Twitter - Como enviar RT com comentário

Twitter - Como enviar RT com comentário

6 10 99
Twitter - Como enviar RT com comentário 10 6 99
Uma coisa muito comum no Twitter é recebermos um RT (retweet) com um comentário ou com uma resposta, que aparecem antes ou depois do tweet original:
edit-rt-twitter Rt com comentário antes
responder-rt-twitter
Rt com comentário depois
Imagino que usuários iniciantes no Twitter nem devem saber como se faz isso, já que pela página oficial, só existe o RT automático.
O RT oficial do Twitter foi lançado no começo deste ano (2010) e ele não permite edição, ou seja, quando clicamos no botão “retweet” enviamos, automaticamente, um tweet para nossos seguidores (followers) exatamente como o recebemos.
Tweet
Tweet original
oficial-rt-twitter RT oficial do Twitter
Para colocar um comentário ou responder um RT pela página oficial, seria necessário copiar todo o tweet, o que não seria nada prático.
A boa notícia é que existem vários aplicativos que permitem responder ou colocar comentários nos RTs, tais como o TweetDeck e o Saezuri.
Pra quem usa iPhone, iPod ou iPad, recomendo o Twittelator Pro ($4.99)
No TweetdDeck, acesse “settings” e depois “twitter”. Escolha esta opção:
Tweetdeck
Quando você for dar o RT, basta inserir um comentário antes ou depois do tweet.
Para aprender a instalar, configurar e  usar o TweetDeck, acesse:
No Saezuri, passe o mouse no canto inferior direito do tweet, clique no botão RT e escolher a opção “retweet with comment”. O Rt irá aparecer no campo de mensagens. Escreva então o seu comentário (exemplo em azul)
saezuri-RT Saezuri-edit-RT
No Twittelator Pro, acesse “settings”>retweeting> e escolha “ask”. Logo embaixo, escolha o estilo do RT “RT @…”. Quando você for dar o RT, escolha a opção “Edit before Retweeting” e faça seu comentário ;)
Twittelator-configuração Twittelator-Rt editável Twittelator-comentário
Existem outros aplicativos que fazem a mesma coisa, mas caso você não queira instalar nada em seu computador, temos ainda o http://brizzly.com/, onde é necessário fazer um breve cadastro para começar a usar sua conta com o Twitter.
Para editar um RT no Brizzly, é só clicar em “retweet” e escolher “comment”
Rt do Brizzly
Quer tirar o máximo proveito do Twitter? Então, acesse estes artigos:
ATENÇÃO:  Muito cuidado ao editar um retweet. Você pode responder e comentar um RT, mas não é recomendável mudar o conteúdo do tweet original. Se o tweet não couber em um RT editável, prefira o RT automático do Twitter.
twitter-follow
9 Comments
Comments
  1. Verdade, Juliana

    Antes de me tornar um "viciado" em twitter (hehehe), percebi que os RTs vinham com comentário mas não sabia como fazer. A solução que encontrei foi a que tu explicou: copiar, colar e adicionar o comentário. Nada prático.

    Depois, lembrei que tinha lido aqui um tutorial sobre um aplicativo de desktop e sou mais um dependente do TweetDeck.

    Ótimas dicas \0/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana.
    Parabéns pelo post, muito útil para iniciantes. Em um post que eu li não me lembro se foi aqui no DB se dizia que o RT mata os blogs. Porém, acho que não, pois o twitter, é simplesmente um canal de comunicação entre blogueiro/leitor, você concorda? Acho útil uma conta no twitter para isso e também pata manter informado o leitor que passa o dia no twitter e não tem como ler os feeds.
    Obrigado pelo grande blog que você tem, você com certeza é a mãe de todos nós blogueiros.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, já estou há um tempão querendo saber como se faz isso! Valeu mesmo! Ótima dica! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. oi ju

    Muito boa esta dica, eu uso mais saezuri, por isso também porque permite responder com RT de modo mais fácil.

    Isso que você falou da edição é muito importante, já levei várias broncas no Twitter por ter dado RT num tweet e na hora de editar cortei a parte essencial. Me serviu de lição.

    Por isso, procuro só dá RT commentando ou não quando vejo que vai caber, quando estrapola o limite eu tiro.

    Mas ainda me confundo quanto a posição da resposta, principalmente quando é respondido por várias pessoas nunca sei direito quem respondeu o que, rs

    bjs

    @anakint

    ResponderExcluir
  5. Juliana excelente Post, parabéns!
    Gostaria de deixar uma dica para complementar o seu post, eu já até tentei usar o TweetDeck mas não me acustumei muito, minha dica é usar o ECHOFON (ele é um complemento para firefox que tbm possibilita retweet com comentário).

    Abs,
    www.luisfilho.net

    ResponderExcluir
  6. no navegador uso o echofon e o twittergadget (no igoogle, página inicial do google) que me permiti fazer isso com um só clique, no desktop uso o #buzzbird, que também me oferece as duas opções e é muito prático.

    ResponderExcluir
  7. Juliana o Android já faz parte da vida de muitos brasileiros, inclusive seu Market Share!

    Acho que talvez poderia inserir um app para android também, existem alguns ótimos e conhecidos: TweetDeck, Seesmic e TwitDroid.

    Abçoss

    ResponderExcluir
  8. Rubens, eu costumo indicar aqui no DB apenas o que já testei, mas sei da importância do Android e de outros mais. Obrigada.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top