Cinco regrinhas básicas para novatos no Twitter

Cinco regrinhas básicas para novatos no Twitter

6 10 99
Cinco regrinhas básicas para novatos no Twitter 10 6 99

O Twitter está na moda e já foi parar até na TV Globo. Assim como na Blogosfera, os novatos devem prestar muita atenção em alguns detalhes para começar com o pé direito. A fim de auxiliar os leitores do Dicas Blogger nesta nova trajetória e baseada na minha experiência e de outros tuiteiros, apresento-lhes algumas regrinhas de ouro para uma boa convivência na Twittosfera. #boasorte

Aprenda a usar o Twitter

Leia sobre o assunto. Usar o Twitter pode parecer fácil, mas não é. Além de estar em inglês, sua interface não é nada intuitiva e, pela web, suas funções são muito limitadas.

Não implore para ser seguido

Ser seguido no Twitter deve ser um ato natural, assim como ser lido na Blogosfera. O fato de você seguir alguém não quer dizer que essa pessoa também irá te seguir. Interaja, converse com aquele tuiteiro que você quer que te siga, mas sem exageros. Certamente, com o tempo, ele vai notar a sua presença e irá te seguir.

Não faça SPAM do seu blog

Uma coisa é você enviar os seus posts pelo TwitterFeed, outra coisa é você escrever: “Oi,visite o meu blog, por favor:http://xxxxx.blogspot.com” A primeira opção é aceitável e vem sendo muito utilizada - é uma forma de manter seus seguidores informados sobre as novidades do seu blog - já a segunda, passa uma impressão negativa de SPAM.

Não peça para ser re-tuitado

O RT também deve ser espontâneo. Tenha paciência e envie tweets interessantes.

Não importune quem você não conhece

Tá precisando de alguma coisa? Jogue a pergunta (sem destinatário), que a ajuda virá. Não fique pressionando, insistindo, ajoelhando. Você pode acabar sendo bloqueado.

Pedi aos meus seguidores que enviassem suas sugestões e eis o resultado :D

@givigier:Não contrariais o Cardoso. :-b

@marcusrg: Não retuitarás Oprah.

@crazyseawolf:Regras ninguém lê.

@holyshadow:Não levar tão a sério a pergunta "what are you doing?" vira uma chuva de almoçandos, lendo emails, etcs, sem tamanho

@nash_: Regra obrigatória em qualquer rede social: "NaUM IXCreV AAxxim"

@gustavofreitas:não é obrigatório seguir a quem te segue

@ramonwadry: 'Não peça para ser seguido, quando for interagir com aquele blogueiro que gosta, não o importune, não o encha de tweets.'

@ramonwadry:'Não use o seu Twitter apenas para divulgar seu blog, interaja com as pessoas, converse, mostre links interessantes.'

@crazyseawolf: não escrever miguxês nem orkutês, não fazer spam, letras maíusculas apenas para enfatizar uma palavra ou idéia...

@IuryBAS_Cranio: #sugestãoparaopost. Não exagerar nos twitts, vai ficar parecendo que ta pedindo atenção e logo logo vão te sar um unfloow.

@dfcossta acho que um pouco de humildade por parte dos followers e following ajuda, se minha opinião contar!

@seriadosnatv Sugestão: Se vc usa apenas o twitter.com, não siga milhares de pessoas, ou ficará perdido com tantas twittadas na sua home.

@lucianaweb: Para não ter que seguir quem te segue, é bom dar sempre uma olhada nos Replies...

@pauloestevao: Não deixe de escrever no Twitter, mas nunca escreva varias vezes seguidas! É triste ver sua home toda preenchida por uma única pessoa.

@gibanet: Não escrever em MIGUXES...Não ficar implorando para que outras pessoas o sigam"

@anamagal:Procurar responder pelo menos as DM e replies

Caso você esteja usando o Twitter como MSN, apenas e tão somente, para conversar com os seus e somente com os seus amigos, esqueça todas as regras e seja feliz! \0/

A Blogosfera e a Twittosfera nada mais são do que reflexos da sociedade! (#filosofando)



49 Comments
Comments
  1. eu tive de deixar de seguir algumas pessoas, como a Juliana Sardinha.

    Estavam "Twitando" demais, e eu não tinha tempo para ler tantos Twitts, acabava por perder outros :S

    ResponderExcluir
  2. Juliana,
    Acompanho sempre os seus tweets e foi por conta deles que conheci o Dicas Blogger. Adorei este seu post! Muito instrutivo!!! Estou no twitter há pouco tempo e, com certeza, apesar de tentar usar o bom senso, volta e meia dou umas escorregadas.
    um abraço,
    Cássia
    http://twitter.com/Popysp

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas(natos ou não) mandam o que estão fazendo a cada 5 minutos, concerteza esses recebem sempre um unfloow!

    ResponderExcluir
  4. Dav7, eu também já parei de seguir muita gente por este motivo. De tempos em tempos faço uma faxina no meu Twitter. Faz bem pra saúde mental.

    Popys,você tem se saído muito bem ;)

    Lyssa, isso é fogo. Eu acho que seguir ou não seguir é algo bem pessoal. Tem gente que twita muito, mas só coisas legais. Nesse caso eu continuo seguindo.

    ResponderExcluir
  5. É pelo que vi ando comportado na Twittosfera. Sigo a Juliana, e outras pessoas que acho interessante, não adianta seguir que te segue só para ter ''gratidão'' é como você chamar alguém para fazer um visita em sua casa e não dar atenção (ate rimo). Twitter e uma ferramenta incrível, posso conversar com pessoas que eu admiro, e pessoas que me admiram conversão comigo, porem, deve ser bem usado. Esse artigo da Juliana faz bem isso, se você segui-lo será um bom twitter.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jualiana... add meu twitter.
    kkkkk, brincadeira!
    Gostei bastante dessas regras, até pq o Twitter ainda está em evolução, na realidade nem sabemos direito o que ele será. Mas já está se moldando e aos poucos está ficando cada vez mais interessante.
    Para mim, por enquanto o Twitter tem sido a interação entre pessoas que a gente só via na TV e ficava doidinho pra achar o orkut e agora temos acesso ao seu "dia-a-dia".
    Parabéns pelo seu trabalho, aprendi a te admirar.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, apesar que criei o meu twitter e fiquei um tempo sem twittar...


    Mas as dicas são bem pespectivas...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sua ultima frase foi tão legal... [então comecei com o pé esquerdo!] desculpe-me Ju, acho que dessa vez eu aprendo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jú tudo bem? É com essas regras ninguém vai se dar mal, no twitter, todos agradece....
    Fico feliz que vc publicou a minha opinião... tinha feito um post referindo a nova moda que esta na mídia, e coloquei um link para o seu post "Twitter para iniciantes" acho que vou editar meu post e colocar mais esse link regrinhas
    beijin
    bom feriado
    Douglas Costa
    @dfcossta

    ResponderExcluir
  10. Sobre a @oprah, o que eu escrevi foi mais uma brincadeira. Se todos retuitarem @oprah e @aplusk, a baleia branca vai atacar direto. Na verdade, eu mesmo reutuíto a @oprah. ;)

    ResponderExcluir
  11. Iury, gostei da sua comparação.

    Richard e Paulo,obrigada!

    Princess, vivendo e aprendendo ;)

    Douglas, ótima iniciativa

    Marcus, adorei a sua sugestão :D

    ResponderExcluir
  12. OUTRA regra? ñ siga o @aplusk . , senão vc terá que aprender inglês!, ñ dê RT's para a @oprah senão o TWITTER vai Baleiar (Termo de Twitters)...

    Ah e nunca, mas nunca mesmo seja igual a mim e faça uma [Campnha Cara de Pau} onde o objetivo é pedir RT's em nome da boa comédia! asuahsua.

    P.S: Teve gente que realmente me RT nessa campanha, que coisa ñ?.

    Bjs.

    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  13. Estou gostando do twitter por ser diferente da maioria das redes sociais, quando criei não tinha muitos brasileiros, e como muitos sites, cadastrei e deixei de lado, estou voltando a "twittar", mas ainda estou um pouco perdido, justamente por seguir outro padrão de publicação...
    Vlw pelas dicas... Vou tentar lembrar delas sempre

    ResponderExcluir
  14. @julianasardinha, tem três frases que recebi por e-mail há um bom tempo (não sei da autoria) que descrevem bem a minha opinião a respeito do assunto TWITTER:

    "Pessoas especiais falam sobre ideais...
    Pessoas comuns falam sobre coisas...
    Pessoas medíocres falam de outras pessoas...
    Tirando o lado descontraído que a ferramenta nos oferece, de soltar piadas e o nosso bom humor do momento, muita gente por lá se limita em descer a lenha nos outros. Dizem que não os seguem mas estão antenados com tudo o que diz respeito destes que são atacados. Por outro lado, temos os que seguem Papai Noel, Coelhindo da Pácoa, Branca de Neve ou Gasparzinho.

    @Iury BAS, @Richard
    Aquilo tomou dimensões mesmo de um orkut da vida. Eu não me tornei um dependende de twitter, mas estou aprendendo a utilizá-lo MODERADAMENTE (e funcionalmente). Mais tenho observado que tuitado. Tem fatores muito positivos, pois é possível encontrarmos pessoas com afinidades semelhantes às tuas (como em qualquer rede social), aquelas que compartilham de bons blogs ou sites, e as que nos enviam links interessantíssimos dos mais variados assuntos. Passei a admirar algumas pessoas que, até então, tinha só uma "impressão" sobre elas, enquanto de outras, deixei os "meus pêsames" por ter me adicionado (elas não me acrescentarão em nada).

    @julianasardinha
    A faxina sempre será feita, mas acho que neste momento, a poeira está muito maior que o espaço da lixeira.

    Twitter precisa ser usado com moderação, senão vira feira, sacolão.
    _______________
    Pois é, está tudo em inglês por lá, por isso que fico pensando se vão inventar algum tradutor de tuitadas como podemos fazer nos blogs #ironia #dúvida

    @julianasardinha
    Este blog está virando uma escola! #elogio

    Um beijo e me tuita!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post Juliana!

    Vamos ver se a galera aprende com nossas sugestões né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Bem legal este post, vc posta tanto sobre o twitter! Que um dia eu ainda começo a twitar! [rsrs]

    ResponderExcluir
  17. É Ju...
    Simplesmente ficou ótimo o post.

    Eu acho que se todos seguirem essas 'regrinhas' básicas ninguém sai machucado.

    Ofensas também devem ficar de fora. E como falei, e vc citou, se alguém que te segue (e vc não) te enviar uma replie, pelo menos responda-a com outra replie ou então uma DM. Isso mostrará que vc é 'real' e está interagindo. A pior coisa é vc falar com alguém e sentir um vácuo.

    Também tenho por regra seguir só quem eu quero. Até escrevi um post no meu blog sobre isso. Os novatos quando entram eu sigo, mas só por um tempo. Assim como fizeram comigo. Dou chance, afinal não conhecemos e quem sabe pode até ser uma pessoa legal com papo interessante. Mas só continuam na minha lista de seguidores os que realmente tiveram assuntos e interesses em comum, do contrário unfollow ou #blockneles =D

    No mais, tweets e seja feliz!

    Beijos!
    @anamagal

    P.S¹: Beijos @dfcossta
    P.S²: Eu sigo o @aplusk desde que entrei e gosto de seguí-lo (e o entendo muito bem - em inglês, como o colega citou, rs). A @oprah não sigo pq não gosto dela. Mas sigo a @theellenshow! Amo Ellen DeGeneres =D (e pior, envio tweets e sou respondida pela equipe dela em DM rsss)

    ResponderExcluir
  18. P a r a b é n s!! Pelo post muito original e bem realista sobre o que acontece realmente no twitter.
    Mais uma vez você nos esclarece sobre um novo assunto.

    Obrigado Ju!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Ju, no caso de usar o twitter como "MSN, apenas e tão somente, para conversar com os seus e somente com os seus amigos" aconselho usar o twitter privativo.

    Eu parei de seguir quem usa o twitter apenas como distribuidor dos próprios feeds, principalmente usuários do diHitt que fizeram cadastro pelo sistema e nem postam no twitter.

    Os feeds podemos assinar à parte do twitter. Não são todas as minhas postagens que quero levar para o twitter. Aconselho o TwitThis.

    Noooosa!! Muita coisa pra falar de twitter!

    Bom restinho de feriado! Beijus

    ResponderExcluir
  20. Fazendo uma síntese dos mandamentos mandados pelos twiteiros, a coisa que mais aparece é "não escreverás miguxês". -1 ponto para os disléxicos. Outra coisa, ninguém gosta de ler regras e muito menos cumpri-las. Só que quando aparece um email do tipo "sua conta foi suspensa", o negócio vira sangria desatada.
    Costumo ler o TOS de todos os serviços de que me valho para afastar surpresas posteriores e sempre que posso divulgo no meu Blog as diretrizes que acabam ferrando os incautos.

    ResponderExcluir
  21. Falando com amiga minha que mora em USA, ela disse q não fez pois o pessoal de leva muito a sério o "What are you doing?"... e colocam "to no shopping", "to almoçando" e bla bla bla... ¬¬

    ResponderExcluir
  22. Valeu as dicas sobre o twitter para novatos. até mais!
    http://www.mundocamisetas.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu estava mesmo precisando aprender mais sobre.

    Novato no twitter você sabe né?!Fica doido pra twittar p mais rápido possível e se não houver algumas ajudinhas fica meio difícil.

    Boa Jú, abraço!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju, já estou até íntimo seu, hoje não vou te elogiar porque isso seria chover no molhado, com relação ao twitter adorei as dicas, é muito importante para quem está iniciando já entrar com algum conhecimento sobre as práticas comuns desse espaço. Aliás diga-se de passagem comecei a me interessar pelo twitter através de uma dica sua, acho eu que foi seu primeiro post sobre o tema (aquele com a imagem dos patinhos). Concordo com suas colocações e principamente com o que você disse sobre a quantidade de twets, o que precisamos verificar é a qualidade e não a quantidade. Com relação a insistência em pedir para ser seguido é realmente muito chato, minha filosofia é: sigo quem eu acho interessante e não estou nem um pouco preocupado, sem ele vai retribuir. Dou oportunidades a todos que me seguem, se não der liga unfollow. Beijos!!! @TutorUnopar.

    ResponderExcluir
  25. Não narrar Blogcamp, futebol ou show de 30 em 30 segundos. Devo ter dado uns 300 unfollow depois do último Blogcamp e do show de retorno da Britney Spears =) .

    ResponderExcluir
  26. Uma amiga fez o tal do Twitter prá mim. De vez em qdo recebo uma notificação de que alguém está me seguindo mas só que não tem o que...rs Na verdade nem sei exatamente o que vem a ser twitter e dá uma certa preguiça de ler para saber.Ler um livro ainda vai mas regras...Desse modo ainda não aderi mas me sinto meio que "estimulada" a isso, vamos dizer assim...rs
    Bacana você dar essas dicas. A mim estará servindo como uma luva!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Boa Juliana,
    + uma,não peça pra te add no yorgut... faça um compilado de links (in)úteis no meadiciona.com e coloque na sua Bio.

    Abrs

    ResponderExcluir
  28. Que belas dicas...já estamos no Twitter e precisávamos aprendê-las!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  29. Não faça SPAM do seu blog - Naão sabia que não podia, quando eu fiz, levei uma bronca do cardoso

    ResponderExcluir
  30. Olá Juliana,

    Leio seu blog faz um tempo, na verdade, foi ele que abriu as portas para esse mundo da internet que eu não conhecia. Antigamente (dois meses atras...) pra mim internet servia apenas para usar orkut e falar com quem eu conhecia pessoalmente.
    Então fui obrigado a criar um blog no trabalho, e procurei "dicas blogger" e achei tudo. Parecia até demais para ser verdade. E até agora eu acho que é informação demais na internet. Adoro ler e acabo não tendo tempo para interagir muito com as pessoas, mas mesmo assim sinto que há uma amizade entre os usuários do twitter. Estão todos ligados através dos replies e retuits e, mesmo não falando a gente acaba entrando na conversa. Sou do tipo de pessoa que, no barzinho, prefere ouvir do que falar, sempre procurando alguma coisa engraçada. Para mim o twitter serve como fonte de informações quentinhas direto da cabeça de pessoas que (eu posso escolher) têm muito mais experiência do que um dia eu vou ter. Como diz aquela frase: "Cada pessoa que eu encontro é melhor do que eu em alguma coisa, e nesse ponto eu aprendo dela."
    Desculpa nunca ter comentado aqui. Seu blog é de tirar o chapéu. ;]

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Juliana... você dispensa comentários, então vou pular esta parte.

    Primeiro uma citação do texto:

    "@pauloestevao: Não deixe de escrever no Twitter, mas nunca escreva varias vezes seguidas! É triste ver sua home toda preenchida por uma única pessoa."

    Isso todos sabemos que é um fato: Não poluir a home dos outros com tanta informação. Mas tem dias que estamos muito inspirados para falar coisas boas e interessantes... O que fazer então? Será que existe algo parecido com o blogger, em que possamos programar as nossas mensagens no twitter? Se tiver me digam!

    ResponderExcluir
  32. Olá Juliana,
    Acabo de criar um blog e ainda bem que encontrei vc.
    Embora tenha começado agora, já aprendi muito com as suas preciosas dicas. Quero apenas parabeniza-la e agradecer por tudo o que me tem ensinado.
    jotatonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante o post, parabéns!
    mas será que logo logo o twitter vai ficar saturado assim como já está o orkut..?! =p

    ResponderExcluir
  34. Saber estar no twitter é como em tudo na vida... Bom Senso!

    ResponderExcluir
  35. Olá, Juliana!
    Olha, hoje realmente fiquei chateado com o que você passou sobre o Twitter!
    Mais uma vez peço desculpas por ter invadido o seu espaço lá por perguntas!
    Realmente eu não estava sabendo como fazer, aquele link que você me passou não serviu pq eu já implantei tudo que tem lá!
    O que eu queria era colocar no mesmo lugar a caixa de busca do template Writer. Depois de muito estudar o HTML dos dois bloguers, acabei conseguindo.
    Acabei dando um unfolow em você por ficar triste, pois és a minha Oráculo do Blogger, tudo que eu sei hoje de blogger eu devo a você, então esperava um pouco mais de atenção, mas tudo bem, eu te entendo, é muita gente!
    Acabei te add novamente pois preciso saber das informações e não consigo deixar de te acompanhar (vicido do twitter, eu acho).
    É isso aí, como te disse, não farei mais nenhuma pergunta pelo Twitter, qualquer coisa eu tento me comunicar por aqui mesmo e caso você responda serei muito grato.

    ResponderExcluir
  36. Richard, o que eu vou explicar pra você espero que sirva para todos os outros seguidores.
    O Twitter é uma espécie de barzinho, onde nos reunimos com os amigos, para papear, fora do horário de trabalho.
    Quem é que gosta de falar de trabalho depois do expediente?
    Acho que ninguém, né?

    O fórum está às ordens para tirar dúvidas - apesar de que quase ninguém us a- bem como a caixa de comentários e a caixa de busca.
    Eu não dou suporte via Twitter!
    As regras são claras, claríssimas.
    Basta segui-las e tudo ficará bem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. A nova onda agora é ganhar dinheiro pelo Twitter!
    Olha que exemplo feio:
    @rodrigorox: Vocês ficaram com água na boca ou com nojo? http://bit.ly/ovofail (cliquem na foto do ovo de páscoa).
    Esse link é um link direto do site submarino...(Não tem nada a ver com ovo de pascoa) com certeza ele vai ganhar uns centavos, mas perde em credibilidade.

    ResponderExcluir
  38. A regra mais dificil de ser seguida, sem dúvida, é a que prevê não divulgar o próprio blog... heheheh
    -
    Creio que todos, pelo menos uma vez já a descumpriram....

    ResponderExcluir
  39. Conheci o Twitter Pelo Seu Site Dicas Blogger e Pelo Usuário Compulsivo!

    continue assim, Nota 10!!

    Um Abraço, Phenx

    ResponderExcluir
  40. - noss! eu vivo no twitter, eu fazia post com 10 caracteres e agora resumo bastante coisas LOL

    ResponderExcluir
  41. Boas dicas!
    Estou pensando em cadastrar-ma lá.
    Vou dar uma olhada agora nos outros posts para novatos!

    ResponderExcluir
  42. Minha amiga abriu o Twitter para mim hoje e comecei a escrever. Estou super perdida e sei pouco inglês fora as linguagens comuns de se falar de outras coisas. Ela me indicou seu blog para eu tentar me virar. Tenho um blog e muitos blogueiros falam pra seguirmos pelo Twitter mas não pensei que fosse tão complicado e tudo em inglês. Pensei que fosse mais um tipo de blog, nem o que fazer porque é totalmente diferente. Obrigada. Katia

    ResponderExcluir
  43. Boas regras. As sugestões dos seguidores são legais também.

    Uma regra que cairia bem é essa "Não faça 1213134536 de testes imbecis tipo do lolquiz: ninguém está interessando em saber que celebridade, bicho ou cor você seria caso morasse em Marte" ¬¬'

    ResponderExcluir
  44. Nossa, eu deixei a ivete sangalo..vixi mainha... twita a toa...e não le nada!
    cansei mesmo.

    ResponderExcluir
  45. Acrescento principalmente verificar os replies!!!

    Não 'obrigo a me seguirem' é muito legal ganhar seguidor sem pedir, a gente tem certeza que a pessoa realmente quer ler nossos tweets ... mas é chato tentar falar com alguém e a pessoa te ignorar totalmente.

    Sei que tem gente que ignora completamente o reply pq já vi entrarem e postarem "Não tô com paciência pra ler os updates, se alguém mandou algo pra mim, manda novamente!" ... resultado? Dei unfollow hehehehe

    ResponderExcluir
  46. Tenho um blog, tenho twitter, tenho diHITE, mas nunca pedi para as pessoas que sigo nos blogers siquer me visitarem. Acho que eles iram se acharem que devem.

    ResponderExcluir
  47. Mais um post esclarecedor. Meu Twitter está lá, parado, hehe. Não uso porque não sei. Essas dicas vão me ajudar bastante. Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  48. valeu pela dica !!!!tudo de bom pra vc!!!fica c Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top