Sobre rankings e méritos

Sobre rankings e méritos

6 10 99
Sobre rankings e méritos 10 6 99
Ao ler o brilhante texto da Tine Araújo -Eu não gosto de rankings - referente ao meme que agitou a Blogosfera nas últimas semanas, tomei coragem e resolvi escrever a respeito. Como vocês já sabem, venho passando por um momento de grande estresse com a falta do meu Speedy e até fechei os comentários do blog para descansar um pouco; entretanto, eu não poderia me furtar de opinar sobre algo tão importante.

O nome do meme era "Mamãe eu quero subir no rank do BlogBlogs"- nome este que foi devidamente  adaptado por alguns participantes - e tinha o objetivo explícito de angariar links para catapultar blogs às primeiras posições do ranking do BlogBlogs.

Minha primeira reação foi de perplexidade. Pensei: "isso só pode ser uma brincadeira". Não era. Um grupo se reuniu e resolveu manipular o rank do mais respeitado site de indexação de blogs do Brasil. Alguém duvida disso?

Eu já participei de diversos memes, mas nunca com o objetivo de subir em coisa alguma, até porque isto foi no meu " início de carreira", quando eu nem sabia direito o que era BlogBlogs. Depois, participei de algumas blogagens coletivas, com o intuito de divulgá-las e foi somente no Movimento Blog Voluntário  é que eu descobri que com isto se subia - e muito - nos rankings. Mas daí eu já tinha quase 1 ano de estrada...

Eu gosto de rankings e assumo. É uma forma interessante (ou pelo menos era) de se conhecer bons blogs e de também ser visto. Mas se cheguei ao 5 º lugar no BlogBlogs foi pelo meu trabalho. Tenho certeza disso. Os memes, as blogagens coletivas e as parcerias contribuiram, mas não foram decisivos. Mesmo não participando do meme em questão, o Dicas Blogger manteve-se na mesma posição. Me sinto feliz por isto. Eu não sentiria nenhum orgulho de estar entre os primeiros, sabendo que foi um resultado manipulado. 

Aqui em casa me perguntaram o que eu faria caso fosse a dona do BlogBlogs.  Demorei para responder e disse " eu não faria nada". É óbvio. Aos Manoéis cabe apenas indexar resultados. Eles não podem ser responsabilizados por isso. Podem até mudar o jogo a médio prazo, mas no momento não há nada para ser feito.

Como muito bem escreveu a Tine, isso equivale a estar entre os melhores da escola, colando. E eu pergunto: qual é a graça? A menos que seja criado um meme desses por mês, a maioria dos blogs que subiram irão cair, caso não sejam relevantes e não tenham um bom conteúdo.O que nos mantém no topo são os nossos leitores e esses, definitivamente, não são manipuláveis.

Portanto, meus amigos que estão se sentindo lesados, sentem-se em suas cadeiras, peguem uma pipoca e assistam, calmamente, aos próximos capítulos. Nós, blogueiros, sabemos quem são os bons de blog.  Infelizmente, a credibilidade do BlogBlogs foi arranhada e precisará de algum tempo para ser retomada. 

Seria redundante dizer que no Top 10 estão blogs com menos de 200 assinantes de Feeds? Alguém em sã consciência duvida da hegemonia de um Interney e de um Cardoso na Blogosfera, somente pelo fato deles estarem, respectivamente, em 2º e 27 º lugares no referido rank? Aliás, eu gostaria de saber o que os dois mestres na arte de blogar estão achando disso tudo....

O assunto é polêmico e o objetivo deste post não é alfinetar ninguém. Não chegaremos a nenhum consenso pois cada um defenderá o seu ponto de vista. Apenas quero deixar registrado o meu ponto de vista e que nem sempre se resolvem as coisas com o famoso "jeitinho brasileiro".

Eu gostaria de saber a sua opinião, leitor do Dicas Blogger. A reabertura dos comentários estava prevista para 30/11, mas vou antecipar, visto que o tema requer um debate, mas que seja ele saudável e enriquecedor. 

O meu muito obrigado a todos que, através de emails e do Twitter, me mandaram mensagens de solidariedade e apoio,  devido ao que estou enfrentando com a Telefônica. Prometo fazer uma bela promoção com o dinheiro da indenização. (rs)

Um bom domingo e até a próxima.




70 Comments
Comments
  1. Esse tipo de coisa não me agrada também, é uma ação sem valor. Como você disse eles irão cair, e os primeiros da lista não mudaram, do que me adianta subir 30 posições em um ranking de indexação apenas linkando e sendo linkado? Vejo isso como o desespero de blogueiros sem conteúdo. Não ligo pra rankings PR e afins, temos que nos preocupar em gerar conteúdo e formar opinões. O grande problema da blogosfera brasileira é a ambição de ser famosinho.

    Desejo tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho9 nada contra isso, mas resolvi não entrar, porque para mim nem conto o rank que estou, nem me importo, as vezes olho e meu rank está la embaixo depois subiu, mas prefiro não melhorar em ranking algum assim, pois não saberia se foi mérito ou apenas corrente, ou pirâmide, aos que resolvem participar, parabéns, acho que são livres pra isso, mas pessoalmente como eu disse, sou contra, não os blogueiros mas a subida deste modo. beijos e tomara que sua speed melhore, porque a speed anda terrível em tdodo lado, não estão dando conta, acredito.

    ResponderExcluir
  3. I, nem liga para isso o google resolve, eles vão perder rank no google que é muito mais importante que o blogblogs...

    ResponderExcluir
  4. Juliana, vou repetir aqui o que eu já disse no blog da Tine:"Eu também participei do meme assim como já participei de outros memes vindos de fora do país, cujo objetivo é aumentar os pontos no Technorati, aliás isso é o que mais tem no mundo inteiro. Não vou aqui discutir se é certo ou errado, mas infelizmente essa é a regra e muitos se aproveitam disso. Blogagens coletivas, memes, selos e outros artifícios são sim, meios para trocas de links. Se é certo ou errado, não sei dizer, pois é a regra do jogo.
    Fica a expectativa do Blogblogs e do Technorati mudar isso, criar outras ferramentas para esse fim. Enquanto a troca de links continuar como base para se fazer um ranking, de qualquer espécie, isso sempre vai continuar."
    Tenha um bom domingo! Tomara que seu problema com a Telefonica se resolva logo, mas nessa empresa não dá para confiar mesmo (Leu meu post sobre ela ontem?)
    Beijos e abraços!!! :o)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana! Eu adorei esse seu post e explicarei o porquê. Também não gostei da idéia desse meme ( e eu adoro participar destas brincadeiras); gosto de meme, adoro coletivas ( quando acredito no objetivo delas), mas este "Mamãe quero subir" achei um absurdo sem tamanho. É lógico que quem publica em blog quer ser lido, mas os nossos princípios éticos (aqueles ensinados por papai e mamãe) não podem ser esquecidos só porque este é um ambiente virtual. Eu gosto de saber que meu blog quantas visitas meus blogs têm, quantos assinam os feeds, mas isso, para mim, é só um meio de saber se o que escrevo é relevante ou um monte de asneira. Assim como você e Tine, eu também questiono até quando os participantes se manterão no topo com este artifício. BOm domingo! Andréa Motta

    ResponderExcluir
  6. Eu até me referenciava pelos ranking do Blogblogs, mas depois dessa campanha para a subida nos ranking feita or alguns bloguqiros deixei de acreditar nele.

    Pode ser que daqui a algum tempo volte a minha credibilidade que foi totalmente retirada ao ver uma "twittada" do usuário @blogblogs divulgando a campanha. Se não vai fazer nada tudo bem, mas apoiar?? Cadê a credibilidade do site? a imparcianlidade?

    Na verdade 3 ou 4 blogs se beneficiaram com isso e sem necessidade, pois pelo ritmos que estavam iriam alcançar seu objetivos. Mas uma coisa podemos dizer: O sucesso sobe a cabeça das pessoas muito rápido e o tombo é gigantesco tal patamar que elas se situam.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de rankings também.
    Dois motivos: ele é manipulável e eles perpetuam (com certos méritos, é verdade) alguns blogs sempre no topo.

    O último ponto, como pode perceber, é um contrasenso ao sentido de um ranking. A questão é que rankings honestos raramente permitem conhecer novos blogs, visto que são os mesmos blogs que sempre estão no topo com raríssimas modificações. Por esse motivo, mas do que o primeiro ponto, eu não gosto de ranking. Por outro lado, eu gosto de diretórios. Eles permitem conhecer uma infinidade diferentes blogs que você pode (usualmente) organizar por diferentes critérios.

    Em todo caso, eu tomei algumas decisões importantes que influenciam como eu vejo as coisas a algum tempo.
    1 - Retirei meu blog do BlogBlogs e deletei minha conta. E fiz isso a muito tempo, muito antes dessa bolha explodir, mas que já dava sinal de vir por aí;
    2 - Usar diretórios de blogs para encontrar novidades, mas preferencialmente utilizar os leitores de feeds para encontrar o que está sendo lido por outros usuários (exemplo do que pode ser feito no Bloglines ou no share do google reader)
    3 - Olhar os Ranks da metade para baixo, de preferência do último até a metade (entendeu ? Os 20 primeiros nunca muda, mas os 100 últimos de uma lista de 200 muda muito, e nela há coisas interessantes)
    4 - Considerar diretórios que permitam organizar a lista de blogs de diferentes formas e que tenham políticas de punição para quem viola normas de utilização do serviço. Esse último ponto evita que você ache blogs com conteúdo adulto no meio de blogs infantis, por exemplo (o que chegou a acontecer no BlogBlogs no início da vida dele).

    ResponderExcluir
  8. Eu entrei na campanha... E eu não tinha pensado por esse lado!
    Eu estava no 11656º lugar no rank, e em menos de uma semana já estava em 470º.
    Não vale apena "colar" pra estar entre os melhores.
    Se você está entre os melhores é porque você é bom, o mérito é seu! Mas, se está entre os melhores por causa do meme, talvez você não é bom o suficiente para chegar onde está agora ou... Sei lá!
    Depois de pensar muito... Ler o seu post e o da Tine, eu resolvi parar com o meme no meu blog.
    Sair não dá então eu vou parar de mandar backlinks pra outros blogs que participam do meme.
    Vou esperar a coisa voltar ao normal (voltar ao 11656º no rank), e vou (tentar) subir as escadinhas do rank por mérito, não por
    "catapulta".

    ResponderExcluir
  9. aff.eu nm posso acreditar, esse blog é muito bom, vlww

    ResponderExcluir
  10. Olha, ainda acho este assunto um tanto estranho, pois, mesmo que eu ainda esteja engatinhando neste lance de "rank", posso dizer que estou bem insatisfeito com este site BlogBlogs, que tanto é citado. Talvez para quem esteja no topo da lista seja excelente, mas desde que me inscrevi lá, todas as minhas dúvidas não foram solucionadas. Só desculpas sem fundamento como se EU fosse um nerd e não soubesse fazer nada certo (sou alfabetizado, que eu saiba), mas o tópico de ajuda é fraquíssimo e pouco "ajuda", de fato. Por isso ainda fico meio com o "pé atrás" com certos tipos de serviços. Se eu estiver de todo errado, me corrija, por favor.

    Mas estou pensando em excluir minha conta de lá, pois não mudou nada para mim. A minha fonte de visitas acaba vindo de outros sites, na verdade.

    Ainda continuo fazendo o que gosto no meu blog, independente se terei uma ou mil pessoas lendo, pois é assim que, aos poucos, tenho recebido novas visitas por lá.
    _______________________
    Você está sobrevivendo sem Speedy, qual é a sensação, consegue descrevê-la? rsss

    Até mais.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo quando o assunto é trabalhar muito para apresentar um bom conteúdo e assim ser reconhecido pelos leitores. Acho que esse sem dúvidas é o ponto mais importante!

    Realmente, acho que o Blogblogs foi arranhado, mas memes dificilmente deixarão de existir e, infelizmente, conheço muita gente que se deu bem colando na escola. Mas, pelo menos na blogosfera a gente descobre rápido quem cola de
    sites internacionais!

    Agora é torcer para quem ficou na frente sentir a responsabilidade de apresentar um bom conteúdo mostrando que não houve somente esperteza ao subir, mas também em se manter ao sol. Dessa forma a atitude não se torna "banal" e a ferramenta (blogblogs) não se torna "dúvida"!

    Em tempo: Eu pretendo continuar respondendo a memes e/ou blogagem coletivas!

    ResponderExcluir
  12. Eita (poa) por que eles acham que sendo os primeiros burlando o sistema seriam melhor, pra min isso é coisa baixa ou sei la eles podem ou devem pensar que os blogger deles são a altura dos grandes, me desculpe Ju mais não se compara o Interney com nenhum outro blogger. é isso abração

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana, posso falar uma coisa, você já pensou que esse meme poderia ser uma forma de protesto ao atual sistema de ranking por links? Um blog não é bom ou ruim por ser muito linkado, ou não, pelo - eu participei do meme com essa visão. Já tentei ter vários parceiros, mas todos(todos mesmo) os e-mails nunca foram retornados, os poucos que tenho são pessoas que eu conheço, ou amigos de pessoas que conheço. Então eu participei como forma de prostesto, talvez seja a mesma visão dos organizadores.

    ResponderExcluir
  14. Acho correto e errado ao mesmo tempo.
    Tipo, eu estou ajudando alguém a subir e outra está me ajudando. Isso pode ser errado no caso de um blog não ser bom o suficiente para está em 1º lugar, ou se não pode ser legal para alguém que tem um blog, mais que não é bem divulgado, este meme foi legal para divulgar e outras coisas. Ou seja, teve seu lado bom e ruim.

    ResponderExcluir
  15. Paulo, perfeita a sua colocação: desespero!

    dete,eu também não sou contra, mas me sinto melhor fazendo por merecer. Quanto ao Speedy, sem dúvida, eles não estão dando conta.

    Elias, provavelmente...eles já fizeram isto várias vezes.

    Cidão, entendo o seu ponto de vista e arrisco a dizer que vc deve ter participado mais pela diversão né? Vou tentar acessar seu blog para ler o post sobre a Telecômica.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc, acho que não é forma mais correta mas enfim... Cada cabeça uma sentença, nessas horas ahco que as opiniões de dividem bastante mas basicamente penso como vc, conheci seu blog que foi indicado por um amigo e gostei muito daqui, agora entro todos os dias pq além de vc escrever muito bem, suas dicas aqui são ótimas, tanto que tbm te add no twitter rsrsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu sinceramente nem sei o que significa "meme". Quanto à campanha aderi sem ter idéia a que resultado chegaria. Na prática pulei inúmeras posições no rank do blogblogs, mas e daí? A minha humilde audiência não vem do blogblogs. Então, na prática minha participação na campanha serviu só para colocar um banner onde exibo a minha posição no rank. Continuo indagando... e daí? Acredito que se alguém retornar ao meu blog (o que acho meio difícil) será hipotéticamente porque gostou do conteúdo e não por estar no ranking x ou y. A menos, é claro, que eu ficasse entre os top 25. Nesse caso a propaganda de estar na primeira página seria bem vinda, o que necessariamente não me garantiria uma audiência constante.

    ResponderExcluir
  18. Eu me divirto com voces.
    E eu so quero escrever algumas coisas todos os dias.
    O resto ficam pra quem gosta d competir com deus e o mundo.

    ResponderExcluir
  19. Vou dar uma de Jack The Riper...vamos por partes...
    Quem tem o minimo de conhecimento sabe que esse tipo de campanha é uma forma de rankear artificialmente seu blog.

    Alguem pode dizer...mas assim é uma forma anti etica de ganhar pontos no blogosfera...

    Pode ser...provavelmente é. E além da etica é uma forma artificial...

    Vou colocar meu exemplo...meu blog team quase 2 anos...mas só a 3 meses resolvi torna-lo "profissional" (favor observar aspas)...comecei a pesquisar e descobri BlogBlogs...beleza, fiz o cadastro e meu blog apareceu como 13.000 e alguma coisa...tudo bem...

    Em 2 meses meu blog cresceu e foi para 500 e alguma coisa...POR MERITO PROPRIO....é MUITA COISA...ou não é???

    com uma pequena campanha de outros blogs...expontanea deles, não conheço ninguem...meu blog chegou a 200 e alguma coisa...

    Surgiu a campanha do "Mamãe"...meu blog foi para 76...hoje...na frente de um Quibe Cru...por exemplo...

    É OBVIO que essa é uma marca "artificial"...meu lugal "de direito" é lá pelos 300...eu sei disso...

    Mas dai a dizer que isso é ruim pra mim...tem uma grande diferença...muita gente conheceu meu blog por causa dessa campanha...muita gente gostou de meu blog por causa dessa campanha e vai continuar lendo...

    Por esse lado valeu...

    Mas sei que na realidade o que vale é a quantidade de leitores...isso é o que vale...mas nesse processo todo isso tambem aumentou...

    de 20, 30 por dia...isso mesmo...para 300, 400...um aumento de 1500%...não só por causa da campanha, mas tambem...

    minha colocação vai crescer???vai é claro...tem muita gente boa por ai...mas lembro que antes era 500...se por meu merito fica entre os 200, 300...valeu...

    disso tudo tiro o seguinte...o que vale é ter leitor...o resto é resto...

    Ps: Uma pergunta...onde voce mora Juliana...que só tem a Telefonica como telefonia fixa??? Aqui em Fortaleza temos...OI,TIM,EMBRATEL e agora a NET com telefonia fixa...isso sem falar da internet...

    ResponderExcluir
  20. Ju, eu entendi o Meme da mesma forma que o Demétrio. Foi uma zoação a Memes anteriores, quando muitos perderam posições no Google por ingenuidade. Até o título do Meme é uma gozação àqueles que fazem de tudo para subir em rankings...

    Parece que ainda existem incautos que entram nisso acreditando ser sério e não percebem o risco que correm.

    Na minha opinião, todos que tem o blog monetizado TEM que gostar de links e de rankings, seria hipocrisia dizer que não. O que se deve checar é qual o preço disso.

    Quem conhece a história do Interney sabe que ele levou anos e muitas horas de trabalho por dia para chegar onde chegou. Essa deveria ser a meta dos demais.

    O que realmente me entristece nessa história toda é ver blogs que já foram bons quando estavam concentrados em bom conteúdo e hoje só publicam pensando em posições. Vários já saíram da minha lista de feeds pois só estavam ocupando lugar.

    Beijão, e volte logo à ativa!

    ResponderExcluir
  21. Bem, há muito pouco a acrescentar aqui. Concordo com a maioria das opiniões aqui, e não adianta repetir tudo com outras palavras...

    Parabéns a você, Juliana, por ter a coragem de se manifestar nisto, contra tantos mesmo de seus visitantes. Este meme está poluindo a blogosfera. Também há uma coisa... este pessoal que iniciou a campanha, já pensaram a quantidade de acessos que eles já receberam só com esta campanha? Está muito lucrativo para eles este meme. Assim logo vão surgir muitos memes como este... o BlogBlogs que se cuide!

    Bem, vou indo nessa. Boa noite a todos,

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana,tudo bem?
    Bom,eu vi e li esse MEME que você tão bem comentou aqui agora.Infelizmente ainda não li o post da Tine,mas sei que também deve estar "Tinindo".
    Bom,quando li o post,fiquei meio assim,como direi,sem saber oque pensar.Por um milésimo de segundo até pensei:"Poxa,isso seria legal,porque muita gente conheceria meu blog."Depois voltei a pensar (tô pensando demais?rsrs)"Mas,eu quero que as pessoas conheçam meu blog porque gostam do que escrevo,porque voltam de novo para ver se tem novidades,porque assinam os feeds,e não subir meteóricamente e falsamente,pois que seria falsa essa subida.Aí,minha amiga,quietei o "facho",e continuei minha peregrinação como venho fazendo:devagar.Porque o dia que meu blog se consolidar,será como um Dicas Blogger;Para sempre.

    ResponderExcluir
  23. Olá Juliana, muito bom ver você escrevendo novamente.
    Em relação ao meme, considero uma brincadeira, pois o leitor de seu blog, do blog do compulsivo, do Cardoso, não vai deixar de ler se alterar o ranking, como os leitores que nunca deram a minima para o meu blog, vão passar a ser meus leitores apenas por causa de um ranking.
    Já foi dito, mas eu repito, se quem subir desta forma, implementar conteúdo que prenda a atenção dos leitores a ponto de ganharem links fixos ou assinaturas de feed, tudo bem, ficarão no topo, caso contrário cairão e vão ser remetidos para as posições de onde saíram.
    Eu vi blogueiros que nunca deram importancia para o Blogblogs se cadastrarem apenas para poderem participar do meme, isto é um fato positivo se você levar em conta o tamanho da publicidade gratuita que esta campanha está fazendo para o Blogblogs.
    Eu particularmente ainda estou naquela fase de esperiências na blogosfera e esta foi apenas mais uma delas, estou ciênte que após o término desta campanha o ranking de meus blogs irão despencar, inclusive porque em breve migrarei ambos para domínio próprio e conheço o impácto que isto gera.
    Não nego que achei divertido entrar na brincadeira, e para mim é isso mesmo, apenas uma brincadeira, e como a memória dos brasileiros é muito curta, mais breve do que você imagina estará tudo de volta ao normal.
    Em relação a Telefonica sorria, o congresso nacional aprovou a quebra de monopólio, qualquer operadora do país poderá operar em qualquer região que queira, ou seja, em breve teremos uma concorrencia no setor, que fará com que o serviço e preço melhorem. E a Internet por rede êlétrica vai ter início no primeiro trimestre de 2009, com modens Sansung e velocidade de conexão que pode chegar a 200 Mb. A telefonica vai dançar.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  24. Ola a todos...

    No blog Insuportáveis tem uma explicação dos motivos e resultados da campanha "Mamãe eu quero subir no rank do BlogBlogs":

    http://www.insuportaveis.com/2008/11/23/mamae-e-a-subida-de-ranking-a-campanha-chegou-ao-fim/

    Acho que é de interesse de todos que querem criticar (positiva e negativamente) a campanha, ler o post por completo... :D

    Abraços...

    Paulo.

    ResponderExcluir
  25. O objetivo da campanha não é esse, não mesmo.

    A gente só tá tentando mostrar que o ranking do blogblogd não condiz com qualidade, que qualquer um pode chegar lá com qualquer campanha, mostrar que a maioria das campanhas que gouveram anteriormente tiveram muitos participantes porque eles queriam só isos, subir no ranking do BB.

    http://www.insuportaveis.com/2008/11/23/mamae-e-a-subida-de-ranking-a-campanha-chegou-ao-fim/

    Lê ai, vc vai entender.

    ResponderExcluir
  26. Andréa (leioomundoassim), que bom que apreendemos as lições dos nossos pais né? Beijos

    TheBest, acredito que o Manoel tenha visto o meme como uma brincadeira.Mas de qualquer forma, a credibilidade do ranking foi por água a baixo... Quanto ao sucesso subir a cabeça de alguns colegas, tenho dó deles, pois tudo isso é muito ilusório né?

    J.F.Mitre, concordo que os rankings dificultam que novos blogs sejam vistos, mas nada que trabalho árduo e eficiente não resolvam. O sol nasce para todos.Quanto às políticas de punição, o todo-poderoso Google é que manda bem. Eu vou continuar no BlogBlogs pois ainda acredito no trabalho dos Manoéis, mas o tempo dirá se a credibilidade será retomada. Gostei muito do seu comentário.Abraços

    Guia Blogger, achei sua atitude sensacional. Entrou, percebeu que não era legal, saiu e assumiu publicamente. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Vitor, muito obrigada!

    digitaqueuteleio,o BlogBlogs é o melhor serviço nacional de indexação de blogs. Sempre foi de grande utilidade e acredito que eles não devam ser responsabilizados, à priori, pelo o que aconteceu, mas precisarão repensar as regras do ranking.
    Quanto a sobreviver sem Speedy, é uma sensação indescritível.Posso dizer que é muito sofrido. Farei um post sobre isto. Abraços

    Tine, eu também pretendo continuar participando de atividades coletivas na Blogosfera. Eu gosto, acho divertido e com elas conheci muita gente legal. Agora, eu ainda não conheci ninguém que tenha se dado bem na vida colando (ufa) e lamento mesmo que existam. Vamos torcer para que tudo termine bem. Fiquei muto feliz em receber um comentário seu, que é uma pessoa que admiro. Bjs

    Élvio, digamos que não foi a forma mais honesta de subir no ranking, né? Bjs

    Demétrio, eu pensei em brincadeira sim, tanto que citei isto no post. Por parte dos idealizadores até pode ter sido, mas a maioria entrou pensando em levar vantagem. Concordo, muitos links não é sinônimo de qualidade. Com relação à parcerias, muito blogs já abandonaram este sistema. Mas vai trabalhando direitinho, fazendo amizades e os links virão. Abraços

    Daniel, uma forma mais honesta de se divulgar outros blogs é através do blogroll.

    ResponderExcluir
  28. Julis,sejam bem vindo e venha sempre comentar.

    Vanrov, vc acredita que o BlogBlogs também me manda pouquissimos visitantes? Mas me mantenho lá porque gosto do serviço.

    Iara, boa diversão então.

    Antero, concordo plenamente "é uma forma de rankear artificialmente seu blog". O importante é ter consciência disto e trabalhar bem para se manter.
    Quanto a sua pergunta sobre a Telefônica, eu moro na roça..rssss. O interior de SP é refém desta empresa de quinta categoria.A minha cidade tem cerca de 80 mil habitantes e só conta com a Telecômica, tanto para telefonia fixa quanto para a internet. É uma vergonha para o estado mais rico do Brasil.

    Rô, como eu disse para o Demétrio, para os idealizadores pode até ter sido uma brincadeira, mas a maioria entrou para levar vantagem. E, realmente, quem monetiza um blog precisa de visitantes e os rankings são uma excelente forma de atraí-los. Eu, particularmente não vejo problema nisso. O problema ocorre quando a ambição se sobressai ao bom conteúdo. Daí faço como você, deleto do meu Google Reader.
    Adorei receber seu comentário. Abração.

    ResponderExcluir
  29. Mestre Blogger,gostei da sua colocação: "este meme está poluindo a Blogosfera". Por mais que tenha sido uma brincadeira, podemos dizer que foi de mau-gosto. Abraços

    utp, parabéns! O gosto de ver o blog crescer por mérito próprio é inigualável.Abraços

    Giba,vc poderia me mandar os links destas informações sobre as mudanças nas teles? O meu sonho é dar adeus á Telecômica!
    Quanto ao meme, como eu disse, não chegaremos a um consenso e até respeito quem participou, mas ainda prefiro subir por mérito meu. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Agradeço a todos os que já comentaram. Estou super contente de ver um debate saudável e maduro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  31. Paulo, li o post que você recomendou.É o outro lado da questão e a visão dos idealizadores. Cada cabeça, uma sentença. Bjss

    ResponderExcluir
  32. Gustavo, seja bem vindo! Se o objetivo da campanha era mostrar a vulnerabilidade do ranking, bingo! Vocês acertaram em cheio.

    ResponderExcluir
  33. Pode ter certeza que é ilusório e quandose volta a dura realidade que existe, saberemos se a pessoa é humilde ou não, mesmo que em momento de "fraqueza".
    O sucesso depende muito dos amigos que se controi e digamos "Os amigos que levantam são os mesmos que derrubam"

    ResponderExcluir
  34. Esse tipo de ação não dura muito, é bem mais proveitoso usar o tempo para melhorar o Blog.

    ResponderExcluir
  35. Olá Juliana,
    Embora fosse muito interessante para meu blog participar dessa campanha, achei que não seria justo e nem interessante ganhar links dessa forma. Tracei metas para conseguir meu espaço na blogosfera de forma lenta porém com base sólida de qualidade.
    Adorei o post... Parabens!!!
    Um forte Abraço

    P.S.: Caso precise, estou a disposição para participar de alguma campanha contra o monopólio da telefonica.

    ResponderExcluir
  36. Olá Juliana...

    Pois é...
    muita gente ficou só na 1ª impressão sobre a campanha e nem procurou saber mais, já foi descarregando críticas negativas sobre ela...
    A idéia era como o Gustavo disse, mostrar a vulnerabilidade do ranking...
    Li em outro blog (não me recordo qual, perdão) que já há rumores que os programadores do blogblogs estão repensando o modo que é criado o ranking, porém, não sei a veracidade dessa informação...

    Mas tenho certeza que isso não passará em branco pela equipe blogblogs.. :D

    Abraços...

    Paulo.

    ResponderExcluir
  37. or Tubes, de acordo!

    Junior, você fez muito bem. Para que se queimar por pouca coisa, né?
    Quanto a Telefônica, não adianta fazercampanha. Ela manda no nosso estado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Enviei os links por e-mail

    ResponderExcluir
  39. Bom deu pra ver que a campanha não foi assim muito aprovada, achei meio injusto mesmo, e até mesmo considero meio imaturo isso pq e como vc falou Juliana, hoje podem estar em boa posição no rank mais amanha estarão caindo novamente.
    Eu admiro a luta que você faz para manter seu blog onde está, sem se meter em brincadeiras desta natureza...
    Isso serve de exemplo para blogueiros pequenos que nem eu pois fica visivel que será por meio da qualidade do blog que mais e mais pessoas o visitarão....
    Apoiada sua opinião Juliana

    ResponderExcluir
  40. Giba, obrigada!

    Rafael, querendo ou não, nós blogueiros somos formadores de opinião e temos grande responsabilidade pelo o que fazemos e dizemos.
    Fico feliz de saber que este texto pôde servir de exemplo aos iniciantes. Bjs

    ResponderExcluir
  41. É... Realmente é complicado... Não gosto dessas campanhas... Mas acabo participando, afinal adoro ranking, então se eu não participo fico para traz...
    Então o certo seria se ninguém criasse esse tipo de coisa...

    Ju... mudando de assunto, estou precisando muito da sua ajuda no Blogas, assim que resolver seus problemas, por favor entre em contato, sua ajuda é muito importante.
    bjoo

    @GIBA...
    Aproveitando, desculpe o comentário nada a ver, mas, @GIBA... você não respondeu meu email que enviei a mais de mês, sobre seu template que está pronto! Entre em contato! Fui falar com você através do seu blog e não consegui também...

    Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  42. Juliana:
    Pode achar engraçado e deve ser mesmo. Ter um blog e não saber o que é "Rank". Não sabia mesmo. Sempre lia que havia uma preocupação com isto. Um dia resolvi descobrir. Só isto. Mudou alguma coisa na minha vida? Não. O que o BlogBlogs trouxe para mim? A oportunidade de conhecer o seu blog. E isto foi e é muito bom.
    E sabe o que mais? Detesto memes.

    ResponderExcluir
  43. Juliana, não tenho nada a comentar porque você mesmo já disse tudo que penso. É o mesmo de estar entre os primeiros na sala de aula, colando. É o mesmo de ser um Hamilton competindo com o Barichelo. Enfim. É ridículo... Eu estou na posição mil trezentos e uns quebrados. Mas garanto a qualidade de meu conteúdo e não inundo meus leitores com babaquices like that...

    Enfim.. lamentos a esses bRogueiros.. enquanto isso, nós blogueiros continuamos nosso lindo trabalho..

    Abraços e sucesso!
    Monthiel

    ResponderExcluir
  44. Eu acho o seguinte:

    As regras do jogo são mais ou menos fixas e valem para todos. E, assim como qualquer outra área em "desenvolvimento", a blogosfera não estabeleceu, apesar de estar caminhando neste sentido, uma conjunto de atitudes que podemos chamar de politicamente corretas ou éticas.

    A abordagem deles é esperta e garante uma certa ascensão no ranking, todavia - como você mesmo disse - não garante que a permanência deles no mesmo lugar.

    Em vista disso, penso o seguinte:

    Eu tenho um blog humilde que pode, eventualmente, conquistar alguns leitores. Prefiro permanecer anônimo até ter meu mérito reconhecido a aparecer entre os primeiros para, logo em seguida, despancar de volta ao meu devido lugar.

    Se as pessoas preferem assim.... Azar o delas.

    Até mais e força com o blog!
    =)

    ResponderExcluir
  45. Juliana,

    por que você não faz uma nova postagem sobre as salsas? Você deve estar juntando uma ótima coleção com os protestos que deve estar ganhando, :(

    Não dá uma bela colheita???

    ResponderExcluir
  46. Ju, o resultado disso é que o BlogBlogs está se mostrando facilmente manipulável, os responsáveis não estão interessados em punir esse tipo de atitude e blogs que ralaram MUITO para chegar onde chegaram estão listados lado-a-lado com um monte de gente que quer trapacear seu espaço na vida.

    Eu não acho razoável ficar atrás de um blog que no slogan tem o termo "entretemimento", eu não acho justo um ranking que some com o Inagaki.

    Estou esperando mais alguns dias, mas provavelmente seguirei o caminho de vários outros bons blogueiros, removerei meu blog do BlogBlogs.

    Querem brincar? O playground é de vocês.

    ResponderExcluir
  47. Complicada, esta discussão. Não gosto da atual forma de ranking do blogblogs. Depois deste "meme", menos ainda.

    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog

    ResponderExcluir
  48. Vamos por partes como disse alguém aí em cima:

    1)O blogblog não representa para mim padrão nenhum de qualidade, ter muitos links não significa que o blog possui o conteúdo melhor que o seu ,o meu ou o de quem quer que seja..

    2)Como a minha chara Iara disse bem, o importante é escrever e não ficar competindo com todo mundo o tempo todo... atitude típica de quem usa o blog como fonte de renda e não como fonte de diversão. Se alguns blogueiros parassem de tentar angariar links e gastassem mais tempo postando a blogsfera seria um lugar bem diferente.

    3) Não tenho nada contra memes, participo numa boa, só não participei desse pq achei bobo e sem sentido. Se o ranking é assim tão fácil de burlar/manipular pq devemos nos preocupar com ele?

    4)Gosto muito do seu blog, pelo conteúdo(sempre interessante, atualizado e e bem redigido) mas o fato de você estar ou não neste ranking não é o que me motiva a visitá-la sempre... por isso.. esqueça o blogblog e continue o excelente trabalho! :)

    ResponderExcluir
  49. Anny, seja bem vinda! Como eu disse anteriormente, através do BlogBlogs conheci excelentes blogs, que leio até hoje. Foi uma pena o que aconteceu...Bjs

    monthiel,parabéns por esta posição no rank, pois é verdadeira e fruto do seu trabalho. Bjs

    G.B.D.J,a ética deve valer tanto dentro quanto fora da web. E pelo que você nos contou, está começando muito bem na vida de blogueiro. Continue assim. Abraços

    GAMA, não dá para agradar a gregos e troianos.

    Meste Blogger, por incrível que pareça, até o momento não recebi nenhum comentário ofensivo ou de ataque a minha posição sobre este meme.O debate segue saudável. Aprovei todos os comentários! Abraços

    ResponderExcluir
  50. Cardoso, é sempre muito bom vê-lo por aqui.
    Realmente é muito injusto ver os bons de blog nestas posições.
    Vocês foram os pioneiros e sempre se preocuparam com um bom conteúdo e com o respeito pela nossa maltratada língua portuguesa.
    Os novatos deveriam se espelhar nessas histórias de sucesso e não em uma brincadeira tosca como foi este tal meme.
    Me sinto muito feliz por ser sua leitora e de tantos outros blogueiros que participaram do nascimento da Blogosfera brasileira.
    Quanto à saída do BlogBlogs, não tenha dúvida, se continuar um playground, eu também estarei fora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Oi YaCastro,
    Pode deixar! Manterei sempre o nível do Dicas Blogger.
    Eu nem estava preocupada com a posição do meu blog, visto que a mesma não foi alterada. Eu fiquei foi perplexa com a ganância do povo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Juliana, já estou elaborando um kit primeiros socorros pra esse pessoal que subiu tão rápido. Quanto maior a altura, maior a queda. E quando eles cairem, haja gesso pra "ajeitar" as luxações.

    Pra finalizar: "O mérito não consiste em receber honras, mas, em merecê-las".

    ResponderExcluir
  53. Olá Juliana. Concordo com sua opinião.
    Na minha opinião, acho que os dois lados tem culpa, os blogueiros que participam tentando burlar o BlogBlogs, e os responsáveis do BlogBlogs por deixar uma facilidade enorme de burlar o ranking.

    Discordo quando você diz que existem blogs com 200 assinantes na frente do interney. Um blog que tenha 2.000 e outro com 200 assinantes não quer dizer nada (o que diz é o trafego que o blog recebe), pois os assinantes variam de cada nicho, um exemplo é o seu blogue, a maioria conhece o significado feed e sabe a facilidade que é assinar um feed. Outros nichos as pessoas não conhece nem o buscador Google.

    Abraço

    ResponderExcluir
  54. Pois é, eu até cheguei a pensar em particar nessa campanha. Mas depois eu mudei de idéia e achei que era tolice particar disso. Fiquei muito irritado uma semana depois, quando eu passei do 543 para o 775 lugar. Tudo bem que 543 não é grande coisa, mas eu estava feliz pra caramba com isso. Fazer o que, agora é só buscar de novo o que perdi com essa campanha.

    ResponderExcluir
  55. 100eiranembeira, Boa! Vai ser, no mínimo, engraçado. Abraços

    Wallace, eu ainda quero acreditar que os donos do BlogBlogs levaram tudo isso na brincadeira e que depois desta repercussão, irão tomar alguma atitude.Abraços

    nerdsedentario, vc fez muito bem e calma, não vai demorar muito para o ranking normalizar. Abraços

    ResponderExcluir
  56. Olá, Juliana!
    Sempre acompanhei seu trabalho na minha. Sou leiga nos assuntos de que trata e tenho que respeitá-la por isso. É fácil reconhecer um blogueiro que se dedica e faz um trabalho limpo.
    Dias antes dessa bobagem estourar fiz um desabafo em meu blog com relação aos rankings, 'blogueiros amigos' (como nota de 15) etc. Meu saco foi à lua.
    É muito trampo prá pouca sinceridade. Vários dos blogs que estão hoje, digamos, entre os 100 primeiros do topo, pediram-me parceria, visitaram-me mas, após chegarem onde acham que estão, nunca mais retornaram. Principalmente quando fizeram 'parceria' com blogs mais famosos que eles. Não me incomodo com isso, pode estar certa. Afinal, jamais e em temo algum, pedi para quem quer que fosse, linkar meu blog. Tenho a honra de dizer que o pouco que ele cresceu (que prá mim é dignificante), me orgulha muito. Os amgios que fiz, fiz e os mantenho com carinho e a maioria, até hoje, me visita. Sempre que posso linko os novatos, pois vários desses amigos fizeram o mesmo por mim. E essa história terá vida curta, sim. Não adianta também ficar perdendo tempo. Já sabemos e estamos até carecas de saber, que a grande maioria dos blogs famosos são cópias, ou melhor, traduções; tem patrocínios, padrinhos o escambal. Para entender basta que leia a lista publicada dias atrás, na revista Época, mostrando os 80 blogs imperdíveis. É lamentável. Não que nenhum merecesse ser citado ou que fizesse parte da tal lista, mas os blogs da revista e da editora, salvo engano, foram TODOS incluídos. Portanto, esses falsos famosos sempre existirão e o negócio é ser leal, verdadeiro e dedicado. Só assim seremos recompensados de verdade. Digo isso hoje de cara limpa pois, meu blog tem sido lido por várias pessoas que mal sabem navegar, muito menos o que seja rank, blog ou blogosfera. Isso sim é gratificante. E número, minha cara, foi feito prá ser burlado. E quer saber mais? Nem números de assinantes de feed diz alguma coisa. Assinar um feed é moleza. Quero ver é ser lido de verdade. A tal parceira então é piada. Que raio de parceria é linkar algum blog e visitá-lo uma vez a cada 4, 5, 6 meses, quando muito? Pura besteira. Parceria é troca, ajuda, amizade. O resto é conveniência, interesse e nada mais.

    Bem, perdoe-me pelo comentário tão longo, mas não poderia deixar de fazê-lo. Do contrário não estaria sendo correta nem comigo mesma.

    Quanto ao Speedy, tenho vários processos contra a Telefónica e os já findos com ganhos de causa. Modesta eu, não? Não é isso. É que a dita cuja não coopera sequer com os próprios advogados... rsrsrs...
    Portanto, precisando tirar alguma dúvida, no que eu puder e souber, estou a sua disposição.

    Parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  57. Olá Jú, estou chegando tarde, bem tarde para a discussão que tanto queria apoiar.
    Infelizmente fiquei desde sexta-feira sem internet/computador...
    Você sabe, concordo com tudo o que você, a Tine e o Cardoso falaram, e também se continuar assim, sairei de lá.
    Não gostei da resposta que os Manoéis deram, minha impressão foi que gostaram de tudo que ocorreu e não estão nem aí para a paçoca. Vou lá comentar isso.
    Comecei a fazer um texto para isso, mas minha mão começou a doer muito e nem terminei. Não sei se alimento ainda mais essa discussão ou se espero os 'próximos capítulos', o que você aconselha?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Eu entrei nesta corrente mas por pura curiosidade, até porque não entendo muito de blog e estou aprendendo com os meus erros. Alguém postou no diHITT e eu segui o que se pedia.
    De fato funcionou! É algo de encher os olhos, mas quando paramos para analisar, vale crescer em rankings por mérito.
    Nesse caso, vendo aonde tinha me metido e a dimensão que a coisa tomou, deletei meu blog e tenho tentado deletar minha conta no blogblogs, coisa que não consegui até agora.
    Também tentei cancelar meus dados junto ao diHITT e outros sites semelhantes.
    Desejo assim, zerar qualquer referência junto a sites de indexação e afins.
    No mais, desde já me desculpem por problemas que esta corrente de links tenha causado, por blogueiros inexperientes e desavisados, como eu.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  59. Nossa, só com este post já temos um prato cheio de blogs para visitar!! Só de comentaristas aqui e de suas opiniões, valerá a pena visitá-los!

    Veio em boa hora esta postagem!

    Até mais.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  60. Olá New! Seja bem vinda!
    Eu também achei aquele ranking da Época super sem graça.
    Tirando um ou outro blog, a maioria deles eu não conhecia.
    Propaganda enganosa, né.
    Quando eu comecei a blogar, eu achava que fazer parcerias era uma coisa normal na vida de um blogueiro. Através delas, conheci muita gente legal. Hoje que cresci um pouquinho, mantenho o esquema a fim de dar oportunidade aos novos.
    Adorei seu comentário.
    Mas me conta mais, por email, sobre seus processos contra a megera.O meu está em andamento, mas a justiça é muito lenta, não?
    Abraços

    Fe, eu também não gostei da resposta do BlogBlogs, mas não vou lá comentar. E sabe porque? Pois fiquei com o estômago revirado ao ler os argumentos toscos dos que criaram e participaram do tal meme. Com gente assim, eu nem discuto.
    Já que você pediu um conselho,acho que quanto mais blogueiros falarem sobre isto, melhor. Não podemos ficar de braços cruzados.Eu costumo me posicionar nestas situações, mas respeito quem prefere apenas assistir.
    Beijão

    José carlos, seja bem vindo!
    Como você mesmo disse, entrou achando que era uma brincadeira. Os dealizadores dizem que foi. Eu não acredito.
    Volte a blogar, pois acredito que você deve ter coisas boas para nos contar. Abraços

    Marcelo, é verdade! E estou muito contente por não ter recebido um comentário ofensivo sequer. Bjs

    ResponderExcluir
  61. Acho que a administração do BlogBlogs deveria reconsiderar esta "falha" para que haja igualdade demonstrada pela competência do indivíduo, pelo que o blog dele apresenta, pela qualidade do seu conteúdo, isso automaticamente vai gerar visitas e tráfego no blog, dessa forma funcionaria um hank baseado em dados realísticos...

    ResponderExcluir
  62. Nossa deu o que falar em pessoal, é as coisas nunca vão do jeito certo.

    ResponderExcluir
  63. Ridículo!!!

    Não acredito que alguns autores de blogs que eu "Leio" (estou revisando meus conceitos) tiveram esse ato de desespero para subir temporariamente no ranking do BlogBlogs!

    Sinceramente, desde que comecei com meu blog (que ultimamente ta parado) procurei alguns blogs em que eu pudesse ter dicas e até mesmo me espelhar. Axei o do UsuarioCompulsivo, que ao tentar tirar uma dúvida sobre como fazer um formulário de contato, foi extremamente grosso.

    Quando vi o link do DicasBlogger...
    Ha... daí não parei de ler mais e quase que a Telefônica fez eu ficar sem dicas!!

    Espero que resolva esse teu problema, pois assim como em SP, aqui aonde moro também só tem uma empresa de telefonia, e é complicado depender deles!

    Continue assim..

    ResponderExcluir
  64. Blogueiros Unidos, para um rank mais justo, acredito que seja necessário contabilizar outras coisas além de links. Abraços

    Guilherme,realmente foi ridículo. Eu tive que repensar até amizades(...)Abraços

    ResponderExcluir
  65. Não pensava que este meme (que me parecia tão pequeno e inocente) fosse causar tamanha discussão. A blogosfera anda antenada em tudo que anda acontecendo no meio virtual e sempre debatendo sobre temas que refletem em seu mundinho particular. O que é muito bom...
    Depois de ter causado certa celeuma, voltamos ao normal aos poucos.
    Valeu

    ResponderExcluir
  66. OI Juliana tudo jóia?

    Tenho um relato, na forma de um post, de como vi o ocorrido e se você puder gostaria que desse uma avaliada se concorda ou não comigo.

    Obrigado,
    João Victor.

    ResponderExcluir
  67. Juliana,

    Tomei conhecimento desta polêmica pelo blog da Ariane (blogs aos quais visito sempre são: o seu, o da Ariane, o icebreaker e o Compulsivo, porque tem dicas que podem ser úteis ao meu blog) e vou dizer aqui o que disse lá na Ariane e na discussão "oficial" no blogblogs (http://blog.blogblogs.com.br/2008/11/25/sobre-memes-e-rankings/).

    Em resumo é:

    - esses movimentos são importantes para a web, a internet doméstica, acadêmica e organizacional se deve aos movimentos da contra-cultura, aos hackers, aos universitários, foram eles que tiraram a internet do domínio militar e científico;
    - o que é blog? o que é página? o que é site? o que é portal? Há portais no topo do blogblogs que não são blogs, mas estão lá, é justo? (se for, o G1 deveria estar no rank! O portal deles também aceita comentários nas matérias e agrupa blogs, de celebridades e jornalistas que recebem 300, 600 comentários a cada post);
    - é bem óbvio que os blogs com dicas para blogs sejam mais acessados, o rank deveria ser categorizado, para ser mais correto e válido.

    Outra questão, motivada pelos comentários no seu blog, Juliana: acho que alguns estão confundindo as coisas, o rank do blogblogs não avalia os melhores blog, NÃO! O número 1 não é o melhor blog do Brasil, nem o 2 é o 2º melhor ou o 1560912 é o pior do Brasil, etc. Se o sistema deles faz um rank por quem recebe mais links, então, não é falha de alguma campanha, é falha do blogblogs (se for falha).

    Agora, se há um rank, não é questão de disputar ou não disputar, gente, um rank já é uma disputa por si só, oras! Rank é sinônimo de competição, de premiação: o primeiro e o último. O que essa campanha fez: há um rank, o rank considera quem mais tem links em outros sites, pediram links e trocaram links, simples!

    Não participei, pois é bobagem, cada blog tem um público e visitantes vindos de origens diferentes, mas se estão dizendo que é errada a campanha, então, se há uma votação e eu peço votos também é errado?

    Não avalio que os participantes da campanha tenham agido de má fé, ou queriam conquistar o mundo ou ficar famosos (quem em internet é famoso, meu pai? Famosa é a Madonna, a Britney Spears, o resto é gente comum ou gente comum que tem um blog, apenas e só isso). Avalio da seguinte form: havia uma disputa - o rank, repito, é uma disputa -, tal disputa não foi criada por eles, mas eles já participavam e resolveran ganhar! Para ganhar era preciso links, eles pediram links!

    Os blogs então devem se culpar por pedir visitas, por pedir links? Não concordo. Propaganda é fundamental, se eles conseguiram mobilizar as pesssoas, podemos agora mobilizar de outra forma, mais positiva, com todos contribuindo e pedindo melhorias ao blogblogs, vamos fazer algo construivo com essa situação e não apenas reclamar e apontar os errados.

    Vamos ser honestos: todo mundo ao criar um blog quer ser visitado, quem ter comentários no blog! TODO MUNDO! Quem não quer ter visitantes ou comentários faz um diário em papel, salva os textos no word, e não cria um blog. Se a pessoa publica o que ela escreva, a palavra já diz tudo, ela torna público e acessível o conteúdo dela e quem o faz quer sim ser visitado, e a única forma de ser visitado é divulgando! Ah, então, não quer visita, só que escrever? Há uma opção no Blogger para que somente você leia seu blog e ninguém mais... alguém aqui usa?

    Acho muito simplório dizer que se você tem bom conteúdo você será muito visitado, ou o contrário, não é assim, infelizmente. Existem milhares e milhares de blogs, com e sem o tal "conteúdo", disponíveis, e eu conheço dezenas de blogs com conteúdo autoral (não clipping da web), com layout e organização e que não tem em visualizações mensais o que alguns blogs tem em visitações diárias. É só porque eles não tem conteúdo? Não é tão simples assim...

    Abraço,

    RU

    ResponderExcluir
  68. Oi Juliana,

    Gostei muito do teu texto e de ler a discussão aqui. Gosto de visitar blogs assim, inteligentes e onde o respeito esteja em primeiro lugar. Isso sim é saudável. Acho que o mundo dos blogs é isso, interação entre as pessoas. Mas, como na vida nada é perfeito, e a blogosfera é um reflexo da sociedade em que vivemos, muitas coisas acontecem, cabe a nós tirarmos alguma lição e seguir em frente...

    Participo pouquíssimo de blogagens coletivas, só quando acho o tema relevante, acredito na intenção dos organizadores e tenho algo a acrescentar, mas fica óbvio que muita gente só participa por causa dos links. Quanto aos memes, há muito tempo deixei de participar, mas acho alguns legais e divertidos (nem tudo é tão ruim assim). Quando vi o tal meme em questão fiquei um pouco espantada, mas nem por isso deixei de ler quem eu já lia antes e participou. Para mim, como simples leitora de blogs, não mudou em nada. Leio todo tipo de blog, de gente 'famosa' e 'anônima', da mesma forma, não será esse ou aquele rank que vai fazer a diferença. É verdade que existem muitos blogs excelentes por aí, de gente inteligente e criativa, que mereciam maior divulgação, enquanto outros, considerados 'os melhores', nem fazem por merecer tanta fama assim (essa é a minha opinião), talvez por isso os ranks atualmente não sirvam tanto assim como referência. A questão é que muita gente busca se promover, enquanto outros apenas blogam por prazer.

    Acho que as pessoas deveriam se preocupar com o conteúdo do blog em primeiro lugar, o resto é consequência. Mas creio que cada um deve saber o que faz. Só lamento por esses desentendimentos, pois acho que há espaço para todos, e penso que as pessoas deveriam antes de tudo parar e refletir sobre o que elas querem realmente com um blog. Acho que muita gente se ilude, querem uma 'fama', mas nem sabem o que fazer direito com ela... Mas acho que não devemos condenar quem participa dessa ou daquela campanha, afinal, cada um faz o que pode, e depois sofrerá as consequencias, positivas ou negativas dos seus atos. Mas daqui a pouco isso passa e outra polêmica toma seu lugar, isso não acabará nunca. Acho que pelo menos essa de agora serviu para gerar uma boa reflexão sobre esse mundo dos blogs, que cresce a cada dia.

    Bom final de semana! Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  69. All3X,eu também acho legal podermos debater tais assuntos mais polêmicos. A época da censura já passou, graças a Deus!

    Yamassaro, assim que eu conseguir uma conexão digna, irei apreciar seu post. Abraços

    RU,seja bem vindo. O sistema, sem dúvida, é falho por contabilizar somente links, mas até então era respeitado e servia como base para muita coisa.
    Esta questão de melhor ou pior cabe aos leitores decidir. Uma forma que considero um pouco mais justa de se verificar a popularidade de um blog é mediante o número de assinantes de feeds.
    Não sou contra rankings.O que seria das estatísticas sem os ranking? O que seria da saúde e da economia sem as estatísticas?
    Concordo que todo mundo que cria um blog deseja ser visto, ser lido. Basta trabalhar bastante que isto acontecerá.
    Antes desse oba-oba de links, a maioria dos blogs do top 500 "ralou" muito prá chegar lá.
    Alguns preferem o caminho mais fácil, outros o mais compensador.
    Enfim, esta é a minha posição.Abraços

    Adriana,gostei muito do seu comentário. Foi, praticamente, um resumo dessa polêmica. Abraços

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top