Google lança extensão que bloqueia o Analytics

Google lança extensão que bloqueia o Analytics

6 10 99
Google lança extensão que bloqueia o Analytics 10 6 99
O Google anunciou nesta semana o lançamento de uma extensão para os navegadores IE, Firefox e Chrome, que permitirá que usuários fiquem invisíveis à ferramenta de estatísticas Google Analytics. Na prática isso quer dizer que se muita gente aderir à essa extensão, os dados coletados pelo Analytics perderão a precisão e a confiabilidade.
No Twitter, diversos twiteiros ficaram agitados com a notícia, já que muitos são blogueiros e não vivemos sem checar as estatísticas de nossas páginas ao menos umas 10 x por dia :)

Enquanto não sabemos se o Google vai mesmo manter tal extensão e nem qual será o impacto real em nosso dia-a-dia, a melhor alternativa é usar o serviço GetClicky.
Eu já devo ter testado 90 % dos serviços de web analytics disponíveis e nenhum se compara ao GetClicky, que oferece uma versão gratuita para blogs com até 3.000 pageviews diárias.
Nestes outro post, vocês encontrarão a descrição de outros serviços que testei:
Eu não recomendo que vocês retirem o código do Google Analytics de seus blogs por enquanto, pois na web tudo muda rapidamente e daqui há alguns dias pode aparecer uma outra notícia qualquer. Minha sugestão é que usem mais de uma ferramenta de estatísticas, pois se uma falhar, as demais estarão funcionais e operantes ;)
18 Comments
Comments
  1. Juliana, tudo isso em nome da privacidade das pessoas. Isso está se tornando uma paranóia na internet, ainda mais depois que o próprio dono do Facebook admitiu ter coletado dados pessoais.
    Talvez o Google queira se resguardar nesse sentido.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o que a Google está pretendendo com isto? Em tese está sabotando seu próprio serviço.( Analytics)

    Ninguém em sã consciência faria isto. Existe algo estranho por trás dessa estratégia da Google.

    "Fiquem de orelha em pé e com um pé atrás!"

    ResponderExcluir
  3. Como disse o Marcos ali em cima,o google está contribuindo para a sabotagem do seu própio serviço.

    Quem tem a perder com isso são eles mesmos. E nós também. =/

    ResponderExcluir
  4. MarcoAA e bllogados: Já ouviram falar em privacidade? A coisa lá fora está pegando.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que isso seja voltado somente para desenvolvedores e administradores de sites e blogs. Usuários leigos talvez não se interessem muito pela nova ferramenta. Muitos nem sabem o que é o Analytics.

    Outros podem dizer que isso é uma jogada para promover um "Analytics pago", o que não seria nenhuma novidade.

    É esperar pra ver que consequencias isso vai trazer.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  6. É, na verdade isso é bem polêmico.
    Acho muito útil e fundamental para quem tem um blog, ou site, saber sobre seus visitantes...
    Agora, cada um tem o direito (apesar de eu não concordar) de não revelar suas informações pessoais...

    Acho que é a mesma polêmica do Adblock plus (que eu uso), só que o Google Analytics não muda em nada a experiência do leitor (até melhora, pois sabendo mais sobre quem lê podemos otimizar o site).

    ResponderExcluir
  7. Bom como blogueiro, todos usamos o analytics mais eu nem ligo, estou usando também o Hit stats que me dá as estátisticas em tempo real, e agora que mudou sua interface está melhor ainda e nem aparecem as estátisticas de pessoas que usam scripts, coisa que o analytics não consegue adivinhar.

    ResponderExcluir
  8. poza, logo quando eu comecei a usar o
    google analytics, mas ainda bem que existe
    concorrendia ;D

    ResponderExcluir
  9. Falar em privacidade?! Alguma piada ou algo parecido...

    Vivemos em um mundo que somos e vamos ficar cada vez mais vigiados: câmeras espelhadas por todos os lados, canetas espiãs, celulares com câmeras e gravadores de voz e por aí vai...

    Se a Google pretende resguardar seus usários que desative alguns dos recursos do Analytics. Embora, eu nunca consegui ver, de fato, quem visitou ou não minha página. (nome, sobrenome, etc...)

    E os anúncios? Como as empresas poderam saber em que página anunciar?!!

    Provavelmente esses recursos de monitoramento de visitas e afins, passaram a ser pagos. E aí?! Aonde entra a tal da "privacidade"...

    ResponderExcluir
  10. O Google fez muito bem, instalem essa e também o adblock plus.O ato de bloggar deve ser feito primeiramente por paixão, para dividir e difundir conhecimento e trocar pontos de vista, sua ideologia editorial, seus princípios não vão mudar simplesmente porque um número X de pessoas está lendo ou não o seu blog, e não acreditem nesse conto de fadas de ganhar rios de dinheiro com blog, isso não vai acontecer. Produzir conteúdo relevante, isso sim é o que interessa, e neste quesito Juliana você e sua equipe estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Por um lado é bom isso ter acontecido.
    Os iternautas terão mais privacidade na hora de navegar pela WEB.
    Porém, muito dos serviços poderão perder um pouco a sua eficiência, principalmente os mais recentes.

    Ou seja:
    A grande maioria dos blogueiros e web masters utilizam o google analytics para adiministrar de forma eficiente a sua pagina na internet, e com o fim da credibilidade do google analytics isso podera mudar. Pois muitos não saberão com certeza o que os seus leitores estão gostando ou não.

    Portanto,
    Como não somos donos da WEB e é impossivel nadar contra correnteza. Temos que nos adaptar as mudanças do mundo.

    Uma dica é:
    Usar enquetes, e serviços que interajam com seus leitores.

    Só assim será possível administrar a sua página.

    Abraços Juliana.

    ResponderExcluir
  12. Quanta ingenuidade ... o Google não quer matar seu serviço, que apenas deixa-lo mais rentável.

    Todos o web analytics que existe são limitado em versão free, em blogs e sites grandes o dono do site tem que pagar. Só o G.A. era free e sem limitações.

    Ao passar dos anos, qualquer um que for montar um site, blog e etc, vai ter que pagar para saber a audiência, como o ibope por exemplo.

    Não vai demorar muito para o Google lançar um versão do G.A. plus que burla esse bloqueio :P

    Vai prejudicar na prática, o blogueiros no blogspot.com e no wordpress.com, pois que tem um blog wordpress ou site em um servidor, pode usar as estatísticas da própria hospedagem ou simplesmente desenvolver o seu "analytic"

    Casper
    http://caspervox.blospot.com/

    ResponderExcluir
  13. O tema é super polêmico. Apesar de usar os dados do GA a pouco tempo, eu raramente lembro de ficar olhando. Não sou muito paranóica com isso.

    Escrevo por prazer antes de qualquer coisa. Como sempre falei, os meus blogs são minhas terapias. Mas gosto de saber, por exemplo, quem me visita, de onde, etc. Afinal, assim é que escrevo melhor. Saber qual o perfil de quem está me lendo é uma ferramenta a mais para o conteúdo que vamos construir. Mas também não é uma coisa de outro mundo viver sem isso. Sou blogueira há quase 11 anos e quando comecei não tinha tudo isso. Essa fase de 'sabe e mede tudo' começou agora... Por isso, não tô nem aí.

    Fica ruim para quem 'vive' de blog. Afinal aqueles que anunciam neles querem saber quem está olhando. Mas não vejo nada demais em 'ferir a privacidade' de alguém no GA. Não vejo nenhum dado que seja comprometedor. Não divulgam nada demais e você não é obrigado a 'abrí-lo' para ninguém.

    Como falam por aí... Vou ficar no meu quadrado que ganho mais, rs

    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  14. Bom, na dúvida, estou usando tudo: Analytics, Histats e GetClicky, e acho esses dois últimos mais interessantes do que o serviço oferecido pelo Google. Andréa Motta

    ResponderExcluir
  15. Creio que está é uma jogada de marketing do Google. Basta bloquear os cookies para que não seja rastreada sua visita. Não era preciso ter uma extensão para isso. Muitos dizem que isso aconteceu para que o serviço pago de análises do Google não perca mais vendas.

    A alternativa é optar pelo GetClicky, um ótimo website de análises.

    ResponderExcluir
  16. Por que será que o Google resolve dar um tiro no próprio pé? Isso cheira muito mal essa novidade.

    ResponderExcluir
  17. Realmente é uma pena, afinal os dados do Analytics servem para criarmos posts sobre os assuntos que nossos visitantes mais gostam, verificar quais fontes enviam mais visitas e tantas outras opções...
    Tomara que não tenha uma grande aceitação..

    ResponderExcluir
  18. Certíssimo! privacidade eh tudo. O direito de enviar dados pessoas tem q ser escolhido pelo usuário.


    Alvin

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top