Como migrar do Wordpress para Blogger

Como migrar do Wordpress para Blogger

6 10 99
Como migrar do Wordpress para Blogger 10 6 99
Há alguns dias escrevi uma postagem (aqui mesmo no Dicas Blogger) ensinando a migrar do Blogger para o Wordpress, além do que nosso colega Gabriel está produzindo vídeos que também vão te ajudar nessa tarefa de migração do Blogger para o Wordpress.
Hoje vou ensinar o processo inverso – migrar do Wordpress para o Blogspot.
Um detalhe importante que não deve ser deixado de lado é que, quando migramos do Wordpress, em servidor próprio, diretamente para o Blogger, as imagens e anexos poderão sofrer consequência (se o seu blog no Wordpress for excluído, por exemplo).

Exatamente por isso precisamos fazer algo antes, como a Helen Fernanda, do HTMHelen bem lembrou em seu post sobre o mesmo assunto: Como migrar de Wordpress para Blogger – HTMHelen.
Transferir suas imagens para o Wordpress.com
Com a transferência das imagens, elas ficarão a salvo, dessa forma, quando você migrar para o Blogger não haverá imagens quebradas.
Baixe o arquivo .xml do seu Wordpress em servidor próprio acessando a aba “Ferramentas” > “Exportar” e clicando em “Download do arquivo de exportação”.
exportar-postagens-wordpress-servidor-proprio
Acesse (ou crie) um blog no Wordpress.com e vá até a aba “Ferramentas” > “Importar” e escolha a opção “Wordpress”, penúltima na lista.
importar-wordpress-proprio-wordpress-com
Selecione o arquivo que você baixou, clique em “Fazer upload de arquivo e importar”.
selecionar-arquivo-importar-wordpress
Na próxima página você poderá escolher novos autores para as postagens. Marque a opção “Baixar e importar arquivos anexos” e clique em “Submeter”.
baixar-imagens-para-wordpress-com
Aguarde o processamento dos dados, poderá demorar, como diz  mensagem abaixo, traduzida pelo Google Tradutor:
Estamos processando o seu agora importação e lhe enviaremos um e-mail quando tudo feito. Se você não ouvir de nós dentro de 24 horas, por favor, contate o suporte e vamos começar tudo fixo.
Converter o .xml do Wordpress para o do Blogger
Após as imagens serem transferidas, acesse o painel do Wordpress.com (onde você importou todas as suas postagens – e imagens), clique em “Ferramentas” > “Exportar”. Faça o download do arquivo .xml (salve de preferência no seu desktop, para não confundir com o primeiro .xml que você baixou).
Acesse esse site: http://wordpress2blogger.appspot.com/ e faça a conversão do .xml do Wordpress para que ele seja compatível com o .xml do Blogger. Mas preste atenção, se o .xml for maior que 1MB você não conseguirá fazer a conversão!
Escolha o arquivo .xml, e clique em “Convert”.
xml-wordpress-para-blogger
Aguarde o envio do arquivo e a conversão, poderá demorar. Automaticamente será baixado um arquivo chamado “blogger-export.htm”. Agora acesse o painel do Blogger.
Efetuando a migração
Após converter o arquivo .xml, acesse o painel administrativo do Blogger. Vá até a aba “Configurações” > “Básico” > “Importar blog”, escolha o arquivo “blogger-export.htm”, marque a opção “Publique automaticamente todas as postagens Importadas” e clique em “Importar Blog”, aguarde.
importar-para-blogger
Por fim, você será direcionado(a) para a página de edição das postagens, com um aviso da quantidade de postagens, páginas e comentários que foram importadas.
Pronto. Seu blog foi exportado e suas imagens estão a salvo. Até a próxima. o/
Luan Felipe é autor do blog Sem Preceito e responsável pela nossa coluna sobre Wordpress.
22 Comments
Comments
  1. Eu fiz o inverso fui para o Wordpress.org

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente? que vai querer sair do wordpress self hosted para ir para o Blogger? É como se um jogador de futebol profissional quisesse voltar a ser amador.

    ResponderExcluir
  3. Cris, obrigada por me chamar de amadora.

    ResponderExcluir
  4. O Blogger não é uma plataforma amador, porém uma escola para profissionais em Wordpress, Blogger e outros.

    ResponderExcluir
  5. Eu até já tentei, mas o wordpress2blogger não funciona infelizmente... eles precisam atualizar...

    ResponderExcluir
  6. Levando em consideração todas as tendências do mercado, hoje podemos sim considerar o blogger como um plataforma "Amadora", mas muitas vezes os Blogues nessa plataforma são muitos profissionais, na maneira de planejar e executar o seu trabalho. Claro como Exemplo a Juliana Sardinha.

    com relação a essa opção, o Blogger também é uma plataforma bem mais simples, exige menos tempo e menos custo. Então pessoas com menos tempo e com um capital de giro baixo, pode sim usar o bloggger e deve. Afinal o Conteúdo e a Postura do Blogueiro é o que realmente conta para empresas, não é atoa que trabalhamos com nichos específicos de leitores.

    @tambotraising

    ResponderExcluir
  7. Desculpe Juliana, não quis dizer que você é amadora,o atual nível de profissionalismo do dicasblogger confirma isso, mas acho que comparando o amadurecimento das duas plataformas, e o fato de você pagar pela hospedagem, isso já confere mais seriedade e profissionalismo ao blog e seus editores, mas o principal continua sendo o conteúdo, que tem que ser de boa qualidade e relevante, e isso não tem dinheiro que compre.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela ajuda mais quem vai para o Wordspress como eu, nunca mais quer voltar ao blogger

    ResponderExcluir
  9. Gente, este papo Blogger x WP é tão 2006...o que vale é o conteúdo e não a plataforma #ficadica :)

    ResponderExcluir
  10. Juliana disse tudo.
    eu me desafiei, fiz um blog me inspirando em um internacional que é feito em wordpress.
    claro que WP tem mais recursos...
    mas olhem:
    meu blog feito no blogger
    www.newtuts.net
    blog internacional feito no WP
    www.psdtuts.com
    me digam o que o bloger é impossibilitado de fazer? eu faço.
    o bom profissional não é aquele que tem a boa ferramenta, mas o que conhece profundamente e usa bem a ferramenta que tem ;]

    ResponderExcluir
  11. _Cris Alves, eu vejo assim:

    » Wordpress é um sistema profissional de fácil uso para amadores.
    » Blogger é um sistema amador que exige que o blogueiro se torne ou contrate um profissional.


    Bem, falo isso com conhecimento de causa, já que sou blogueira por profissão e no meu trabalho uso Wordpress. Nos meus blogs uso Blogger e também faço frilas para as duas plataformas.

    Os clientes que usam Wordpress só precisam de ajuda nas primeiras configurações. Depois que eles aprendem a buscar/subir/instalar plugins e templates, não precisam mais de ajuda.

    Já os clientes que usam Blogger precisam de ajuda o tempo todo, porque não estão dispostos a aprender XHTML e CSS, conhecimento exigido para a maioria das personalizações.

    Quanto à migração de Wordpress para Blogger, o tempo todo tem gente precisando e foi por causa dessa demanda que fiz o post no HTMHelen.

    _Luan, obrigada por citar o HTMHelen com link. =)

    ResponderExcluir
  12. juliana meu anjo,acho que nem precisa falar o quanto o blogger é bom, mas o wordpress ainda tem muito que melhorar pois é muito dificil domina-lo ,aceito ser amador porque amo o blogger .

    ResponderExcluir
  13. Olá Pessoal do dicas blogger , primeiro obrigado por tentar me ajudar mas este passa a passo ai de cima já fiz, refiz , refiz denvo, e não funciona , já explico !
    Quando exporto o XML do Wordpress, vai tudo bem ele cria o xml do 12MB.
    Depois vou no blogger tento importar o arquivo e dá algum erro, e olha que não selecionei a opção de postar na hora .
    Quando vou na pagina do wordpress2blogger ele só permite o envio do arquivo de no máximo 1mb ou meu ficou em 10 GB. Pois bem fiz o teste e exportei somente "um ano do blog" e tudo funcionou direitinho, acho que o erra esta sendo o tamando e se não contar outra solução vou ter que ficar importando/exportando ano por ano !!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Acho que a grande vantagem de uso do Blogger está em ter hospedagem grátis e não ter dor de cabeça com servidor caindo e site saindo do ar. Ultimamente venho enfrentando esse problema com meus sites Wordpress Self-Hosted.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela dica...
    e o Guto Disse tudo:
    pq hoje o blogger ta crescendo mais e mais e pocibilitando o uso de ferramentas que só o wordpress tinha ...
    e se o cara souber fazer ele consegue deixar um blog feito no blogger melhor que do wordpress!

    ResponderExcluir
  16. querem saber, seria otimo eu ter dinheiro para pagar um servidor delicada, pois os dois correm o risco de serem deletados, como o meu que esta no wordpress e foi para o blogger, ja ja eles deletam de novo, entao pessoal, é fddd!!!
    RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Muito obrigada pelas dicas, funcionou perfeitamente! Muito bem explicado! E não tenho vergonha de admitir que prefiro o Blogger. Antes de ter meu primeiro blog no Blogger tentei pelo Wordpress e não gostei. Agora quis fazer a importação pq tive que transformar meu Windows Live Space em Wordpress, mas apenas por algumas horas... ;)

    ResponderExcluir
  18. kkkk, pelo que eu vi, a juliana é como eu, defende muito a capacidade do BLOGGER, tô cansado de ouvir que wordpress nem se compara ao blogger, se fosse assim, não existiria tantos blogs de qualidade feitos pelo blogger, melhores que muitos blogs do wordpress por aí, a verdade é:
    O blogspot é mais bonito, mais fácil de aprender, e mais chances de ter um blog mais bonito

    O wordpress é mais profissional, aparência não é lá essas coisas, um pouco difícil de aprender, o que faz a pessoa desistir antes mesmo de começar, então qual é o objetivo da plataforma se não incentivar um internauta ter um blog??? se ele desistir antes de começar, não vai adiantar em nada!!! Depois que eu herdei o blog Entrevista Blogs da Luciana, tenho enfrentado muitas dificuldades na plataforma, porém me acostumei, mais confesso que ainda é meio difícil de aprender as coisas de lá!!! por isso juliana, fique mesmo no blogger, blogs como o seu, mostram que o preconceitos sobre essas duas plataformas não duram muito tempo ¬¬, abraços^^

    ResponderExcluir
  19. Esse papo de Wordpress x Blogger é bobagem, já vi inumeros blog em wordpress realemtente péssimos, como já vi muitos blogs no blogger excelentes ! isso foi alguém que falou que wordpress era melhor e espalhou esse papo ! Blogger é do Google, e me digam aonde vocês querem realmente aparecer na internet ? no yahoo ?

    Blogger é para profissionais e amadores
    Wordpress é pra quem quer gastar dinheiro e falar que paga um "host".

    ResponderExcluir
  20. Ta dando esse erro:
    Error encountered during conversion.

    Input WordPress document is not valid XML!!

    Error appears around line 85, column 0


    ^

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top