhada na consultoriablog.com e preencher o formulário.

      Abraços

      Excluir
  41. Mesmo fazendo o que disse do atalho da tecla Ctrl+Shift+F toda vez que procuro algo na caixa de pesquisa aparece: 0 De 0...
    Me ajuda :c achei um bom tutorial,mas pede para mim achar os códigos usando a caixa de pesquisa,e eu não consigo.

    ResponderExcluir
  42. Só você mesmo para resolver meus problemas! Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Gente por favor me ajudem. Não consigo encontrar o código clicando ctrl + f. Não sei se é o template que não possibilita encontrar ou sou eu que não sei, mas para pra isso tenho que encontrar em meio ao html , mas não encontro quando aperto ctrl+f... Quero acrescentar um codigo para mostrar a contagem de vizualizações em cada postagem do blog. Aguardo a ajuda de v

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top