Porto Cai na Rede e o marketing inteligente

Porto Cai na Rede e o marketing inteligente

6 10 99
Porto Cai na Rede e o marketing inteligente 10 6 99
Gostaram do brigadeiro? Então agora vamos conversar sobre marketing. Se você, meu estimado pupilo, pretende um dia ser problogger é bom ir se acostumando com termos publicitários. Trate de usar o São Google para aprender o que é ação viral, design, promo, mídia e etc. Ok, vou facilitar - Pequeno glossário de termos publicitários.
marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. (Dicionário Michaelis)
Blogueiros famosos, VIPS, com PageRank acima da média costumam ser procurados por agências de publicidade especializadas em mídias sociais para veiculação de anúncios, posts  pagos e afins. Até eu, que nem sou VIP, já recebi algumas propostas para participar de  campanhas publicitárias, vocês acreditam? Não? Nem eu. Mas é verdade.

O problema é que nem todos os publicitários e ou funcionários de agências estão antenados com a NOSSA realidade e então aparecem coisas do tipo “Viu eu tenho uma proposta ótima pra você. Me passa seu telefone?” TELEFONE PRA QUE, DIO CRISTO ? Em pleno século XXI ??? Eu, educadamente, peço para que a proposta seja enviada por email e……nunca mais recebo uma resposta. Educados, né? Ou então “Olha, preciso saber quantos visitantes tem o seu blog e qual o preço de um post pago” Uai, não sabe ler um MIDIA KIT ?? Ok, ok, informo e……nunca mais recebo resposta. E tem mais “Me passa seu MSN pra conversarmos sobre a ação X” OK, eu passo, perco meu precioso tempo para ler “ queremos sortear camisetas por 30 semanas no seu Twitter”  Pergunto: em troca do que mesmo? “Ah de visibilidade para você” Ai, ai – suspiro, agradeço e penso  que não nasci pra isso.
Claro que existem as exceções ( sim, propostas boas são EXCEÇÕES) e tive a felicidade de ser convidada duas vezes para conhecer a sede da Google em Sampa. Pena que não pude ir.
Das ações que presenciei como expectadora e que me pareceram realmente interessantes foram a da LG por lançamento do celular LG Renoir e a da Microsoft para o lançamento do Windows 7. Aliás, nesta última fiquei com “invejinha do bem” por não ter participado…
Mas a melhor e maior ação publicitária envolvendo blogueiros foi, sem sombra de dúvidas, a Porto Cai na Rede, que levou mais de 50 blogueiros para a paradisíaca Porto de Galinhas, em Pernambuco, com tudo pago, na maior mordomia - Conheça Porto de Galinhas na faixa!
Vejam só o que pensa  um dos “cabeças” da ação, Sr. Eden Wiedemann:
The Eden
Pois é. Eu fui uma das convidadas para participar e ninguém pediu meu telefone, pagerank, pageviews, midia kit ou MSN. Toda a conversa rolou por email, do jeitinho que eu gosto.
Independente da forma de abordagem, fiquei impressionada com a perspicácia dos organizadores. A idéia me pareceu genial, já que eu penso exatamente como o Eden – o blogueiro é um formador de opinião. Se o objetivo era divulgar Porto de Galinhas, por que não usar da credibilidade que muitos blogueiros têm com seu público? Bingo!
Pra ficar ainda melhor, os convites não foram baseados somente em dados de acesso dos blogs (talvez em relevância?),  ninguém seria obrigado a postar sobre o evento e ainda deram oportunidade, através de sorteio e promoção, para que qualquer blogueiro pudesse participar.
A hashtag #portocainarede movimentou o Twitter por várias semanas e todos que estiveram em Porto de Galinhas adoraram a experiência, elogiando as acomodações e a forma igualitária como foram tratados. Com a palavra, os próprios felizardos envolvidos:
Qual o motivo de tamanha mobilização? Uma viagem com tudo pago ou uma boa idéia vinda de pessoas que estão, realmente, presentes nas redes sociais? É fácil se definir como “analista de mídias sociais” sem vivenciar o dia-a-dia de seus usuários. Qualquer um pode. Quero ver é conseguir penetração. É preciso falar a nossa linguagem.
Claro que uma campanha dessas proporções geraria polêmica, principalmente entre os politicamente corretos, que chegaram a criticá-la baseados nos eternos problemas brasileiros. Sem contar os que reclamaram  pelo simples fato de não terem sido convidados e os que consideraram os posts como publieditoriais. Acontece, né? 
O que interessa para quem encomendou a ação é o turista, que vai digitar lá no Google “porto de galinhas” e  será direcionado para diversos blogs falando super bem da cidade.
Já para nós blogueiros, o que importa é que fomos devidamente valorizados.
E que venham outras campanhas do mesmo porte, amém.
16 Comments
Comments
  1. Caraca!

    Que maneiro isso! Valor aos blogueiros e um devido tratamento numa proposta desse tipo é importante.

    ResponderExcluir
  2. Simples, racional e inteligente. Parabéns Juliana.
    Esperamos também por outras ações como essa
    Obrigado pelo link tbm ;)

    abraços,

    ResponderExcluir
  3. Amém que assim seja!

    Acompanhei nos blogs citados, toda a movimentação do evento "Porto cai na Rede" e através do nosso querido Twitter, uma jogada de mestre esta a qual os organizadores o fizeram, bem feita e elaborada, quem ganha? Os blogueiros participantes, a cidade e o turista... É assim que se faz negócios hoje em dia, mas à muitos que torce o nariz, achando que nós blogueiros somos meros vagabundos que não tem o que fazer e fica dia e noite na frente do pc, por favor não! Chegou à hora de olhar para os lados e ver, observar e deixar de olha para o próprio umbigo...
    Parabéns excelente post e que venha muitas e muitas campanhas....

    Ps: Tenho vontade de ver o Google por dentro, huahuahua pq? Sei lá! mera curiosidade :)**

    ResponderExcluir
  4. Acho tão bonito isso,sério.Mas nessas horas,por minha própria incapacidade,incompetência,sei lá,me sinto excluida,pois uma pessoa que só falta sair correndo da frente do pc quando lê o termo html,por exemplo,pode ser chamada de blogueira?Morri de inveja de todos vcs que foram pra porto de galinhas,babei com os post,videos,etc.E desejo a todos,mais precisamente você a quem admiro,muito sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana!

    O mais bacana dessa ação foi ver os blogueiros sendo respeitados. Muitas agências deveriam aprender isso, principalmente como fazer uma ação viral sem ser vulgar ou mesquinha.

    Confesso que achei que o Cardoso estava na gestão do evento. E mesmo que tivesse (ou não), o primeiro lugar que li algo a respeito foi nele.

    Sei que tem uma infinidade de posts sobre o assunto. Ainda não li todos, mas os que li até agora são falando bem do evento.

    Até casamento teve...hehehe...deve ter sido uma experiência única. Quem sabe um dia eu ainda participe de uma ação desse nipe...hehehe.

    Parabéns pelo post! Tô adorando essa nova linha editorial do DB. Viva o brigadeiro!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Wander, o Cardoso era sim um dos organizadores.

    ResponderExcluir
  7. muito bom, a melhor frase ai "o turista, que vai digitar lá no Google “porto de galinhas” e será direcionado para diversos blogs falando super bem da cidade." é a chave. Reconhecendo o bom trabalho dos blogueiros e a influencia deles para os leitores.

    ResponderExcluir
  8. Que demais! Esse evento sem dúvida alcassou as espectativas dos organizadores. É comentário geral na blogosfera, na net, entre profissionais na area de web, enfim. Muito boa a iniciativa e todos sairam ganhando. Para bens pelo post, pelo blog. E estou de olho para saber mais novidades desse "aquario gigante" em que vivemos. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Isso é incrível! E de pensar que ainda existem pessoas boas e confiáveis no mundo de hoje neh! Esse é o valor dado pra quem realmente é um blogueiro de coração! Ótimo post Juliana! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Foi a melhor ação que eu já vi nesse ramo. Acho que o grupo foi bem dividido. Existem muitos com relevância enorme e outros que tem o povão na mão, aquele que se indica um link, é melhor que estar no Ocioso. Tiro algo mais de proveito, depois dessa ação percebi uma interatividade maior entre os blogueiros, podendo até formar um Sindicato, quem sabe! lol. Fora o sindicato, tudo que falei foi sério.

    ResponderExcluir
  11. Ju, só para fazer a prova, digitei no google "Porto de Galinhas" e o primeiro blogue com referência ao assunto foi o "Treta" na terceira página falando, ainda, dos preparativos para a viagem, sem dar qualquer parecer sobre o lugar. Num post bastante "miguxo". Talvez o mote da campanha publicitária foi mesmo agregar a moçadinha que flerta com blogues e mídias sociais. Plantando a sementinha para férias futuras e não os turistas via "google". Beijus

    ResponderExcluir
  12. Realmente deve ter sido muito legal essa viagem!
    Só pelos posts que eu li sobre já deu até inveja de quem tava lá.
    Uma ação como esta estimula muita gente a melhorar a qualidade do blog, já pensou ganhar uma bocada dessas???
    Eu sou um que vou me esforçar mais com o blog, quem sabe não estou na próxima...
    Parabéns aos organizadores e aos blogueiros que fizeram parte dessa aventura!

    ResponderExcluir
  13. Acompanhei ( e vibrei mto com tdos os convidados)este acontecimento na época,e achei mto bacana tdo isso,mas olhe Juliana,se nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos,fazer o q com os insatisfeitos?
    Ainda tenho muiiiito chão pela frente,mas espero um dia chegar lá ...(to ficando ambiciosa,neh...rs)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Boa! É bom saber, ainda estou looonge de chamar esse tipo de atenção, mas é bom estar prevenida!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Estou com inveja do Cardoso também.[2]

    E gostei do Porto Cai Na Rede, participei, divulguei um pouquinho eme diverti vendo amigos-blogueiros viajando para lá.

    E tive a inveja boa de esperar que um dia talvez eu esteja numa dessas também, e por meu próprio esforço, sem precisar ser troll ou subir nas costas de ninguém para ser reconhecido.

    ResponderExcluir
  16. [inveja mode on]
    O Cidão nunca é convidado para nada... Como é difícil conseguir ser um problogger!
    [inveja mode off]

    Ainda bem que alguns estão levando a sério a opinião de blogueiros. Isso mostra que temos muito a oferecer!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top