O que é um blog profissional

O que é um blog profissional

6 10 99
O que é um blog profissional 10 6 99
Você sabe o que significa a expressão blog profissional? Em uma rápida pesquisa no Google você verá artigos sobre os "10 passos para tornar seu blog profissional", "como construir um blog profissional", "curso de blog profissional", entre outros. Muito se fala sobre como tornar o seu  blog profissional, existem diversos textos que utilizam essa expressão. Mas enfim, o que é um blog profissional?


A primeira definição para blog profissional é o blog utilizado como forma de trabalho. O proprietário/ou não é um blogueiro por ofício, trabalha com isso. É um problogger. O usuário utiliza este meio de comunicação como profissão. Nesse aspecto, ele é um blog profissional por que blogar é a sua profissão, independente do tema. Este é o que mais se aproxima ao significado real da palavra profissional: "Que exerce uma atividade por profissão ou ofício." (Dicionário Aurélio). 

Outra definição para blog profissional pode ser expressa como aquele que tem sua profissão e usa o blog para dar visibilidade ao seu trabalho. Nesse caso, o blog é profissional porque está vinculado à atividade laboral do blogueiro. Existem muitas pessoas dentro deste contexto. Profissionais autônomos que usam o blog para divulgar seu trabalho são um exemplo disso. 

Contudo, a expressão blog profissional também pode ser entendida como aquele blog que atende os requisitos de excelência e qualidade atualmente relevantes e adequados ao uso. São blogs que em razão do seu sucesso se tornaram referência. Esta é a definição mais utilizada pelos metabloggers. É por isso que existem tantos artigos sobre como tornar seu blog profissional. Como exemplo de blog profissional neste contexto temos o Mashable, Tecnoblog, Meio Bit e o Dicas Blogger

Alguns blogs profissionais que hoje são padrões de excelência também são administrados por blogueiros de "tempo integral". São pessoas que iniciaram seus blogs e com o sucesso alcançado, passaram a se dedicar exclusivamente à esta atividade, fazendo com que seus blogs se tornassem referência na blogosfera. O que demonstra que para atingir um padrão elevado é necessário muito empenho e dedicação.

Meu objetivo com este artigo é contribuir com uma definição para a expressão: blog profissional. Não quero dizer que esta ou aquela é a forma correta, mas apenas colaborar e trazer clareza a respeito do seu alcance, a fim de que o leitor saiba definir o seu significado dentro do contexto em que está sendo abordado. 

E pra você, o que é um blog profissional?
6 Comments
Comments
  1. Concordo com a primeira definição, de que um blog profissional é quando o blogueiro leva seu projeto como profissão.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo esclarecimento Pricila, foi uma opinião clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  3. concordo com a primeira. ótima informação.

    ResponderExcluir
  4. Priscila,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Veja só.

    De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, "desempregado" é quem não tem um emprego, MAS está à procura de um. Assim, uma dona-de-casa não é "desempregada": ela não está necessariamente com um currículo debaixo do braço batendo de porta em porta. Seu trabalho é feito... Em casa.

    Nessa linha, conforme o INSS, "dona-de-casa" NÃO é profissão. É OCUPAÇÃO. Afinal, a mulher (ou o homem) nessa condição não ganha um salário no final do mês. Não existe RENDA.

    Falemos sobre o tema deste Post do DICAS BLOGGER.

    Blog Profissional tem que ser, necessariamente, aquele que renda dinheiro.

    Assim como "dona-de-casa" NÃO é profissão, e sim OCUPAÇÃO, quem tem um Blog que NÃO renda dividendos, por mais interessante e bem-feito que ele seja, NÃO pode se qualificar de bloggueiro ou bloggueira profissional. Ser bloggueiro, nesse caso, não passa de OCUPAÇÃO.

    Voltemos ao seu Post: você remete várias vezes a que um Blog Profissional é referência, é bem-sucedido, faz sucesso. É isso mesmo. CHAMAR A ATENÇÃO na blogosfera = ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro blogando = ter um BLOG PROFISSIONAL.

    Abraços a você e à Ju Sardinha.

    Saúde e Paz!!


    ~~~

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top