As três grandes mancadas do Blogger

As três grandes mancadas do Blogger

6 10 99
As três grandes mancadas do Blogger 10 6 99
Blogger Quebrado 2Eu estava conversando com a Priscila sobre o futuro deste blog e, papo vem papo vai, chegamos à conclusão de que o Blogger deu três grandes mancadas com seus usuários neste ano. Isso mesmo! Quem usa a plataforma do Blogger teve que, obrigatoriamente, engolir as mudanças realizadas. E se você, querido leitor, se preocupa com o seu blog tanto quanto nós, certamente, ficou muito incomodado e preocupado com tudo isso. Nesse último mês ficamos observando para conhecer o impacto dessas mudanças e, como era de se esperar, não demoraram muito para aparecer.
Obrigatoriedade da nova interface
Esta mudança afeta, especialmente, os metabloggers – blogs que ensinam a usar o Blogger. A primeira reação que tive ao testar a nova interface (fui beta-tester) foi: "O que será do meu blog?" Pois é, pode parecer egoísmo, mas eu já sabia que meus posts e de todos os demais metabloggers ficariam obsoletos e que teriam que ser reescritos ou editados.
Além disso, pela minha experiência, desconfiei que a nova  interface não agradaria muita gente e não deu outra. Perdi as contas de quantas reclamações recebemos via comentários e tweets e o post Como voltar para a antiga interface se tornou um dos mais acessados.
Ok, é do ser humano ser resistente à mudanças, mas acho que essa poderia não ser obrigatória e ela nem era necessária. Eu preferia muito mais uma reforma no sistema de comentários. E vocês?
 
Mudança de domínio
Apesar de necessária – o objetivo é gerenciar cada conteúdo de acordo com as regras de cada país -  afetou drasticamente as visitações de blogs que ainda usavam o domínio blogspot.com.
Afinal, blogs que estavam apresentando significativo crescimento, como o caso do Priscila Fago, que foi a referência do post Otimização de Templates - resultados, tiveram uma perda absurda nas visitações. Veja o gráfico com as estatísticas:
Um leitor já tinha "cantado a bola" neste comentário:
 
Pois é, Roger, trágico mesmo....
Como qualquer mudança de domínio, vai levar um tempinho para que o Google faça a nova indexação. Quando mudamos para dicasblogger.com.br, demorou cerca de 2 meses para que as visitações e o PageRank normalizassem. A diferença é que foi uma escolha e não uma obrigação.
 
Alterações no mecanismo de pesquisa
                           Sobre as mudanças nas metatags
Essa eu considero a mais grave de todas. O que parecia ser uma grande revolução em SEO, foi péssimo para diversos blogs. O novo recurso, além de não funcionar corretamente, ainda causou um bug nos códigos que usávamos para incluir metatags em nossos blogs. Consequentemente, os blogs que foram afetados, tiveram significativas perdas nas visitações e, dependendo do caso, nos lucros.
Vejam só como nossos posts estão aparecendo nas buscas:
image
 
Blogs que usavam o domínio blogspot.com juntamente com os códigos para incluir metatags, foram os mais prejudicados.
Eu uso e escrevo sobre o Blogger há quase 5 anos e jamais havia visto problemas tão sérios.
Eu sempre fui defensora do Blogger, mas agora eu me pergunto: ainda vale a pena investir em um blog profissional usando a plataforma Blogger?
46 Comments
Comments
  1. É Juliana, muito boa as suas criticas e perguntas nesse post, eu tiro pelo meu blog que até domingo 15/4 estáva com uma média de 30 mil visitas por dia, e de ultima hora a média caiu para 9.000 mil visitas. E digo mais não façam as mudanças na otimização para pesquisa isso não está funcionando.

    ResponderExcluir
  2. As alterações no mecanismo de pesquisa eu não fiz, mas, de resto não vi diferença no número de visualizações.
    Também não posso dizer muito da mudança de domínio, pois, no meu blog principal uso um domínio próprio, contudo, em outro blog que tem menos visitas, continuo tendo uma média igual a antes.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo, Juliana, todos nós sabíamos que o uso da nova interface era inevitável. Eu mesmo já estou customizando um novo template com base no Designer, pois todas as novidades nunca aparecem em blogs com templates antigos, e sempre temos que adicionar partes de código nele para funcionar.
    Quanto a mudança da url, mantive o .com e as visitas tem uma média de 10000.
    Quanto aos mecanismos de pesquisa, mantive as metatags que tinha, pois ninguém disse que era obrigatório usar o novo SEO da plataforma.
    Mas reconheço que toda mudança traz problemas, e de novo, sabíamos que isso ia acontecer.
    E sobre a sua pergunta no final: Sim, ainda vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha a Priscila me ligou para contar que "alguns concordaram e outros não" com este post Daí eu disse: " se o Cidão discordou não vale, pq ele é o maior fã do Blogger que existe". Não deu outra ;)

      Cidão, mantendo o .com não houve diferença mesmo, mas isso foi uma "gambiarra". A maioria esmagadora dos usuários desconhecem esta opção e foram sim afetados. E quem usava os códigos para inserir metatags que ficaram bugados, foram muito prejudicados. Vide o blog da Priscila, mas teve outros que analisei.

      Toda vez que vem mudança, ela vem seguida de um bug, mas esse último foi grave, muito grave.

      Abração seu lindo :)

      Excluir
    2. Esse blogger é uma vergonha o meu contador marcava 785.000 visitas e de uma hora para outra ficou com 25 visitas, onde esta a responsabilidade desse pessoal?
      E não tem como consertar, somos cobaias?

      Excluir
  4. Ocorreu também um problema com os blocos de anúncios, que tem o mesmo código. Antes apareciam anúncios diferentes em cada um dos blocos, embora com o mesmo código. Agora estão todos os blocos com os mesmos anúncios. Em meu blog eu colocava dois blocos de anúncios lado a lado e alterei para um.
    Vejam um exemplo aqui no início desta página.

    ResponderExcluir
  5. O mundo não para. Achei muito melhor a interface.

    ResponderExcluir
  6. Triste... Quando finalmente estava deixando de lado a ideia de migrar para o Wordpress (sim, eu sei, nova plataforma, novos problemas), o Blogger me vem com essas joças.

    ResponderExcluir
  7. A nova interface não esta me agradando muito tanto assim, parece que infelismente a antiga vai ser desativada mesmo, eu vi isso no blog do google brasil, eu não acho certo que eles forcem os usuarios a usar a nova,e eu vou usar o IntenseDebate no meu blog, ele é melhor do que o sistema de comentarios padrão do blogger, e eu adorei as mudanças do endereço blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O impacto dessas mudanças para os meus blogs foram muito grandes. Estou tendo que repensar todo o projeto para ver os blogs voltarem a crescer novamente. Infelizmente as mudanças atingiram demais. Não dá pra ficar satisfeita com o resultado que elas geraram. Excelente post Juliana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog do meu irmão foi tão afetado quanto o seu e no caso dele gerou prejuizo financeiro. Vamos pro WP, Pri? rsss. Valeu, obrigada!

      Excluir
    2. hora de ir para wordpress wix ou ate webnode

      Excluir
  9. O que eu reparei que mesmo os blogues estrangeiros, quando acessamos vem com .com.br

    estranho né?!! axo que é automático só por estar acessando o tal blog no brasil

    ResponderExcluir
  10. Passei uns dias usando a nova interface do blog, e as reclamações foram muitas, deixaram meu blog uma verdadeira cagada.

    ResponderExcluir
  11. Pois é..mudanças são ótimas..mas quando não são necessárias..pra que isso???!! Os blogueiros já se encontravam satisfeitos..e o principal já temos, a ferramenta de escrever e compartilhar nossos conhecimentos, informações e idéias. Eu digo, para quê tanta frescura??! Bem que o Blogger deveria fazer uma pesquisa antes de colocar suas idéias em prática, se é que não já fizeram isto..se sim acredito que o público foi menor, ou então isto faz parte de um teste de como os usuários de blogger reagem. Espero que não se torne horrivel como a empresa do Facebook fez na linha do tempo.. T_T'' obrigatoriamente.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não sabia da extensão dos problemas causados por estas alterações do Blogger; mas mesmo assim dar dar meu contra-ponto ao assunto:

    Quanto a mudança da interface, até onde sei, foi feita por dois motivos principais: adequar o Blogger à nova identidade visual que o Google está adotando em todos os seus produtos (visual que eu acho muito desagradável, principalmente no Gmail) e criar uma interface mais moderna, com recursos mais adequados as novas tecnologias para web. A interface antiga devia ter muito código legado da Pyra Labs e era bastante datada.

    Também acredito que quem pretende ter um blog profissional no Blogger ou em qualquer outra plataforma deve pelo menos comprar um domínio próprio, o que evitaria esses problemas com a mudança de TLD. Mas mesmo para quem tem domínio blogspot.com acredito que exista uma maneira de minimizar o problema com a queda de visitantes. Não cheguei a testar, mas tenho quase certeza que um robots.txt personalizado ou algum javascript como este podem ajudar.

    Quanto as novas preferências de pesquisa acredito que o Blogger realmente deu mancada, mas foi uma mancada meio sem querer. Sabendo que esses novos recursos seriam de especial interesse para quem mantem boas práticas de SEO a equipe do Blogger poderia pelo menos ter dado um aviso de que blogueiros com templates customizados poderiam ter problemas. A documentação sobre as novas opções também não está muito clara, mesmo na sua versão em inglês.

    De modo geral acho que ainda é possível sim ter um blog profissional no Blogger desde que o blogueiro assuma o seu blog como algo profissional e que ele conheça e estude bastante a plataforma que está usando. Nós, blogueiros do Blogger, estamos costumamos assumir que a responsabilidade pela excelência do funcionamento de nossos blogs é principalmente do Google, o que não é verdade.

    Se pensarmos bem, o Google nos deu tempo e recursos mais do que adequados para que as mudanças no sistema não prejudicassem nossos blogs (com exceção talvez do problemas com as alterações de TLD, que ainda considero um problema menor por afetar somente quem não tem domínio próprio). A nova interface esteve disponível paralelamente à antiga por vários meses e as novas opções de pesquisa são totalmente opcionais e não afetam blogs que não as usam.

    Acredito que o grande ponto a favor do Wordpress é que existem mais blogueiros profissionais usando o CMS, e por isso a base de conhecimento e compartilhamento de conteúdo nesse sentido é bem maior, ainda assim sou fã do Blogger e não prevejo outra plataforma de blogs conquistando minha preferência num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  13. A plataforma do wordpress.com ja me enviou 5 emails para eu migrar para plataforma deles e o jeito continuar no blogger. eles foram muito indiotas em mudar tudo de uma vez acredito que desse jeito já já ninguem terá mais blogger.

    ResponderExcluir
  14. Ué, não achei mancadas tão grandes não
    - nova interface: a impressão que tenho é que a nova interface é mais fácil para novos usuários. Demora um pouquinho pra gente se acostumar, mas não é grande coisa. Realmente, os sites que explicam como usar a interface precisam ser atualizados, mas isso é natural. Eu mesmo passo por isso com meu blog sobre Excel (Excel 2003, 2007, 2010...)
    - mudança de domínio: realmente isso pode prejudicar o PR, mas como disse um colega acima os sites que se preocupam com isso normalmente usam domínio próprio
    - mecanismo de pesquisa: quem já personalizava as meta-tags no codigo do template podem continuar como estão, é só não ativar essa opção. Quem não personalizava, agora tem essa opção. Ou seja, ninguém perde nada. Nos meus sites, pelo menos, não tive nenhum problema com isso.

    ResponderExcluir
  15. Juliana se você que é uma expert no assunto tem essas críticas a fazer, não me resta maias nada para mudar de plataforma, Alias, já em conversas com um desenvolverdor Wordpress a semanas. para pelas obsevações e boa sorte você também!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Juliana!

    Li seu artigo e todos os comentários, e concordo com aqueles que discordaram de sua visão - ao menos em alguns pontos. :-) Segue meu ponto de vista:

    1. Obrigatoriedade da nova interface
    Toda mudança de interface é dolorosa. Por exemplo, quem foi que não reclamou quando a Microsoft lançou a interface do Office 2007? Mesmo eu estranhei. Hoje, não consigo me ver trabalhando na interface antiga.
    Com o Blogger, nem tive esse "choque" inicial. Desde o início gostei da nova interface, mais clean e seguindo a identidade visual dos demais produtos da Google. Logo, ninguém se lembrará mais da interface antiga e estarão todos acostumados à novidade.

    2. Mudança de domínio
    Esta foi uma mudança que não trouxe benefícios aos usuários, mas foi necessária ao Blogger, pelos motivos expostos no lançamento da novidade. Por eu ter domínio próprio, não fui afetado. Mas, concordo que esta foi impactante para quem está no blogspot.com.XXX

    3. Alterações no mecanismo de pesquisa
    O Gerenciando Blog não foi afetado com os impactos negativos dessa mudança. Por isso, só posso comentar o lado positivo trazido por ela: para mim, continuam sendo novidades fantásticas, que me permitiram "ajustes finos" no SEO de meu blog e mesmo coisas que eu nem imaginava antes, graças aos direcionamentos personalizados. Por isso, continuo considerando esta novidade como o grande divisor de águas do Blogger.

    No fim das contas, continuo grande fã do Blogger e extremamente satisfeito com as novidades. Claro que eu espero ansiosamente por um novo sistema de comentários, como você citou (embora as Respostas já tenham sido um grande avanço).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, Juliana!
    Nossa, achei essa mudança bem ruim porque foi drástica. Visualmente tudo diferente e uma lerdeza para editar os posts.
    Não senti muita diferença no acesso pq tenho domínio próprio, mas como publico muitas imagens, achei que a formatação piorou muito.
    Estava já buscando um template mais profissional, mas estou em dúvidas.
    Você acha válido migrar para o WP? Estou pensando seriamente nisso...

    ResponderExcluir
  18. Bom, galera, acho que alguns não entenderam a questão das metatags. Eu achei a novidade fantástica, o problema foi o bug que veio junto e que desativou os códigos que usávamos antes. Esse bug já foi consertado, mas deixou um pequeno rombo nas visitações. Abs!

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda tenho problemas com alguns mudanças que o Blogger fez, principalmente a troca do domínio que ocasionou vários problemas com meu site, vez o outra desaparece algumas coisa.

    o ultimo por exemplo foi o Widget artigos relacionados que até agora não sei o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  20. Pulei do barco antes que ele afundasse.

    Resumindo, migrei para o Wordpress à quase 2 anos e não me arrependo de nada, depois disso só alegrias :)

    ResponderExcluir
  21. o meu ta uma droga quando se trata de visualizaçoes agora

    ResponderExcluir
  22. Deixem eu trazer a baila um ponto que ainda não foi comentado:

    ""SOU CEGO""".!

    Testei a nova interface e percebi diversos problemas de acessibilidade para blogueiros que, como eu, usamos o computador com o auxílio de um programa leitor de telas. Reportei todos os problemas de acessibilidade para eles e nenhuma providência foi tomada para corrigí-los. Resultado: não consigo mais acessar vários recursos da nova interface sem precisar pedir os olhos de alguém emprestados para um """simples clique"""!

    Bom, se tiver alguém aí querendo um trabalhinho de migração de plataforma, é só me escrever.

    Paulo Romeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então achamos a quarta mancada.

      Paulo, vou deixar o contato de 2 amigos que fazem a migração.

      Luan Felipe :
      http://twitter.com/luanfr
      http://www.bloggers.com.br/

      Paulo Estevão:
      http://twitter.com/pauloestevao
      http://www.codigosblog.com.br/

      Abraços

      Excluir
  23. OLA AMIGOS!!! POIS É!! SE VOCES QUE JA SÃO EXPERIENTES NISTO ESTÃO SENTINDO, IMAGINEM ALGUEM COMO EU QUE ESTOU COMEÇANDO!
    SOU O CRIADOR DO BLOG JARDIMDOMAGO E SEM TER EXPERIENCIA NENHUMA EM NADA, O COMECEI DO NADA. AOS POUCOS FUI APRENDENDO E SÓ NOS ULTIMOS MESES COMECEI A ESTUDAR AS SUAS DICAS E DE OUTROS BLOGS COMO O DE VOCES PARA ME INTEIRAR DO QUE DEVERIA FAZER. DESCOBRI QUE APESAR DE UM BOM CONTEUDO DIRIGIDO, ESTAVA FAZENDO TUDO ERRADO, TORNANDO A PAGINA PRINCIPAL CARREGADA DEMAIS,ETC...QUANDO COMECEI ESBOÇAR A IDÉIA DE CRIAR PAGINAS, VEIO ESTA NOVIDADE E EU PAREI TUDO. NEM APRENDI A MEXER NISSO AINDA E JA VOU TER DE APRENDER TUDO DE NOVO. É DESGASTANTE.UMA DUCHA DE AGUA FRIA PARA PESSOAS INTERESSADAS EM APRENDER NA PRATICA, JA QUE POUCOS DE NÓS SOMOS WEBDSIGNERS OU DESENVOLVEDORES. AINDA BEM QUE PODEMOS CONTAR COM A AJUDA DE PESSOAS COMO VOCES. OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Juliana.

    Eu acho que as mudanças do blogger realmente prejudicaram muitos usuários, bom a nova interface é bem elegante e moderna, mas o problema é que ela é obrigatória, as mudanças do SEO como você disse prejudicaram muitas pessoas, mas devemos lembrar que também ajudaram a muitos, bom usuários do blogger como eu, esperamos a melhora do blogger. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. A nova interface é bem melhor.
    como disse um outro comentarista a cima "o mundo não para."

    Mas vendo no ponto de vista desses bloueiros de tutoriais eles foram meio prejudicados.

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos,

    sou um assiduo visitante do dicasblogger e acreditem fiquei deveras ASSUSTADO porque o meu blog com estas mudanças DESAPARECEU durante alguns dias. Muitos amigos me contactaram a perguntar o porquê?! nem eu sabia responder.... porque tento seguir todos os parametros e regras do Blogger... no entanto, o meu espanto! como desapareceu... APARECEU! acredito que foram todas estas mudanças que o Blogger se tornou inconveniente temporariamente... vamos ver se daqui para a frente as coisas corram melhor.

    Abraços!
    Carlos Pio

    ResponderExcluir
  27. Excelente Post, Juliana. Acompanho seu blog há mais de um ano. Já havia pensado várias vezes em migrar para o Wordpress, porém resisti e há 03 anos postando e melhorando no Blogger. Minhas visitas caíra cerca de 35%, de uma média diária de 1400 para 1000, assim como os lucros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, é justamente por causa de casos como o seu que escrevi este post. Não achei justo o que aconteceu. Obrigada pelo comentário e por divulgar suas estatísticas. Abraços

      Excluir
  28. pq nao sei postar no wordpress e tb acho meio complicado, pq se nao já teria migrado pra lá a mt tempo ;/

    ResponderExcluir
  29. Por isso eu comprei uma host, um domínio e mudei para o Wordpress.org! No Wordpress.org vc faz tudo o que quer sem restrições e sem frescuras como o Blogger!!! Esta interface do Blogger está mais complicada de mexer e de programar HTML!

    ResponderExcluir
  30. Olha! Nao sou um webdsigner, porém nao compreendia o "por que?" do desaparecimento de 95% dos visitantes de meu blog... estava justamente procurando uma resposta na rede quando encontrei este post. Realmente é decepcionante... ... ..., pois, depois de 4 anos de trabalhos para melhorar o blog e aumentar o número de visitantes, etc., me veio essa experiência negativa. Diante desse problema me vem uma pergunta: vale a pena continuar com o meu blog. Nao sei o que responder...

    ResponderExcluir
  31. Iniciei na blogosfera com blogger, hoje uso o wordpress e não me arrependo de jeito nenhum, muito pelo contrário... encontrei tranquilidade e praticidade em praticamente todos os potos no universo para blogueiros.

    Acredito que a maioria ainda não percebeu, mas "este partidarismo de time" é coisa mais de usuários do blogger...

    ResponderExcluir
  32. Agora você me fez pensar...será mesmo que vale a pena investir no blogger? No meu caso invisto, porque? Porque trabalho com personalização de blogs blogger. Mas sempre ficon pensando: "E se um dia o blogger dá um 'piripaque' e eu perco tudo? E se acabar essa ondinha de ganhar dinheiro com personalização blogger?"
    É por conta disso que sempre estou e busca de mais conhecimentos, tentando não me limitar apenas a persoalização de blogs, assim, caso um dia isso não seja mais possível, saberei me virar.
    Essa questão da nova interface...ai ai , já meu deu muita dor de cabeça tbm. Não me adapetei e nem quero, mas me sinto obrigada pelo blogger! FAZER O QUE NÉ?
    Se o blogger está igual o orkut: faz tantas mudanças inúteis tentando melhorar e acaba estragando.

    Trágico!

    ResponderExcluir
  33. De qualquer maneira eu não vou sair do blogger, sempre valeu usar o blogger e sempre vai valer

    ResponderExcluir
  34. Também estou muitissimo preocupada com todas essas mudanças do Blogger, e achava que meu blog tinha caido de estaticas por culpa de eu não ter configurado ou usado as novas opções mas agora vejo que não.
    Muitos hacks que eu usava passaram a desaparecer do meu blog misteriosamente, fora o fato do bug dos comentários que me atormenta muito (eu gostaria que a descrição sobre as particularidades para os comentários ficasse acima da caixa de escrita, e não abaixo. É mais uma motivação para ninguém ler algo importante).
    Eu realmente gostaria que o blogger colocasse um pé atrás e voltasse a funcionar como antigamente. Ele está vendo que todas essas mudanças e bugs estão mais atrapalhando do que ajudando os usuários e se não resolverem vejo que aos poucos todos vão começar a abandonar a plataforma.

    ResponderExcluir
  35. logo após essas mudanças percebi que as visitas estavam diminuindo dia após dia então migri 3 blogs para o wordpress e estou muito satisfeito, ta dando trabalho por tudo em ordem mas aos poucos tou conseguindo.

    ResponderExcluir
  36. Acredito que a primeira "macanda" não existiu, porque acredito que a nova interface tem uma aparência mais agradável as nossos olhos, no meu ponto de vista, foi uma mudança positiva.Com relação a mudanças de domínios, foi uma falta de respeito com todos usuários, apesar de que eu possuo um próprio e não senti diferença nenhuma. E as meta-tags também não me afetaram, não tenho nem ideia do porque, mas continuam do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  37. Ontem 18/09 a interface antiga foi retirada, o esquema de formatção e edição dos posts dessa nova interface é horrivel, não respeita as suas configurações.

    Meu blog tem mais de 700 postagens com discografias e biografias, eu montava o rascunhos pelo programa (Windows Live Writer) e colava no blog, pelo blog eu so adicionava as imagens. Os posts ficavam perfeitos, alinhados. Com essa nova eu acesso eles e estou tendo que editar tudo, pois mudou totalmente, os textos ficam juntos um grudado no outro, imagens também, nossa detestei mais essa palhaçada do Google, nunca passei tanta raiva por causa do meu blog igual estou passando de ontem para hoje.

    Isso deveria ser opcional!

    ResponderExcluir
  38. Realmente eu depois que olhei seu artigo tirei a conclusão !

    Nosso Blog tinha mais de 10.000 visitas diarias, da noite pro dia cai para 3.500 fiquei muito chateado quando eu olhei Não acreditei!

    Ele aparecia em primeira pagina do google e varios posts tambem !
    Resutado: Agora Sumiu tudo !!!!!

    Nei sei mais o que fazer na verdade.
    Fique com Deus

    www . promessasdedeus . net

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top