Quando o blogueiro é obrigado a parar

Quando o blogueiro é obrigado a parar

6 10 99
Quando o blogueiro é obrigado a parar 10 6 99

Quando a rotina quebra, a vida muda e as prioridades precisam ser reavaliadas, é nesse momento que muitos blogueiros param. O prazer de blogar acaba ofuscado ou obstruído porque algo mudou e não tem como continuar produzindo conteúdo e interagindo nas redes sociais. Quem já passou por isso ou está passando, sabe o que estou dizendo. 


Cada um reage de uma maneira. Enquanto alguns sentem a necessidade de interagir na internet e criam um blog, que possibilita externar os seus sentimentos ou, até mesmo, preencher o tempo, outros acabam sucumbindo à tristeza, à dor ou a outras responsabilidades parando com atividades e projetos. Mas o que fazer?

De blogueiro pra blogueiro? Bom, vamos falar a verdade entre nós.

Se for melhor parar, pare.
Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão por força de lei, é isso o que diz em nossa Constituição. E não há lei que determine o blogueiro a continuar com o blog ou com os perfis nas redes sociais. Assim, somente você poderá avaliar o impacto dessa decisão na sua vida. Se sentir a necessidade desse tempo, pare mesmo. O importante é restabelecer as forças para não deixar a vida parar. E , depois, quando tudo estiver bem, o blog pode até mesmo voltar.

Contudo, dependendo da relevância e do tamanho do blog, pode haver uma cobrança para que o blogueiro não pare ou não feche o blog. Mas, como se diz: "Quem é que paga as suas contas?" Enfim, essa decisão é pessoal e vai depender do momento que está vivendo. 

A interrupção pode ser temporária
Tirando os grandes problemas que podem levar o blogueiro a parar de vez, boa parte poderá gerar apenas uma interrupção temporária. Nesse sentindo, podemos citar uma doença, seja no blogueiro ou em alguém da família, a falta de disponibilidade financeira, a falta de acesso a internet, a depressão, o excesso de trabalho, dedicação aos estudos, entre outros.

Contudo, quando algo que foge do nosso controle nos impede de blogar e interagir nas redes sociais, o importante é manter a calma e o bom senso. Não adianta ficar ansioso e maltratando meio mundo só porque não consegue acessar a internet. Se tiver algo efetivo que possa ser feito, faça. Mas se não tem o que fazer, acalme o coração e dê atenção ao que realmente precisa.

Depois que tudo passar, você se sentirá aliviado por ter tomado a decisão certa e se preocupado com o que realmente é mais importante. Afinal, o blogueiro também tem sua vida pessoal.


Contar ou não o motivo?
Quanto a compartilhar ou não com seu público o real motivo que te levou a parar, seja definitiva ou temporariamente, acredito que os leitores não precisam saber o que de fato está acontecendo. Afinal, não somos obrigados a expor a nossa intimidade. Isso não quer dizer que você não respeite os seus leitores, mas que está se valendo do direito de manter a sua privacidade. Nesse caso, o melhor a fazer é uma nota, informando que o blog não será mais atualizado por motivos particulares.  Há não ser que você sinta-se à vontade para compartilhar com eles o que está acontecendo, o que também não tem nada de errado. Mas é prudente não entrar em determinados detalhes.

Alguns leitores são de uma humanidade incrível. São companheiros, dão apoio (seja para parar ou para continuar) e entendem o momento que o blogueiro está passando. Enquanto outros só pensam no que o blog rende pra eles e não estão nem um pouco preocupados com o bem estar do autor. Tudo isso precisa ser analisado antes de contar ou não o que está acontecendo.

Mas qual será o impacto no meu blog se eu parar?
Isso vai depender do tempo que o seu blog ficou parado. É certo que você irá perder visitas com a falta de atualização do blog, afinal os leitores querem coisas novas e não voltarão ao blog se não encontrarem novos artigos. Mas como eu já mencionei, essa é uma decisão pessoal e, é claro, que gerará certa repercussão para o blog conforme o tempo. Lembrando, que ninguém gosta de ir ao mesmo lugar e encontrar sempre a mesma coisa. Há não ser que ela seja muito útil.

Conte com os demais colaboradores do blog
Se o seu blog é formado por uma equipe e você compartilha com mais alguém a responsabilidade de administrá-lo, nada mais justo que durante um momento complicado da sua vida, essa responsabilidade seja plenamente assumida pelo colega. Devemos ajudar uns aos outros. Isso é companheirismo e faz bem para a equipe e para o blog, por isso veja as vantagens de ter uma equipe no seu blog.

Minha experiência pessoal
Acompanhei minha mãe durante toda esta semana no hospital, ela quebrou a perna e passaria por uma cirurgia, enfim, precisava da minha ajuda e dedicação. Confesso que isso não estava nos meus planos, mas foi necessário. Fiquei dia e noite dispensando cuidados e atenção a ela, sem poder acessar a internet, pois não tenho nenhum planinho 3G pra quebrar o galho. O que fiz, após avaliar as coisas, foi com o netbook escrever este artigo no word para publicá-lo quando possível. Minha mãe recebeu alta depois de uma semana difícil, graças a Deus está bem, mas ainda tem muito chão pela frente e precisará contar com minha ajuda para organizar as coisas, o que quer dizer que fico mais um tempo fora ainda.

Para mim, esta foi uma pausa temporária, em breve estarei de volta. Enquanto isso, cuidarei do que realmente é importante. Saiba que, quando chegar o seu momento de dar uma pausa para se cuidar, cuidar de alguém ou simplesmente reorganizar a vida, não se sinta obrigado a fazer nada. Avalie e faça aquilo que deixará seu coração em paz. Em seguida, siga em frente e mãos à obra!!!

E ai, já precisou fazer alguma pausa?
22 Comments
Comments
  1. Meu querido, eu tenho três blogs. O primeiro começou como um auxiliar no meu tratamento de depressão e síndrome do pânico, há 3 anos. Neste ano, dando continuidade ao meu processo de libertação pessoal, deu meu grande salto mortal e criei meu blog erótico sobre sexualidade e afetividade. E para complementar, coroando a fase de vida em que estou, criei meu blog para pessoas de 50 anos ou mais, rumo à maturidade. Já quis por várias vezes parar com todos eles, frustrada pelo baixo número de leitores, tendo em vista a qualidade dos meus textos e posts, sempre autorais, em sua grande maioria. E também levada pelos desencontros da vida...mas hoje entendo que haja o que houver, eles estão ali, prontos a me receber e a ajudar a todos que passem por lá.Não deixarei os links deles, não estou aqui para divulgá-los, mas para dizer que parar é necessário sim, mas quando você tem o blog como uma âncora, você sempre volta. E que bom que é assim! Seu blog é muito útil, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Realmente, às vezes é necessário fazer uma pausa. Mas quando o projeto está no íntimo, é certo que num momento oportuno, ele será colocado em prática novamente, é uma questão de tempo.

      Abraços

      Excluir
  2. Aconteceu-me á pouco tempo ter de parar. Já não tinha motivação para escrever. Agora criei um blogue novo e estou cheia de ideias. Já agora poderia fazer uma publicação de como colocar o titulo e a data das publicações ao centro? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Pri, eu me vi obrigada a parar por quase 6 meses. Consequências existiram, mas quando não se tem cabeça para blogar o jeito é dar um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,

      Concordo com você. Mas nesse caso, a única coisa que posso dizer é: "Que bom que voltou" :P

      Abraços

      Excluir
  4. Priscila, que a sua mãe tenha ma rápida convalescença. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel,

      Obrigada, graças a Deus ela está melhor.

      Abraços

      Excluir
  5. Oi... Bem eu faço umas pausas de vez em quando! Até para dar um tempo para mim mesma, para rever conteúdo, ou mesmo por não está afim de bloggar mesmo kkkk è estranho pra mim dizer...fui ao shopping com as amigas e ter um comentário; -Mostra o que vc comprou? kkk Fico em dúvida se o blog ainda é meu ou das leitoras kkk Amei o texto e vou compartilhar! bejin!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, um mês antes da semana de prova na faculdade também me faz parar de escrever nos meus blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      A faculdade é muito mais certeza de retorno financeiro do que o blog. Nessas horas, temos que ser coerentes e focarmos no que trará melhor resultado.

      Abraços

      Excluir
  7. Bom pessoal!

    Até o momento não fui contaminado com este sentimento de fim de linha,ponto final.Apenas me concentro em um único blog tenho consciência do mesmo não ser tudo na minha vida.É apenas um meio de passar o meu tempo.Não tenho muito conhecimento na parte técnica ou seja, das configurações complexas e passo mais o meu tempo produzindo conteúdos originais.Por tanto,no momento que perceber que este passa tempo se transformar em perca de tempo e não produzir alegria e satisfação,não hesitarei em parar com tudo.Não pensarei duas vezes para fazer isso.O meu tempo agradável em primeiro plano em tudo que fizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cícero,

      Bem colocado, o nosso tempo com o blog tem que ser um tempo agradável. Fazer as coisas na marra ou na obrigação, não geram satisfação. Quando isso acontece, é necessário fazer algumas revisões. Contudo, que bom que você está motivado, continue assim!!!!

      Abraços

      Excluir
  8. Nossa, eu nunca ganhei nada com meu blog (nem é essa a intenção), contudo, já me tornou um vício escrever em meu blog. Ao menos uma vez por mês eu tenho que postar alguma coisa, nem que seja para os meus amigos. Espero realmente que se tiver que parar que seja só temporário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Priscila!

    Este é um assunto difícil e você retratou muito bem esse momento que todos nós já passamos ou passaremos.

    Eu precisei abandonar o meu primeiro blog, o TD Séries, porque eu não conseguia mais conciliar o tempo necessário a ele com minhas demais atividades. E também estipulei que só faria publicações semanais no Gerenciando Blog, pois esse é o tempo que consigo dedicar a ele sem abandonar minhas demais atividades.

    Mas, gostei do seu ponto de vista. Infelizmente, há situações em que precisamos parar, seja de forma permanente ou temporária. Cabe a cada um de nós lidar com isso da melhor maneira possível.

    Meus desejos de uma rápida recuperação à sua mãe!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson,

      Obrigada pelas palavras. Graças a Deus minha mãe vem se recuperando bem depois do susto.

      O ato de parar às vezes não é muito aceitável, mas é necessário em alguns momentos. Não é uma decisão fácil em algumas situações, mas precisas. Como você citou, deixar um projeto (TD Séries) e dar mais atenção a outro, foi preciso. E isso acontece conosco o tempo todo. Nesse caso, sorte nossa, pois o Gerenciando tem sido uma excelente fonte de informações para blogs.

      Mais uma vez obrigada pela visista,

      Abraços

      Excluir
  10. Pri
    seu artigo me confortou muito ... estou parada há 2 meses por graves problemas de saude.... aliás, estou linkando seu artigo porque é muito bom....
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,

      Que bom que minhas palavras tenham te confortado. O que temos que lembrar é que existe uma pessoa com anseios e necessidades por trás do blogueiro. Quando não estamos bem ou algo à nossa volta não está legal, é difícil produzir conteúdo. Mas não podemos é baixar a cabeça pra vida, ainda que o blog fique em segundo plano.

      Desejo a você uma boa recuperação e que supere com bravura os problemas que está encontrando.

      Fica na paz,

      Abraços

      Excluir
  11. A auto cobrança pode ser pior que a cobrança externa, por isso "Slow Blog". Tudo com prazer é mais gostoso!! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Priscila. Eu acompanho e aprendo com seu Blog e com o Ferramentas Blog desde que "ousei" criar um Blog para aderir a uma importante causa. Recentemente eu passei e estou passando por essa "fase de parar ou não" e inclusive comentei com os(as) leitores. Sem prolongar o assunto, estou lendo várias opiniões a respeito do para ou não e com toda sinceridade o seu artigo parece que foi escrito para mim (rsrs brincadeira). Na realidade eram essas palavras e considerações que estava a procura para tomar a minha decisão definitivamente.

    Obrigado por me ajudar direta ou indiretamente...

    Abração,

    Alexandre Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  13. Eu já passei por uma situação dessas. Foi muito difícil para mim. Eu ainda estava no começo do meu principal blog, e estava muito animada com ele, e também recém havia sido convidada a fazer parte da equipe de um blog que sempre admirei. Daí explodiu uma bomba na minha vida e eu achei que nunca mais poderia escrever um texto na internet.
    No fundo, parar nunca foi uma opção, mas eu sofri horrores para tocar o blog no meio de um incêndio emocional do lado de cá da tela.
    Hey, ainda dá tempo de contar a história do blog aqui no Dicas Blogger? :}

    Abraço e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  14. Estou passando por isso atualmene, fui obrigada a dar uma pausa no blog, mas em breve se Deus quiser estarei de volta.Amo meu blog e meus leitores e não tenho coragem de fechar o blog definitivamente,pois só eu sei como foi difícil conquistar tudo que conquistei até agora.
    Sou muito grat a Juliana e ao DB por tudo que aprendi aqui.
    Melhoras para sua mãe e força para ti Pricila.
    Abraços..

    ResponderExcluir
  15. Mais vale 1 mês de paragem e 1 artigo escrito com prazer e conhecimento de causa, do que 30 artigos medíocres escritos em 30 dias :)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top